Engrenagem1Coleciono antiguidades. Algo que me fascina, em especial, são as engrenagens de relógios antigos. É incrível a perfeição com que aquilo funciona. Uma pecinha tem o número certo de dentes, que ao rodar faz girar outra pecinha, que por sua vez movimenta uma roldana, que puxa um parafuso, que desloca um pêndulo, que roda uma outra pecinha e, por fim, o ponteiro se move. Perfeito. Uma mecânica onde tudo se encaixa, tudo funciona direitinho, sem um milímetro de erro. Agora, experimente remover somente um pequenino parafuso dessa complexa engrenagem. O resultado é que todo o relógio, aquela enorme maquinária formada por pequeninas peças que se encaixam e trabalham com perfeição… para de funcionar. A ordem que Deus estabeleceu para as coisas também é assim.

Creio que em absolutamente todas as determinações bíblicas a engrenagem funciona maravilhosamente bem. Um exemplo: a família. A Bíblia é extremamente clara quanto ao funcionamento dessa magnífica máquina. Cada peça tem seu papel e sua posição e todas são essenciais para o funcionamento do todo. Mas, para que o tic-tac flua sem nenhum problema, cada um tem de fazer a sua parte. Não adianta a roda dentada querer balançar ou o pêndulo desejar rodar: se isso acontecer, os ponteiros param e a máquina pifa. Então, nesse grande relógio chamado família, a esposa tem, por exemplo, de ser submissa Engrenagem2ao marido (Gn 3.16b; Ef 5.22-24; Cl 3.18; Tt 2.3-5; 1Pe 3.1). O marido, por sua vez, tem o papel de amar a esposa com dignidade e como Cristo amou a Igreja – ou seja, priorizá-la antes de si mesmo (Ef 5.25-30; Cl 3.19; 1Pe 3.7). Os pais precisam criar os filhos na disciplina do Senhor e educá-los na fé cristã, de modo sábio, evitando que se irem ou se irritem (Ef 6.4; Cl 3.21; Pv 19.18; Pv 29.17; Pv 3.12; Pv 22.6; Dt 8.5; Hb 12.7; Pv 13.24). Os filhos devem obedecer e honrar os pais em tudo, atentando para sua instrução com sabedoria (Rm 1.30; 2Tm 3.2; Cl 3.20; Êx 20.12; Ef 6.1-3; Pv 5.7; Pv 2.1; Pv 4.10; Pv 1.8; Pv 19.27; Pv 10.1; Pv 6.20; Pv 13.1; Pv 15.20; Pv 19.26; Pv 28.7; Pv 19.13; Pv 13.24; Pv 17.21). Assim como um relógio, se todas as pecinhas fizerem o que a Bíblia lhes ordena, ou seja, cumprirem esses seus papéis, a vida em família será sempre abençoada. Pois a engrenagem estará funcionando exatamente como determina o manual do relojoeiro. Se, porém, apenas uma das peças agir de modo diferente daquele que Deus estipulou, toda a máquina apresentará problemas: vai adiantar, atrasar, parar de funcionar ou simplesmente explodir.

Nas questões de atritos pessoais a coisa é igual. Deus criou um padrão que devemos seguir quando, por exemplo, alguém nos faz mal. Só que, sejamos francos e realistas, quase nenhum cristão age diante de agressões ou ataques conforme a Bíblia estipula. Nessas horas temos duas opções: fazer o que achamos que tem de ser feito ou seguir ao pé da letra o que o manual do construtor dessa grande engrenagem chamada sociedade determina.

Assim, se lhe fizeram mal, eis como o manual diz que você deve agir: “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” (Mt 5.23-24). Mais Engrenagem3ainda: “não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas” (Mt 5.39-41); ou, para ir além: “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12.20-21). Portanto, não espere que, devolvendo mal com mal, retribuindo ofensa com ofensa ou agressão com agressão, vai obter o favor de Deus. O mecanismo foi feito para funcionar quando damos a outra face, abençoamos quem nos faz mal ou amamos os inimigos em ações práticas. Se agirmos conforme nossos instintos ou segundo os critérios da nossa sociedade – que não leva desaforo para casa – o que vai rodar é o relógio do mundo e não o de Deus.

