Gracas1Um dos trechos mais interessantes da Bíblia, em minha opinião, é 1 Tessalonicenses 5.18: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. Como assim, “em tudo, dai graças”? Temos de ser gratos a Deus pela dor, a tristeza, o sofrimento, a solidão, a depressão, o desamor, o abandono, a tragédia, as heresias, a falsidade, a acusação, a traição… em tudo o que ocorre de pior em nossa vida? Sejamos francos: nós não sentimos vontade nenhuma de agradecer a Deus nessas horas, queremos mais é brigar com Ele, alardear o quanto somos fiéis e não merecemos aquilo, ficar de mal com o Senhor, questionar sua bondade, sua justiça e seu amor. Soube recentemente de uma mulher, evangélica, que perdeu o irmão de 28 anos de câncer e, ao receber a notícia de sua morte, soltou um grito no hospital:

- Deus F.D.P.!

Chocou? A mim também. Como pode isso? Essa blasfêmia, esse ato impensável? Mas a verdade é que muitos não têm coragem de dizer isso quando vem a desgraça… mas que pensam, ah, isso pensam. Estou errado? Porque a verdade é que nós não conseguimos conceber Deus deixar coisas ruins acontecerem em nossa vida. Com um ímpio vá lá, mas comigo?! Eu que sou tão obediente?! Vamos pensar um pouco sobre esse versículo. Mais ainda: vamos pensar um pouco sobre gratidão.

Graca2A chave do “em tudo dai graças”, para mim, vem alguns versículos antes: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5.9). O que isso significa? Façamos uma parábola: imagine que você está em um navio que naufraga. Você está ali, em alto-mar, nadando com suas últimas forças para sobreviver. Sente câibras, percebe que não há salvação para você: seu destino certo é a perdição, é afundar na escuridão do abismo submerso, ser devorado pelos peixes. De repente, desponta no horizonte uma luz. É um navio! O capitão da embarcação o viu de longe, desviou seu curso e, cheio de compaixão, partiu em sua direção. Quando você já está meio metro abaixo da superfície, ele lhe lança uma bóia. Você está salvo! Foi resgatado! Assim, você sobe a bordo, exausto, desgrenhado e rasgado – e recebe, sem que esperasse, o direito à vida.

Eu lhe perguntaria: qual seria diante dessa circunstância o seu sentimento pelo resto da vida para com aquele capitão? Provavelmente você diria algo como “eu seria eternamente grato a ele”. E diria com razão, porque o que ele fez foi algo que merece que você lhe seja agradecido pelo resto de seus dias. Ao chegar a bordo, exausto e encharcado, num primeiro momento, instintivamente, você pula no pescoço dele, o abraça com todas as poucas forças que ainda tem e repete em voz fraca: “Obrigado… obrigado… obrigado… obrigado…”. Não quer soltar a mão do bondoso capitão. Aquele homem renovou a esperança de vida para alguém que tinha a certeza da morte! Você o ama! Promete devotar o resto de seus dias a sentir gratidão por ele.

Gracas3Só que aí o navio prossegue na viagem. Vocês estão a meses do porto mais próximo, então você se recupera e acaba se integrando à rotina do navio. O capitão chega e lhe dá uma atribuição: você terá de descascar pilhas de batatas por dia para alimentar a tripulação. Em princípio parece chato, mas, afinal, o homem te salvou, é o mínimo que pode fazer. Só que as semanas passam e aquilo fica cansativo. Seus dedos doem. É entendiante. E você começa a reclamar. E não é só isso: ele deu um canto cheio de graxa para você dormir no porão da embarcação. Cheira mal, é barulhento, tem ratos, o colchão é duro. Logo, logo você se pega reclamando. Foi para aquilo que ele te resgatou? Para você ter de encarar toda aquela situação deprimente? Poxa, e você estava se esforçando tanto, era-lhe tão fiel, descascava tantas batatas por dia! Era uma injustiça! Você não merecia passar por aquilo!

Você começa a desconfiar que o capitão te salvou apenas para ter mão-de-obra barata. Se junta aos tripulantes que falam mal dele. Murmura pelas costas. O acusa de injusto, de não ter amor por você por permitir que passe por aquela situação humilhante e dolorosa. Aquele capitão é um crápula. Chega a pensar em abandonar o barco na primeira oportunidade que tiver. Vida desgraçada, capitão maldito!

Graca5O que você não sabe é que o capitão tem bons informantes e sabe tudo o que você diz. Um dia ele se aproxima de você. Cheio de amor, fala: “Eu não o destinei para a ira, mas para receber a salvação por meio deste navio”. E então, diante daquelas palavras, parece que tudo faz sentido. Você percebe que a pilha de problemas – o desconforto, o trabalho, o enfado, a chateação, o sofrimento – era algo muito pequeno perto do que o capitão fez por você. Ele não precisava, não tinha obrigação nenhuma, mas lhe estendeu a mão e o recolheu da morte certa. E simplesmente porque ele quis. Não porque você merecesse. Tudo o que você estava fazendo era se debater na água. Ia afundar, era absolutamente certo. Mas ele veio. Parou. Te resgatou. Te abrigou. Te deu alimento. Te deu um lugar para repousar. Ali você teria aflições? Naturalmente! O navio era bem desconfortável. Mas aquele homem te deu vida, não seria motivo suficiente para ter bom ânimo?

Mais do que isso: não seria motivo mais do que suficiente para… em tudo dar graças?

