Apenas1Para sermos cristãos verdadeiros, temos que viver em honestidade com Deus e sua Palavra, sem querer maquiar a proposta da piedade com cores mais brilhantes do que de fato são. Por isso, precisamos olhar as boas-novas de Jesus com sinceridade absoluta. E isso inclui desfrutar de todas as bênçãos e promessas da fé – mas também arcar com o preço caro que custa seguir Jesus. Tenho pensado sobre o comentário de um irmão querido que compartilhou suas impressões sobre o que escrevo no APENAS. Ele disse que alguns de meus textos dão a impressão de que a vida do cristão é um mar de sofrimento. Não é bem assim. Mas também é.

O fato é que o evangelho pressupõe sim sofrimento. Esqueça por um momento as pregações que ouviu de pastores triunfalistas, que se promovem fazendo somente sermões para você se sentir bem, do tipo “a vida do cristão é um mar de rosas”. Vamos dar ouvidos a quem tem autoridade desinteressada sobre o assunto. O apóstolo Paulo diz em Filipenses 1.21: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. Ou seja, o sentido da vida é Jesus. Ele é a razão de viver, a meta, o alvo, o objetivo, o motivo de levantarmos da cama pela manhã, o foco de tudo o que fazemos no dia a dia. Tudo o que realizamos, falamos, deixamos de fazer, criamos, defendemos; todas as nossas ações, enfim, devem ter como motivo principal ir após Cristo.

Apenas2E o que significa “viver Cristo”, “ir após Cristo”? Em Marcos 8.34, num ensinamento que é citado em duas outras passagens bíblicas, é o próprio Jesus quem esclarece: “Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”. Então viver Cristo significa, antes de tudo, negar a si mesmo. Pare e pense em toda a sua profundidade o que isso implica: dizer não para si. Para seus desejos, suas vontades, seus objetivos pessoais e suas inclinações e pôr os desígnios do Senhor em primeiro lugar. É amar a Deus sobre todas as coisas… de fato.

A segunda parte da definição de Cristo sobre o que deve fazer quem quiser vivê-lo é “tomar a sua cruz”. Uma cruz do tipo que era usado no Império Romano na época da morte de Jesus pesava cerca de 90 quilos. Se você não consegue dimensionar o quão pesado é isso, imagine-se carregando 90 sacos de feijão. Minha filha pesa hoje 12 quilos e só Deus sabe as dores que sinto nas costas por pegá-la no colo. Carregar uma cruz exigiria, assim, o esforço de transportar sobre um ombro 7,5 filhas! Não consigo imaginar como isso seria humanamente possível. E não consigo imaginar como alguém pode crer que isso seja um mar de rosas. Não é: é duro, exige esforço e pressupõe sofrimento.

Portanto, vemos que ser um cristão, que significa viver Cristo, exige a negação de si mesmo e um sofrimento análogo ao de carregar uma cruz. É aí que fica claro o aspecto dolorido de nossa fé, o mar de sofrimento. Mas, se você já está desanimando por perceber a dureza de caminhar pelo estreito Caminho que leva à Porta estreita, surge então a parte final do que significa ir após Cristo: o mar de rosas do “…e siga-me”. E é aí que está nossa esperança.

Apenas3Seguir significa ir de um ponto “A” até um ponto “B” atrás de alguém. No caso da jornada cristã, o ponto “A” é o momento exato em que Jesus nos reconciliou com o Pai, quando fomos salvos. E o ponto “B”? Jesus ascendeu ao Céu e é lá que o Onipresente está, como viu Estêvão: à direita de Deus em sua glória eterna. Portanto, se o seguirmos esse será o destino final: o Céu. E, então, Deus “lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21.4).

Essas passagens resumem bem o que significa a caminhada do cristão: uma vida pedregosa, com bons e maus momentos, com dores e sofrimentos sim, com alegrias e boas recordações sim, mas sem nenhuma promessa de riqueza material, ausência de problemas, eliminação de doenças, nada disso. Ser cristão não é viver isento de sofrimento – quem promete isso está ensinando autoajuda gospel e não o evangelho puro e simples. Pelo contrário, Jesus nos afirma que para ir após Ele temos de negar-nos e carregar uma pesada cruz. Não, não será um mar de rosas.

Apenas4Você certamente já leu na Bíblia que Jesus pediu que tivéssemos bom ânimo, pois Ele sabia que neste mundo teríamos aflições. Todos, indistintamente, cristãos ou não. A diferença é que nós, que fomos chamado das trevas para a luz, temos a esperança de seguir até onde Cristo está, o ponto “B”, o destino final: a glória celeste, a paz eterna, a alegria sem fim de se ver na presença do Criador do universo.

Portanto, para todo aquele que está em Cristo e cuja vida tem sido um mar de sofrimento, não espere falsas promessas. De mim você não as ouvirá. Mas posso te dar a certeza de que, após nadar no mar do sofrimento terreno, na eternidade você se banhará nas águas da vida do mar de rosas – a mesma certeza que Paulo nos dá em 1 Coríntios 2.9: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”.