Escolhi como exemplos os papéis na família e a forma como reagimos diante de uma agressão ou ofensa por serem áreas, em especial, em que os cristãos enfrentam muita dificuldade de se comportar segundo o padrão do evangelho. Só que não tem jeito, Deus estabeleceu um mecanismo de funcionamento perfeito para cada área. Se seguirmos ao pé da letra o que estipula o manual do construtor da vida, podemos descansar em Sua soberania, na certeza de que as coisas fluirão. Mas se dermos o nosso jeito, agirmos conforme nossa vontade e deixarmos nossos impulsos e desejos substituírem a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, além de nos tornarmos idólatras vamos fazer a máquina bater pino.

Engrenagem4Ser uma peça em uma engrenagem perfeita não é fácil. Exige obediência a uma rotina de funcionamento. Exige trabalho em conjunto com outras peças extremamente diferentes de nós. Exige atrito diário com as outras partes da engrenagem. Exige reciclagens constantes, com restauração de pequenos defeitos que nos impedem de funcionar como manda o manual. Exige a consciência de que, se quebrarmos e perdermos a funcionalidade, teremos de ser removidos para não prejudicar o todo. Exige saber que não servimos para nada longe das outras peças. Exige a certeza de que o construtor conhece cada peça individualmente, criou cada uma em detalhes e só ele entende plenamente o funcionamento da máquina. Exige a compreensão de que, se não seguirmos o manual, vamos fazer não só com que nossas ações não sirvam para o objetivo para o qual fomos criados, mas isso afetará todas as outras peças e prejudicará o funcionamento da engrenagem como um todo.

Muitas vezes nós não sabemos o que fazer em determinada situação de nossa vida. Nos vemos encurralados, sem noção de para que lado virar, como agir, que passo dar. Nessas horas, é importante lembrar que Deus sabe o que faz. E a Bíblia Engrenagem5sempre nos diz o que fazer, por mais que suas determinações nos pareçam estranhas ou contrariem nossos desejos e vontades. Não é para praticar sexo antes do casamento? Deus sabe o que faz. Não é para namorar em jugo desigual? Deus sabe o que faz. Não é para sonegar imposto? Deus sabe o que faz. Não é para se divorciar porque “acabou o amor”? Deus sabe o que faz. Não é para reter o dízimo? Deus sabe o que faz. Não é para abandonar a comunhão dos irmãos depois de ter sido magoado por eles? Deus sabe o que faz. É para perdoar quem te traiu, enganou, abusou sexualmente, roubou, agrediu, mentiu, irritou, fraudou, prejudicou, caluniou, expôs seus segredos, humilhou, defraudou, decepcionou? Deus sabe o que faz.

Você é um peça fundamental numa grande engrenagem. Aprenda como ela funciona e aja – em tudo e nos mínimos detalhes – de acordo com o manual. Não tem como dar errado, acredite. Pois Deus sabe o que faz.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

About these ads
comentários
  1. Marco Aurélio disse:

    De fato, Deus sabe o que faz. Se Ele diz ”Sai dela, povo meu”, ”Deixai-os, são guias cegos” e ”Saiamos, pois, a Ele fora do arraial” (quem lê, entenda!) , quem somos nós para duvidar dEle?

  2. Jose Junior disse:

    A paz de Deus nobre irmão!
    Que texto sensível! Causará boas reflexões e… perguntas.

    Você falou com propriedade, usando de um mecanismo que realmente fascina a todos, por sua complexidade de funcionamento: o relógio. E gostaria de tirar algumas dúvidas, se assim me permite.

    No segundo parágrafo você escreveu ” Cada peça tem seu papel e sua posição e todas são essenciais para o funcionamento do todo. Mas, para que o tic-tac flua sem nenhum problema, cada um tem de fazer a sua parte. Não adianta a roda dentada querer balançar ou o pêndulo desejar rodar: se isso acontecer, os ponteiros param e a máquina pifa.”

