Unge1Nos nossos dias, todos têm explicação para tudo. Como herdeiros do Iluminismo, parece que afirmar “eu não sei” tornou-se vergonhoso. Pois bem, vou fazer uma confissão: cursei dois seminários teológicos, já fui a mais congressos do que posso me lembrar, li dezenas e dezenas de livros e, ainda assim, quando penso em Deus, constato que não sei nada ou, no máximo, que há muito mais sobre Ele que não sei do que aquilo que eu sei. Sou frequentemente confrontado com minhas limitações e ignorâncias e os pontos de interrogação são meus companheiros inseparáveis. Quando não sei algo… simplesmente não sei. Gosto muito de investigar a Bíblia, procurar minuciosamente explicações para o que não tenho. Foi assim, por exemplo, que nasceu o livro A Verdadeira Vitória do Cristão, quando eu quis entender exatamente o que as Escrituras afirmam ser a vitória dos filhos de Deus. Nesse caso achei as respostas, mas, muitas e muitas vezes, acabo num beco sem saída. O texto de hoje se encaixa nisso: não trará nenhuma resposta para nada, nenhum insight, nenhuma certeza, nenhuma explicação. Apenas vou compartilhar uma questão e deixar a resposta no ar, para que cada um de nós ore ao Senhor e peça iluminação. Um dos maiores mistérios para mim no que tange à fé é o conceito, na Nova Aliança, de unção.

Naturalmente já ouvi de tudo. Sei que unção é uma capacitação especial de Deus para desempenhar uma tarefa específica. Mas como ela capacita? Quem? De que modo ela age? Depende somente de Deus? Pode ser removida? Enfim, embora tenha noções do básico bíblico sobre o que é a unção do Senhor em nossos dias, há muitas e muitas perguntas que faço sobre isso. É extraordinário como Deus me surpreende e constantemente ri de minhas convicções. Recentemente isso aconteceu de forma muito forte.

Fui visitar um amigo que está enfrentando um problema de saúde e ele me mostrou o vídeo abaixo. Confesso que nunca tinha ouvido falar do cantor que você verá, não assisto ao programa de Raul Gil, de Aline Barros só conheço o DVD infantil dela que ponho para minha filha assistir, enfim… assisti com zero de conhecimento sobre tudo o que estava vendo. Então, se puder, assista a este curto vídeo e depois prosseguiremos:

Quem me acompanha aqui pelo APENAS já deve ter percebido que sou um chorão. Meu sangue italiano me faz chorar por qualquer coisa. Ao final desse vídeo eu chorei e chorei e chorei, inundado pela presença de Deus, por percepções de contrição, de humildade, de quanto preciso ser mudado, do desejo arrebatador de ser instrumento para glorificar Deus e levar amor aos homens. A letra dessa música é exatamente a oração que faço há meses e, de repente, a vi sendo cantada por esse cavalheiro. Bíblica, é baseada no salmo 139 e traz uma letra com licença poética e metáforas corretas sobre o papel do cristão no mundo pecador.

Foi quando perguntei ao meu amigo de que igreja era esse cantor. E ele me disse que Ricky Vallen não é cristão.

Unge2Como pode? Como um cantor sem vida com Jesus conseguiu ser um instrumento para me conduzir a um estado de alma de tanta humilhação, gratidão e intimidade com o Senhor? E, acredite, não foi um mero emocionalismo gerado por uma bela música, como ocorre ao se ir a um show musical secular: foi uma real experiência com Deus, um momento racional de comunhão e intimidade com o Senhor que acabou me levando à emoção. Na minha ignorância, enquanto assistia ao vídeo eu pensava “meu Deus, que unção…”. Mas, então, descobri que o artista não é cristão. Deus unge não cristãos? Como… por quê… quando… o quê… ? Em busca de uma explicação, de cara vieram à minha mente conceitos como graça comum, lembrei da mula de Balaão, pensei em emocionalismo provocado por uma bela canção, recordei que o sol nasce para bons e maus e a chuva desce sobre justos e injustos… enfim, todas as explicações racionais e teológicas possíveis.