Você ama Jesus? Então prepare-se para dias melhores. Melhores, perfeitos e eternos.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
mz

comentários
  1. Juh disse:

    A paz do Senhor irmão. Acabo de abrir meu email e vejo seu post, excelente colocaçao a sua, sempre com a verdadeira essência da Palavra. Aceitar a Jesus e caminhar com Ele, não significa estar isento de problemas, dificuldades, espinhos pelo caminho, mas estar disposto a supera-los por amor ao Senhor, crendo que a maior recompensa está guardada para aquele grande dia onde poderemos contemplar a face do nosso Deus, em um lugar onde nada mais nos aflingira, aleluia.
    Que o Espírito Santo possa está sempre te usando como um canal de benção para todos aqueles que lêem seus textos, que afinal possuem conteudo e uma explanação verdadeira da Santa Palavra.
    Que Deus continue abençoando grandemente você e sua família. Abraço.

    • Olá. Juh,a paz de Cristo,
      .
      de fato é o que cocê disse. Quem crê nesse Jesus alternativo nem percebe que na verdade criou um ídolo. Fico feliz que você alcançou esse grau de clareza.
      .
      Obrigado por tuas tão bondosas palavras, mana. Você é gentil. Que tuas palavras sejam uma oração. A elas digo amem.
      .
      Beijo fraterno, no amor de Cristo,
      mz

  2. Mery disse:

    Mauricio ,sempre pensei assim,viver para mim é Cristo,tenho muitos problemas,tenho uma doença cronica chamada Crohn ,mas que graças a Deus é controlada e vivo bem,vivo feliz ,mesmo com minhas lutas diárias,porque meu objetivo é Cristo ,é segui-lo e viver com Ele na eternidade,quando olho para trás e vejo que antes de Cristo eu tinha uma vida sem doenças,
    com a conta bancaria cheia ,mas era infeliz ,nada,nada vai me fazer desistir de seguir a Jesus

    • Oi, Mery,
      .
      que belo exemplo de compreensão do evangelho são essas suas palavras. Resumindo o que você disse, é o “em tudo dai graças”. E o bem maior você tem, que é Cristo.
      .
      Louvo a Deus por tua vida, minha irmã. Paz seja sempre tua companheira fiel,
      mz

  3. Alexssandro disse:

    Lindo texto animador nos faz refletir sobre o que realmente importa quando e onde…parabéns mais uma vez Mauricio

  4. Juliana disse:

    Maurício, admiro sua coragem de falar a verdade! Porque as pessoas estão cada dia mais ‘doloridas’, sempre se ofendem com as palavras que não venham de encontro com o seu próprio interesse. O cristão tem que ter essa convicção, de que a nossa esperança é a salvação, vamos receber bênçãos aqui na terra, e quantas são essas bênçãos hein? Pois nem a vida que temos nós merecemos! Que Deus tenha misericórdia das nossas almas e nos sare das nossas deficiências espirituais.
    A paz do Senhor seja contigo querido!

    • Olá, Juliana,
      .
      fico grato pelo carinho, mana.
      .
      Infelizmente essa é uma verdade. Que possamos levar luz e salgar por onde quer que passemos.
      .
      Deus te abençoe em dobro,
      mz

  5. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    PERFECT!
    E como tem gente vendendo, literalmente, um evangelho enganoso.
    Compartilho 100% do entendimento que você expressa no texto. O sofrer faz parte da caminhada entre o ponto A e o ponto B, como vemos, em analogia, por exemplo, nos atletas. Sofrerem nos treinos e nas provas, para alcançarem a vitória. E, se me permite, quero deixar também, para meditação de muitos, um texto muito conhecido e que mostra claramente o sofrer da caminhada, mas que no final nos concede a vitória certa: (2 Coríntios 11: 22-28).

    Abração mano!!!!!

  6. Luiz Fernando disse:

    Ola, amado. Graça e paz.
    É, meu querido, viver para Cristo não é nada facil. Dor, sofrimento, as vezes parece sem fim, por isso que sempre me apego a estas duas palavrinhas: Só a Graça. Quando passo por momentos de sofrimento e angústia, não penso em outra coisa a não ser que passe logo. Mas quando Deus ameniza a minha dor, paro e reflito o lado bom de todo esse sofrimento: Deus me ama muito. Simplesmente porque o sofrimento nos mostra o quanto somos dependente de sua graça, poder e amor. Pois quando estamos na “bonança” costumamos de alguma forma esquecer de Deus, talvez ate nao esqueça, mas a prioridade à obra de Deus com certeza não é a mesma. Jesus mesmo disse a Paulo, que Seu poder se aperfeiçoava na fraqueza, por isso Paulo em seguida diz que se alegra nas necessidades, nas injurias, na calunias, nas perseguições etc… eu acredito que se Paulo diz que sente felicidade em tudo isto, vale a pena sofrer por amor de Cristo, onde sua graça e amor habitam em nós com intensidade. Sei que não é nada fácil passar por tudo isso, mas se pararmos para observar, as nossas afliçoes comparadas as de Paulo, nem chegam perto, pode-se dizer que sao insignificantes. Se o homem que sofreu tanto como Paulo diz que se alegra em todos os momentos de horror de sua vida, vamos toma-lo como exemplo.1 “Coríntios: 11. 1. Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.” Cristo sofreu, Paulo sofreu, e, também vamos sofrer. Jesus não quer um hedonista, mas sim um pecador, que saiba que sempre será um pecador, e que sem o sacrifício de Cristo ele estava perdido.