Deus nos deu a salvação. É motivo suficiente para em tudo darmos graças. Para em todos os piores momentos da vida, quando nos sentimos os mártires do universo… agradecermos. “Obrigado, Senhor, porque estou passando pelo vale da sombra da morte. Mas, se tu não tivesses me resgatado, eu estaria morto. Afogado em meus pecados. Afundando rumo ao inferno”. Depois disso, tendo clareza dessa realidade, só nos resta dizer, em meio aos piores dos piores momentos da vida: “Deus… obrigado… obrigado… obrigado…”.

Gratidão. Que nunca nos esqueçamos disso. Deus nos deu a vida eterna. Gratidão é o mínimo que podemos dar em troca.

Graca6Hoje, 14 de maio de 2013, o blog APENAS completa dois anos de vida. Quis que o tema de hoje fosse especificamente gratidão em ação de graças a Deus por esses dois anos em que ele tem me dado forças e ideias para continuar escrevendo aqui e, quem sabe, ajudando uma vida, edificando outra, somando de algum modo. Nesses dois anos, descasquei muita batata, reclamei muito, fiz muitas besteiras e realizei algumas coisas boas. Com certeza aprendi muito. Tive o privilégio de ter as 245 singelas reflexões que já postei neste blog lidas em cerca de 710.000 ocasiões. Foram mais de 15.000 comentários deixados aqui ao longo desse período, por irmãos que aguentam minha demora em aprová-los e respondê-los, devido à constante falta de tempo (me perdoem por não conseguir moderar todos com rapidez, eu tento… mas nem sempre consigo). Ganhei até aqui quase 1.700 companheiros fiéis de caminhada, que tiveram a coragem de assinar este blog e têm a paciência de receber por e-mail uma, duas vezes por semana aquilo que aqui escrevo.

Sou grato a Deus por me permitir, como bem disse um dos irmãos que escreveram nos comentários, “ser um cano enferrujado por meio do qual corre a água da vida”. Sou grato a você por ter a paciência de ler minhas reflexões, em posts mais longos do que habitualmente são os textos de blogs – e que são fruto da minha incapacidade de sintetizar pensamentos complexos. Muito obrigado pelo seu carinho nessa caminhada internética e por vir me visitar de vez em quando aqui no meu pequeno mosteiro virtual. Sinto-me profundamente honrado.

Gratidão. Por hoje é o que basta.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

comentários
  1. Mery disse:

    Maurício ,agradeço a Deus por te dar sabedoria para escrever belos textos como este

    ms

  2. afterwhile disse:

    Caro Mauricio,

    Nós é que temos que agradecer a Deus por nos proporcionar as reflexoes atraves da sua vida. Obrigada!

    Paz.

  3. HP disse:

    UAU!

    Esse texto foi um tapa na cara da minhas reclamações!

    Deus te abençoe!
    Abraços!

    PS: Parabéns pelo aniversário do blog. E vida longa à ele!!

  4. Oi Maurício!
    Eu recebo seus posts por e-mail, e é interessante, porque é como se você me mandasse um presente eletrônico…todas as vezes que vejo um novo texto eu fico agradecida! Mas no fim de toda leitura e reflexão, chego a uma só conclusão: Soli Deo Gloria!

    Então, parabéns pelos 2 anos do apenas! Mesmo não sendo fácil, sei que às vezes você escuta críticas e nem sempre com as melhores colocações, mas eu sei que nem você, nem todos os outros escritores e blogueiros fazem esse trabalho para se sentirem confortáveis, mas para expor as verdades do Evangelho, custe o que custar, doa o quanto doer!
    Grande Abraço e continue sendo canal da água da vida para todos nós!
    Katiana Diniz

    • Querida Katiana,
      .
      obrigado pelas lindas palavras. Você me comove e incentiva a prosseguir caminhando por aqui. Muito obrigado.
      .
      Beijo fraterno, no amor de Deus,
      mz

  5. valdir disse:

    Agradeço a Deus pelo seu coração de servo, trabalhando com os dons que Jesus te abençoou, abençoando muitas pessoas, das quais eu sou uma delas…

    A paz de Cristo.

  6. Beth disse:

    Paz Maurício!!!!

    Que Deus continue te abençoando e te dando muita força e graça para você continuar nessa caminhada.

    Eu é que agradeço por compartilhar essas reflexões comigo e com tantos outros irmãos. Reflexões sempre importantes, pertinentes e principalmente, edificantes.

    Que Deus te abençôe!!!!!

    • Oi, Beth,
      .
      muito obrigado por tuas palavras, querida irmã. Você é muito gentil.
      .
      Louvo a Deus por receber suas visitas por aqui.
      .
      Na paz e na graça do Salvador,
      mz

  7. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    PARABÉNS PELOS 2 ANOS DE VIDA DO APENAS!!!!!!
    Certamente todos nós temos aprendido com seus textos e reflexões.
    Temos bebido da Água Viva que, ainda que por meio de um “cano enferrujado”, tem chegado limpa e cristalina aos nossos olhos, ouvidos e corações.

    GOD BLESS YOU!!!!!!

