plano1Desde que o Senhor me converteu, ouço falar de algo chamado “plano de salvação”. Você também já deve ter ouvido falar disso. Em curtas palavras, seria o planejamento, a estratégia de Deus para redimir a humanidade pecadora. Esse plano seria, em essência, o que devemos pregar para quem não conhece o Senhor, pois revela a realidade perdida e (literalmente) desgraçada de quem existe sem Deus e de que maneira pode se religar ao Criador. A meu ver, nenhuma outra coisa deveria ser pregada ao incrédulo. Nenhuma. No entanto, não é o que tem acontecido.

Que mensagem o mundo precisa ouvir? Uma só: a humanidade desobedeceu o Senhor e por isso afastou-se dele nesta vida e, consequentemente, na próxima. Mas Deus amou tanto esses bilhões de condenados que encarnou como Jesus, para morrer e ressuscitar e, assim, restabelecer o contato entre os pecadores perdidos e o Criador. Uma vez que isso foi feito, tudo o que aquele que não vive em Deus precisa fazer é reconhecer a realidade divina de Cristo e de seu sacrifício na cruz. Pronto. Eis o plano de salvação. Resgate feito. Justificação ocorrida. Salvação concedida. O céu está disponível.

Não consigo entender qualquer outra pregação feita a incrédulos em Jesus. A salvação em Cristo é a urgência. O novo nascimento é a prioridade. Essa é a única mensagem que aquele que está a caminho do inferno precisa ouvir. Se você for pregar para um não cristão, foque no que é o ponto de partida: ele está espiritualmente morto e precisa de vida, que é Cristo. Convido você a prestar muita atenção ao que Paulo diz em Efésios 2:

plan“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.”

Sim, o incrédulo está “morto em seus delitos e pecados”. Morto. Uma vez que ele esteja vivo, aí sim você pode pregar sobre qualquer outra coisa. Pois vivos ouvem. Já mortos são surdos. E, enquanto o morto estiver morto, sua única e exclusiva necessidade é… vida. Só. Nada mais. Então, meu irmão, minha irmã, para um morto pregue vida. Depois pense no resto.

No entanto, nossos tempos propõem outro tipo de pregação. Pregamos para mortos que eles precisam de vitória. Pregamos a mortos que eles precisam de bens materiais. Pregamos a mortos que eles precisam de cura. Pregamos a mortos que eles precisam de prosperidade. Pregamos a mortos que eles precisam de milagres. Pregamos a mortos que eles precisam de bênçãos.

Errado.

Mortos não precisam de nada disso, pois nada disso tem utilidade alguma para um morto.

Temos de mudar nossa pregação. Temos pregado para quem precisa desesperadamente de Cristo que eles necessitam de prosperidade, vitória, cura física… Quem necessita disso se não tem vida?! Meu irmão, minha irmã, zumbis não existem. Zumbis espirituais muito menos.

plano2Se você tem amor pelas almas humanas que estão a caminho do inferno, é hora de oferecer a elas a única coisa que lhes será útil no momento: a vida que está em Jesus Cristo. Pregue isso. Se você é um pregador, por favor, pare de ficar tentando animar auditórios com pregações recheadas de “glória” e “aleluia” mas completamente vazias de sentido evangelístico. Se você for falar para cristãos salvos, aí você prega sobre temas que os vivos precisam ouvir. Mas se quem te ouve são aqueles que estão mortos em seus delitos e pecados, pregue a única mensagem que importa: você pecou, está a um milímetro do inferno, mas Deus amou você de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que, se nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. Creia nele. E viva.

No dia em que a Igreja voltar a pregar Jesus – que é o caminho, a verdade e a…vida – para o incrédulo, voltaremos a ter uma igreja formada por pessoas que amam o Deus que as salvou. Até lá, uma enorme parte da igreja será formada por gente que ama a prosperidade, a cura, as bênçãos, as facilidades. Pois foi isso que pregamos a elas. E foi a isso que se converteram.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

About these ads
Comentários
  1. Jose Junior disse:

    A paz de Deus nobre amigo.

    Nada mais. Nada menos.
    Que Deus nos abençoe.

    “Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.” 1 Coríntios 2:2

    Abraço fraterno,
    José.

  2. Obrigado Irmão Maurício, pois esta é uma mensagem que precisa ser repetida sempre. Cristo veio para morrer pelos nossos pecados! Paz e um bom dia.

  3. Oi meu amigo.

    Vida para os mortos nesse imenso cemitério chamado planeta TERRA.
    Senhor tenha misericórdia de nós por favor.

    Abraço e Paz em Cristo Jesus amigo.