    E gostaria de lhe perguntar, por acaso você já escreveu algo sobre o sexo? Me perdoe, mas nunca vejo falar sobre o assunto nas igrejas. Acho que o sexo vem sido muito demonizado. Queria saber, pois eu e muitas pessoas tem duvidas a serca disso em alguns aspectos. As vezes pessoas estão passando por problemas conjugais e não falam por medo de “pecarem” ou escandalizarem. Uma irmã estava pregando na igreja, quando ela disse que se o cônjuge está com problemas nas relações, que devem orar a Deus, os dois, para que o Senhor abençoe a vida sexual de ambos. Mas a dirigente do culto a repreendeu, disse que nao podia falar nisso no pulpito, que não era assunto para dentro da igreja. Eu particularmente não vejo mal algum nisso, até porque foi Deus que criou o sexo e quer que todo casal tenha uma vida sexual abençoada. Me corrija se eu estiver errado, porfavor.
    Amado, abraços e fica na paz do Senhor Jesus.

    • Oi, Luiz,
      .
      sim, o sofrimento da vida é uma grande escola. Diria mais: é a grande universidade da vida.
      .
      Não me lembro de ter escrito nada especificamente sobre sexo, mas é algo a se pensar. E a igreja, a meu ver, é o segundo ligar onde mais se deve falar sobre o assunto: primeiro, em casa. Segundo, na igreja. Sexo é um assunto espiritual, tem inclusive de ser alvo de pregações.
      .
      Abraço, mano, Deus te abençoe,
      mz

  7. Alessandra (Lelê) disse:

    Mauricio,
    Que belo manancial!
    Tenho muitos momentos de luta, de sofrimento e de dor, mas a verdade é que a certeza que tudo isso é passageiro e que na glória não haverá mais ranger de dentes.
    O que me conforta é saber de Deus está ao meu lado, me sustentando e me amparando com a sua destra fiel! Qd deito a cabeça no travisseiro, sempre concluo que aquele dia foi muito melhor do que o anterior em relação ao meu comportamento perante ao Senhor!
    Não há motivos para tristeza!
    Com carinho e admiração,
    Lelê

    • É isso mesmo, Lelê, e o que mais me surpreende (positivamente) é que mesmo em meio ao calor do deserto Deus vai nos dando copos de água para suportarmos até chegarmos ao oásis. Deus é fascinante.
      .
      Beijo grande pra ti, Séju e toda a família,
      mz

  8. Fred Gaze disse:

    Querido irmão em Cristo, a Graça e a Paz do Senhor Jesus

    Entendo seu ponto de vista. Nossa vida aqui enquanto carne é uma vida de altos e baixos. Vamos viver tribulações (crentes ou não), vamos passar por tempestades (com ou sem Jesus no barco) e se quisermos melhorar isso, temos que abrir mão de nossos próprios desejos e começarmos a fazer a vontade de Deus.

    O único ponto em que discordo do irmão é quando fala que a partir daí, ou seja, quando decidimos fazer a vontade do Pai é que nossa vida não será um mar de rosas.

    Jesus nos prometeu Paz, não a paz que o mundo dá, mas A PAZ que excede todo o entendimento (Fp. 4:7). Paz para continuarmos a caminhada sem murmuração, sem dúvidas, sem medos.

    Jesus nos prometeu que levássemos para Ele nosso cansaço e a nossa opressão, pois Ele nos aliviará (Mt. 11:28).

    Jesus nos prometeu cura para nossas mazelas (doenças do corpo e da alma) (Tg. 5:14-15).

    Jesus nos prometeu sabedoria (Tg 1:5).

    Jesus nos prometeu prosperidade (Sl. 1:1-3).

    Jesus nos prometeu longevidade (Ef. 6:1-3).

    E eu poderia gastar muito tempo aqui lembrando de inúmeras promessas que Deus nos faz diariamente. Promessas de misericórdias que se renovam a cada manhã. Mas o espaço é curto e não julgo ser necessário entrarmos nesse caminho.

    O que eu quero dizer é que quando fazemos algo por amor (amor verdadeiro, o único Amor), já não olhamos mais para os sofrimentos. Já não nos importamos mais com as dificuldades. Porque ao nosso lado há um Deus que está disposto a nos perdoar e nos reerguer a cada dia, mediante a nossa fé.

    Não consigo olhar para a caminhada com Jesus como num mar de sofrimento. Tomar a nossa cruz para seguir Jesus é abrir mão da nossa vontade, pois o que queremos e o que pensamos é limitado, é cego, é pouco. Carregar a cruz e seguir Jesus é andar no Caminho de vitórias, não aos nossos olhos, mas aos olhos de Deus, pois é Ele quem sabe o melhor para nós.

    Então, quando abro mão de um plano (feito por homens) e me disponho a fazer a vontade de Deus, sei que estou fazendo algo bom, agradável e perfeito.

    Pode mesmo não ser um mar de rosas, mas está muito longe de ser um mar de sofrimentos.

    Salmos 92:12-15 diz:
    “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano. Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, para proclamarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.”

    Provérbios 14:11 diz:
    “A casa dos ímpios se desfará; porém a tenda dos retos florescerá.”