    MJ

    • Obrigado, Marco. Pode ter certeza que quem mais tem aprendido sou eu, com cada um de vocês, irmaos queridos, que compartilham suas visões e experiências por aqui. É uma riqueza incalculável.
      .
      Deus te abençoe muito, mano, com paz e graça,
      mz

  8. Marcus Lima disse:

    Já passei por isso, por incrível que possa parecer, em minha vida já tive momentos em que reclamei de Deus, de Jesus, achando que o culpado de tudo o que passei fossem deles a culpa, mais hoje com toda a certeza digo que tudo o que passei dignificou a minha vida, mudou o meu pensar, claro que tive que sofrer no decorrer deste caminho, ainda tropeço, mais ELE me ampara, me mostra o caminho que devo seguir, teve momentos em minha vida, que tentei desviar, mais ele foi me mostrando como era bom o caminho que ele me indicava, estou com grande dificuldade seja financeira, doença na família, mais sei que ELE está comigo, ELE é o caminho e agradeço a ELE tudo o que tenho e o que está acontecendo em meu caminho pois eu sem ELE não sou ninguém. Um grande abraço.

  9. Charles Machado disse:

    Obrigado pelo post Mauricio. E parabéns por sua parceria internética com Deus. Abraços.

  10. Fernanda Ferreira disse:

    Há mais ou menos um ano fui apresentada a seu blog e desde então os posts têm sido fontes de bênção para mim. Parabéns e obrigada por esse tempo fazendo parte da minha vida.
    Abraço, Fernanda!

  11. Alessandra (Lelê) disse:

    Olá Mauricio,
    Eu tb sou grata a Deus por usar esse canal pra falar tanto comigo.
    Com carinho,
    Lelê

  12. Cristina disse:

    Eu que tenho que agradecer pelo seu blog que tanto tem me edificado, aconselhado e até “puxado a orelha” no bom sentido, claro. Que Deus continue te usando para ajudar a mim e a tantas outras pessoas por muitos anos. Seus posts são tão bons que quase sempre os compartilho no facebook para que outras pessoas possam ser abençoadas com sua leitura. Forte abraço,

  13. eide disse:

    Eu que tenho que agradecer pelas msg que tem edificado minha vida…PARABÉNS!

  14. Luiz Fernando disse:

    Querido Maurício, sou grato a Deus por sua vida, por ele ter te escolhido para nos ensinar o caminho da verdade por este espaço abençoado.
    As dificuldades vieram, muitas das vezes, de uma forma impetuosa, que até parecia que era o fim. Mas aqui sempre, pela manhã, encontrova uma palavra consoladora, exortante e edificante.
    Confesso a você que cheguei aqui um leigo, como diz a expressão, “só Jesus!” Mas por este espaço, falo com verdade, foi a porta para o meu aprendizado, a força para buscar a verdade bíblica, a consciência, a cada dia, de que tenho que amar o meu proximo seja qual for a circunstância. Foi por aqui que aprendi tudo isso. Aprendi que tenho, sim, que estudar a bíblia. Já disse algumas vezes que o APENAS me livrou de cair em heresias, e me fez ter amor a Verdade das Escrituras. Não falo para te engrandecer, mas você se tornou um modelo, espelho para mim. Sei que você é um tremendo pecador como todo mundo, não é melhor do que ninguém, tenho consciência disso, mas sua conduta, postura e seriedade perante ao nosso Senhor Jesus, que me faz prosseguir tendo em mente que existe pessoas serias, que amam a Deus e deseja pregar a Verdade, custe o que custar.
    Peço perdão se algumas vezes te enchi a paciência, querido, se dei ao parecer que sou um puxa-saco, mas é que vivo em constante aprendizado: sou um bebê no evangelho. Agradeço, primeiramente a Deus, que por um momento de dificuldade na tua vida, transformou em benção para nossas vidas criando este blog, e por fim, a você, irmão.
    Peço desculpas pelo extenso texto. E desejo profundamente que Ele, Autor e Príncipe da Vida, te abençoe de uma forma profunda, e a sua família. Que você viva constantemente nos pés da Cruz e sempre dependente da Graça do Senhor.
    Abraços no amor do Espírito. Te agradeço por orar por mim.

    • Oi, Luiz,
      .
      louvo ao nosso Senhor pela edificação que Ele leva a você por meio deste blog, querido. Ele e somente Ele é responsável por isso. Não tem nada que pedir perdão, você em nada me aborrece.
      .
      Obrigado pela tua oração por minha vida, só Deus sabe quão preciosa ela é.
      .
      Abraço, mano, no amor de Jesus,
      mz

  15. Kátia Machay disse:

    (Nao precisa colocar essa minha resposta no blog se nao quiser), mas eu quero agradecer pelos seus posts Mauricio, cada vez q leio sinto sinceridade em suas palavras e isso sempre me comove, dentro de mim passa uma emoção enorme pq cada palavra dita, ou melhor, escrita soa o Espirito Santo de Deus me falando. Passamos por situações dificeis e muitas vezes nao entendemos o plano de Deus, mas obedecemos em confiar nEle pq no final seremos resgatados e vitoriosos. Gostei da frase do nosso irmaozinho “ser um cano enferrujado por meio do qual corre a água da vida”, achei perfeita! A cada dia quero ser grata a Deus pela agua da vida q corre dentro de mim, mesmo sendo um cano enferrujado.