Consegue perceber o nó nos neurônios? Tenho convicções firmes sobre a questão da música cristã x música do mundo x música secular, como já expus em posts como O que é boa música evangélica? e Cristão deve ouvir música do mundo?, mas se você reparar, em nenhum desses textos abordei a questão da unção. Simplesmente porque não sei. Elvis Presley, mesmo depois de ter se afastado do Evangelho, cantava hinos cristãos em suas apresentações e era absolutamente lindo ouvi-lo. Como explicar isso à luz da ideia de que a unção sobre o cantor faz diferença na hora em que uma música é entoada?

Embora não tenha conseguido chegar a uma conclusão sobre a unção de Deus no caso de Ricky Vallen, tive uma certeza: Deus usou aquele homem não cristão. Sem dúvida alguma agiu por intermédio dele para falar ao meu coração, para me conduzir a uma oração cantada que estabeleceu um religare autêntico com o Senhor. Enquanto Ricky Vallen cantava eu orava com ele as palavras daquela música. E minha comunhão com Deus naquele momento ocorreu de fato. A verdade é que fui inundado e transbordei daquela santa presença. Só que o homem não é cristão.

Enquanto meu cérebro lutava contra o que minha alma vivia, meu amigo mostrou-me uma versão estendida do vídeo, que mostra o diálogo entre o artista e Aline Barros após ele terminar de cantar. Ali pude ver que ele próprio foi tocado profundamente pelas verdades que aquela música transmite e tive a oportunidade de ver essa cantora evangélica falar de Deus para ele de um modo extremamente carinhoso, amoroso e semeador, sem confrontá-lo, sem fugir da Bíblia para querer agradá-lo. Enfim, ela compartilhou com ele (e com os milhares que estavam assistindo ao programa) verdades da fé com toda a delicadeza que um evangelista cristão deve ter – sem ofender, sem confrontar, sem humilhar, mas sim com amor. Você pode ver essa segunda parte no vídeo abaixo, a partir de 6:o5 (se não quiser ouvir a música toda de novo):

Saí da casa de meu amigo com temor e tremor. Guardei minhas certezas bem guardadas no embornal da minha ignorância e só o que eu conseguia comentar com o Senhor era o quanto eu me sentia pequeno por ser tão arrogante e presunçoso. A única verdade que tinha em meu coração naquele momento é que Deus é soberano, faz o que quer, quando quer, onde quer… com quem quer. E, enquanto ficamos petulantemente estabelecendo fórmulas, Ele sorri e segue fazendo as coisas ao seu modo. Não é à toa que Deus se apresentou a Moisés como o “Eu sou”. Pois Ele é. Simples assim. Nada do que eu possa fazer ou crer mudará isso. Ele é o que Ele é, a despeito de nossas certezas tão soberbas e limitadas. Como disse o filósofo Sócrates, “só sei que nada sei”. E essa é a verdade que tem me acompanhado desde aquele dia: a certeza de que minhas certezas não passam de possibilidades. De que agora vejo como por espelho e só na eternidade verei face a face.

Obrigado, Senhor, por pôr este pequeno arrogante que sou em meu devido lugar.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

Comentários
  1. Mery disse:

    Mauricio,eu vi esse programa quando ele foi exibido na época ,na Band ,mesmo eu sabendo que
    Ricky Vallen não era cristão (dizem as más linguás que era caso do Leão Lobo,colunista) eu fiquei tocada ,mais ainda com o gesto de amor para com ele da Aline Barros,enfim são coisas que realmente eu não entendo,esse tipo de unção,mas vou deixar para descobrir o dia que Deus permitir
    ABS