    Espero que o irmão não me entenda mal. Leio todos os seus posts, que sempre me edificam. Apenas quis deixar minha visão a respeito de sofrimento sob a luz do Evangelho da Graça.

    Grande abraço

  9. Zulmira Borges disse:

    Olá irmão,

    Eu troco “figurinhas” com uma irmã que também recebe seus textos por e-mail, ela gosta muito do Apenas, e nós enquanto conversamos ela me disse os seguinte:
    Ah, mas o Zágari as vezes nos tira as esperanças!
    Eu falo de mim, que depois que comecei a ler seu blog, e ele foi divisor de águas na minha vida cristã, desde então tenho lido outros blogs cristãos, e tenho voltado gradativamente ao evangelho puro e simples, aquele lá de 1988 que foi quando me converti aos 17 anos, e tão diferente do que se ouve por aí.
    Eu estou me desintoxicando aos poucos de tudo que andei lendo, joguei fora mais de 15 livros que não seriam bons para doar, e cada dia que passa presto mais atenção em tudo que é pregado no púlpito de minha igreja, e quando vou comentar algo com algum irmão, que penso que esteja fora da palavra, as pessoas arregalam os olhos …isso me faz lembrar da música do João Alexandre, “É proibido pensar”.
    Máuricio, o conceito de evangelho mar de rosas está espalhado, e é contagioso, a igreja precisa de reformas e já!

    Graça e paz!

    • Olá, Zulmira,
      .
      poxa, que pena que sua amiga tenha essa visão. Pois a maior esperança de todas, a que importa, aquela sobre a qual Jesus sempre falou, é justamente a que apontei nesta reflexão: a vida eterna. Infelizmente para muitos é melhor crer num evangelho de “alegria todo dia” do que no evangelho da Biblia. Isso não é ser pessimista ou sombrio, mas sim ser realista e bíblico.
      .
      Me alegra saber que seu amadurecimento espiritual a tem levado a mudar sua postura e os passos da sua jornada. Isso é o que faz valer a pena compartilhar minhas humildes reflexões aqui no APENAS.
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz

  10. Felipe Souza disse:

    Bom dia meu amigo,

    Se nossa vida for um mar de rosas nós vamos acabar esquecendo do nosso pai, digo isso por experiencia própria. Eu me entreguei muito a Deus, pedi muitas coisas e ele me atendeu, dai eu acabei me afastando dele e depois de alguns meses foi meu acidente como vc ja sabe. (tem pessoas que falam que Deus me “castigou” com o acidente, mas eu tenho a certeza que nao foi um castigo pq Deus nao castiga ninguém e sim uma consequência pelos meus atos.)
    Entao, meu brother, se Deus me perguntar: você quer voltar no tempo e evitar seu acidente? Vou responder: Não! porque foi através do acidente que eu voltei a me entregar minha vida a o senhor.

    Como foi dificil escrever algumas palavras nesse comentario, ja estou ha 30 minutos tentando escrever e chorando muito, mas um choro de gratidao a o nosso pai.

    dia 18 de Fevereiro tenho um julgamento, e esse julgamento pode mudar minha vida. Se acontecer essa mudança mesmo vai ser como da agua pro vinho. uma mudança enorme.

    fique na paz meu querido, Deus te ilumine sempre!

    • Felipe, olá,
      .
      Você compreendeu o que muitos não compreendem: Deus se preocupa acima de tudo com sua alma. Se for preciso penar um pouco aqui Rm baixo para passar bilhões e bilhões e bilhões de anos com Deus… que seja!! A matemática do Senhor muitas vezes nos soa estranha. Mas é como é, o que fazer?
      .
      Abraço, mano, que Jesus faça justiça no seu julgamento,
      mz

  11. Alexandre NObre disse:

    Oi mano… bom estar aki de novo
    O que dizer diante desse post? E diante disso: “Mas posso te dar a certeza de que, após nadar no mar do sofrimento terreno, na eternidade você se banhará nas águas da vida do mar de rosas ” … aleluia!!! Me rendo a essa esperança … sei que lá minhas lágrimas serão enxutas e nenhuma dor, nenhum medicamento, nenhum medo me acompanhará …
    Obrigado por reforçar verdades tão maravilhosas …
    Deus te abençoe … forte abraço!!!

  12. Queria que todo crente que eu encontrasse tivesse este pensamento. Acho que o que mais machuca na caminhada cristã é você ouvir uma falsa promessa. Mas Deus sempre guarda aqueles que não se contaminam com este mundo e prezam pela palavra. A Bíblia diz que Jesus, ainda que era filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu, e diz ainda que o discípulo não é maior que seu mestre. Se Cristo sendo Deus sofreu, que dirá nós. Deus me ajude a compreender esta verdade e graças a Deus que a eternidade vai ser bem diferente disso aqui. Deus te abençoe.

