Esperei com IMpaciência no Senhor

Publicado: 30/10/2011 em Amor, Espiritualidade, Fruto do Espírito, História da Igreja

Uma das virtudes do fruto do Espírito descritas em Gálatas 5 é a paciência. Mas… você já parou para se perguntar por quê? Por que Deus se preocupa justamente em desenvolver em nós a capacidade de esperar? A verdade é que eu e você não sabemos esperar, queremos tudo para ontem, perdemos o sossego enquanto algo que desejamos não ocorre. E aí dá aquela sensação de demora nas coisas que – em nossa opinião – deveriam acontecer imediatamente, segundo a NOSSA vontade. Pronto, e aí, quando não conseguimos o que queremos na hora em que queremos, entramos numa espiral de nervosismo, ansiedade, irritação.

Então o grande fator aqui um só: o tempo. É o “quando”. Pois a pergunta “quando, Senhor?l” está em confronto direto com a manifestação da paciência. Por isso, quando não temos paciência, enfiamos os pés pelas mãos, fazemos besteiras, erramos feio, nos machucamos e  machucamos o nosso próximo.  E Deus sabe disso. Logo, sempre há um preço a ser pago diante do Eterno pela impaciência. Pois impaciência demonstra que não confiamos o suficiente em Deus para esperar que Ele aja.

A paciência é uma qualidade tão importante na vida dos que querem viver em intimidade com Deus que em Romanos 15.5 o Senhor é chamado de “Deus da paciência” Ou seja, dentre tantas características do Pai que o apóstolo Paulo poderia ter destacado – como amor, justiça, ira, poder, majestade, soberania etc – ele foi inspirado pelo Espírito para destacar logo essa. Isso é à toa? Não, nada na Biblia é à toa.

Sendo um atributo tão digno de nota do Criador, evidentemente também é o que Ele espera de seus filhos. Tiago 5.10 nos manda tomar como exemplo o sofrimento e a… paciência… dos profetas como duas grandes referências para nossas vidas. Ou seja: agrada ao Senhor que sejamos pacientes, que não saiamos armando esquemas para conseguirmos o que queremos num tempo que pode – e provavelmente não é – o determinado por Deus.

Salmos 40.1 nos dá a fórmula do sucesso para recebermos de Deus a atenção dEle quanto ao que queremos: “Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor“. Ou seja: é preciso ter paciência para obter as respostas do Altíssimo. Uma das passagens mais lindas e significativas da Bíblia a esse respeito está em Gênesis 29.20, que descreve o exercício de paciência de Jacó para poder se casar com a mulher que ele amava, Raquel: “Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava“. Lindo, simplesmente perfeito. Jacó sabia tão exatamente o que ele queria que foi capaz de esperar sete anos para alcançar o tão almejado objetivo. Ele traçou uma meta, mirou no alvo e partiu em direção ao que seu coração desejava. O tempo? Foi irrelevante.

Depois, após casar-se com Raquel, ainda teve de trabalhar mais sete anos para seu sogro, como parte do acordo, num total de 14 anos. E o texto bíblico diz que esse looooongo tempo ainda “lhe pareceram poucos dias”. Extraordinário!

E aqui, pare para pensar: nós mal conseguimos esperar com paciência dez minutos por um ônibus, ao passo que aquele homem esperou sete anos para ter o que queria. Sete anos! Sete longos anos. 2.555 dias. E depois ainda trabalhou outros sete, para honrar seu acordo com seu sogro. Que exemplo de paciência bem recompensada! Que modelo fantástico a ser seguido!

E mais: não sei se você já parou pra pensar nisso, mas quem foi o filho de Jacó e Raquel? Se Jacó não tivesse tido a paciência de esperar por Raquel, o filho do casal, José, nunca teria nascido. E José foi o homem que décadas depois salvaria o Egito e as nações vizinhas de perecer em uma terrível crise de fome. E, curiosamente, o próprio Jacó estava entre os que receberam os alimentos providenciados pelo filho que foi fruto da sua paciência. Que Deus extraordinário!

Imagine quantos milhares de homens, mulheres e crianças teriam sofrido se apenas Jacó não tivesse tido paciência de esperar sete anos para ter sua meta alcançada – e na época ele jamais poderia nem de longe supor o que o fruto daquela paciência traria de benefícios, não só para ele e Raquel, mas para milhares de milhares de milhares.

Mas Deus sabia.