    • Olá, Mery,
      .
      sem duvida são mistérios que só na eternidade conheceremos em sua plenitude. Até lá é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como nós mesmos.
      .
      Graça e paz, mana,
      mz

    • Marcelo disse:

      Oi Mauricio.
      Unção?
      O que já aprendi lendo a Bíblia, é que Deus unge pessoas separando-os para uma tarefa.
      O termo mashiach, transliterado para messias e aportuguesado para ungido é isto.
      Qualquer pessoa que tenha uma boa voz pode ter a habilidade de cantar uma música gospel ou mesmo um salmo.
      Se esta pessoa tem presença de palco e boa voz, esta apresentação será para muitos maravilhosa.
      Alguns se sentem tocados por um conjunto de mormons cantando, meninos de Deus, ou outro qualquer.
      Creio que temos sim que saber quem canta, se esta pessoa conhece Deus.
      A Bíblia diz que nem todo que diz Senhor, Senhor pertence a Ele.
      Creio que cantar Senhor, Senhor se encaixe também neste contexto.
      Para mim, não passa de uma apresentação bem feita. Esses lábios cantam qualquer coisa.
      É somente minha opinião.

      Abç,

      Marcelo

  2. Gamaliel disse:

    Meu mano Zágari, o que dizer? Suas palavras que mais me chamaram atenção: “…E, enquanto ficamos petulantemente estabelecendo fórmulas, Ele sorri e segue fazendo as coisas ao seu modo. Não é à toa que Deus se apresentou a Moisés como o “Eu sou”. Pois Ele é. Simples assim. Nada do que eu possa fazer ou crer mudará isso. Ele é o que Ele é, a despeito de nossas certezas tão soberbas e limitadas.”
    Me fez refletir muito, que Deus em sua bondade continue te abençoando até chegarmos na Glória, para enfim, entendermos tudo. Louvado seja o nome do Senhor Jesus Cristo para sempre.
    Na paz do Mestre meu irmão!

  3. Rosilda disse:

    A paz meu irmão…maravilhoso!!!…ver o quanto o nosso Deus é Supremo é extremamente grandioso…fico muito maravilhada a cada dia quando me deparo com pequenissímas coisas no meu cotidiano….e vejo Deus agindo nelas me mostrando o seu grande poder sobre tudo e todas as coisas….acredito sim que de alguma forma o nosso Deus está trabalhando lá no profundo da vida desse jovem e ele chegará ao conhecimento da verdade como nós…..Deus é sábio e verdade é Ele não quer mesmo que nenhum se perca…….um grande abraço….

  4. Jéssica disse:

    É verdade Maurício Deus usa quem Ele quer, apesar de não entendermos e por muitas vezes questionar o seu agir. Mas Ele não vê como nós seres humanos vemos. Indico a você outro vídeo desse cantor que me impactou profundamente também http://www.youtube.com/watch?v=pv9Yr7VBjmQ
    Graça e Paz