    • Estou contigo e não abro, mano. Sei que é clichê, mas nessas horas a palavra “Maranata” não sai da minha mente.
      .
      Deus te abençoe muito e te dê paz e alegria,
      mz

  13. sidnéia g. de oliveira disse:

    Mauricio,faço minhas,suas palavras,no entanto é precizo aprender a amar verdadeiramente nosso JESUS para carregarmos nossa cruz sem murmurar!! E para dizer com fé e certeza :
    “Por tanto para mim, o viver é CRISTO e o morrer é lucro”. Que maravilha,nos esforçarmos aqui, vivendo em CRISTO ,sem se importar com as coizas iluzórias e passageiras, com a certeza do lucro riquíssimo que sera no reino dos céus!! não quero dizer que ja estou com esse lucro garantido,mas me esforçarei muito na caminhada para CRISTO, e tentando incentivar ,encorajar nossos irmãos tambem!!! Por isso escrevi essas simples palavras…

  14. Maira disse:

    Amém! Maurício, mensagens como esta só nos fazem crescer…nos dando força para levarmos o próximo à seguir a Jesus, somente a Ele; sempre amando o nosso próximo é que ensinamos a ele o Caminho…Você tem feito isso com muita propriedade; melhor, com muita sabedoria e unção. Deus abençoe você cada dia mais e o fortaleça em sua caminhada. No Amor do Senhor. Maira.

  15. Hoje cheguei a conclusão que estou verdadeiramente negando a mim mesma! Do dia 01/01 pra cá tenho ocorrido fatos que jamais imaginaria e no entanto vontade não falta de agir com a “própria mão” e porque não dizer com a “própria boca”. Pessoas te afrontam e te entristecem e simplesmente tenho que morrer para que Jesus viva em mim! As recebo, cumprimento, sem dor alguma, somente falando com o Pai para me dá sabedoria, afinal não é todo dia que um filho sai de casa para morar com a família da noiva e fica noivo sem avisar aos pais (lembrando que sou a mãe do noivo). Morrer pra mim mesma, para que Ele viva em mim!! É um mar de sofrimento, mas que não se compara com a glória que há de vir, aleluia!!! Deus te abençoe abundantemente!!

    • Olá, Marcia,
      .
      fico triste por essa situação, minha irmã. Oro a Deus que ele traga paz a tua alma e que ilumine teu filho para que ele tenha clareza e discernimento em suas decisões. Que Deus aja segundo sua soberania nesse caso, conduzindo tudo na palma de sua mão.
      .
      Oro por ti e teu filho, Márcia, na esperança de um bom desenlace para essa situação. No amor do Pai,
      mz

  16. Maira disse:

    Com relação ao sofrimento, muitos dos quais indicamos o Caminho, reagem com ódio velado, demonstrando que não querem ouvir falar Dele, mas o espírito de discernimento nos leva a essa conclusão, e nessa hora, o melhor a fazermos é calar-se…embora entristecida, não por nos odiarem, mas por rejeitarem a Salvação. Se falamos (escrevemos) nos odeiam por “falar demais” Então vem o tempo de calar-se…mas, como as pedras irão clamar, o Evangelho continuará sendo pregado. Louvado seja Deus, que insere arautos como você, para proclamar as Boas novas! No Amor do Senhor.

  17. Jose Junior disse:

    A paz de Deus, nobre irmão.
    O que falar?

    Foi quase que instantâneo as palavras que vieram à minha mente.
    Lembrei de um hino da Harpa Cristã que externa essa esperança e o atual momento que vivemos.

    No Céu Não Entra Pecado

    No céu não entra pecado
    Fadiga, tristeza, nem dor;
    Não há coração quebrantado
    Pois todos são cheios de amor,
    As nuvens da vida terrestre
    Não podem a glória ofuscar
    Do reino de gozo celeste,
    Que Deus quis pra mim preparar!

    Refrão
    Irei eu p’ra linda cidade,
    Jesus me dará um lugar,
    Co’os crentes de todas idades,
    A Deus hei de sempre louvar.
    Do céu tenho muitas saudades,
    Das glórias que lá hei de ver;
    Oh! Que gozo vou ter,
    Quando vir meu Senhor,
    Rodeado de grande esplendor!

    Pagar não é necessário
    A casa, que lá hei de ter;
    E meu eternal vestuário,
    No Céu, nunca vai se romper.
    Jamais viverei em pobreza,
    Aflito, no meu santo lar,
    Ali há bastante riqueza,
    Da qual poderei desfrutar.

    Refrão

    No céu o luto é banido,
    Enterros não hão de passar;
    Sepulcros jamais são erguidos,
    Lá mortos não vou encontrar.
    Os velhos serão transformados;
    Mudados nós vamos ficar,
    Quais astros por Deus espalhados
    No céu, para sempre brilhar.

    Refrão

    Abraço fraterno, querido amigo.
    Na esperança de Cristo,
    José.

    • Lindo, José. Obrigado por nos lembrar de tão belo e bíblico hino.
      .
      Abraço grande pra ti, no amor do Pai,
      mz

      • Jose Junior disse:

        Oi Maurício, a paz de Deus nobre irmão.
        Ajude-me a terminar uma meditação que comecei, a partir desse post (se possível, claro).

        Entendo que a caminhada é dolorida, e que a presença dos espinhos serão mais intensos do que o mar de rosas. Agora, como eu posso tirar “inspiração para a minha caminhada” de dentro do episódio em que aparece Simão, o Cireneu? Ele foi o primeiro que fez todos os passos que você pontuou, certo? Mais. O próprio Jesus teve “ajuda” para carregar a sua cruz.