    • Olá, Katia,
      .
      obrigado pelo carinho, minha irmã. Não tem pq omitir seu comentário, até pq toda a glória por qualquer coisa não é minha, é dAquele que nos ilumina, guia, orienta e conduz. Dele vem toda dádiva e todo dom perfeito. Suas palavra bonitas são um louvor ao oleiro e não ao barro, tenho certeza disso.
      .
      Abraço pra ti e obrigado pelo afeto de sempre, em Cristo,
      mz

  16. solange disse:

    Bom dia !
    Parabéns pelo niver do blog, me sinto uma privilegiada em poder compartilhar,sim compartilhar deste blog, pois assim como aprendo,,pois como a Cristina não foram poucas vezes que fui exortada pelos seus textos,como pude testemunhar varias experiencias com todos os nossos irmãos.
    Que Deus lhe abençoe sempre,lhe de inspiração e discernimento, animo para continuar nesta caminhada e que o “nosso” blog continue sempre ativo para engradecer e glorificar o nome de nosso DEUS.
    Abraços de sua irmã em CRISTO.

    • Oi, Solange,
      .
      amém, amém e amém, minha irmã. Bendito seja Deus por tua vida e pela edificação que as palavras aqui escritas te proporcionaram.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Cristo,
      mz

  17. Parabéns amigo, bom eu que agradeço por que suas escritas são inspiradas por Deus e sempre que as leio parece que converso pessoalmente com você, sempre rola uma lágrima, um aprendizado. Realmente gratificante, emocionante e tudo de bom ler seus posts, é realmente canal de benção, eu com certeza fico feliz pela sua parceria.
    Muito obrigado.

    Forte abraço.

    • Oi, Alex,
      .
      Fico feliz por Deus falar a você por meio das palavrinhas que aqui posto. E obrigado por todo o teu carinho, você é generoso.
      .
      Abraço, na paz de Deus,
      mz

  18. Alciane disse:

    Zagari, parabéns pelo niver do blog, que Deus continue te abençoando a cada dia mais dando-lhe sabedoria, paciência e dominio próprio, que vc consiga vencer as lutas diárias do dia a dia que tenho certeza são muitas. Obrigada pela msg, tenho descascado muitas batatas e tenho visto como tenho sido ingrata no meu dia a dia, tenho muito que aprender e confiar na misericórida de Deus, mas agradeço pelas suas msgs, vc nem imagina como isso tem me ajudado, obrigado irmão fique com Deus e que Deus continue te iluminando a cada dia. bjs de sua irmã em Cristo.

    • Oi, Alciane,
      .
      Muito me alegro por as reflexões do APENAS terem sido úteis para você em algum momento. Fico extremamente grato pela bondade contida nas tuas palavras. Que Deus lhe seja propício.
      .
      Abraço carinhoso, em Cristo,
      mz

  19. Marcus Lima disse:

    Caro amigo, tenho visto coisas que me deixam estarrecido, descobri a um tempo atrás esta comunidade: Comunidade jesus devia ter apanhado mais no seguinte endereço: http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5521581896744595488&cmm=23270494&hl=pt-BR, o que me deixa mais triste neste momentos é que a tal comunidade tem 35.536 membros, que tem o mesmo pensamente, o povo está esquecendo que CRISTO vai voltar, de uma olhada e me diga, isso é possível nos dias de hoje, eu acredito que sim, mais o que fazer para mudar a cabeça destes 35.000, como mostrar o verdadeiro caminho, o dono da comunidade diz não temer a Deus ou a Jesus Cristo.

    • Marcus, olá,
      .
      querido, não deixe isso abatê-lo. A Bíblia sempre deixa claro que o caminho é estreito, que a Porta é estreita, que muitos seriam chamados e poucos os escolhidos. Biblicamente, a maioria da população mundial vai para o inferno. Essa é uma realidade bíblica e prevista. Nesse sentido fique em paz, pois Deus sempre soube que isso aconteceria. Percentualmente, se você for analisar quantos eram os que escarneciam de Cristo no Calvário e quantos dos que estavam ali eram os que o seguiam verá que os blasfemos sempre foram a maioria.
      .
      O que podemos fazer? Orar para que o Senhor seja compassivo com esses. Pois creem estar desdenhando Jesus e os cristãos, mas estão cavando as próprias covas eternas. São almas carentes de perdão e salvação. Ore por eles, para que a graça de Cristo os alcance.
      .
      A paz seja contigo, mano,
      mz

  20. Iara Souza disse:

    “Sou grato a você por ter a paciência de ler minhas reflexões, em posts mais longos do que habitualmente são os textos de blogs – e que são fruto da minha incapacidade de sintetizar pensamentos complexos.”

    Até em uma data comemorativa (2 anos de Apenas) você me fez abrir a mente para a reflexão. Eu que agradeço! =)

    Estou aqui, com viagem marcada pra amanhã e morta de gripada! Quando comecei a sentir os sintomas ontem, não acreditei! Fiquei triste, pra baixo, sem entender. Porque estava me cuidando todos esses dias, usando de toda forma de prevenção e de repente, sou surpreendida por ela. Fiquei chateada, chorei… Soltei tanto “poxa!” rsrs
    Mas, quando comecei a ler o post, lembrei que a vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável e tudo está sob o seu controle. Lembrei também que, embora não tenha pensado em xingar Deus, também não esbocei qualquer palavra de gratidão. Por que não? Afinal, ainda tenho fôlego de vida, embora obstruído pela gripe! rsrs Lembrei-me também do que postei recentemente no face e que se referia a este verso…
    De fato, não é nada fácil seguir este preceito bíblico. Embora as circunstâncias digam “não”, há um Deus que pode fazer muito mais do que pedimos ou pensamos e a sua vontade é boa, perfeita e agradável.
    Que o Senhor nos dê um coração mais grato a Ele!
    Que o Senhor continue te abençoando, meu querido, com palavras que alcancem as necessidades de seus leitores e que os confrontem, quando necessário.