  5. Elieser disse:

    Bom dia Mauricio,

    Estava assistindo essa apresentação quando ouvi Rick, confesso que na época fiquei intrigado e perplexo com a unção que havia no canto desse jovem.
    No final quando conversa com Aline Barros, percebi que suas mãos estavam tremulas e havia um temor em seu coração, diferente dos outros cantores que se apresentarão naquela tarde, Rick disse uma frase, que não era merecedor e saiu do palco em lagrimas.
    Acredito que talvez essa seja a diferença dele em especial, noto que muitas vezes e nossa congregações ou igrejas, isso encaro não como critica, mais uma constatação, alguns não todos, não mensuram a grandiosidade do Deus ha que servimos, e muito menos o dom que foi derramado sobre suas vidas, por isso a ausência de unção, se unção e capacitação dada por Deus para se executar uma causa especial, alguns já se acham capacitados e mais que dignos de exercer o Santo ministério, já não abrem mão dos seus altos cachês, querem que atenção seja voltada para si, nesses eventos que são verdadeiros shows, já se escutasse que alguns cantores evangélicos já têm lista de exigência.
    E dos uns eventos em minha igreja convidarão um desses medalhões por uma quantia exorbitante, queria deixar claro que não sou contra, o cantor cobrar pra cantar, mas por uma razão que ainda preciso entender, alguns irmão queriam ficar, mais próximos do palco para vê-lo, e ele não aceitou se apresentar enquanto o palco não estivesse esvaziado.
    Desgastou-se tanto que cumprissem essa exigência, que subiu no palco visivelmente alterado, e naquele dia notava-se de longe a ausência de unção.
    Sou adepto que Deus usa quem ele quer principalmente aqueles que têm a certeza de sua grandiosidade, e se achegam humildemente em sua presença.
    Sem desprezar o cantor que foi citado acima, vi uma frase de um pastor e um sermão Dominical:
    O cano pode ser sujo em seu exterior, mais a água que passa por dentro dele não é.
    Um grande abraço, quando for a Rio gostaria muito de conhecê-lo.

    • Olá, Elieser,
      .
      essa é a realidade, mano. Quando um servo se torna um profissional… acabou. A não ser que haja contrição e arrependimento.
      .
      Gostei muito da metáfora do cano e da água. Dá o que pensar.
      .
      Seria um prazer conhecê-lo, mano. Deus te abençoe muito,
      mz

  6. Monica disse:

    Ah, Mauricio, gosto muito de suas postagens e senti muita falta delas por um periodo, e hoje voce foi usado, como esta musica da Aline Barros, pois vem de encontro ao que estou pensando estes dias, será que tenho unção?, será que só escolhidos tem? hoje sei, que nada sei.

    • Oi, Monica,
      .
      muito obrigado pelo carinho das tuas palavras. Gentileza sua, obrigado.
      .
      Fico feliz que o texto encontrou sintonia com tuas reflexões.
      .
      Sabe… com unção ou sem unção, na verdade penso que o que importa é com Jesus ou sem Jesus. O resto vem a reboque.
      .
      Abraço fraterno a ti, mana,
      mz

  7. Juliana disse:

    Poxa Maurício, quantas vezes a gente se vê fazendo questionamentos como esse!
    Quantas vezes o Senhor usa quem a gente menos espera pra nos falar algo, né? Já passei por isso algumas vezes! Sinto uma vontade de rir ironicamente de mim mesma, um riso de deboche mesmo, por passar pela minha cabeça que eu poderia compreender algo da parte de Deus… Quão pequenos somos, não?
    Glória a Deus por nos permitir o arrependimento e o reconhecimento da nossa pequineses!
    A maioria das coisas nos foge do entendimento, por isso devemos viver por FÉ!

    Um grande abraço, a paz do Senhor seja contigo!

    • Oi, Juliana, tudo bem?
      .
      Sem dúvida, essas situações noa levam a nos questionar profundamente. Somos pequenos e ignorantes e nos achamos a quintessência do universo.
      .
      Deus nos ponha sempre em nosso devido lugar.
      .
      Graça e paz, mana,
      mz

  8. Alessandra (Lelê) disse:

    Mauricio,
    Obrigada por compartilhar a sua experiência!
    Deus faz qq coisa, em qq momento e e com qq pessoa! Só Ele é onipotente!!!!!
    Eu tb estou aos prantos e quando penso a grandiosidade de Deus e Sua soberania!
    A Aline Barros tb foi muito usada em suas palavras e eu creio q depois desse momento a vida desse rapaz se transformou! Pois ele sentiu muito mais q a unção de Deus!
    Obrigada mais uma vez!

