Eu e você certamente já escutamos todo tipo de oração: por casa, emprego, casamento, causas na justiça, recebimento de dons, curas e por aí vai, a lista é interminável. Mas rarissimamente você vai ouvir alguém pedir a Deus por… amigos. Amigos? Sim, bons e verdadeiros amigos. Em nossa vida eles são extremamente importantes, desempenham um papel fundamental, são colunas na alegria e na tribulação, mas, ainda assim, parece que não damos muita atenção a isso. Não se vê igrejas organizando “correntes de sete semanas por amigos”, “reunião de intercessão por amigos”, “grande clamor por obtenção de amigos” ou nada do gênero. E penso que essa é uma falha grave em nossa devocionalidade. Pois estamos deixando de solicitar do Pai um dos artigos mais indispensáveis para a caminhada humana.

Em 1996, eu trabalhava no jornal O Globo, um jovem e promissor jornalista, cheio de “amigos”. Afinal, muitos viam em mim alguém que teria um grande futuro profissional: em menos de dois anos de formado tinha passado pelo Jornal do Brasil e sido convidado para ir para O Globo pelo dobro do salário (e não, não estou me gabando, é que no JB eu ganhava muito mal mesmo). Assim, ser meu “amigo” parecia que traria muitas vantagens para quem estivesse por perto quando eu tivesse um upgrade profissional. Só que o inesperado aconteceu: fiquei doente e fui obrigado a deixar o emprego, visto que não conseguia mais usar um computador. A notícia correu pelas redações: Zágari não poderia mais trabalhar, estava inválido para sempre. Não tinha mais nada a oferecer. E foi então que percebi que as dezenas de pessoas que me convidavam para sair, viajar, fazer mil coisas… não eram minhas amigas de fato. Para elas eu era um “contato”. Desempregado e deprimido, fui para casa com a certeza de que muitos e muitos me dariam apoio naquela hora tão difícil. Lembro até hoje quantos amigos me deram um telefonema que fosse para saber como eu estava:

2.

E só.

Bem diz Provérbios 14.20 que “O pobre é odiado até do vizinho, mas o rico tem muitos amigos”. Isso fala de aproximação por interesse, por aquilo que você pode proporcionar. Naquele momento aprendi o que NÃO É um amigo de verdade. Não é quem te bajula, nem quem está por perto para se divertir ou pelo que você possa oferecer. Não é quem precisa de você porque a bola do jogo é sua ou fica sempre falando somente de si. Não é o que te pergunta se está tudo bem sem real interesse de ouvir a resposta. Tampouco conviver todos os dias, muitas horas por dia, garante algo – passar muito tempo junto também não faz um amigo, faz colegas. Não, nada disso é amizade. E, naquela época, vi de perto a falta que o calor humano faz.

Tudo isso voltou à minha mente quando um irmão querido que conheci por meio do APENAS me escreveu um email contando como se sente solitário e sem amigos. E lembrei então da oração que fiz naquela época, quando, deprimido e só, resolvi erguer a Deus o clamor tão inusitado: “Senhor, dá-me amigos…”. E Ele deu. Conheci pessoas em pouco tempo que até hoje, 16 anos depois, são capazes de tirar a roupa do corpo para me vestir. E eu a elas. E de lá para cá o Pai tem acrescentado mais alguns a essa lista, que faço questão de manter seleta e restrita. Hoje só entram nela aqueles que nos momentos de maior adversidade em minha vida doaram-se por amor sem pensar em si mesmos. Ou aqueles por quem eu pude fazer isso. Pois descobri que essa é a grande e maior prova de amizade que existe. Biblicamente falando.

Amigos, pela ótica bíblica, são pessoas que gostam de você de graça (ou com graça), isto é, a despeito de qualquer coisa. Com quem não vai concordar em tudo, mas que continuará amando do mesmo jeito. Que estarão do teu lado apesar de todos os teus defeitos, tuas falhas e teus pecados. São aqueles que servem de coluna na sua vida, que saem no meio da noite do calor de sua casa para te ajudar no frio da escuridão da rua. Amigos são vidas que abrem mão de  algo importante para elas por você.

Sim, fui à Bíblia tentar entender o padrão divino de amizade. E percebi que, acima de tudo, segundo as Escrituras é isso o que determina de fato o que é um amigo: é alguém que abre mão de si por você. Palavras do próprio Jesus, em João 15.13: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”. Abdicar de si. Deixar o próprio conforto pelo outro. Dispor do seu tempo em favor do amigo. Ouvir com interesse e empatia. Suportar os defeitos. Amparar. Brigar por ele. E nunca virar as costas, não importa o quê – em especial nos momentos de maior tribulação. Pois é nessa hora que você descobre quem de fato é seu amigo, como diz Provérbios 17.17: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”. Nada como um bom momento de angústia para você peneirar quem de fato te considera um amigo.

Aprendi lendo a Bíblia que amizade se prova na hora em que temos tudo para abandonar o amigo e não o fazemos. Aprendi com Salomão, em Provérbios 27.10: “Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe”. Sim, eu já tinha descoberto na prática o que não é um amigo. Depois descobri na Bíblia o que É.

Essa é um recomendação que faço com ênfase: se você nunca orou a Deus pedindo amigos verdadeiros, não perca tempo e ore. Peça amizades reais, desinteressadas e que não desaparecem quando vem a ventania.

Jesus tinha doze amigos. Mas na hora em que ele mais precisou, cada um pensou só em si mesmo, escondendo-se para salvar a própria pele. Todos o abandonaram… com exceção de um. Sim, só um, João, ficou aos pés da cruz, sofrendo com Cristo, correndo o risco de ser preso, torturado e morto também. Prova de que o perigo pessoal importava para ele menos do que prestar solidariedade e carinho ao seu amigo naquela hora de dor.

E eu acredito ser essa a razão de ele ter sido, dentre todos, “aquele a quem Jesus amava”.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

About these ads
Comentários
  1. Alexandre NObre disse:

    Bom dia meu irmão!!
    Nem preciso dizer o quanto esse post falou comigo, e te agradeço pelo seu amor cristão!!
    Um abraço … de amigo e de irmão!!!