    Fica na paz!

    • Oi, Iara,
      .
      estimo suas melhoras rápidas e uma viagem tranquila. Que bom que Deus falou a teu coração por meio desse post, me alegro. E obrigado pelo carinho de tuas palavras, você gentil como sempre.
      .
      Abraço fraterno, no amor maior,
      mz

  21. Felipe Souza disse:

    Bom dia!!!

    Maurício,

    Parabéns!!!! 2 anos com esse blog Maravilhoso!

    Na parte que vc diz: Hoje, 14 de maio de 2013, o blog APENAS completa dois anos de vida.
    Escorreram Lágrimas dos meus olhos, pq daqui 20 dias faz 2 anos do meu acidente que mudou minha vida.

    São coisas que só Deus sabe nos explicar, mas ja li todos seus textos eu acho e o primeiro texto que li foi “Desigrejados e decepcionados com a igreja” em 18 de junho de 2012. Fazia praticamente 1 ano do meu acidente, coincidencias? Não!

    Deus usou muito a sua vida para me colocar no lugar certo novamente, muito obrigado meu amigo!

    Abraços!

    • Ô, queridão, fico muito feliz que o APENAS tenha sido um canal usado pelo Onipotente para falar ao teu coração. Nao me agradeça, agradeça a quem me ilumina, querido. É ele quem guia meus dedos no teclado.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Deus, que nos une,
      mz

  22. Viviane Costa disse:

    Sou grata a Deus por ter conhecido o Apenas e ter minah vida edificada por palavras tão abençoadoras. Em tudo, demos graças!

  23. vivianmachado disse:

    E eu sou grata a Deus pela sua vida, pois em meio a muitas lutas que venho enfrentando nos últimos tempos, o Apenas tem um companheiro, muitas e muitas vezes resposta de Deus às minhas orações e refrigério a minha aflita alma. Deus te abençoe!

    • Poxa, Vívian, que alegria ouvir isso. Sou muito grato a Jesus por tudo o que ele fez em tua vida por meio destas simples reflexões.
      .
      Um abraço carinhoso, no amor de Deus,
      mz

  24. Marcos Falcon disse:

    Grande Zagão!!Nesse período que leio seus post , pude perceber o quanto ama a DEUS e DEUS te ama , pois as palavras comentadas quando vem do trono , nunca volta vazia! Essas palavras sempre nos edificam. Parabéns pelo sucesso , para a glória de jesus!!

  25. Lisandro André Ló disse:

    Muito boa palavras, volta e meia me pego reclamando de coisas tão insignificantes. Quando Deus pagou um preço tão alto por mim, tirou-me do oceano da perdição, me trouxe a bordo e não posso esquecer que este navio ainda não chegou ao porto seguro, pois não sou daqui, sou tripulante em meio a dura jornada, mas que fica mais suave se descansar nEle . Que Cristo nos ajude a agradecer mais e não reclamar.

  26. Dayana disse:

    Existem uma frase em Isaías 49.6 que diz assim: “Para você é coisa pequena demais ser meu servo…”. As vezes nos comportamos assim diante de uma tão grande salvação, achamos ser pouco o sermos chamados filhos de Deus e amados do Pai, e como consequência acabamos nos tornando mal agradecidos. Mas graças à Deus pela sua misericórdia e paciência, que como um Pai bondoso sempre nos ensina através das circunstâncias a cultivar um coração agradecido.

  27. Olá Irmão Maurício,

    Antes de mais nada gostaria de agradecer a Deus pela sua vida, por esse dom maravilhoso que o Pai lhe concedeu, que mesmo sem conhecer a maioria dos irmão, sem os ver, apenas por meio de “um pedaço de uma pagina em branco” uma telinha, as vezes minuscula, que cabe na palma de nossa mão, Deus lhe capacita para que você possa abençoar uma vida, tirar um sorriso em meio as lagrimas, ou nos dar força para levantar e seguir…como ocorreu comigo tantos e tantos dias nesse ano, em que no meio ao meu sofrimento conheci o blog e Deus cuidou de mim pelas suas palavras.

    Gostaria de Deixar meus parabéns e que Deus possa te abençoar a cada dia mais, você e sua família, que o pai possa estar lhe capacitando para existir mais muitos e muitos anos de APENAS, que você possa continuar sendo este canal de bençãos para todos os seus leitores,

    Um abraço carinhoso,

    Felipe Morais.

  28. jose mateus disse:

    DEUS e fiel ele jamais esquecer de seus filhos que em meio tantas tempestade,tem valorizado seu amor,eu estou muito feliz por fazer parte deste grupo de irmão que o senhor de abençoe

  29. LIGIA MARIA DA SILVA BARROS disse:

    PARABÉNS POR MAIS UM ANO DE “BLOG”.
    QUE O DEUS QUE TE DEU A LUZ PARA CRIÁ-LO, CONTINUE TE ILUMINANDO E COLOCANDO A PALAVRA CERTA NA HORA CERTA.
    SOU LEITORA RECENTE, MAS TENHO ME ALIMENTADO DA PALAVRA E O QUE ME DEIXOU MAIS FELIZ FOI CONSTATAR QUE NÃO SÓ SOU EU AOS 60 ANOS DE IDADE, CONHECEDORA DO EVANGELHO DESDE QUE NASCI QUE TENHO AS MESMAS DÚVIDAS E CRÍTICAS AO EVANGELHO DE HOJE.
    É CLARO QUE NÃO BASTA CRITICAR, POR ISSO ME SINTO 100% CONTEMPLADA QUANDO LEIO AS FUNDAMENTAÇÕES POR VOCÊ EXPOSTAS E ENCAMINHAMENTOS PARA O “IDE” DE JESUS.
    DEUS TE ABENÇOE E CONTINUE TE DANDO SABEDORIA DA PALAVRA.
    FORTE ABRAÇO.