    Q vergonha! Estou com lágrimas escorrendo pelo rosto no trabalho!!! rs

    Com carinho e admiração,
    Lelê

  9. Ana disse:

    Olá, Maurício!
    Muito bom o seu texto. Sabemos que hoje em dia a música cristã vem sendo executada e utilizada para muitos fins questionáveis e que a TV explora muito o potencial comercial dos artistas. Mas muitas vezes acontecem momentos como esses que você expôs: uma canção interpretada por uma pessoa que nem conhece a Deus nos toca profundamente. E creio que realmente Deus fala com muitas pessoas através de músicos que nem têm unção (sem querer aqui compreender ou explicar essa questão que, como você disse, está fora do nosso humilde alcance). Também já refleti muito sobre isso e o que me chamou atenção tem a ver com minha Vó. Há um cantor evangélico muito conhecido (cujo nome não vou citar pois só estou querendo dar um exemplo) do qual nunca gostei como músico e cuja trajetória como cristão envolve muitos encândalos e polêmicas. Uma de suas canções é a preferida da minha Vó, que não é cristã, e ela sempre se emociona muito quando a ouve. Por causa dela comprei o cd do tal cantor e canto a canção sempre que ela me pede (cuja letra é muito bonita, como uma oração) pois creio que é uma forma de aproximá-la da Palavra de Deus. Então eu fico pensando: como pode ser?
    Creio que quando uma canção tem na sua letra a Palavra de Deus é esta que toca os nossos corações, a Palavra que é viva e eficaz. É claro que a melodia, a harmonia, a interpretação do cantor ou cantora também passam uma mensagem e nos tocam profundamente, mas o principal é a mensagem. E a Palavra de Deus não volta vazia, ela é poderosa para operar em nós muito mais do que possamos imaginar. Na minha humilde opinião isso não legitima o “ministério” de nenhum artista, mas glorifica o nome de Deus, pois dele e para Ele são todas as coisas. O problema é que às vezes nós cristãos perdemos o foco e, por falta de conhecimento da Palavra, passamos a considerar os compositores ou cantores como “profetas” e a pensar que tudo o que eles dizem “é de Deus”. Sei que você não pensa assim, estou citando uma observação minha do que leio nas redes sociais e do que ouço de muitas pessoas. Desculpe esse comentário tão grande rs!
    Que Deus abençoe ricamente você e sua família.

    • Oi, Ana, tudo bem?
      .
      creio que você tocou no ponto-chave: a eficácia da Palavra. Em meio a todas minhas incertezas, vejo essa como a maior das probabilidades.
      .
      Deus te abençoe muito, mana,
      mz

  10. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!
    Realmente impactante. Você tem razão, somos petulante e arrogantes…
    Que Deus em sua infinita misericórdia e amor nos faça verdadeiros imitadores de Cristo.

    Paz e Amor!

    Marco

    • Oi, Marco,
      .
      é isso, querido, temos que imitar sempre Cristo, em especial quando ele diz ao Pai “seja feita a tua vontade”. E quando Ele quer, quem somos nós para pôr poréns, não é?
      .
      Abração, querido, God bless,
      mz

  11. Jacy disse:

    Mauríciooo, a pazzz!!!

    Mano, no final do ano passado tive uma experiência parecida. Em um evento de minha cidade tive a oportunidade de ouvir um padre muito conhecido cantar. É cristão, embora não evangélico. Só sei que naquela noite Deus usou aquele homem para tocar no mais profundo da minha alma. Falou de Jesus e do amor cristão de forma suave, amorosa, mansa e sem impôr nem confrontar. De forma delicada e polida. Chorei muito, senti a presença de Deus. E olha que não era em um local fechado, era em meio a uma multidão. A simplicidade das palavras dele derrubaram o caráter suntuoso próprio de um show. Ao menos para mim foi assim.

    Deus sempre nos surpreende. E não entender seus mistérios nos coloca sempre aos seus pés.