  2. Gabriela Epifnio Milagre disse:

    H meses, acho que at anos, tenho orado exatamente por isso: “AMIGOS” verdadeiros. Ainda estou esperando em Deus….Cansei dessas amizades por interesse que vc mencionou no post. Cansei tambm das amizades superficiais e condicionadas. Estou esperando ainda que Deus me conceda essa ddiva de ter amigos de verdade. Tenho o mesmo pensamento que vc sobre amizade e de todos os seus posts, acho que me identifiquei demais com este! Por que ser que to difcil encontrar a verdadeiros amigos?

    Date: Mon, 28 Jan 2013 09:31:10 +0000 To: gabi_discipula@hotmail.com

    • Olá, Gabi,
      .
      creio que a maior dificuldade para se encontrar amigos verdadeiros é que vivemos num mundo regido pelo egocentrismo. As pessoas só pensam em si. Por isso, buscam nos outros aquilo que possa lhe trazer alguma vantagem. A partir do momento em que o indivíduo deixa de ter em si o potencial de proporcionar a você algum benefício ele deixa de ser interessante.
      .
      Por isso o exemplo de João é tão lindo: ele não só permaneceu ao lado de seu amigo de modo desinteressado, mas foi além e se pôs em risco pelo amigo. Isso praticamente não existe mais neste mundo egoísta em que vivemos. Uma pena.
      .
      Deus te abençoe e te conceda amigos que sejam fruto de oração,
      mz

  3. Eliana disse:

    Que texto lindo! E que verdade!!! Que o Senhor nos abençoe com bons amigos e também nos ensinando como podemos ser bons amigos para os outros.

    Deus te abençoe, Maurício!

    • Olá, querida amiga,
      .
      fico feliz que gostou do texto. Você está nas entrelinhas e agradeço ao Senhor por isso.
      .
      Deus te abençoe muito, mande um abraço ao maridão,
      mz

  4. Felipe Souza disse:

    Bom dia!

    Eu tinha vários “amigos” quando eu frequentava as festas, baladas e coisas do gênero. Meu pai sempre me emprestava o carro então todos me chamavam pra sair, e depois do meu acidente todos esses “amigos” sumiram rs
    Dois ou três amigos vieram me visitar em casa e eu tinha muitos “amigos”.
    Hoje meus amigos são: Deus todo poderoso, Pai , mãe, irma, uma prima e meu tio e tia, foram pessoas que me ajudaram muito depois do acidente. Um dia terei um amigo da igreja tenho certeza disso mas é tudo no tempo de Deus.

    Abraços meu amigo!!

    • Oi, Felipe,
      .
      “amigos” de balada são em geral assim, mano. Sem a balada não há amizade. E me alegra ver que tem amigos entre sua família, fico triste de ver às vezes pessoas que desvalorizam seus parentes, sem saber o tesouro que possuem.
      .
      Um abraço, querido, Deus te abençoe muito e conceda o desejo do teu coração,
      mz

  5. Luiz Fernando disse:

    Ola, amado. A paz de Cristo.
    Verdade. Amigo é essencial em nossas vidas. Há momentos que parece que tudo está acabado e desmoronando em sua cabeça, nada como uma palavra encorajadora e consoladora de um amigo verdadeiro.
    Essa dica é excelente, pedir em oração amigos verdadeiros.

    Desculpe fugir do assunto, mas você lembra que te pedi uma ajuda em relação a palavra “Shekinah”? Pois bem, te agradeço pela resposta e pelo link que me enviou, tirou uma duvida de mim. Mas a questão verdadeira, na verdade, nem era esta palavra, mas sim que um certo homem elaborou um estudo a respeito de “Lilith”, uma deusa pagã. Ele diz que esta foi a primeira mulher de Adão, antes de Eva, e ele vai mais além, disse que a serpente foi a primeira mulher de Adão, ou seja, a serpente era “Lilith”. Só que analisando as escrituras e o contexto da Criaçao do homem e da mulher, este absurdo nao bate. O problema que um amigo, que me mostrou o tal video, acreditou veemente nesse cidadão. Como eu sou um leigo e não sou um profundo conhecedor das Escrituras, peço a tua ajuda, se voce tem algum estudo minucioso, ou que dê uma luz a essa pessoa? Sei que não deviamos aprender sobre tal assunto, pois não é de nenhuma importância para o crescimento espiritual, mas de uma heresia surgem muitas, e por fim, uma alma perdida. Ah, ele cita Isaias: Cap. 34 Vs 14, que em algumas traduções esta escrito a respeito de “Lilith”, em outras diz “animais noturnos”.
    Já agradeço pela resposta, amado. A paz de Cristo Jesus.

    • Salve, Luiz,
      .
      tentar provar que essa ideia é antibíblica é como tentar provar que o bicho papão não existe. Seu amigo precisa entender, Luiz, que só devemos crer em termos de fé naquilo que é estritamente mencionado nas Escrituras. Não há absolutamente nada sobre “Lilith” no relato de Gênesis. Tudo isso é especulação, fruto de fontes apócrifas, lendas e tradições culturais. Como bom cristão ele deve entender que cristãos se baseiam na Bíblia e somente na Bíblia para formular suas verdades de fé. Tudo o que vem além disso se encaixa em Apocalipse 22.18.
      .
      Dizer que Adão teve outra mulher antes de Eva é tão antibíblico quanto o bicho papão, entende? Simplesmente tão absurdo que não há como refutar com argumentos bíblicos. Diga a seu colega que leia a Bíblia e ignore essas fábulas de homens.
      .
      Abraço, queridão, Deus te abençoe!
      mz

  6. Nadia Malta disse:

    Pra. Nadia Maltawww.ocolodopai.com

    Date: Mon, 28 Jan 2013 09:31:22 +0000 To: nadiamalta@hotmail.com

  7. solange disse:

    Bom dia ,amado irmão.
    O que dizer deste post,me levou a pensar,quantos amigos eu tenho ? pela ótica e narrativa de seu texto,chego a triste conclusão .Nenhum.Mesmo porque para não nos decepcionarmos mais ,nos fechamos para não dar oportunidades de nos ferirem.
    Costumo dizer que não tenho amigos e sim colegas de trabalho,de cursos,nem na igreja tenho amigos,apesar de viver na comunhão deles com CRISTO.
    Pois bem ! chego a conclusão que preciso orar e clamar a DEUS por amigos de verdade,não é bom ser tão solitário ,não é mesmo.
    Mais uma vez,valeu a pena parar,ler ,refletir e deixar o ESPIRITO SANTO agir com liberdade;
    A paz de Cristo Mauricio.

