Li recentemente em um blog um texto em que o autor falava algo sobre “ser autêntico”. O irmão estava revoltado com uma discussão que teve com alguém e, por isso, escreveu o seguinte: “Ser ‘sincero’, ‘autêntico’ ou ‘você mesmo’ não é desculpa para ser uma pessoa nojenta, desagradável ou idiota. Pare de se orgulhar de ser um completo @$&#% e vê se aprende a viver em sociedade” (o @$&#% é por minha conta, o comentário trazia o palavrão explicitamente). Não concordo com a escolha de vocábulos que ele adotou,  pois antipatizo com o uso de palavrões (se para toda palavra torpe há um sinônimo menos agressivo, por que usar?). Mas estou de acordo com o conteúdo do que ele disse.

Anos atrás eu acreditava que tinha de ser autêntico, de falar o que viesse à cabeça, custasse o que custasse. Mas percebi que, se vivermos sob o pretexto de que “eu sou assim mesmo” e “esse é o meu jeito”, vamos andar na contramão do Evangelho. Por quê? Pois a verdade é que não interessa como você é. Interessa como Cristo é. E se “não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20), o verdadeiro cristão não pode usar a desculpa de que “eu sou assim” e machucar outras pessoas. Pois Jesus não machucaria.

Já ouvi alguns pregadores usarem em suas mensagens um sofisma que, de tanto ser repetido, acabou virando uma pseudoverdade teológica, ou, para usar um vocábulo mais aceito pela sociedade, apenas mais um clichê gospel. Dizem: “Deus muda o caráter mas não o temperamento“. Já ouviu isso? Só que essa afirmação simplesmente não é verdade. Basta olhar as virtudes contidas no fruto do Espírito exposto em Gálatas 5.22,23a: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

Pare para pensar. Isso é o fruto que o Espírito Santo gera no salvo. Agora: se essa frase fosse verdade, todas essas virtudes teriam a ver apenas com caráter. Mas muitas falam de mudança de temperamento. Observe: Amor: caráter e temperamento. Alegria: temperamento. Paz: caráter e temperamento.  Longanimidade (ou paciência, em outras traduções): temperamento. Benignidade (ou amabilidade, em outras traduções): caráter e temperamento. Bondade: caráter. Fidelidade (ou fé, em outras traduções): caráter. Mansidão: temperamento. Domínio próprio: caráter e temperamento. Ou seja, a atuação do Espírito de Deus na vida do que é salvo se dá no nível da transformação do caráter mas também no do temperamento. É uma transformação do todo e não de 2/3 do indivíduo que foi chamado da morte para a vida. Ninguém é regenerado por Cristo parcialmente: ou nasce todo ou não nasce.

Naturalmente, existe o processo de santificação, uma dinâmica cotidiana. Só que santificação representa melhorar a cada dia. Subir um degrau da escada, depois outro, depois outro. Não é estagnação. Não é retrocesso. É avanço. E justificar uma forma anticristã de ser como sendo parte de um processo de santificação é alegar que estar satisfeito consigo mesmo de modo estagnado é se santificar. E não é nada disso. O cristão que fala “eu sou assim mesmo, me aguentem” não está em processo de santificação, está parado no sinal verde com o freio de mão puxado. E não adianta buzinar, pois ele não sai do lugar. E ainda berra pela janela: “Eu não vou andar, pois sou autêntico!”.

Assim, justificar, como disse o irmão do blog, atitudes desagradáveis ou ofensivas com o argumento de que é “seu jeito de ser” não é nada bíblico. O verdadeiro salvo é quem se arrependeu de todos os seus males, inclusive a sua forma de ser, se ela é socialmente desagradável. Não entendo, por exemplo, um pastor que viva falando de Jesus mas cujo temperamento seja constantemente irascível. Todos temos arroubos de raiva, mas quando o seu “jeito de ser” é naturalmente agressivo, para mim isso não demonstra autenticidade, mas falta de intimidade com o Jesus que prega.