    Paz querido mano, estava com saudades!!!! :)

  12. Dayana disse:

    Olá, entendo sua percepção, as vezes nós limitamos o agir de Deus baseado na lei da recompensa, entendemos que Deus só usa quem se coloca diante Dele, quem já confessou a Cristo e vive a fé cristã. Esse tipo de lei da recompensa a gente ver também na concepção de Jó, ele pensava que o mal nunca lhe atingiria por praticar a justiça, mas Deus queria algo maior para o entendimento de Jó em relação a pessoa divina! Vale também falar sobre Saul, que certa feita ao perseguir Davi foi tomado pelo o Espirito Santo e profetizou. Como entender isso, um homem cheio de ódio no coração ser tomado por Deus? Eu só encontro uma resposta: Misericórdia! Sei de pessoas não cristas que em determinados momentos foram usadas por Deus para realizar um proposito divino, embora elas não tivessem a concepção disso, foram usadas, mas que infelizmente não pegaram o gancho do arrependimento que conduz a fé pra serem salvos. Quem sabe esse cantor foi usado por Deus, naquele momento, justamente pra lhe chamar a atenção sobre isso? Bom, o que escrevi foram palavras de uma leiga em relação a pessoa Divina, ainda estou nessa mesma caminhada como você, de conhece-lo! Você deixou em seu texto, em aberto a resposta para tal situação e eu só consigo encontrar essa: Misericórdia, Soberania e proposito Divino. Abraço.

    • Oi, Dayana,
      .
      como sempre, suas ponderações são muito sóbrias e corretas. Louvo a Deus por tua vida.
      .
      Abraço em ti, que o Mestre te abençoe em sua soberania e com sua misericórdia,
      mz

  13. Gibson Nascimento disse:

    Meu querido Irmão esta é a nossa certeza. Deus nos surpreende a cada dia. Deus continue te iluminado.

    Parabéns pela visão, abraços,

  14. Thalita disse:

    Maurício Abençoado entendo a confusão na sua cabeça mas a verdade e que nosso Deus e realmente estraordinário e usa quem ele quer mesmo conheço o Rick vale assito o programa do raul e essa não foi a primeira musica evangélica cantada pelo rapaz ele cantou o Hino da vitória de cassiane de uma forma assim maravilhosa que me tocou realmente ele além de não ser cristão aparenta um comportamento um pouco diferente se é que me entende não sei se por sua educação mas , é isso ai nosso Deus é demais lindo e poderoso e misericordioso os mistério de Deus são muitos e as vezes buscamos explicações demais para as coisas eu aprendi que nada sei mesmo e prefiro não saber uma vez um tio meu me disse que a sabedória do homem e tolice para deus , não sei se é biblico mas acho que sim .. um grande beijo estava com saudade de ler seus posts fica na paz e quando não tiver as respostas como essa da unção e tudo mas Deus dará a resposta a você na hora certa no tempo certo.

    • Olá, Thalita,
      .
      de fato Deus é insondável. Creio que há muito que Ele nos permite saber, o estudo teológico tem o seu valor. A questão é saber qual é o limite entre o conhecimento e a arrogância.
      .
      Deus te abençoe muito, mana,
      mz

  15. Oi meu amigo ざがり さん, muito legal seu compartilhar.
    Cara, Deus usa quem quer,da forma que quer , na hora que quer e como quer. Essa é a unica coisa que entendo . Ainda bem que só Deus conhece nosso coração, nossas intenções…

    Graça e paz seja sempre na sua vida e família. abraço

  16. Andréia disse:

    Verdades absolutas.
    Também tenho passadopelo vale com experiências onde DEUS tem usado e mostrado sua graça, seu favor por mim quebrando meu preconceito de ser ou não de uma determinada religião.O que é necessário e como filhos DELE, observar seu mover, seu cuidado e glorificá-lo.

  17. andreia disse:

    Como é maravilhoso ver um espirito quebrantado e coração compungido e contrito……. Deus não despreza……..

    Com boas lágrimas,

    Andreia Araujo.