    Faz sentido e acredito que faça paralelismo ao que esta em Amós 3:3 “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”

    Já no sétimo você explica que apesar de nós, em alguns momentos, não sabermos o que fazer, Deus o sabe. E cita alguns exemplos, dos quais existem situações que provocaram-me os pensamentos e brotou várias perguntas…

    Diante de cada ato que foi nominado senti um conflito no “Deus sabe o que faz”. Sim, Deus é Soberano e Justo, mas o homem “não soube”, e por isso, gerou males…

    Vou pegar os que envolvem família diretamente. Vejamos:

    Não é para praticar sexo antes do casamento? Mas o fez.
    . se desse ato surgiu um filho, e resolveram casar por pura conveniência (e gerar uma família) e deu tudo errado… Semanas ou meses depois estão brigando, separando e voltando.

    Não é para namorar em jugo desigual? Mas namorou.
    . namorou e caiu, e mesmo que não tenha gerado o filho, casaram-se… Semanas ou meses depois separaram-se…

    Não é para se divorciar porque “acabou o amor”?
    . esgotados todos os recursos possíveis/impossíveis, com contexto de traição de confiança (de ambos), envolvimento com drogas, ateísmo, violência doméstica verbal e física, abuso marital (direitos e deveres, mesmo quando se sente asco na relação), e também, adultério, e também… quem te traiu, enganou, abusou sexualmente, roubou, agrediu, mentiu, irritou, fraudou, prejudicou, caluniou, expôs seus segredos, humilhou, defraudou, decepcionou.

    Tive todos estes relatos dentro e fora da minha família, direta e indiretamente.
    Todos, sem exceção, não conseguiram manter-se fiel ao manual do relojoeiro.

    Alguns, casaram novamente; outros vivem vida de fornicação (mas seus conjuges casaram e mudaram de cidade); outros estão em alcoolismo “moderado”; outros, enfim, estão lutando para seguir o evangelho.

    Deus sabe o que faz, Maurício. A gente (mesmo sabendo que Ele sabe), não O demos o crédito.

    Abraço querido amigo,
    José.

    • José, a questão é exatamente esta. Queremos fazer do nosso jeito. Ignoramos o que a Biblia diz. E depois nao entendemos por que as coisas dão errado. Dentro do escopo da liberdade humana, nos é permitido rodar quando deveríamos balançar. Só que as consequências vêm. O único caminho é o arrependimento, o pedido de perdao e a mudança de vida. Há consequências? Que arquemos com elas. É duro, mas isso é negar-se a si mesmo, José: priorizar a vontade do Criador acima da nossa conveniência.
      .
      Um abraço, mano, no amor do Senhor,
      mz

  3. Diógenes: disse:

    Caro mano Maurício

    Seu texto me faz lembrar uma dinâmica que uma professora do ensino médio fez com o pessoal da minha sala. Ela pegou um único palito de picolé e quebrou. Em seguida juntou uns 50 palitos de picolé e tentou quebrar, mas não conseguiu, demonstrando na prática o famigerado jargão “a união faz a força”. Isso se aplica perfeitamente à Igreja, às famílias, às empresas, etc. Nós temos a tendência de mistificar demais a nossa religião e nos esquecemos que o cristianismo é muito mais prático do que místico.

    • Olá, Diógenes,
      .
      sem duvida, a comunhão nao é um pressuposto do evangelho à toa. E eu creio que nós devemos buscar o equilíbrio. Nao nos tornarmos gnósticos – no sentido de glorificar o espiritual – mas também nao pragmáticos – no sentido de esquecer da dimensão espiritual da fé.
      .
      Conciliando a dimensão sobrenatural do evangelho com a dimensão imanente creio que chegamos a bom termo.
      .
      Abraço, mano, na paz de Jesus,
      mz

  4. Alessandra Figueredo disse:

    Mauricio,
    Palavras mais uma vez abençoada!
    E me deixe acrescentar um ponto, se nós não usarmos de forma correta e não colocarmos diariamente o óleo de Deus, qq máquina trava msm as mais modernas.
    Saudade da familia!
    Com eterno carinho e admiração!
    Lelê

  5. francisco neto disse:

    Mano Maurício…
    O que dizer?
    A não ser agradecer pela constante edificação que o irmão nos traz sempre.
    Muito obrigado.
    Louvo a Deus por ter lhe capacitado com esse dom.
    Um grande abraço
    Na paz do Cristo que nos une.

    francisco neto
    fortaleza ceará

  6. silas disse:

    O Relógio de Deus sempe está certo

    Ele não se atrasa e nem se adiante… Ele sempre chega na hora certa…

    Ótimo ter posto a família como exemplo! Gosto muito das pregações do pastor Claudio Duarte

    Sobre família…

    Parabéns pelo post Mauríco, mais uma vez me edificando !