    • Olá, Lígia,
      .
      fico feliz que você tem encontrado no APENAS esse espaço para edificação. Louvo a Deus por esse cuidado com sua vida. Oro que continue sendo iluminado por ele para escrever aquilo que de fato venha a fazer diferença em vidas humanas.
      .
      Abraço carinhoso, na graça de Cristo,
      mz

  30. Jose Junior disse:

    A paz de nosso Senhor Jesus seja contigo, nobre amigo!
    Gratidão.

    Sim, somos gratos pela sua existência, irmão Maurício.
    E louvo a Deus por sua vida, pelo que você tem feito, por intermédio do APENAS.

    Aqui a gente chora, ri, é quebrantado, fica ansioso, questiona… ama e perdoa.
    É verdade, nos sentimos gratos a Deus.

    Mas eu “vejo o APENAS”, apenas como um “resultado”.
    Um resultado bom, bonito e valioso. Mas que não surgiu ao acaso, sem ter sido “provocado”, e isso, de forma dolorosa. Como uma pérola.

    Eu explico.

    Sabemos que uma pérola, apesar de sua beleza e rico valor, é resultado de “dores e sofrimentos” das ostras. Que a partir do momento em que entra um “corpo estranho” nelas, um processo biológico acontece, tentando de tudo para “atacar aquilo que esta causando tanto mal ao ambiente”.

    Não vejo diferença com o que acontece aqui no APENAS.

    O que lemos aqui é maravilhoso, enche o coração de paz, faz-nos refletir, nos levar a desejar amar, mesmo quando estamos sem amor. Entretanto, antes de esses textos ganhem a tela… meu Deus! Sim, de tudo o que tenho lido aqui, serei eternamente grato.

    Ao contemplar como a Igreja do Senhor Jesus tem sido “mal tratada” por aqueles que deveriam zelar por ela, sim, em seu interior um “processo tem início”. Faço uma vaga ideia de sua luta, e por isso imagino o quanto ela é hercúlea.

    É amado Maurício, por mais que nós tenhamos uma vaga ideia de como era “o mar que estava nos engolindo”, somente o Capitão Celestial tinha a visão total do cenário.

    Por mais grato que eu me sinta, nunca vou conseguir agradecer tudo, pois desconheço o “tamanho do mal” que existia. O que eu sei é que o fim era certo, e tremendamente terrível.

    Então creio que isso me basta para ser-Lhe grato.
    Também imagino que seja assim que posso externar o meu parabéns ao seu trabalho.

    Como alguém comentou aqui, sua vida tem sido um exemplo.
    Um bom exemplo. Um padrão aos fiéis, pela graça de nosso Deus.

    Abraço fraterno,
    José Jr.

  31. Raphael Oliveira disse:

    Sempre com textos edificantes.

    Parabéns pelos dois anos maravilhosos deste blog Mauricio. É sempre uma bênção para mim ler cada matéria deste blog. Só tenho a lhe agradecer, muito obrigado!

    Abraços

  32. Cabral. disse:

    Parabéns ao APENAS1 por mais um ano de vida e dou glória a Deus pela sua vida Maurício Zágari!
    Tenho aprendido através de sua escrita, que a graça Dele nos basta.
    Que assim, O Senhor continue te abençoando, permitindo que vc seja este instrumento Dele para nossas vidas!

    Um abraço deste que tem pouco comentado aqui, mas lido sempre…

    Cabral.

    • Minha irmã,
      .
      em respeito ao seu pedido não estou publicando seu comentário. Mas quero te dizer que estou em oração por ti. Não sei a razão de Deus permitir você passar por tudo o que passa, mas tenho comigo uma certeza inabalável: Jesus olha pra ti todo dia. Não há um segundo sequer do dia em que Ele não esteja atento a teus problemas e tuas necessidades. Peço a Deus que Ele lhe traga paz, conforto e que atenda aos desejos do teu coração segundo a vontade dele. Nao esmoreça, minha irmã, o Senhor não foi passear e se esqueceu de ti. Ele se preocupa com cada célula do teu corpo.
      .
      Oro por você e por sua vida. Te abraço com carinho, no amor do alto,
      mz

  33. Jacy disse:

    Meu querido manooooo!!! rssrsrs
    Que reflexão maravilhosa!
    Que blog maravilhoso!
    Glória a Deus por estes dois anos, muito bem empregados na causa do evangelho de Cristo!
    Sou grata ao Senhor por tudo que fez por mim.
    Sou grata a Deus pela oportunidade de um dia, estando a perambular pela blogosfera, ter me deparado com o APENAS e de me considerar parte dele, pois estou sempre por aqui. hahaha
    Quanto a você, meu amigo Maurício, sou grata a Deus por sua vida e por sua amizade.