  18. Débora disse:

    Querido Mauricio, a paz do Senhor!
    Esse texto realmente me fez refletir, pois, mesmo sendo cristã, quantas vezes cantei esse mesmo louvor, apenas por louvar, para minha vergonha. E o Rick Vallen mesmo não sendo cristão, conseguiu compreender a soberania de Deus através desse louvor, por isso, ele foi tocado e tocou a vida de outras pessoas.

    • Olá, Débora,
      .
      compartilho da tua vergonha, mana. Há dias em que movemos os lábios mecanicamente mas o coração está calado. Que Deus nos livre de uma adoração oca.
      .
      Deus te abençoe, minha irmã,
      mz

  19. solange disse:

    Boa Tarde !
    Assim como Deus usou o Ricky para alcançar almas,como foi sábia a Aline Barros, que ternura,
    muito afável,e fica a certeza em nossos corações que ele foi alcançado pela graça,a semente ficou plantada,e assim como tocou em ti ,ficamos sem palavras
    Com sua permissão,compartilharei este post para abençoar muitos.
    A paz irmão.

    • Oi, Solange, tudo bom?
      .
      Concordo com você. A forma como Aline falou foi uma lição para muitos pastores e cristãos raivosos que tentam evangelizar na marra e no berro. Uma lição.
      .
      Deus te abençoe, querida irmã,
      mz

  20. Artimes disse:

    Alelulias! Aleluias! Alelulias!…..Nada mais que Aleluias!

  21. Teresa Mesquita disse:

    Paz Zágari..

    Eu assisti em Raul Gil essa apresentação do Ricky Vallen, foi muito bonita mesmo e emocionante, deu pra ver que ele cantava com os olhos marejados em muitos momentos. Esse louvor de Aline, assim como muitos outros são impactantes em muitas vidas que seguem distantes de Deus e nas nossas também Maurício. Deus tem segredo e age de forma que jamais poderemos compreender.

    Sabe que lendo seu post me veio em mente às discussões que tenho visto sobre cantores e celebridades gospels. Muitos irmãos estão fazendo campanha contra muitos deles por trazerem em seus louvores letras que fogem a uma adoração genuína e passam mais mensagens de ego, conquista, bens matérias…Enfim..E com isso vejo que muitos têm levantado bandeiras de muitos músicos seculares não cristãos que conseguem passar mensagens de amor, bondade, esperança e tantas outras qualidades.

    Desde pequena sou evangélica, me converti mesmo aos 15 anos, mas mesmo participando de tudo na Igreja eu nunca deixei de ouvir músicas seculares. Até hoje tenho vários cantores e bandas seculares que escuto e gosto, tanto nacional como internacional, nunca vi como pecado fazer isso, mesmo escutando de alguns que o era. E gosto muito de algumas bandas e cantores gospels, mesmo que vez ou outra escute deles muitas asneiras e bobagens descabidas. Acredito que devemos separar o louvor, que tocam profundamente vidas, das pessoas que cantam, já que elas são pecadoras e erram nas suas caminhadas, como qualquer um. É como você mesmo falou, quando vejo certas coisas me lembro logo da mula de Balaão. Deus nos deu tesouros em vaso de barro..simples assim!!

    Falei sobre isso Zágari por que às vezes fico me questionando sabe. Será que devemos deixar de ouvir certos louvores por causa dos erros dos seus interpretes? Sem falar também nas discussões de cantores seculares que cantam musicas gospel, mas isso ai já é outro assunto.

    Abraço meu irmão, estou orando por você para que logo você volte a trabalhar em algo que lhe traga paz e alegria, além do financeiro que nos é necessário!!