Não, não é bíblico ou cristão dizer “sou sincero” e sair desrespeitando os irmãos. Não, não é bíblico ou cristão dizer “sou autêntico” e sair agredindo verbalmente as pessoas. Não, não é bíblico ou cristão dizer “esse é o meu jeito, se não gostar azar o seu”, pois isso contraria frontalmente o “amar o próximo como a si mesmo”. Dizer essas coisas só faz de você, como disse o mano do blog, “uma pessoa desagradável”. Não há mérito algum nisso. Não é bonito. Não creio que agrade Deus. Não demonstra fruto do Espírito.

Não cabe a mim dizer como você tem que ser, isso é entre você e Deus. Mas se posso fazer uma recomendação, é: não seja como você é. Não orgulhe-se de ser quem você é. Se eu fosse ser quem eu sou iria querer muita distância de mim mesmo. Mas Cristo vive em você? Então dê de beber ao teu inimigo sedento, pague um almoço ao inimigo faminto. Ame quem te fez mal. Contrarie sua natureza e seus impulsos. Alimente a natureza de Cristo em si. Isso sim é ser cristão.

Essa é a proposta do Evangelho. Se você percebeu que se encaixou nessas palavras, clame a Deus para que Ele te transforme. Acredite: Ele faz isso.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

About these ads
comentários
  1. Jose Junior disse:

    A paz de Deus nobre Maurício,

    Realmente, quantos e quantos de nós vivemos machucando várias pessoas e ao final dizemos: “eu sou uma pessoa verdadeira, positiva; a “verdade” tem que ser dita, doa a quem doer”.

    As vezes eu me perguntava: “mas qual verdade?”

    Ainda bem que o Senhor em Sua misericórdia nos guia rumo a vida eterna, o que faz com que estejamos mais próximos de sua presença.

    Oremos a Deus, como o publicano: “Senhor, sê propício a mim, pecador”.

    Mais uma inspiração e amor e exaltação ao nosso Deus, caro amigo.
    Deus seja conosco.
    Abraço fraterno,
    José.

    • Olá, José, a paz de Cristo,
      .
      amém, querido, a oração do publicano tem de estar diariamente em nossos lábios. Obrigado por me lembrar dela.
      .
      Abraço, querido, no amor de Jesus,
      mz

  2. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    TOP e IRRETOCÁVEL!!
    Tenemos un maestro!!

    God bless you!!

    MJ

  3. Juliana disse:

    Nossa Maurício, esse segundo parágrafo parece que foi eu quem escrevi! hahaha
    Hoje eu me pego tento atitudes que eu jamais teria, me surpreendo com a maneira que Deus trabalha na minha vida… É claro, as vezes acontece um tropeço ou outro, mas o Senhor é misericordioso para me perdoar e não desiste de me moldar.
    Esses dias estava refletindo e notei que depois de aceitar Jesus, fiquei uma pessoa até mais emotiva, me emociono facilmente e me compadeço da dor de pessoas que eu nem conheço! Chega a ser engraçado lembrar o que eu era e ver o que Deus está transformando em mim!
    Esse artigo falou muito ao meu coração! Obrigada querido!
    Deus te abençoe!

    • Olá, Juliana,
      .
      que bom que vc se identificou com o texto, minha irmã. Louvo a Deus pelo que fez, faz e ainda fará em tua vida.
      .
      Abraço, nas bênçãos do alto,
      mz

  4. solange disse:

    Bom dia !
    Querido irmão,excelente,ai de nós se não fosse DEUS haver nos transformado em novas pessoas tanto em carater como em atitudes,não é mesmo.
    Hoje procuro ser melhor que fui ontem e amanha quero ser melhor que serei hoje,e todos os dias peço a DEUS que eu seja uma pessoa melhor,não quero ser do meu jeito ,quero ser do jeito que JESUS quer que eu seja,e sozinha não consigo,só com ajuda do ESPIRITO SANTO.
    Amém.
    Abraços.
    Orando por ti ,pelo seu excelente trabalho e que seja sempre guiado ,dirigido,abençoado por CRISTO.