        Gostaria, dentro do possível e da disponibilidade de tempo, que você pudesse explanar algo a mais sobre este contexto (ou indicar um livro). Desde que li este post muitas mudanças tem acontecido em minha vida (pra melhor, creio eu) e a cada meditação que faço, acredito que possa estar mais próximo do ponto “B”.

        Obrigado meu amigo.
        Abraço,
        José.

      • Olá, José,
        .
        fico feliz que o texto te levou a essa reflexão, mano, e que te aproximou de Deus.
        .
        Não saberia indicar um livro especificamente sobre a questão de Simão, mas achei bem interessante a tua analogia. É relevante notar que ele não queria ajudar, foi forçado. A graça de Deus alcança todos, de modo irresistível. Curioso também é notar que Simão merecia, como pecador, carregar a cruz, mas ele se comporta como se não tivesse nada a ver com aquilo. E por aí vai, creio que há muitas lições que poderíamos tirar desse fato.
        .
        Não sei se ajudei, querido, mas espero que tenha sido um ponto de partida.
        .
        Abraço, querido, na paz de Jesus,
        mz

    • Dalva disse:

      magnífico…lindo, parabéns…amém.

  18. Meu amigo ザガリ さん, só aqui no Japão que descobri o quanto se sofre no caminhar, e acredite, ainda sim não consigo deixar esse caminho. Confesso que… um mar de rosas seria melhor !rs Meu sofrimento vem de saber que só aqui no Japão mais de 120 milhões de pessoas não conhecem as boas novas . O pior é que não sei como mudar isso, preciso de ajuda, preciso de orientação, pessoas dispostas à mudar essa história. O Japão é um ponto estratégico só não vê quem não quer.

    Forte abraço meu amigo.

    • Rodrigo,
      .
      um caminho para isso seria buscar a agencia missionaria que atue no Japão. Sei que existem. Quem sabe se você procurar com carinho não encontra algum grupo cristão em que se engajar e onde possa militar pela causa de Cristo?
      .
      Abraço grande, no amor de Jesus,
      mz

  19. A paz ,

    Mauricio , tem uma semana que fui escalada para pregar no culto dos jovens de minha igreja … Deus colocou em meu coração FILIPENSES 1 12 A 21 …. E o tema da mensagem é como SE ALEGRANDO EM MEIO AS LUTAS .

    eu não entendi , o por que Deus colocou isso em meu coração , a semana inteira tentei escrever , mas senti que ainda faltava algo , faltava Deus falar algo a mais em meu coração para que eu pudesse falar aquilo que ele me pediu .

    E agora a noite , resolvi abrir meu email e vi essa mensagem !

    Que me preencheu com aquilo que eu realmente queria ouvir de DEUS , para falar !

    Louvo a DEUS por sua vida ,

    quando eu crescer quero ser assim …

    Abraços ,

    TALITA

    • Oi, Talita,
      .
      muito me alegro por saber que esse simples texto preencheu essa lacuna, mana. Deus sempre sabe o que faz, não é?
      .
      Quando eu crescer quero ser assim como Jesus, quem sabe aí eu seja algo melhorzinho, não é?
      .
      Abraço carinhoso e que o Senhor te ajude a levar sua boa Palavra,
      mz

  20. solange disse:

    Bom dia ,Mauricio !
    Tomar a Cruz e seguir a JESUS ,realmente tem momentos complicados,mais a força que emana do SENHOR e certeza do por vir nos guia para nosso alvo,que é a nossa salvação.
    Tem um louvor que diz : A paz que sinto em minha alma,não é porque tudo me vai bem ….não olhe as circunstancias não,não,não,olhe para DEUS………
    Nunca perder a visão do que nos está preparado ,o reino eterno.Amém.
    A Paz de Cristo .

  21. Sidnei disse:

    Graça e Paz mano Mauricio!
    Confesso que cheguei a procurar esse mar de rosas que nunca chegava…até que um belo e maravilhoso dia me deparei com o texto do livro de Salmos número 73…minha alma e meu coração se aquietaram…
    Abração

  22. Diógenes disse:

    Caro Brother Maurício, paz!

    Creio que os cristãos de hoje tem uma visão muito superficial da vida cristã. Por exemplo, quando lemos sobre e soberba de Davi ao fazer o censo, que lição tiramos disso? “Bem, jamais posso ser soberbo!” pensamos. Esta lição é errada? não, mas por que em vez de nos imaginarmos como Davi não nos vemos como um dos israelitas que foram mortos pelo pecado de Davi? Os cristãos do primeiro século sofreram martírios assombrosos, basta de ler o livro dos martires, e essa era a perspectiva de vida deles! Martírio! Isso também não quer dizer que a vida cristã seja só desgraça. Todos nós podemos ser como um John Huss ou como um Charles Hodge. Tudo depende da forma como Deus há de glorificar o nome Dele em nossas vidas. E isso pode acontecer com um martírio devastador ou simplesmente sendo um bom pai ou uma boa mãe que criou seus filhos e netos nos caminhos do Senhor e combateu o bom combate até o fim. O importante é Deus ser glorificado. Um abraço.

  23. Bianca disse:

    :) A Paz!!