    Deus te abençoe sempre. Parabéns. :)

    Jacy

  34. Ricardo Araújo disse:

    Caro irmão Maurício, que bom tê-lo como interlocutor entre nós e as verdades das Escrituras de um Deus Supremo! Em muitas vezes ao ler seus pensamentos me emocionei com experiências e situações semelhantes com a minha história. Aprouve a Ele, te usar, ensinar e abençoar a todos nós com verdades de Sua irrefutável Palavra. Louvo-O pela a sua preciosa vida querido irmão. Obrigado, quando ao cair lágrimas, um consolo, nos alenta! Gostaria muito de um dia ter a honra de “trocar figurinhas” contigo pessoalmente. Quem sabe Deus nos proporcionará este memorável dia?! Pra mim seria de bom proveito.
    Que o Pai, continue derramando de Sua infinita e contundente graça a ti e família!

    No amor de Cristo!

    Ricardo

  35. Patricia Galíz disse:

    Maurício , parabéns pelos dois anos de vida do seu blog, graças a ele consegui entender muitas coisas, consegui ver Cristo de outra maneira, que Ele não é ” oba oba”. Tive crisis existenciais e espirituais , estou mudando de igreja, mudei a maneira de ofertar , muitas vezes fui confrontada….em fim, só tenho que agradecer ao Espirito Santo por ter colocado seu blog no meu caminho, isso já faz um ano…..que Dios te bendiga a tí y a toda tu família .

    • Olá, Patricia,
      .
      minha irmã, fico até sem palavras diante disso. Louvo a Deus por ter usado este espaço para falar tanto ao teu coração.
      .
      Deus te abençoe em dobro,
      mz

  36. Juliana disse:

    Parabéns Maurício!
    Só o Senhor pode retribuir tudo o que eu aprendi nesse blog e por todas as vezes que Ele usou suas palavras para me edificar.
    Deus te abençoe e continue a te usar dessa forma maravilhosa!

  37. Alexandre Fernandes disse:

    Obrigado irmão pelas palavras profundas e objetivas!!! Que possamos refletir sobre tudo isso.!!
    um grande abraço e que DEUS o abençoe.

  38. Sueli disse:

    Parabéns pelos dois anos e pela perseverança em incentivar nossa reflexão sobre tantos temas que, muitas vezes, ficam esquecidos pela maioria dos pregadores e escritores.

    • Oi, Sueli,
      .
      faço o pouquinho que está ao meu alcance, minha irmã. Creio que é na soma de pequenas atitudes que alcançaremos grandes feitos.
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz

  39. Valderi disse:

    Jesus, a expressão maior do amor de Deus, mandou doenças em algumas pessoas para que elas aprendessem um pouco mais?
    Ou curou todas as que manifestaram a FÉ?
    Ou ainda, ELE não pôde curar algumas devido a incredulidade delas?

    Se você afirmar, categoricamente, que Jesus mandou algumas doenças, ao invés de tirá-las, assino embaixo à glorificação de enfermidade que vejo aqui.

    Se continuar a usar exemplo do Velho Testamento para o nosso tempo, então vamos usar as leis que estão em Levíticos, Números, Deuteronômio, etc.

    A IURD faz isso em usar exemplos do VT. Até você Mauricio?

  40. Pedro disse:

    Mano,
    quando sai livro teu na Anno Domini?

    Abç!

    • Olá, Pedro,
      .
      obrigado pelo interesse, mano, mas a Anno Domini decidiu não lançar mais “O Ritual”. Ele não será mais publicado por eles.
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz

      • Pedro disse:

        Mas não tem previsão de nenhum outro livro? Gosto muito dos seus livros, mano.

      • Oi, Pedro,
        .
        obrigado pelo carinho, querido. Sim, há previsão de outros livros de nao ficção. Estou vendo com outras editoras a possibilidade de lançar “O Ritual”, mas é um processo lento. Se vier a se concretizar vou divulgar pelo APENAS, pode deixar.
        .
        Abraço e obrigado pelas palavras. Deus te abençoe,
        mz

  41. Isa disse:

    Maurício,
    você é um querido!
    Deus te abençoe…

  42. Ana Paula disse:

    Maurício lendo esse post edificante fiquei pensando como pode “ser bom” agradecer a Deus pelas heresias e tragédias? Penso que é porque Deus pode fazer alguma coisa boa por meio da heresia e da tragédia, seria isso mesmo?

    Grande abraço a você e aos seus amados!!
    Para você e aos leitores: João:17

    • Oi, Ana,
      .
      penso em Jó. Perdeu todos os bens (miséria e pobreza social), todos os filhos numa catástrofe natural (terremotos, tsunamis etc.) e ficou doente (moléstias e pragas). Tudo tragédias. Quem deixou aquilo tudo acontecer? E para quê? Se você for analisar, vai encontrar a resposta à sua pergunta.
      .
      Quanto às heresias, volto à Igreja primitiva. Se não fossem os hereges gnósticos, João não teria escrito seu evangelho e suas epístolas para refutá-los. Se não fosse o herege Marcião, o cânon do NT não teria sido fechado. Vejo nisso a mão de Deus. Permite que venham as trevas para ressaltar o brilho da luz.
      .
      Creio que é por aí. Pois assim conseguimos ver o amor de Deus em ação naquilo que aos olhos naturais parece só problemas.
      .
      Abraço carinhoso, na paz do Mestre,
      mz

  43. Laercio disse:

    Obrigado você Mauricio, por nos trazer palavras de Deus para as nossas vidas.

  44. Wildson Lopes disse:

    Maurício, parabéns pelos dois anos do blog APENAS ! Bom comentário do texto sobre gratidão. Gostei !
    Maurício, dai-me umas dicas de como escrever bem, ou seja, externar na escrita o que pensamos sobre determinado assunto, de maneira clara e objetiva.
    Grato ! Aguardo as dicas.