    • Olá, Solange,
      .
      infelizmente algumas realidades nos doem muito, querida. Mas mediante a oração e o seu relacionamento sincero com os irmãos creio que as amizades reais virão. Lembre-se que mais importante que esperar a amizade pura dos outros é você doar-se em amizade aos outros.
      .
      Em outras palavras: não espere que João fique aos pés da tua cruz. Fique você aos pés da cruz dos outros.
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz

  8. Erlo e Ju Aurich disse:

    Bom dia Maur�cio.

    – Bela mensagem, mais uma vez! Parab�ns. E como o tema amizade me � muito cara e nas tuas linhas me identifico muito, resolvi escrever.Dom e talento, refletindo uma vida intensa e bem vivida. Agrade�o a Deus por t�-lo conhecido e poder acompanhar a dist�ncia algo que chega t�o perto do cora��o.
    - Bem, escrevo assim para cobrar uma coisa. Uma d�vida fraternal! Brincadeirinha! � na verdade um convite: estive Rio, nos conhecemos num Shopping e agora o convido para um tempo aqui em Gramado. Posso garantir de que, apesar de viveres na Cidade Maravilhosa, ir�s te surpreender com a beleza serrana do Rio Grande. Pode ser que j� tenhas passado por aqui. Mas agora tens umamigo por aqui, e casa, e portanto a beleza ganha novas cores, ares e sabores!
    - Bem, o convite est� feito. Ser� um prazer t�-lo aqui com sua esposa e filho(a)? Grande abra�o, “quebra-costela” como se diz aqui. A prop�sito, tenho um grande amigo que foi meu colega no semin�rio – Fabiano Goulart, Pastor de uma igreja em Pelotas que tem, semelhante a ti, uma veia liter�ria. Ele tem um blog que precisas conhecer: O Disc�pulo Gaud�rio – http://odiscipulogauderio.com . Por certo te identificar�s tb.
    - Como dir�amos por aqui “Te aprochegue vivente, venha tomar um mate com a gente e contar uns causos da vida”! �tima semana…

    Teu amigo no mesmo Amigo, Erlo

    [image: Imagem inline 1]

  9. Alessandra (Lelê) disse:

    Olá Mauricio,
    Eu tb sei muito bem do que vc está falaando.
    Na época do meu acidente TODOS os meus “amigos” sumiram! Não restou nenhum!
    E na época do recomeço não tinha ninguém para me dar o braço para eu andar!

    Falo isso pq nenhum deles era amigo de fato, pois amigo que é amigo está ao seu lado, apoiando, repreendendo, brigando por vc e com vc, na alegria ou na tristeza, na saúde e na doença….

    Mas Deus foi tão fiel comigo que os milhares de amigos foram embora, mas em compensação vieram os raros e preciosos amigos que são mais chegados que irmão.

    E com isso eu sou mt mais feliz assim!

    Obrigada meu Deus, pelos poucos AMIGOS (com letra maiúscula msm) que TU me deste!

    Obrigada pela amizade!

    Com carinho e eterna admiração,
    Sigo orando!

    • Oi, minha amiga,
      .
      que dizer, não é? Agradeça ao Senhor por ter mostrado em tempo a realidade. É o que eu faço sempre.
      .
      E não me agradeça pela amizade, não é nenhum favor :)
      .
      Obrigado pelas orações e pelo carinho. Beijo em ti e no “Séju” rs,
      mz

  10. solange disse:

    Obrigado Mauricio. !
    Meus olhos se encheram de lágrimas, que DEUS tenha misericórdia de mim, egoísta, você tem razão,quem sou eu pra esperar algo dos outros, se não me dou também.
    Com certeza a partir de hoje,me colocarei aos pés da cruz dos outros.
    Como tenho que melhor a cada dia, sinceramente neste momento me sinto muito pequena.
    A Paz.

    • Todo nós, minha irmã, todos nós. Sinta-se bem, pois Deus te mostrou formas de se tornar uma cristã ainda melhor e isso faz de você uma bem-aventurada!
      .
      A paz de Cristo, mana,
      mz

  11. Fábio Costa disse:

    Oi Maurício, bom dia! Paz do Senhor Jesus Cristo!

    Bendigo a Deus por sua percepção e sensibilidade em tratar de temas tão importantes para a vida. Estava aqui lendo seu texto e de repente o bate papo do meu facebook piscou, alguém que interrompia minha leitura desta forma: ”bem
    to precisando muito de um amigo hj pra me ouvir e orar por mim”

    Eu posso até ajudar, respondi. Mas antes quero que você leia o texto que estou lendo. Neste momento esta pessoa está lendo o seu texto. Ter amigos é mesmo fundamental, acho incrível como eles faziam diferença no ministério frutífero de Paulo.

    Um abraço, e…..
    Agradeço a oportunidade em nome de Jesus! srsrsrs

    • Olá, Fábio, bom dia, tudo bem?
      .
      Deus age de modos estranhos, não é? Lindo isso… fico grato ao Senhor. Que Jesus abençoe essa pessoa e que lhe dê um amigo sincero que ouça e ore por ela.
      .
      Eu que agradeço a oportunidade, mano rsrs.
      Abraço grande, na graça do Pai,
      mz

  12. Pri disse:

    Olá querido Mauricio,

    Acho que todos nós, em determinado momento da vida, vamos nos decepcionar com alguns “amigos”. Eu mesma já vivi algo parecido com o que você descreveu. Tinha um emprego que muitos sonhavam, vivia rodeada de pessoas. Era extremamente infeliz neste emprego e larguei. Apenas 1 pessoa daquela época ainda é presente na minha vida. O resto sumiu.
    Também faço essa oração, para que Deus me conceda um amigo-irmão. Que bom que o Pai te concedeu amigos verdadeiros.
    Paz seja contigo!