    • Olá, Solange,
      .
      muito obrigado pelas suas orações, são muito preciosas.
      .
      Quanto ao restante, estou de acordo 100% vom você.
      .
      Abraço carinhoso, no amor do Pai,
      mz

      • Guilherme Reis disse:

        Mauricio, que Deus venha estar te abençoando muito. Suas palavras me fizerão enxergar uma base do que eu procuro mudar. Obrigado que Deus te abençoe Grandiósamente sua Vida.

      • Oi, Guilherme,
        .
        não tem o que agradecer, mano, fico feliz por abençoar sua vida.
        .
        Abraço fraterno, na paz de Deus,
        mz

  5. Alessandra Figueredo disse:

    Mauricio,
    Belas palavras e ótima argumentação.
    Se não houver sacrifício não seríamos parecidos com Cristo. Eu por muitas vezes sou falha e erro sem ao menos sentir. Qd vejo eu já errei! Tenho q voltar arrependida e fazer como Jesus fez: me humilhar!
    Com carinho e adimiração,
    Lelê

  6. ivanete escote disse:

    gostaria de rever o texto publicado em 05 d0 03 onde voce aconselha uma irmã .

  7. jose mateus disse:

    APAZ do senhor jesus a todos,E possivel irmão eu ou vocé ser uma pessoa fiel doutrinariamente,e naó ter uma relaçáo ,de intimidade e deleitosa com DEUS,e a sim que muitos estáo vivendo,\\ como e possivel uma espoza nunca ter traido seu marido,mais nunca devotar a eleseu amor

    • Olá, José, a paz do Senhor,
      .
      é verdade, isso tudo é possível. Não são situações ideais, infelizmente. Obrigado por compartilhar.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  8. Felipe Souza disse:

    Olá Mauricio,

    Tudo bom brother?

    Estou meio sumido dos comentários dos seus post, mas estou lendo todos. Sou uma das pessoas que falavam “eu sou assim mesmo” e “esse é o meu jeito” rs
    Hoje em dia estou muito em paz, peço que Deus me de sabedoria para lidar com tudo da maneira que ele quiser.

    Antes do meu acidente eu era aquela pessoa “bomba relógio” rs por qualquer coisa estava explodindo rs
    Eu entendo que tudo que Deus me fez passar foi para me moldar da maneira correta!

    Fui convidado por algumas igrejas para dar meu testemunho de livramento, estou me preparando pra isso e espero um dia contar esse testemunho no Rio de Janeiro perto de você meu querido, porque atravez do seu blog voltei a pensar e agir da maneira que Deus quer.

    Continue assim meu querido, seu blog é 10!

    Ah, essa semana serei batizado e irá começar uma nova vida pra mim.

    Abraços!

    • Salve, Felipe, bom ter notícias suas,
      .
      me alegro por saber o que Deus fez em sua vida e por você estar compartilhando a ação do Senhor em ti.
      .
      É uma emoção saber que, de algum modo, as reflexões que aqui escrevo te levaram a um caminho mais excelente com o Senhor. O louvo por isso.
      .
      Que alegria saber do seu batismo! É muito bom saber que você está dando mais este passo. Guarde bem essa data, pois nunca se esquecerá dela. É um momento único.
      .
      Abraço, mano, por cuja vida dou graças ao Senhor,
      mz

  9. Perfeito! E necessário, sobretudo na blogosfera cristã.
    abs!

  10. Luiz Fernando disse:

    Ola, Maurício. A paz de Cristo, querido.
    Se fosse em outras ocasiões eu diria: tomo posse! Mas como isso é antibiblico, digo: recebo da parte de Deus essa msg exortante. “Se você
    percebeu que se encaixou
    nessas palavras, clame a
    Deus para que Ele te
    transforme. Acredite: Ele
    faz isso.” Estas palavras trouxeram tranquilidade de que o Senhor pode mudar o meu temperamento, que a propósito, creio eu, é um dos meus maiores problemas. O Senhor é sempre fiel.
    Abraços, querido. Na paz dEle.