  7. solange disse:

    Bom dia Mauricio !
    Como estás ? passando por aqui ,lembrei do que tenho dito todos os dias pra DEUS hoje quero ser uma pessoa melhor, e a cada dia DEUS tem me posto a prova no que tenho tentado ser uma pessoa melhor, olha que minhas engrenagens as vezes emperram em uma intolerância que me fazem mal,mais muito mal mesmo.No fim após ler este texto vejo que está faltando reler o manual quantas vezes forem necessários e fazer os devidos ajustes ara que tudo funcionem como DEUS quer e quer me fazer uma pessoa melhor. Porque ele sabe o que faz.
    Me fez muito bem ler,parar e refletir neste mais que excelente post.
    A Paz de Cristo irmão.

  8. Silvia Marques disse:

    Muitas vezes, em minha irritação, eu penso: Deus sabe o que faz, ele está no controle de todas as coisas. Mas é díficil, muito difícil, e às vezes, pode soar, meio cínico, pq estamos no curso da vida e ela nao está fácil pra ninguém. Com a violência cada vez mais à nossa porta, como não querer o pior para uma pessoa capaz de matar, esquartejar outra, e, um pai que joga a filha pela janela, e outro que atira na namorada porque ela nao o quer mais? Pessoas que batem e maltratam idosos. Como não querer a pena máxima para esses caras, como uma mãe vai perdoar o assassino de sua filha? Mauricio, isso é muito difícil.A transformação da vida para uma vida cristã verdadeira como essa, é quase uma utopia. Talvez, nos tempos dos apóstolos tb fosse, pq a humanidade é a mesma. Temos um caminho muito grande a percorrer e muito a aprender. Obrigada Mauricio, mais uma vez.

    • Silvia, olá,
      .
      creio que o caminho é começar com o primeiro passo. Já tive a oportunidade de pôr isso em pratica e, acredite, funciona. A revolta que sentimos é uma coisa. A atitude que tomamos mediante essa revolta é outra completamente diferente. Já perdoei pessoas que me fizeram muito mal enquanto queria comer o fígado delas. Mas contrariei os instintos e segui a Bíblia. Foi fácil? Sem duvida nao. Mas foi o certo. E hoje estou em paz, com a certeza de que tomei a atitude cristã e Deus fez a maquina funcionar por causa disso.
      .
      Experimenta. Você nao vai se arrepender. Dar a outra face dói, mas depois a sensação é indizivelmente boa.
      .
      Abraço, minha irmã, na paz de Jesus,
      mz

  9. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    Cara, fico fascinado com a forma com que você escreve(entenda como concepção e ato).
    Analogias perfeitas e pormenores abordados com clareza.
    Realmente temos que ler bastante o manual para não fazermos besteiras quando tentamos “consertar” um mal funcionamento da engrenagem. A gente sempre se acha capaz de resolver tudo…grande engano.
    Obrigado por mais essa força!

    Abração!

    MJ

    • Oi, Marco,
      .
      obrigado pelo carinho de sempre, mano, mas não se fascine com minha escrita torta não. De vez em quando sai cada bobagem…
      .
      Abraço, queridão, naquela paz,
      mz

  10. Dayana disse:

    Viva a Soberania perfeita de Deus!! Fazer a Sua vontade, é funcionar segundo o proposito para o qual fomos criados.

  11. edilene diniz disse:

    Boa noite… Maurício é a Edilene Diniz do ma… Há um tempo atras falei com vc … tenho FM (assim como vc) e vc ate postou parte do meu testemunho no seu blog. Meu irmão não vi mais no face e pra falar a verdade até cancelei o meu… Não tenho seu e-mail e gostaria muito de falar com vc… se puder, me passe um e-mail para eu entrar em contato contigo,
    Um forte abraço,
    A paz.

  12. Cleide Brgido disse:

    Maurcio, A Paz do Senhor!!! Verdadeiramente no sei o que fazer. Caso em algum minuto do seu dia voc venha se deparar com esse email. Peo-te interceda por mim. Creio que Tudo est nas mos de Deus. Deus o abenoe poderosamente.