    Pri.

    • Oi, Pri, tudo bem com você?
      .
      Sabe, penso que isso te ensina a valorizar os que a amam por quem você é, com qualidades e defeitos, a despeito do que pode ou não oferecer. Nesse sentido, o que você passou é uma valiosa lição de vida, que vai ajudá-la a nortear a escolha das pessoas a ter por perto pelo resto de seus dias. Penso que, diante dessa realidade, por mais doloroso que seja esse “abandono” é uma dádiva.
      .
      Oro contigo, para que Deus te conceda bons jônatas. Beijo fraterno, no amor do Pai,
      mz

  13. Jose Gad disse:

    A paz de Cristo, irmão Zágari!

    Eu nunca fui “bom de fazer amigos”. Por ser extremamente introvertido (ao ponto de as vezes até gaguejar de nervoso) sempre fiquei relegado ao meu mundinho…
    Desde sempre foi assim: escola, faculdade, trabalho, igreja, familiares.

    Até hoje sinto muito dificuldade em “iniciar uma conversa cativante” e assim fluir um bom diálogo do qual germine uma possível amizade. Em quase 40 anos de existência, tive uns 2 ou 3 amigos (entre fase adolescente e adulta), sendo que de uns 5 anos pra cá restou apenas um.

    Sei bem o que significa esse “ter amigos” em fase de prosperidade. Todos ligam, “solicitam” sua presença, bajulam o tempo todo. Lembro de quando me converti, todos “os amigos debandaram”. Em outro momento, quando “cai”, “perdi os amigos-irmãos”…

    Não vou negar que não sinto falta de ter um círculo maior de pessoas… mas não posso impor isso a ninguém. Gostaria de ser diferente, mas é algo que ainda não consegui trabalhar bem.

    Mas a sua sugestão é propícia: que oremos em prol de encontrarmos pessoas mui amigas.

    Apesar da distância e da “virtualidade do contato”, encontrei uma verdadeira amizade cristã em sua pessoa. E nela tenho sido muito abençoado.

    Deus nos seja propício.
    Abraço fraterno, nobre amigo,
    José.

    • Salve, José!
      .
      obrigado pelo carinho, mano. Sabe, uma coisa que percebo é que, quando você se importa de verdade com as pessoas e doa-se a elas sem pedir ou esperar nada em troca, os amigos se solidificam com naturalidade. Os que estão por perto por interesse ou os que não se importam de fato com você simplesmente se vão. Então eu te diria para orar e, a partir daí, viver para o próximo. Não espere retribuição. Doe. Doe-se. E o amor fará os que têm valores semelhantes permanecerem.
      .
      Abraço forte, querido, Deus te abençoe muito e te conceda os desejos nobres do teu coração,
      mz

  14. Ricardina disse:

    Oi Mauricio
    A Paz do Senhor Jesus!
    Sempre passo aqui pelo seu blog e leio as suas postagens, e como sempre sou muito abençoada. Tudo isso que você disse é a mais pura verdade. Eu sempre achei que tinha poucos amigos, mas foi tão triste pra mim depois que a minha filha faleceu, descobrir que aquelas pessoas que eu achava que eram minhas amigas, em um dos momentos que eu mais precisei de um amigo, nem um telefonema pra saber como eu estava eu recebi delas.
    Em compensação uma pessoa que eu não tinha como uma amiga, me ligava quase toda a semana pra saber como eu estava, e me liga algumas vezes até hoje. A gente se engana com as pessoas, só se conhece a qualidade de um amigo na hora da dor.
    Com tudo isso que passei, tenho pedido a Deus que me ajude a ser amiga, a não ser insensível quando alguém estiver sofrendo e precisar da minha amizade.
    Abraço
    Ricardina

    • Olá, Ricardina, a paz de Cristo,
      .
      imagino como você deve ter se sentido, minha irmã. E que bom que pelo menos esse valioso apredizado veio como fruto de uma tragédia como essa.
      .
      Você disse uma grande verdade: “só se conhece a qualidade de um amigo na hora da dor”. Grande verdade. Grande verdade.
      .
      Abraço, minha irmã, Deus a abençoe,
      mz

  15. HELEN disse:

    Oi Maurício, a Paz do Senhor Jesus!
    Sei realmente o que significa ser só. Principalmente neste momento da minha vida, em que tenho que me acostumar à morte de minha mãe. Ela era uma amiga pra mim e hoje, cinco meses depois, todo aquele cuidado que demonstraram a mim na ocasião de sua morte se dissipou. Passo meus fins de semana na mais completa solidão pois meu pai não é cristão e parece que vive num mundo só dele e não há ninguém que se lembre. A não ser quando precisam de mim, claro! Mas talvez, seja um tempo em que eu deva aproveitar pra discernir a companhia de Deus em meio à escuridão. Afinal, todas as coisas cooperam pra o bem daqueles que amam a Deus.
    Um grande abraço e obrigada por seus posts tão proveitosos. A propósito, tem como você me dar seu email? Helen

    • Olá, Helen,
      .
      antes de tudo, peço a Deus que traga paz e conforto ao teu coração, para amainar a dor dessa perda tão difícil.
      .
      Creio que você teve a reflexão correta, minha irmã: tentar discernir por que Deus tem permitido que você passe neste momento de sua vida por essa situação. Que venha um aprendizado rápido, com alento para tua alma. Oro por isso.
      .
      Deus a abençoe muito,
      mz

  16. Maira disse:

    Bem postado, Maurício, você fez-me chorar…pois eu também tenho poucos Amigos e, perder um deles seria doloroso demais! Estendo-lhe a minha mão e o convido para, de mãos dadas, caminharmos ao pé da Cruz, onde eu, quebrantada, prostrar-me-ei aos pés de Jesus…Por favor, Maurício, podemos caminhar juntos?

  17. Andrômeda disse:

    A paz mano Mauricio!