  11. Zulmira Borges disse:

    Olá mano,
    Seus post me levaram de volta a leitura da palavra.
    Semana passada, lendo romanos e gálatas, estava pensando sobre isso, meditando na palavra, reconheci minha falta de tato em falar com as pessoas, reconheci meu pecado, e pedi perdão ao Pai.
    Eu ouvi, e acreditei sem refletir, que Deus não muda o nosso temperamento. Mas quero praticar, ter em mim os frutos do Espírito sendo exercidos, não precisamos ser donos da razão sempre, e muitas vezes ferindo nosso semelhante.
    Seu texto só veio complementar o que o Espírito já estava me ensinando por esses dias.
    Um abraço.

    Paz.

    • Olá, Zulmira,
      .
      fico muito feliz de saber que as reflexões aqui compartilhadas estão tendo consequência em sua vida.
      .
      Alegro-me por este texto em especial ter sido confirmação daquilo que Deus falou ao seu coração. A graça do Senhor é realmente algo fascinante.
      .
      Um abraço e que Jesus a abençoe muito,
      mz

  12. Realmente devemos por em prática, a busca pela natureza de Cristo, e perseverarmos a cada dia mais. Carregar cada um a sua cruz também implica, e muito, em a cada dia, deixar a sua própria natureza, para ser mais e mais parecido com Cristo; e aí sim a palavra cristão terá o seu sentido mais e mais amplo a cada dia, pois, negar a nós mesmos, nos fará buscar os Frutos do Espírito, mesmo continuando a ser, pessoas tão falhas, como somos.
    Mais um belo texto meu irmão, que possamos prosseguir, em conhecer e ser, mais como nosso Senhor Jesus Cristo. Abração…

  13. Cilene disse:

    Habemus Papa!!!
    Que alegria….

  14. roberto disse:

    Apesar de nao ser mais cristao vou chamar vc de brother se me permite.
    Sempre fui uma pessoa de personalidade forte, de dizer o que penso, as vezes queria ganhar a discussao no grito, mas com o tempo isso foi mudando, nao sei se por amadurecimento, nao sei, so sei que hj nao entro em discussoes que nao valem a pena, se vejo que a outra pessoa so sabe debater um assunto apelando pra ignorancia, eu mesmo fico quieto, nao rebato pois sei que nao vai valer a pena, so vai gerar desgaste fisica e emocional entao deixo pra la, mas falar o que pensa, ser autentico nao é desculpa pra humilhar e destratar outra pessoa, isso é falta de carater, eu vejo assim. Nao vou dizer que tbm virei santo as vezes tenho arroubos de raiva sim, afinal tenho sangue nas veias, mas depois eu vejo e penso, nao vale a pena brigar por isso, nao sei se por auto controle ou por amadurecimento eu agir assim, mas na verdade eu ja tive raiva de pessoas assim, mas hj eu sinto pena, pois elas acham que estao certas, e mesmo que se algum dia elas estiverem certas isso nao justifica magoar outras pessoas.
    Um forte abraço.

    • Oi, Roberto, tudo bem?
      .
      Esse é o ponto, querido, nunca podemos destratar o próximo em nome da autenticidade. Isso na verdade é egoísmo, se você analisar. Pois em vez de zelar pelo sentimento daquele que deveríamos amar como a nós mesmos, nos preocupamos tento com nossa própria “autenticidade” que nao estamos nem aí para o sentimento alheio.
      .
      Abraço, Roberto, Jesus te abençoe,
      mz

  15. Jacy disse:

    Oi, Maurício!