    RG

  4. Mery disse:

    Maurício,esta semana eu recebi uma pergunta de um gay no Facebook,dei uma resposta no mesmo sentido desse texto,recebi de volta um monte bobagens e uma exclusão ,e em sua pagina deixou um recado que todas as irmãs da minha igreja só estavam lá para sair com o Pastor.
    Depois descobri o pq de sua revolta comigo,as demais mensagens que ele recebeu eram todas de um deus amoroso que o amava do jeito que ele é,que é convincente com o pecado,afinal Deus é amor,e sabe quem enviou essas belas mensagens?os crentes
    Mery

  5. solange vieira disse:

    Bom dia !
    Boa essa palavra Mauricio, tempo de refletir, muitos de nós achamos que mortos somente estão pelas ruas, nesse mundo horrível e perdido , porem existem muitos mortos dentro das igrejas (surdos) que carecem de ouvir e ouvir a verdade,e ressurgir para a vida com CRISTO. Tempos que pregar ,temos que ouvir e nos arrepender.E Acima de tudo amar nossos irmão que estão mortos em vossos delitos.
    A responsabilidade é nossa que conhecemos a verdade genuína .
    A Paz.

  6. Roseli Moraes dos Santos disse:

    A paz do Senhor novamente, Mauricio. De novo, mais um artigo inspirado por Deus, a mais pura verdade, hoje se prega o que o povo quer ouvir, e não o que ele precisa…mortos não precisam da teologia da prosperidade, precisam ressuscitar.

  7. Patricia Galíz disse:

    Maurício achei ótimo estecesclarecimento, eu mesma fico sempre em dúvida ronque falar para as pessoas que encontro, me perdendo em mensagens de vitória, etc. Muito obrigada pelas suas mensagens edificadoras , tenho mudado meu foco e colocar Cristo em primeiro lugar, não as suas bênçãos . Deus te abençõe….

  8. Neia disse:

    MZ ,
    Volta a pregar a Jesus isso é oque realmente falta nos dias de hoje que possamos viver essa realidade que é Cristo aquele que pode nos salvar .
    Muitos estao focados em pregar bençaos esquecendo quem é o abencoador aquele que é o caminho a verdade e a vida !!!
    Obrigado que o Senhor possa continuar te fortalecendo te dando sabedoria e graça para seguir a sua caminhada tenha uma semana cheia dos cuidados e amor do nosso Deus !!
    Neia :)

  9. anobre77 disse:

    Bom dia mano!!!

    Rapaz, esse texto de Efésios é um dos que mais me impactam … na Conferência Fiel 2012 eu ouvi uma pregação sobre a graça de Deus e vi esse verso de uma maneira totalmente nova; então é isso ae mano … morto não precisa de “vitórias” … como faz diferença crer nisso não é?
    Abração!!!

  10. maria do socorro disse:

    Olá profº. mais uma vez aprendo com seus artigos. mais uma vez corroboram com meus pensamentos. mais uma vez vejo a nueza da verdade tão a vista, e cegueira dos que não querem ver. mais uma vez vejo meus questionamentos sendo respondidos. Deus te abençoe meu irmão.

  11. Luiz Carlos de Oliveira disse:

    Simplesmente Perfeito!

    ”Zumbis espirituais”,gostei dessa.kkkkkkkkkk

    Abração Manolo!

    Luiz de Oliveira

  12. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    Certamente temos que anunciar as Boas Novas. Concordo contigo que temos que pregar para os que estão mortos. Todavia, não posso ignorar algumas passagens, como em Marcos 8:22 e Atos 3:1-8, por exemplo, em que a cura foi efetuada sem a pregação, teoricamente. Era um Judeu? Guardava a Lei? Aguardava o Messias? Cria em Jesus? São respostas que não tenho. Só posso concluir que, mesmo não havendo pregação aos mortos para que esses vivam, pode haver operação de milagres nos mortos, enquanto mortos. Não digo que seja regra, mas que há ess possibilidade, e isso, baseado na Palavra.
    Espero não ter “viajado na maionese”, esperando, é claro, sua ponderação.

    Abração Zágari!

    MJ

    • Fala, Marcão!
      .
      Queridão, o que entendo dessas curas é o exercício da misericórdia de Deus e não necessariamente pregação do evangelho.
      .
      A questão que pondero é: o que nós pregamos? Se você diz para um incrédulo “venha para Jesus para que ele te cure” a minha pergunta seria: essa pessoa vai em busca da cura ou de Cristo? Se ela vai em busca da cura, aquilo nao foi evangelismo. E se a pessoa vai à igreja em busca da cura, assim que for curada ela vai embora, percebe? A motivação que leva alguém a Cristo faz toda a diferença. Porque as pessoas podem ser curadas por Jesus milagrosamente e ainda assim irem para o inferno. Alcançaram a cura mas nao alcançaram o Jesus que cura.
      .
      Espero ter esclarecido meu ponto de vista.
      .
      Abração, mano, beijo a todos dessa igreja querida,
      mz

      • Marco Juric disse:

        Bom dia Zágari!