    Também possuo pouquíssimos amigos, que sempre estiveram comigo independente de como eu estivesse. Sabe, me fez refletir…Realmente em minhas orações não costumo pedir ao Senhor por verdadeiros amigos, agradecer pelos que tenho, como pedir ajuda a Ele para que eu possa ser também uma boa amiga. Meditando nesta reflexão percebo a importância de orar também com este propósito… Amigos e irmãos verdadeiros em Cristo Jesus são mesmo muito importantes para a nossa caminhada.

    Grande abraço, no amor de Cristo.

  18. O egoismo e a ganancia moderna tem nos afastado cada vez mais da excência e da beleza da amizade verdadeira, irmão eu lhe faço um convite, mesmo nós estando distantes um do outro, vamos caminhar juntos? Vamos começar a praticar o que seremos na eternidade com o Nosso Pai Celeste, Amigos e Irmãos. Paz seja contigo Amigo e Irmão.

    • Olá, Daniel,
      .
      você tem toda razão, mano, são dias estranhos para quem ousa amar o próximo. Caminhemos juntos nessa jornada surreal que é a vida, é a proposta do Senhor e, por isso, é o que há de mais excelente.
      .
      Paz, querido, Deus te abençoe muito,
      mz

  19. Flavia Bragança disse:

    Seu artigo é o assunto de minha orações algum tempo… tenho pedido amigos verdadeiros. Passei por momentos difíceis e me senti como Jesus (e como vc apresentou em seu post) abandonada… engraçado porque a assim chamada “igreja de Cristo” não tem esse comportamento amistoso… as pessoas do seu lado na igreja te veem agonizando e simplesmente não se compadecem, não possuem esse amor que deveriam ter, foi como vc mesmo disse , perguntam como vc está sem demonstrar interesse, por puro ritualismo,as vezes nem esperam vc responder e já saem…

    “Senhor, concede-me amigos verdadeiros ! Amém!!”

    • Olá, Flávia,
      .
      graças a Deus ainda encontramos pessoas nas igrejas que têm um coração amoroso e ajudador. Que nossas orações encontrem essas pessoas, segundo a vontade de Deus.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

  20. Zulmira Borges disse:

    Olá irmão,

    Sabe o que eu acho legal no seu blog? Essa atenção que vc dá aos seus leitores, seus post falam conosco, nós comentamos e muitas vezes comentários imensos, mas vc os lê todos…
    Coincidência ou não, mas dias atrás orei por mais amigos, pois estou morando somente cinco meses aqui, e me sinto só as vezes.
    Estou numa semana de lutas, meu filho vai operar nódulos nas duas mamas, e o plano de saúde marca e desmarca, bateram no meu carro, não tenho ninguém da família para ficar com o meu outro filho, e quem se prontificou a sair de casa(50km) ? Minha amiga/irmã em Cristo veio ficar em casa, eu ansiosa, e ela, vamos orar e Deus estará no controle!? Verdadeiros amigos são raros, e são como jóias preciosas.

    Paz

    • Oi, Zulmira,
      .
      minha irmã, oro a Deus que fique tudo bem com você e seu filho. Que essa situação toda resolva-se logo e que você fique em paz.
      .
      Louvo a Deus por, em meio a tudo isso, você ter essa amiga que te apoia e te dá amor.
      .
      Sobre o blog, obrigado pelas palavras de carinho. Que sentido faria eu apenas falar se não ouvisse também, não é?
      .
      A paz seja contigo, mana,
      mz

  21. Perla disse:

    Querido irmão Zágari,
    há tempos que comentei um post seu,tds que chegam ao meu e-mail,leio,sem perder nenhum,compartilho com minha família ,suas palavras vem do céu pra mim, incrível que é difícil não bater com que estou vivendo no momento.
    Hoje por exemplo não poderia deixar de comentar esse post aqui.
    Meu Deus quantas verdades…
    Eu e meu esposo éramos líderes em uma igreja, tínhamos alguns amigos,e um em especial conhecemos a mais ou menos 15 anos,na época ainda ele era um adolescente. Não nos desgrudávamos,parecia que era uma verdadeira amizade.No ano de 2010 +ou-essa amizade começou a se revelar realmente ,ao ponto ate de ficar contra no momento mais difícil para nós,sofremos muito,tivemos muitas conversas,mas vimos que não dava mais, hoje nos falamos,amamos tds eles ,mas infelizmente não é recíproco,não temos nada pra oferecer a eles,para que eles queiram estar junto de nós.E eu e meu esposo sabemos qual é o nosso lugar,então…
    Ontem ,na janta ,meu esposo me disse:Mozão,vc leu o post do Zágari hoje?Eu disse ainda não deu tempo,logo lerei!
    Ele não me disse mais nada.
    Quando li…meu Jesus…parecia que sua história ,era a nossa história,me vi ali diante do post lembrando da angústia que vivi ate o meio do ano passsado,e até hj não procuramos por amizade,tememos passar novamente por decepções.Sabe o ditado do “gato escaldado´´?rs
    Mas o Senhor fez brotar uma nova esperança,a esperança de pedir amigos ao Pai,assim cm vc disse.Que Deus continue usando sempre sua vida para abençoar mais e mais vidas.
    Obrigada sempre querido irmão!!!

    • Olá, Perla, tudo bem?
      .
      Alegro-me por saber que as tão simples reflexões que compartilho aqui falam ao teu coração, minha irmã, sou grato a Deus por isso.
      .
      Sabe, Perla, disso tudo fica o aprendizado e a certeza de que Deus nos permite tomar choques na tomada hoje para não pormos a mão na caixa de alta voltagem amanhã. Tudo é parte de amadurecimento e crescimento. Algo, creio eu, virá à frente, que exigirá de nós maior discernimento na seleção daqueles que chamamos de amigos e a quem estendemos os privilégios que esse nome carrega consigo. É na certeza de que todas as coisas contribuem para o nosso bem que penso assim.
      .
      Não me agradeça, mana, sou só o vasinho torto de barro ruim que Jesus resolveu usar de algum modo.
      .
      Beijo fraterno pra ti, teu marido e toda a tua família, no amor do amigo maior,
      mz

  22. francisco s. neto disse:

    Maurício querido, como sempre agradeço pela edificação. Louvado seja o Senhor que o inspira para nos ajudar com suas reflexões que vão de encontro com o passamos e muitas vezes nem percebemos.