    Date: Thu, 21 Mar 2013 10:31:50 +0000 To: cleidebrigido@hotmail.com

  13. Paz amigão !
    Obrigado pelo texto, muito bom.
    Estou com meu manual na mão, sempre buscando aprender fazer o que agrada nosso Deus .

    Abração amigo.

    • Salve, Rodrigo,
      .
      que bom, mano, por isso é que você alcança a maturidade de tomar atitudes como a que descreveu no seu vídeo.
      .
      Abraço, querido, na paz de Cristo,
      mz

  14. Diego Esteves disse:

    Parabéns Maurício, mais um texto sencacional sem sensacionalismo (rsrsrsrs)
    Queria deixar só uma reclamação ao seu blog de modo geral, VOCÊ DEMORA MUITO PRA POSTAR COISAS NOVAS kkkkkkkkkkkkkkk
    Brincadeiras a parte, gosto do conteúdo do seu blog, é uma pena não ter postagens diárias, já que isso demanda tempo e estudo, sendo melhor postar qualidade do que quantidade.
    gostaria de me corresponder com você por E-mail como faço?
    uma boa tarde querido, que DEUS continue te abençoando !!!

    • Oi, Diego,
      .
      obrigado pelo carinho, mano, fico feliz que o APENAS te abençoa.
      .
      Na verdade, a maioria dos posta é fruto de reflexão. E reflexão leva tempo. Em geral compartilho dois textos por semana e confesso que é até mais do que eu gostaria, pois alguns assuntos creio que precisam de mais tempo de maturação. Mas com a graça vamos seguindo.
      .
      Abraço, Deus te abençoe muito,
      mz

      • Diego Esteves disse:

        Maurício depois me envia um E-mail pra eu poder entrar em contato com você com mais calma.
        Desde já agradecido
        abração amado, bom Fds, DEUS te abençoe !

      • Já enviei, Diego, vc nao recebeu?
        Abraço, na paz,
        mz

      • Diego Esteves disse:

        Poxa Maurício, ainda não, e olha q no meu é automático, assim q eu recebo apita o aviso no celular rsrsrsrs

  15. Joel Garcia disse:

    Ola meu irmão tudo bem?

    Realmente tem momentos que não sabemos para onde ir, como agir.

    Mas, graças a Deus ele esta sempre presente e com seu Espirito nos trás a direção certa.

    Obrigado por ter lido meu e_mail. Hoje fui pregar em uma igreja.

    Minha esposa ate tirou um barato em mim.

    Na graça daquele que sempre sabe o que fazer com o barro.

    Joel Garcia

  16. Lucas Maia disse:

    Sempre sou edificado com os seus textos, Zágari! Que Deus te abençoe!

  17. Fabiana disse:

    Já vivi essa situação de “dar o meu jeito para as coisas”. Resultado:Estresse, mágoas, frustrações, ansiedade, tristeza. Cansei. Entendi que se eu ficar em silêncio, deixar Deus falar e obedecer torna tudo mais fácil. Não há nada melhor do que saber que podemos descansar no Senhor.Amém.

    Deus te abençoe Maurício

  18. Abraão disse:

    Glória a Deus por essa mensagem irmão Maurício!!!É engraçado, muitas vezes esquecemos de que Deus sabe o que faz.Como tenho que aprender a descansar em um sua Soberania e no seu amor.

  19. Lourayne Natiely disse:

    É Desse jeito Mano DEUS Sabe o que faz! e como Ele sabe, e mesmo quando nós queremos fazer do nosso jeito, Deus ainda tem misericórdia da nossa vida, e nos livra, e depois percebemos, que foi melhor assim, Deus cuida de nós nos mínimos detalhes, e tudo o que está no seu manual para fazermos é por que Ele sabe o que é melhor para nós, as vezes fico pensando comigo mesma kkk meu Deus, como Deus é perfeito, Ele nos mostra tantos ensinamentos, pra TUDO e a gente vê no dia-a-dia, se todos fossem obedientes a esse manual, evitariam tantas consequências ruins, tantas frustações, tantas decepções, que vemos hoje nesse mundo. E como é difícil sermos ofendidos, e retribuimos com amor e bem, tenho ainda que praticar mais isso, texto abençoador!

    Abraçããão
    Deus continue te capacitando e te usando mano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s