Só que aí, apesar de sabermos de tudo isso, esperamos e agimos com IMpaciência no Senhor. Fazemos do nosso modo. Inventamos as nossas estratégias. Andamos no nosso passo e não no de Deus. E, pode ter uma certeza absoluta: como tudo o que fazemos contra a vontade e o tempo de Deus, acabaremos quebrando a cara. Queremos tomar as rédeas e Deus…bem, Ele que venha correndo atrás.

Se você reparar o que Gênesis relata, verá que Raquel deve dificuldades de conceber um filho antes de José nascer. Então Jacó passou à frente de Deus e, im-pa-ci-en-te-men-te, gerou outros filhos segundo suas próprias estratégias e carências: com Lia (a quem Jacó não amava, mas com quem se casou por obrigação social), gerou Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom e Diná (Gn 29.32-35; 30.18-21). Depois, Raquel entregou sua serva Bila para Jacó engravidar (novamente, impaciência de esperar que Deus agisse, entubando no Senhor goela abaixo vontades e carências humanas) e nasceram Dã e Naftali (Gn 30.6-8). Não satisfeitos com isso, Lia, impossibilitada de ter mais filhos, ou seja, de conseguir o que desejava, volta a querer impor suas vontades às de Deus e dá a Jacó sua serva Zilpa, que gerou Gade e Aser (Gn 30.11-13).

Mas, ao fim de toda essa confusão, Deus honrou a paciência que Jacó tivera de esperar Raquel anos antes e ainda deu de bônus ao casal outro filho, Benjamim. E fez de José uma das maiores bênçãos que o mundo antigo já conheceu – e cuja história se tornou uma das mais abençoadoras para judeus e cristãos dos últimos 4 mil anos.

Ah, se todos os homens fossem pacientes como Jacó foi! Se esperarmos com IMpaciência no Senhor e não soubermos aguardar o Seu tempo, José nunca nascerá na nossa vida. E, como não haverá que nos salve da fome, morreremos desgraçadamente de inanição. Se não física, inanição espiritual e emocional.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

.

Anúncios
comentários
  1. Janise Dantas disse:

    Impaciência é quase sinônimo de “meter os pés pelas mãos”, em alguns casos chega a ser. Costumo dizer que paciência é uma “pá de ciência” utilizada para se alcançar o que quer. Em certos casos não temos nem a pá, nem a ciência, aí vem a impaciência e estraga tudo, só nos restando a misericórdia e graça de Deus.
    Abraço e paciência!!

  2. Lelê disse:

    Mauricio,
    É maravilhoso esperar pelo Senhor! Hoje eu digo, faço e espero pacientemente pelo Senhor e pelo seu milagre na minha vida!
    Deus tem me mostrado muito fortemente, que é melhor esperar por Ele do q ter qq coisa. Eu quero a melhor parte, a q Deus reservou pra mim. E por isso estou estou aqui, esperando em oração. Não deixo de orar um dia se quer, mas estou descansando no Senhor!
    Espero pelo meu marido, espero pela salvação do meu pai e do meu irmão, pela definição da situação da minha mãe, pela provisão de um emprego melhor, pela minha cura total, pelo meu apartamento próprio enfim por esses e por uma dezena de milagres que só podem vir de Deus.

    Ótimo post, que mostra que estou indo no caminho certo! E peço todos os dias a Deus que renove a minha esperança Nele! Pois pra mim, ainda é difícil esperar! Eu sei que isso é muito feio de falar, vindo de alguém que teve uma experiência sobrenatural com Deus, mas confesso que sou falha! Por isso, me perdoe, Deus e me sustente!

    Bjss no amor do Mestre!
    Lele

  3. Vitor Ernandes disse:

    Maurício,

    Muito bom post, desejo que Deus continue te capacitando e te abençoando cada vez mais.
    Tive a satisfação de te conhecer pessoalmente, sou da ICNV do Lote xv.
    Já provei o gosto amargo da impaciência, namorei uma menina sem querer saber a vontade de Deus, quando ela me disse que estava comigo só por ficar, aquilo foi como um “balde de água fria” na minha vida, tudo isso porque não estava disposto a ter paciência, a esperar no dono da minha vida, Jesus Cristo.
    Aprendi com tudo isso, passei a esperar com paciência no Senhor, e ele me honrou me dando a pessoa certa, hoje já estamos juntos a 1 ano e 9 meses, dia 8/11, completaremos 1 ano e 10 meses, o nome dela é Suelen, Você também à conheceu, sou muito grato a Deus por tudo isso, e sei que o melhor que devemos fazer é esperar com paciência no Senhor e Ele se inclinará para nos ouvir, basta só esperarmos!.