    Eu tenho muita dificuldade em ser assertiva com as pessoas, mas não significa que não seja sincera. Pondero demais ao falar justamente para evitar magoar as pessoas com expressões mal colocadas, só que acho que calo demais. rs Enfim, conheço uma pessoa que é uma espécie de “super-sincera” e age justamente da forma que você mencionou, não mede palavras, fala que é melhor dizer a verdade do que passar a mão na cabeça do que erra… mas o que questiono com ela vez ou outra é justamente a forma como fala. Como chamar alguém ao arrependimento ou mesmo a reflexão se não se fala com amor, com compaixão, com mansidão? Acho difícil que surja algo produtivo de uma conversa onde as palavras torpes e a ira se sobressaem.

    Mais uma vez o Senhor te usa para falar a essa pecadora aqui. Vigiar nunca é demais.

    Paz, querido mano.

    • Oi, Jacy, tudo bem?
      .
      Ponderar antes de falar é bíblico, correto e bom. Se calar quando deveria falar já é um problema.
      .
      Creio que as pessoas confundem o que falam com a forma com que falam. Se falassem com mais afeto e carinho suas verdades seriam absorvidas melhor.
      .
      Fico feliz que Deus usa pecadores para falar a pecadores.
      .
      A paz, mana, no amor de Cristo,
      mz

  16. Paulo Carvalho disse:

    De longe, a mais clara e sensata mensagem que já li sobre este assunto!
    Deus seja louvado pela sua vida, irmão Maurício.
    Deus seja louvado pelas vidas de quem se dispuser a ler.
    Deus seja louvado pelas vidas de quem tiver a coragem de tentar sinceramente.
    Bendito seja em todo tempo, pelo nome de Jesus!
    Amém!

  17. Maria Mendonça disse:

    Ola Mauricio.

    Um excelente texto, parabéns.

    Abraços

  18. Luiz Carlos Plá Gil disse:

    Muito bom , valeu a pena , um verdadeiro exemplo do que JESUS espera de todos nos cristãos !
    Um abraço , que DEUS o ilumine sempre !

  19. Danila disse:

    Olã Maurício,
    Excelente explanação meu irmão!Depois deste texto só sendo mto teimoso pra não querer avançar.Jesus disse a Nicodemos q era necessário nascer de novo,nascer do Espírito e o homem espiritual aspira as coisas espirituais e não as da carne.Os nossos frutos devem ser os do Espírito e não mais os da carne,passou o q era velho,tdo se faz novo com Jesus,inclusive o nosso temperamento.Novidade de vida,não a vida de antes,com nossos achismos,filosofias,etc. ,mas o que Jesus diz na Palavra,única fonte de fé, mais afiada que uma espada de 2 gumes e que divide até pensamento. Jesus agora é o Senhor,e eu não mando mais em mim,como manter uma autênticidade se eu não dito mais as regras?
    A paz de Cristo meu irmão,pra ti, pra tua esposa e tua filha,no amor dEle que nos une.

  20. Danila disse:

    Ah Maurício! lembrei de um bordão aqui da minha cidade,no Maranhão, que tem a ver com a resistência em abandonar o velho homem com seu temperamento forte:”Eu sou crente,mas o meu facão não “. Rs rs rs. Tão autênticos alguns irmãos nordestinos rs rs rs.

  21. Bianca disse:

    Maurício a cada post lido eu aprendo mais, Deus lhe abençoe..

    A Paz!!!!

  22. roberto disse:

    mauricio vou lhe perguntar uma coisa que nao tem nada a ver com este topico, vc acredita em destino? lendo uma reportagem na veja, e tbm sempre tive esta duvida, eu mesmo nao acredito em destino, pois onde fica o livre arbitrio se ja esta tudo planejado como tudo vai acontecer na nossas vidas? Dizem que o destino de jesus era ele morrer na cruz para a salvaçao do mundo? mas ele teve escolha, tanto que ele disse ao pai de se possivel de que afastasse dele aquele calice, estou falando alguma besteira?rs. Meu irmao faz faculdade de teologia na Mackenzie e estes dias eles estavam falando sobre esse assunto, o professor dele disse que nao acreditava em destino, e os alunos deram o exemplo de jesus, qual a sua opiniao biblicamente falando, desculpe de eu perguntar sobre isso, esteja aberto a responder se quiser.
    segue o link da reportagem da veja desta semana.