    • Olá, Wildson, tudo bem?
      .
      Obrigado pelas palavras amáveis, mano.
      .
      Dicas para escrever bem? Leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia, leia. E, quando se cansar, leia mais. Já dizia Malba Tahan, “quem não lê mal fala, mal ouve, mal vê”.
      .
      Espero ter ajudado.
      .
      Um abraço muito grande, na paz de Deus,
      mz

  45. Gamaliel Martins disse:

    Graças a Deus por tudo meu irmão Zágari, pela tua vida e da existência do Apenas. Gosto de ler seus textos, sabe que às vezes quando você demora pra escrever e acesso minha caixa de email e penso: o Mauricio não escreveu esses dias kkkkkk verdade, “juro” rsrs.
    Que possamos ser gratos ao nosso Deus pelo dom gratuito da nossa Salvação.
    Na paz do Mestre que nos une.
    Gamaliel

  46. Ivone Oliveira disse:

    Conheci seu blog há pouco tempo, por meio de um amigo que me recomendou a leitura do post “Como eu sei os planos de Deus para minha vida?” Achei fantático! E hoje, li novamente o post de 2 anos e observei que muitas das vezes nos comportamos como crentes ingratos. Às vezes, passamos pelo deserto mas não temos a compreensão de que após a saída, estaremos lapidados pelas mãos do Senhor.
    Obrigada por compartilhar textos edificantes conosco! Que o Senhor continue te inspirando nas escritas para nos abençoar. Ivone

    • Olá, Ivone,
      .
      fico muito agradecido pelo teu carinho e tuas palavras gentis. Mais grato ainda por o Senhor ter te edificado por meio dos textos deste blog.
      .
      Um abraço fraterno, na paz de nosso Deus,
      mz

  47. Priscila disse:

    Lindo texto, amo o seu blog… Deus continue te usando!!

  48. Alessandra disse:

    Prezado Irmão,
    Leio com muita atenção suas mensagens, muitas delas pareciam que foram escrita exclusivamente para minha pessoa. Louvo a Deus pela sua vida!
    Mais uma vez, estou passando por um caso de enfermidade na minha família, não sei se aguentarei passar tudo novamente, mas espero em Deus.
    Sei que também tem uma enfermidade e que sempre escreve essas lindas mensagens com bastante dificuldades, ainda sim não nos deixa sem elas.
    Que Deus continue te abençoando ricamente, sempre te auxiliando em tudo o que for fazer.
    Te amo em Cristo Jesus!
    Que Deus nos abençoe hoje e sempre.

    • Olá, Alessandra,
      .
      oro ao Senhor que te dê forças para suportar tudo aquilo que Ele, por sua soberana e misteriosa vontade, está permitindo você e sua família passarem. Tenho certeza de que você conseguirá aguentar se tiver um entendimento espiritual da situação. Tenha a certeza de que Deus não foi embora, Ele segue com você em cada minuto do seu dia. Ouve suas orações. Colhe suas lágrimas. Renova seu ânimo.
      .
      Deus é bom, Alessandra. Nunca se esqueça disso.
      .
      Obrigado pelas suas palavras de afeto. Que nosso Pai a abençoe muito e sempre,
      mz

  49. India Nunes disse:

    A Paz de Cristo meu irmão.Quero te agradecer pelas mensagens edificantes! Deus tem te usado muito para edificar minha vida!! Continue sendo instrumento nas Mãos do Senhor e poste suas reflexões por pelo menos mais uns 200 anos, rsrsrsr! Saúde e Paz a você e sua família, NELE,
    India Nunes.

    • Olá, India,
      .
      muito obrigado por suas palavras afetuosas, você é muito gentil.
      .
      Minha irmã, não me deixe mais 200 anos neste mundo tenebroso não rs. No máximo mais uns 40 e olhe lá!
      .
      Deus a abençoe muito, com graça e paz,
      mz

  50. Sofia Ang disse:

    Grande ferramenta, vc é Mauríco, nas mãos de Deus! Parabéns pela dedicação e por abençoar vidas! Abraços e muito obrigada pela atenção dada a mim pelos email! Com amor em Cristo! Sofia.

  51. Fabiana disse:

    Deus continue abençoando Maurício te dando sabedoria e inspiração, pois sabemos que todas as coisas são por causa Dele e para Ele. Glória ao Deus de nossas vidas!!!!Amém.

    Fabiana

  52. isac disse:

    Maurício.Com muita alegria quero dar graças a Deus por ter conseguido comprar meu exemplar do livro a verdadeira vitória do Cristão. Graças a Deus consegui comprar. eu não vou ler esse Livro, eu vou simplesmente devorá-lo.quero dizer-te que o livro acaba de chegar na livraria que trabalho.quero vender o máximo de exemplar que puder. tenho certeza que vidas serão edificadas. Ah! obg por mais um Lindo post. Deus abençoe! com Muito carinho, seu amigo e irmão Isac Farias.

    • Olá, Isac,
      .
      peço a Deus que o livro edifique sua vida e a de todos os que vierem a lê-lo. Obrigado pelo seu carinho com essa obra, mano.
      .
      Abraço forte, na paz do alto,
      mz

  53. melinamartins disse:

    Um mês depois… Parabéns pelos dois anos! Sou grata a Deus por esses anos, que o Senhor continue inspirando essas reflexões. E por mim pode continuar sem conseguir sintetizar os pensamentos complexos. =)

Deixe um comentário