    A Paz do Senhor!

    • Oi, querido,
      claro que me lembro de você (e do seu corte de cabelo rsrsrsrsr). Foi uma honra estar com os irmãos e compartilhar a Palavra.
      Abração em ti e na Suelen, na paz de Cristo!

      • Vitor Ernandes disse:

        kkkk…sabia que lembraria do meu cabelo, rsrsrs, mudei o visual.
        A Paz de Deus!

  4. liseyliz disse:

    Maravilhoso!!
    Obrigada Deus pela vida do Mauricio, por ele ser boca de profeta pra minha vida.

  5. Re disse:

    Maurício, que coisa!: tenho em meu espelho um conselho abençoadíssimo, que me foi dado por um irmão anônimo nas ruas do Rio de Janeiro, para ler todos os dias: “Calma, espera em Deus” – como bem colocou a ‘mana’ 🙂 Lelê.

    Como muita gente, minha tendência tb é a de ser apressada; sempre fui ‘speed’ e consigo fazer mil coisas ao mesmo tempo (céus!). Conclusão: em certas situações, metia mesmo os pés pelas mãos. Mas… o Espírito Santo realmente atua na vida dos que a entregam ao Senhor. Percebo que mudei muito, mesmo; e não por mérito meu, mas para honrar o Senhor.

    Evidentemente, ainda há muita luta contra essa natureza impaciente e devastadora, que ainda está presente em impulsos nada bons em momentos de ira, mágoa, aversão a certas situações ou atitudes de pessoas. Mas sei que Ele guarda-nos a todos, seus Filhos, nesses percalços, para que sejamos aperfeiçoados para sua honra e glória. Percebo que hoje esses IMpulsos, se me permite, até vem, mas são aplacados pelo Senhor – Aquele que ouve e entende nossa oração e nos capacita com o perdão, o silêncio e a confiança nEle.

    Deixo nas mãos do Pai; assim como Jacó/Israel espero nEle; vou no Seu caminho, seguro Sua mão e nEle aprendo a esperar todos os dias.

    Bj no ombro, mano 😉

  6. Maria Neide sgarbi disse:

    Achei “Triii” legal esse texto precisava meditar sim sobre paciência,muitas vezes cometo coisas erradas por falta de paciência e acabo magoando pessoas e me magoando tb,foi ótimo ler esse texto..obrigado DEUS o abençoe.Maria Neide Sgarbi.

  7. Jennifer Dias disse:

    Amei o texto Maurício!
    Que nós impacientes, aprendamos a viver a paciência que Jacó viveu.
    Glória a Deus por sua vida, bjs!

  8. Eliana disse:

    Li esse post exatamente depois de ter tentado apressar as coisas do meu jeito e ter dado errado…

    Mais uma vez esse blog me abençoando!

    Deus o abençoe ainda mais, querido!

    Bjo, na paz do Senhor, em quem devemos confiar a saber esperar. Sempre!

  9. Lilian Pêgo' disse:

    Como me abençoaste com este post! Esperar e ter paciência é realmente um dos exercícios mais complicados do nosso dia a dia, mas indispensável… Peço a Deus todos os dias para que o SL 40, esteja firme em em coração e em pensamentos! Muito obrigada, Querido irmão. Que Deus continue o abençoando com sábias palavras! A PAZ.

  10. Lourayne Natiely disse:

    Maurício, que Post LINDO, Deus me falou muito através dele, e é algo que Deus tem trabalhado muito na minha vida, é a paciência, é esperar nele, CONFIAR tão somente, pois paciência não é muito meu forte, mais Deus tem me ajudado muito nessa área, e Glória a Deus aos poucos tenho conseguido, e esse post só veio confirmar tudo aquilo que Deus já tem colocado no meu coração!
    Deus continue a te usar grandemente!
    Beijo no amor de Cristo mano!

  11. Walace Alves disse:

    Muito edificante Este Post. Quando fala da paciência(fruto do Espírito), temos que ser pacientes em Deus, quando não somos também demostramos falta de fé.
    Deus abencõe a todos e a vc Zágari!!!
    A Graça e a Paz de Cristo Jesus!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s