  24. Ana Paula disse:

    Maurício sua reflexão é sempre edificante. Gostei de ver você explicar o significado do que é “ir após Cristo” e isso me deu oportunidade para te perguntar sobre o que realmente significa “estar em Cristo”.
    Abraços, Deus te abençoe em tudo!!

    • Olá, Ana,
      .
      obrigado pelo carinho, louvo a Deus por tua bondade.
      .
      Sobre “estar em Cristo”, temos de ver em que contexto a Bíblia diz isso. Um exemplo clássico é 2 Co 5.16-18: “Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação” – o contexto, Ana, deixa claro que quem está em Cristo é aquela pessoa que conhece Jesus sem ser pela carne (ou seja, o conhece pela fé), que foi feita nova criatura (pela regeneração), e que foi reconciliado com Deus mediante Jesus. Ora, quem conhece Jesus pela fé, foi regenerado e reconciliado com o Pai mediante Cristo? O salvo.
      .
      Portanto, “estar em Cristo” é a condição daquele que foi salvo pela graça de Deus.
      .
      Espero ter ajudado. Deus te abençoe muito,
      mz

  25. Greize disse:

    Ótima reflexão, sei que para muitos é meio melancólica(acho que é seu temperamento hehe).Mas é o que li um dia , só vamos descobrir o que é sofrimento descrito na Bíblia quando passarmos por ele.Mas a vida não é só sofrimento como é descrito bem no seu livro: A Verdadeira Vitória do Cristão:

    “Não precisamos nos tornar pessoas fúnebres por causa disso, que anseiam pela morte. Ela virá a seu tempo e não podemos acrescentar às nossas vidas um dia sequer além do que Deus determinar. Devemos viver Vida Plena, piedosa, com alegria, fazendo piadas, amando ao próximo, preferindo-nos em honra uns aos outros, sentido a brisa do mar, orando pelos que nos maltratam e nos perseguem, perdoando as ofensas, fazendo cafuné em nossos cônjuges e filhos, ajudando aos necessitados, obedecendo às autoridades, apreciando uma boa música e comida,pacificando, sendo humildes e mansos, lendo ou talvez escrevendo poesias, estendendo a mão a quem ninguém mais que estender, se encantando com as maravilhas da natureza, vivendo vidas sóbrias, falando palavras de edificação, fazendo amizades e curtindo um bom papo com eles, e acima de tudo buscando em primeiro lugar o Reino de Deus e sua Justiça.”

    Vamos aproveitar cada momento de refrigério que temos aqui nessa terra.
    Abraços

  26. Jorge Alberto de Carvalho disse:

    Amém e amém. Geralmente costumamos citar apenas a o verdo 9 de 1 Corintios 2, mas o verso 10 é importante ser citado.
    Podemos ter o antegozo das Bodas do Cordeiro…….
    Deus continue te abençoando e te usando.

    Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;
    mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.
    1 Coríntios 2:9-10

  27. Ronaldo Gonçalves disse:

    A paz do Senhor, meu querido irmão em Cristo!!
    Mais uma vez quero lhe parabenizar por essa rica postagem. É muito bom encontrarmos pessoas que ainda defendam o verdadeiro evangelho de Cristo. Confesso que as vezes sinto ânsia de vômito ao ver, ler ou ouvir, “evangelistas”, “pregadores”, “mestres”, “doutores”, etc., pregando um evangelho utópico e antibíblico. Fazendo do evangelho uma máquina de fazer dinheiro impulsionada pela avareza, narcisismo, egolatria, etc.. Lembro-me das palavras do apóstolo Pedro “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” (2 Pe 2.1). De igual modo, o apóstolo Paulo alertou Timóteo: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;” (2 Tm 4.3).

    Ontem estava ministrando no Simpósio de Doutrinas Bíblicas na igreja em que congrego, e falava
    sobre a vida do profeta Elias. Em um tópico foi estudado as perseguições que ele sofreu por causa da sua fidelidade a Deus. Também, foi lembrado das palavras de Jesus: “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” (Mt 5.10-12).

    Como não lembrar, também, da galeria dos heróis da fé registrada em Hebreus 11, mas principalmente nos versículos 32-40: “E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.”

    Diante de tudo isso, fico muito feliz por termos uma pessoa tão talentosa, que demostra honestidade no que posta, com um bom conhecimento bíblico, defendendo a bandeira do evangelho genuíno. Muito obrigado!!!!
    Que o Senhor Deus continue te abençoando e fortalecendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
    Um grande abraço fraternal!!!

    • Olá, Ronaldo,
      .
      obrigado pelo teu carinho e por tuas palavras generosas. Mas para onde iria eu se apenas no Evangelho genuíno estão as palavras de vida eterna?
      .
      Abraço, mano, no amor de Cristo,
      mz

  28. Valderi disse:

    Droga, então tenho que aceitar um câncer que corrói até os ossos e não me matará pelos próximos 10 anos?

    Acho que Cruz é outra coisa, algo como todo mundo se divertindo no carnaval e você nem poder ligar a TV pode..