    Deus te abençoe.

    Francisco Neto, fortaleza – ce

    • Olá, Francisco,
      .
      não tem o que agradecer, querido, sou só o cano enferrujado por onde corre a água cristalina. É ao manancial que deve se dirigir tua carinhosa ação de graças, mano. Louvo ao Senhor por fazer essas águas correrem até você.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

  23. Alane Melo disse:

    Olá Maurício.

    Reflexão abençoada ,durante toda a minha vida tenho sofrido com falsos amigos. Infelizmente nem na própria Igreja estamos livres da hipocrisia e falta de amor de muitos..Mas vou orar ao Pai pedindo amigos verdadeiros.

    Abraços,Deus te abençoe.

    • Olá, Alane,
      .
      fico feliz por a reflexão ter te abençoado, mas triste por saber que as pessoas que cruzaram seu caminho não foram o que deveriam ter sido. Se posso, como alguém que enfrentou isso, dar uma sugestão, ela seria: não desanime de encontrar amigos verdadeiros e, no processo, seja você uma amiga verdadeira para o máximo de pessoas que puder.
      .
      Creio, Alane, que o amor pelo próximo e sua demonstração prática gera frutos imprevisiveis. Pois Deus não é sádico, ele tem seus estranhos propósitos e devemos aprender com as dores. Ame sem esperar retorno (sei que é dificil!) mas acredito que é exatamente isso que fará vir o retorno.
      .
      Abraço, minha irmã, Deus a abençoe muito e conceda os desejos do teu coração, conforme Sua vontade,
      mz

  24. Exalando a Alma disse:

    Eu orava por amigos, mas desisti. Depois de tantas decepções. Baseado nesta passagem que você escreveu: “Abdicar de si. Deixar o próprio conforto pelo outro. Dispor do seu tempo em favor do amigo. Ouvir com interesse e empatia. Suportar os defeitos. Amparar. Brigar por ele. E nunca virar as costas, não importa o quê – em especial nos momentos de maior tribulação.” Eu nunca tive amigos. Eu nunca recebi uma ligação de alguém preocupado com meu estado. Tenho lido algumas reflexões aqui no Apenas que mostram como a vida pode ser cruel, e, às vezes, acho que Deus faria um favor em me matar. Eu sou uma pessoa que vive com medo de tudo, mas o que mais me assusta e a solidão. Se por acaso, eu chegar na velhice, acho que ela vai ser deprimente. Me perdoa por estar usando este espaço para isso, mas sabe, eu já estou cansado de esperar. Orei muito por tantas coisas e não obtive resposta. Eu sim, já orei muito por um amigo de verdade, mas parece que ninguém mais se dispõe a amar o próximo. Dia desses via uma piada que dizia assim mesmo: “Aprendi o significado de amor ao próximo: não me ama, Próximo!” acho que isto está saindo da conotação e virando denotação em nossos dias. Hoje só peço a Deus misericórdia. Muita misericórdia, porque está difícil de viver assim. Existem outros fatores que me fazem ser sozinho, mas não creio que seja oportuno relatá-los aqui. Hoje eu desisti de ir a igreja, pois foi o lugar onde mais me senti torturado; eu nunca passei nas mãos de um ímpio o que já sofri nas mãos dos crentes. Eu quero ir pro céu, tenho medo do inferno, mas tudo que eu vejo é uma porta fechada na minha cara e não sei o que fazer…

    • Mano, seu relato me abateu profundamente. Que tristeza saber que todo esse desamor gerou uma ferida tão grande em tua alma, oro a Deus por paz e conforto para ti, querido.
      .
      Sim, a vida pode ser cruel. Jesus nunca prometeu o contrário. Mas sabe, mano, Ele também prometeu que estaria com você todos os dias até a consumação do século (Mt 28). A Bíblia também fala do tanto que o Senhor nos perscruta e nos acompanha, pondo sua mão sobre nós (Sl 139). O alento da vida é a alegria de se saber chamado por Cristo, o amor feito homem, o príncipe da paz. Aquele que nos deixou o Consolador, que gera em nós virtudes como amor, alegria, paz, bondade. A vida é difícil, é dura, é cruel, mas você é tão amado que Deus quis estender a você a graça de caminhar com Ele na eternidade. Ele apontou você com Seu dedo e disse “ele é meu”. Te fez herdeiro. Te fez filho. Te amou e não deixou de amar.
      .
      Por que Deus não respondeu suas orações é um mistério, mano, não sei explicar. O que não anula a realidade de Seu amor por você.
      .
      Eu entendo perfeitamente a questão do sofrimento nas mãos dos crentes. Pois eu mesmo já provoquei o sofrimento de muitos irmãos. Não sou melhor que ninguém e por isso sei como é facil errar e magoar os outros na igreja. Procuro, por isso, ter graça com quem me faz mal. E nunca vou dizer que isso é fácil, pois vivo com os pés no chão. Mas é o que Jesus mandou. Romanos 12 é um chute no estômago da nossa humanidade, é um convite a sermos o oposto do que nossa natureza manda sermos. Daí a ênfase tão grande de Cristo em amar os inimigos. Que coisa dificil! Mas é a coisa cristã.
      .
      Eu oro por ti, mano. E sei que há muitos e muitos cristãos de bom coração. Conheço bons cristãos. Pessoas muito melhores que eu e que louvo a Deus por ter em minha vida para me ensinar a ser menos ruim. Oro sempre para encontrá-los. É algo que recomendo que você não pare de fazer.
      .
      E sim, há muitos não cristãos mais piedosos do que muitos cristãos. Mas mesmo assim Jesus nos insta a estarmos entre os da família da fé. Para edificar. Consolar. Exortar. Amar. E ser alvo dessas ações também.
      .
      Tenho fé que Deus vai te sarar dessas feridas e pôr pessoas boas ao teu lado. Não desista. Eu não desisto, mano, porque, se desistir, o plano de Deus não terá se cumprido. E isso é impossível.
      .
      Te abraço, meu irmão, com meu abraço imperfeito e falho. Mas que sabe que serve um Deus perfeito. Que a paz que excede todo o entendimento seja sobre a tua vida,
      mz

      • Exalando a Alma disse:

        Obrigado. Isso significa muito pra mim. Queria que você desse uma lida, se for possível no meu blog: blogexalandoaalma.wordpress.com Lá eu tenho contado um pouco da minha história. Não tenho interesse na visibilidade. Escrevo pra colocar pra fora independente de alguém ler ou não. Mas queria realmente que alguém pudesse me entender um pouco. Mais uma vez obrigado, que Deus re abeçôe muito.