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/passei-a-acreditar-em-destino-diz-estudante-que-socorreu-ciclista-atropelado-na-paulista

    • Oi, Roberto,
      .
      em primeiro lugar, ignore tudo o que você lê na Veja. Sou jornalista, conheço muito dos bastidores de certas empresas e em minha opinião, por uma serie de razoes que nao posso dizer aqui para nao expor pessoas conhecidas, a Veja tem zero de credibilidade comigo.
      .
      Sobre destino, basta você se lembrar das profecias bíblicas. O que é uma profecia senão uma afirmação de algo que ainda vai acontecer? Se fosse possível mudar tal evento, a profecia nao seria uma profecia, mas uma possibilidade. O que é um absurdo. Se cremos na segunda vinda de Cristo, por exemplo, é algo que está “destinado” a ocorrer, bem como a derrota da besta e tudo o que se diz em Apocalipse, Daniel, Tessalonicenses, Ezequiel etc. Logo, existe sim uma predestinação de eventos da parte de Deus.
      .
      O Mackenzie é uma instituição presbiteriana e, portanto, que crê na doutrina da eleição. Eis porque nao crê no livre-arbítrio.
      .
      Respondido, mano?
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

  23. silas disse:

    Mauricio.. como eu amo a palavra de Deus…

    Perceba, a bíblia diz ” O FRUTO” , significa que é um fruto com todas essas qualidades mencionadas..

    é como qualificássemos uma fruta, por exempo a laranja : Ela é doce, citrica, boa para sucos…

    assim deve ser o cristão, conhecido pelas qualidades do FRUTO!

    Parabéns Maurício por mais um belo post!

    Fik na paz Mano!

  24. silas disse:

    Mauríco.. tem algum post seu falando sobre o apocalipse ou arrebatamento ? Se não, Você podia fazer um! O que acha?

    • Olá, Silas,
      .
      é uma boa ideia, já sei até o que escrever. Vamos orar e pedir para o Senhor me dar luz e direção.
      .
      Obrigado pela sugestão, mano. Deus te abençoe,
      mz

  25. Joel Garcia disse:

    Olá meu irmão!

    Sinceras e edificantes palavras.

    E realmente Deus muda o carácter e o temperamento.

    Não tem jeito o “kit” é completo.

    Na graça de Cristo.

  26. mauricio disse:

    A UNICA COISA QUE DEUS NAO MUDA E A PERSONALIDADE,EU SOU INTROVERTIDO
    MUITOS CRENTE ACHA QUE BATIZOU NAS AGUAS E RECEBEU DIPLOMA DE DOUTRINA POR ISSO NASCEU DE DEUS ,ISSO E UM ENGANO DO DIABO QUE TEM LEVADO MUITOS CRENTES PRO INFERNO

  27. VINI disse:

    aaaaaahhhhhhhhhhhhmen

  28. Missionária Talita Leal disse:

    Deus continue te abençoando!

  29. Michele Shimosako disse:

    Muito bom Zágari,

    Eu tenho essa dificuldade de lutar contra o meu eu constantemente, tenho um temperamento complicado, mas sei que Deus já está mudando isso em mim e vou perseverar em oração para que ele me de mansidão, amor, alegria… e tudo dele rs.
    Ore por mim também amigo =)
    fica na paz do Senhor.

    grande abraço

  30. Janini disse:

    Querido Maurício, a paz do Senhor!

    Acredite… você está sendo boca de Deus na terra em postar estas palavras!!!
    Deus te abençoe sempre,
    Janini Duarte

  31. dani disse:

    Muitos pastores dizem que até Jesus usou palavras agressivas chamando os outros de “raça de cobras” e etc e por isso não tem problema algum eles usarem tbm. D:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s