        Já havia entendido seu ponto de vista desde a primeira leitura, e concordo plenamente. Somente fiz um destaque para que não ficasse a dúvida, nem pra mim nem pros outros, de que a cura ou os milagres somente aconteceriam se a pessoa aceitasse a Jesus ou fosse evangelizada. Jesus mesmo disse que o povo O procurava pelos pães (João 6:26). Hoje, esse mesmo tipo de povo quer a “prosperidade”, ou seja: dinheiro, dinheiro, dinheiro, dinheiro… bem no final dessa fila, quem sabe Jesus.

        Fortíssimo abraço mano!

        MJ

      • Entendido, queridão!
        .
        Abraço pra ti!
        mz

  13. Isso mesmo Maurício, vamos levar sempre o mesmo evangelho ! PURO E SIMPLES !

  14. Diego Esteves disse:

    Muuuuuuuuuuuito Top esse texto Maurício
    Que DEUS continue te iluminando meu brother, sucesso na sua página e que vc nunca perca o foco de um evangelho simples, puro e fiél !!!
    Graça e Paz !!!

  15. Marcos falcon disse:

    fala grande Zagar!! a paz, vaso, esse post nos alerta para pregar sobre o alvo , que é a salvação em Cristo , bens materiais são passageiros , a salvação é ETERNA! Valeu , fk na paz.

  16. Samuel disse:

    Parabéns, muito bom texto,
    Sou pastor aqui no RJ, e sempre acompanho seus textos, já inclusive me comuniquei com você por aqui, voltei agora dos USA, COlorado onde estava fazendo cursos ministeriais, e agora aqui no Brasil, tenho ministrado muito sobre a essência eterna da Vida de Cristo em Nós, oro e desejo que nossa Geração seja uma Geração que ame ao Senhor acima das nossas proóprias vidas, Deus me deu uma visão de pssoas dentro da Igreja que achavam q estavam vivas, mas não estavam, eu era uma delas, vivia pelos ,dons e ministe´rios, mas não pelo Espírito, eesse ativismo tem desviado sutilmente a Igreja do Foco sabado que vem irei gravar um clipe da musica que deus me deu, a partir dessa visão, meu desejo é fazer c que essa mensagem aniuncie que a Vida DELE é maior que a inércia de nossos delitos e iniquidades. DEUS ABENÇOE!
    Estou procurando seu texto sobre dízimo , como acho?? PAZ https://www.facebook.com/events/567893803256799/

    • Salve, reverendo,
      ,
      me alegro por ver teu crescimento espiritual. Torço por ti.
      .
      Nao me recordo de já ter escrito sobre o dízimo, mano, me desculpe.
      .
      Abraços, na paz,
      mz

  17. Jackson disse:

    Falou tudo, ouvimos muito nas igrejas.. Quem quer ser abençoado, quem quer carro novo, casa nova, e ouvimos pouco, quem quer negar a sí mesmo, quem quer pegar a cruz de cristo e segui-lo.. falta isso nas igrejas, a pregação do evangelho primitivo, onde o pagão recebia a cristo e abandonava tudo em prou do evangelho, e digo mais… se os pastores pregarem o verdadeiro evangelho de Cristo, que resgata e tras a vida… 75% dos membros saem das igrejas, por que eles se esqueceram de que o evangelho é para trazer vida e em abundancia, mas sim buscam ideais proprios, onde bunca em primeiro lugar as riquezas e as regalias e se esquecem de buscar em primeiro lugar o reino e sua justiça….mas por um lado isso me deixa feliz, por que a biblia está se cumprindo, e pode esperar que vai de mal a pior… Abraxxxx

  18. Boa tarde Maurício,

    Há muito tenho observado que inúmeros templos são abertos com o objetivo de arrecadar dinheiro. Assim, seus organizadores querem a qualquer custo que estes templos fiquem lotados de pessoas, (é claro que existem exceções) e pregam prosperidade, vitória, cura física, além de grande entretenimento. Penso que a IGREJA do Senhor Jesus deve acordar e cada pessoa em particular deve usar os talentos que Deus deu e pregar Jesus para seu próximo. Devemos também observar se a denominação que frequentamos está cumprindo com o seu chamado de anunciar o plano de salvação.

    PS. Uma dica: que o Senhor ponha em sua mente sobre “quais são os sinais de uma IGREJA BÍBLICA?”

    Fika com Deus!!!

  19. Ronde Cleide Queiróz disse:

    Nunca me canso de ler este post que realmente me fez despertar para quem eu estava pregando, volto sempre aqui para retomar esta maravilhosa leitura.

    Que Deus continue te abençoando com este dom tão maravilhoso Mauricio!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s