      • Claro, meu irmão, já abri o blog e vou lê-lo com todo prazer à noite, com mais calma.
        .
        Só senti falta de saber seu nome.
        .
        Deus o abençoe muito, mano, com Sua graça, Sua paz e Seu amor. Abraço fraterno,
        mz

  25. Leandro disse:

    olá irmão Maurício,
    ler seus pensamentos é crescer como ser humano e servo do Senhor, eu não tenho amigos (presentes) pois ninguém quer ser amigo de um cara onde todos os dias (sem nenhuma folga) desse ano meu pai e minha mãe se estapeiam e gritam como se fosse a coisa mais normal do mundo, muitas pessoas me olham como um agressor em potencial é horrível vc se sente sem chão, mas considero vc um amigo que sempre me aconselha e me ensina com seus pensamentos obrigado querido.

    • Oi, Leandro,
      .
      mano, fico muito triste por essa situação. Oro a Deus que traga paz ao seu lar e semeie harmonia entre seus pais. Que o Deus que tudo pode inverta essa realidade o mais rapidamente possível. E que, junto com isso, ponha bons e sinceros amigos no teu caminho, que venham a abençoá-lo e a quem você possa abençoar.
      .
      Que bom que em meio a esse turbilhão minhas simples reflexões te trazem alento, querido. Louvo a Deus por isso.
      .
      Um abraço carinhoso, na esperança da paz sobre tua vida,
      mz

  26. Teresa Mesquita disse:

    Paz Zágari..

    Ter bons amigos nos dias atuais é muito raro, mas como você disse, se pedirmos Deus nos dará amigos mais chegados que um irmão.

    Gosto muito de entrar aqui em seu espaço e não apenas ler suas reflexões, mas também os comentários das pessoas que enxergam em você alguém que podem desabafar, pois você nos ensina a viver uma vida transparente, consegue escrever o que pensamos muito facilmente e isso nos toca. Eu mesma já fiz isso aqui e você com muita humildade me respondeu e me confortou. Acho que amigos verdadeiros são assim, aqueles que nos ouve e tenta nos ajudar de alguma forma, nos conscientizar de nossos erros sem nos machucarmos com palavras agressivas e tom de donos da verdade, apenas querem nos ver melhores.

    Mesmo não te conhecendo pessoalmente, considero você uma pessoa muito querida e sábia!!

    Deus te abençoe!!

    • Olá, Teresa, tudo bem?
      .
      Muito obrigado por tuas palavras, tão transbordantes de afeto e de bondade. Você é gentil e generosa, que Deus te preserve sempre assim.
      .
      Deus te abençoe muito, com paz e graça,
      mz

  27. [...] muito um amigo agora, aqui do meu lado. Essa semana eu entrei no blog Apenas e vi um post “Senhor, dá-me amigos…” e senti-me incomodado com o que li. Para alguns pode não ser nada. Para mim fez toda [...]

  28. Lourayne Natiely disse:

    Que Bela Reflexão Mano, é dessa forma, hoje eu percebo quem realmente são meus amigos, e antes, também acho que a idade contribuía para isso, achava que todos aqueles que estavam comigo por alguns momentos, eram meus amigos, mas com o tempo fui descobrindo quem realmente era, e da minha grande lista, ficou alguns poucos, e hoje tenho sido seleta e cuidadosa, observado quem realmente são os meus amigos de verdade, pode até ter ficado menos, mas posso dizer que são aqueles que Deus me concedeu, e se tornaram presentes. Mas claro, sempre é bom termos mais amigos verdadeiros, e realmente, oramos muito pouco em relação a isso, e esse post me fez pensar um pouco, e orar também por essa causa, E esse post também chegou em boa hora, por que lá na igreja alguns jovens formaram duplas, não é bem de discipulado, o pastor colocou o nome de mentoreamento, e então, tenho mentoreado uma jovem, e tem sido benção tanto pra mim como pra ela, tem se formado, laços de amizade verdadeira, então, vou aproveitar pra compartilhar com ela.
    Abraçãão Zágari!
    Deus continue te usando e te abençoando grandemente!
    És benção!

    • Oi, Lourayne,
      .
      essa mudança na sua percepção tem nome: amadurecimento. Mostra que você está crescendo no entendimento das coisas de Deus.
      .
      Fico muito feliz pela iniciativa do Pr. Luiz, a monitoria é uma valiosa ferramenta de discipulado. Alias, ele esteve aqui em casa, tive o prazer de jantar com ele e sua esposa. São pessoas muito queridas.
      .
      Obrigado uma vez mais pelo carinho de suas palavras. Beijo pra ti, no amor de Cristo,
      mz

  29. Dalva disse:

    Olá Mauricio;
    eu passei para dizer que tenho lido suas mensagens e os comentários que faço não
    tem aparecido…e no meu email não está chegando suas mensagens…
    só para dizer que não esqueci de ti. sempre que posso passo por cá para ler suas
    coisas…fique bem.
    Essa mensagem veio mesmo a calhar…
    abração
    Dalva,Viseu,Portugal

    • Oi, Dalva, tudo bem?
      .
      estranho os comentários não terem aparecido, todos passam por mim para moderação e não me lembro de ter descartado nenhum comentário teu. Peço desculpas, realmente não sei o que houve.
      .
      Obrigado pelo teu carinho, embora distantes tenho apreço por ti. Muito obrigado por tuas palavras.
      .
      E, claro, me alegro que a reflexão tenha vindo a calhar.
      .
      Abraço fraterno a ti e toda a tua família,
      mz

      • Dalva disse:

        obrigada querido, abraços aqui da família portuguesa.