    • Valderi, meu irmão,
      .
      te abraço em silêncio, na dor da tua dor. Oro ao Senhor que traga paz, consolo, alívio e sua doce presença à tua vida em todos os momentos de angústia. Compartilho contigo meu carinho, o carinho de alguém que sofre há 17 anos com uma doença incurável que causa dores 24 horas, 7 dias por semana. Uno minhas lágrimas às tuas, contrito e aos pés do Senhor Jesus.
      .
      Se me permite, gostaria de compartilhar com você um vídeo:

      .
      Não tenho uma explicação para te dar. Mas sei que Deus é Deus e Deus é bom. A Deus seja a glória.
      .
      Te abraço, no amor de Jesus,
      mz

  29. Denise Bartô disse:

    Olá Maurício!
    Acabei de conhecer seu blog, li três posts e achei maravilhoso, muito bom mesmo!
    Gostaria de sua opinião a questão deste assunto, sou cristã há 17 anos, sou uma jovem, fiel a Deus e minha vida nunca foi mar de rosas não, mas sim, uma mar de sofrimento … enfim…, a minha dúvida é pq eu vejo, conheço vários cristãos (pelo menos estão na igreja) que não tem problemas, não sofrem, por exemplo, são jovens que estão sempre felizes, passeando, se divertindo e que tem facilmente coisas que pra mim são um sonho, jovens cuja a preocupação é o que vai fazer no fds, que roupa vai vestir pra ir em tal lugar, namorado…
    Não quero ser hipócrita ou qualquer coisa assim mas, a sensação, a visão que tenho é que minha vida é mto mais difícil que a deles, que sofro mais que eles, passo coisas que não vejo nenhum deles passando… parece que servir a Cristo é tão fácil pra eles… ai fico me perguntando “se eles são cristãos, pq não sofrem tbm, onde estão suas provações?” Sinto que sou diferente de todos os outros jovens …Porque uns são mais provados que outros?

    Mto obrigado pela antenção!
    Deus continue te iluminando!

    • Olá, Denise,
      .
      fico feliz que as reflexões do blog tenham falado ao teu coração.
      .
      Mana, a tua pergunta reside na soberania de Deus. A resposta que tenho pra te dar provavelmente não satisfará, mas é a mais bíblica que há: só o Senhor sabe. Para cada pessoa Ele tem um propósito e, por isso, cada um Ele trata de um modo diferente.
      .
      Tente imaginar a forma de preparar alimentos. Cada um é feito de uma maneira, pois cada um é diferente, com características próprias. Uma cenoura demora x minutos para ficar macia, já um grão de feijão necessita de Y (e em panela de pressão). Um bolo leva muitos ingredientes, já pipoca só precisa de sal. Do boi se tira o couro para comer, já para ingerir peixe arrancamos as escamas. Assim é conosco: cada um é um ser único, individual, com uma estrada pessoal pela frente. Seremos tratados, portanto, de modo exclusivo, de acordo com o que Deus sabe que precisamos.
      .
      Pense em José. Foi vendido como escravo, acabou sendo acusado de algo que não fez e foi parar na prisão injustamente. Nessa única frase estamos resumindo anos e anos da vida de um homem. Anos e anos de sofrimento, dor, depressão, revolta, tristeza e muitos outros sentimentos. Ao final, porém, José demonstrou saber que tudo fazia parte de um grande plano de Deus para que, por meio dele, milhares fossem salvos da morte. Quem entende? Só o Senhor sabe.
      .
      Moisés é outro exemplo. Viveu 40 anos no bem-bom para depois passar outros 40 arrancando carrapatos de ovelhas no deserto. Por que? Plano de Deus.
      .
      Jó então, o que dizer? O homem era bom, reto, justo, se desviava do mal. Mas ainda não tinha a intimidade com Deus que o Senhor queria. Por isso teve de enfrentar tudo o que enfrentou.
      .
      E assim creio que também é com você. O que virá pela frente? Não sei. Mas Deus sabe. Por que vc enfrenta tudo o que enfrenta? Não sei, mas Deus sabe. Não tenho respostas sobre você para te dar, mas tenho respostas sobre Deus: leia o Salmo 37. Leia Romanos 9.13-23. E oro ao Pai que o conhecimento das Escrituras ilumine tua mente e traga alento ao teu coração.
      .
      Deus é bom, nunca se esqueça disso. Deus é bom, mesmo quando as circunstâncias são más. E todas as coisas cooperam para o nosso bem.
      .
      No amor de Deus,
      mz

  30. Daniele disse:

    Caro amigos!!!

    Acredito que seguir a Cristo realmente não será evitado o sofrimento desse mundo,porém Temos um Jesus maravilhoso que podemos passar por muitos problema mais temos a fé que é a certeza que tudo ficará bem é o que nos conforta,pois Jesus mesmo disse venha a mim todos os frascos e angústiados ele é o nosso refugio,o preço já foi pago na cruz no fim das contas apenas precisamos confiar e entregar a direção da nossa vida a ele, os Cristão deve saber que viver para Cristo é uma honra é não ter medo de morrer,pois hj encontramos muitos cristão com medo da morte,mais sem a morte não podemos viver a vida eterna .Ou seja ter medo de morrer quer dizer que você não está toltamente consolidado.Hoje vivo em Cristo e posso disser que minha vida sem ele é nada e nunca irei deixar de segui-lo……Eis me aqui Jesus!!! Hoje já não vivo pois Cristo Vive em mim……

Deixe um comentário