      • Dalva disse:

        ah lembrando que já estão chegando os mails na minha caixa….não se preocupe coisa de internet…passei para ler o novo post…abração.

  30. Erick Oliveira disse:

    Deus abencoe meu querido.

    Abraços

  31. Ola meu AMIGO (rs) ザガリ さん .

    Cara, eu confesso que antes de ler esse post seu que já tem alguns dias, nunca havia feito tal oração. Com esse post fui incentivado, obrigado.
    Aqui do outro lado , confesso que não tenho esse(s) amigos, talvez por eu ser por quem sou. Ninguém gosta muito de ouvir aquilo que de fato acreditamos ou nosso conceito sobre algo, sim, conceito e não pré-conceito. Espero poder encontrar amigos para ser amigo. Poder perto do fim do jogo, poder , sentar e papear e recordar quão bom é ter amigos !
    Que Deus nos permita sermos amigos, assim como Jesus foi dos seus discípulos, perdoando-os sempre.

    Paz amigo, abraço forte em ti e na família.

    • Oi, Rodrigo,
      .
      imagino, mano, se na terra pátria já é difícil ter amigos verdadeiros e abnegados, quanto mais num país tão diferente. E me lembro de quando estudei japonês a convivência com os nipônicos não era algo muito carioca (rsrs). Acostumados que estamos aos abraços e ao calor humano eles me pareciam estóicos demais.
      .
      Mas tenho certeza que, pedindo, Deus vai lhe presentear com bons tomodachis.
      .
      Deus te abençoe, no amor e na amizade de Cristo,
      mz

  32. Juliana disse:

    Oláá, querido Maurício.
    Minha mãe esse dias dizia exatamente sobre isso: O tempo passa, e quem encontra amigos encontra tesouros.
    É muito dificil, dolorido mesmo saber que você acreditava em alguém como amigo e este só te tinha como “fonte dos desejos”.
    Eu acabei me comovendo com alguns relatos que aqui encontrei. Talvez hoje eu não ore apenas para mim, mas para estes também que desejam amigos.
    Que Deus continue te usando sempre nessa tua simplicidade e carisma, meu irmão.
    Um abraço fraterno de alguém que de longe te admira,

    Juh!

    • Oi, Ju, tudo bem com você?
      .
      Obrigado pelo perene carinho das tuas palavras. Você, como sempre, muito gentil.
      .
      Gostei dessa definição: gente que te usa como “fonte dos desejos”. Uma excelente metáfora.
      .
      Sim, mana, ore por isso. Deus sabe o quanto amigos são itens de primeira necessidade.
      .
      Beijo carinhoso pra ti, no amor maior,
      mz

  33. Alessandro disse:

    Nossa Mauricio, falou forte comigo esse estudo, sei bem o que é isso. Bom, Deus abençoe sua vida, e que a cada dia Deus coloque verdadeiras.pessoas em nossas vidas, verdadeiros.Joãos.

  34. Denise Bartô disse:

    Olá irmão!
    Que matéria abençoada!
    Eu particularmente recebi uma benção ao ler, sabe porque? Primeiro, como vc mesmo citou, não é um assunto abordado no meio cristão, acho que nunca li ou ouvi alguma mensagem com esse contexto, segundo, não tenho encontrado AMIGOS, pra falar verdade nem sei se isto existe! Eu tenho muitos defeitos, como todo mundo, mas uma coisa eu posso afirmar sem modéstia nenhuma, sou sincera com as pessoas, meu coração é voluntário, não meço esforços para ajudar mas, eu não encontro isso em ninguém… As pessoas na igreja ( e fora principalmente) parecem estar preocupadas consigo mesmas, com seus próprios umbigos, com seus familiares e não se interessam pelas necessidades e problemas dos outros à sua volta. Posso afirmar isso, pois sinto na pele todos os dias. Vc pode ser legal qdo tudo está bem mas, pode ser um peso qdo esta passando por momentos difíceis, um peso que ngm quer carregar… “Alegrar com os que se alegram” é fácil, mas “chorar com os que choram”… há meu amigo… aí é raro viu!
    Você me deu uma alerta ” preciso orar e pedir amigos de verdade a Deus”

    Deus te abençõe!
    Grande abraço!

    • Oi, Denise,
      .
      fico feliz que o texto a tenha abençoado. Persevere nesse propósito de oração, se teu coração aponta para isso. Não olhe para os que vacilam em seu caminhar, mas olhe para o Deus que toca corações e desperta relacionamentos verdadeiros, como o dos amigos Davi e Jônatas.
      .
      Paz seja contigo,
      mz

  35. Cíntia disse:

    Graça e paz!
    Esse post veio de encontro a algo que me afligiu durante muito tempo, a falta de amigos de verdade já que aqueles por conveniência tem aos montes mas sabe tenho passado tempos de esquecimento, não sou uma moça popular, não sou lembrada ou convidada para eventos e tal, apenas qdo precisam de mim é que me chamam e me procuram, hoje foi um dia muito difícil para mim onde olhei para os lados e não encontrei estes tais amigos, notei que Deus estava querendo tratar comigo a respeito disso, e sim Ele me inspirou a orar pedindo amigos e um ponto ficou bem claro, não esperar nada das pessoas, esperar de Deus pq Ele sim jamais falha, jamais desampara, gostei muito das postagens sobre amor também, falaram bastante cmg visto que estou atravessando um deserto na área sentimental e emocional mas que tudo seja para crescimento e fortalecimento da minha fé! Deus continue te inspirando a escrever e ajudar pessoas que como eu mtas vezes precisam de apenas uma palavra para recobrar o ânimo de viver! abraço!

    • Olá, Cíntia,
      .
      Fico feliz por, de algum modo, poder abençoar sua vida. Oro por ti e pelas questões que expôs: que Deus te dê amigos e um amor verdadeiros.
      .
      Na paz de Cristo,
      mz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s