    • Oi, Teresa,
      .
      sem dúvida, os caminhos de Deus são muito mais elevados que os nossos caminhos. Ele é extraordinário.
      .
      De fato essas são questões que exigem muita oração e reflexão bíblica. “Louvores” com letras antibíblicos são um mal. Musicas seculares, se não ferirem a fé, não são.
      .
      Obrigado pelas orações, minha irmã, preciso muito. Fico grato e comovido por seu gesto.
      .
      Deus te abençoe com graça e paz,
      mz

  22. Maurício,
    sinto uma grande satisfação em ler seus artigos, vejo sinceridade em seus escritos que tem edificado minha vida.
    E as vezes é assim que me sinto; parece que quanto mais eu conheço a Deus, percebo que menos eu o conheço; parece que quanto mais eu leio, leio, leio, estudo, estudo, estudo, vejo que as coisas estão muito além da minha compreensão.
    E assim peço ao Senhor que seja cumprida a sua promessa em minha vida, de que “o Espirito da Verdade me guiará em TODA a Verdade”.

    Que o Senhor continue te abençoando.
    Um grande abraço!

    • Oi, Rudiney,
      .
      alegro-me que o APENAS tem te abençoado, querido. Louvo a Deus por isso.
      .
      Quem entende Deus, não é, mano? Aliás, pensando melhor… há como entendê-lo?
      .
      Deus te abençoe muito, queridão. Paz abundante seja na tua vida,
      mz

  23. Bereana disse:

    Maurício, parafraseando Sócrates, eu digo: só sei que nada sou. No Eterno Amor de Jesus.

  24. Felipe Souza disse:

    Maravilhoso esse post, continue sempre assim meu amigo.

    Primeiramente eu não tenho o dom que Deus te deu para fazer textos lindos, você ja escreveu sobre vários temas, mas um tema que eu não sei se você ja escreveu meu amado e é muito forte esse tema..sobre cair em tentação de sexo(perdão dessa palavra) e cobiçar a mulher do proximo.

    se eu nao cheguei a ler todos os seus textos faltam poucos e eu nao achei sobre esse tema, hoje eu vivo normal com minha namorada pq busquei jesus atraves de seus textos e nao fazemos nada de errado, mas outras namoradas que tive qndo era mais jovem nem merecem comentarios.

    só tentei dar uma sugestão que eu acho que essa tentação é a maior ou uma das maiores que faz nosso pai ficar triste conosco.

    como vc disse no final do texto: Obrigado, Senhor, por pôr este pequeno arrogante que sou em meu devido lugar.(essa frase foi excelente meu amado)

    Fique na paz

    • Oi, Felipe,
      .
      obrigado pela bondade de suas palavras. Me alegra saber que o blog te edifica, querido.
      .
      Obrigado pela sugestão, vou orar e pensar. Se vier ao meu coração algo que eu veja que será abençoador para os irmãos escreverei sobre o tema, ok?
      .
      Deus abençoe você e sua noiva. A paz de Cristo,
      mz

  25. Carina Cardoso disse:

    Compartilho do mesmo pensamento. Sempre que leio seus posts, digo que você sou eu de calça,rsrs. Deus é soberano, faz o que quer, quando quer, onde quer… com quem quer. Bem colocado Zágari. Aproveitando o gancho pra comentar sobre o post “Como roubar o povo usando o nome de Deus”, é mais ou menos isso que acontece, usar o dom ou pro bem ou pro mal, não importando a fonte.

    Na paz,

    Carina.

  26. Débora Sara disse:

    Mano Maurício, Paz!

    O final do seu texto me lembrou aquele versículo lá de I cor. 1 que diz que Ele escolhe as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias e escolheu as coisas fracas para confundir as fortes. Me fez refletir sobre a soberania de Deus, quando Ele decide, usar quem quer, como você bem colocou.
    Paz!

  27. rivaldo disse:

    achei otimo falou muito comigo estava hj falando com minha filha sobre este assunto e aprendi um pouco mais…. parabens continui assim

  28. Maira brasileira disse:

    Maurício, hoje estou sem disposição para comentar, mas bem disposta para orar por seu amigo; por favor, meu irmão amado, avise isso a ele, para que eu me sinta um pouco menos deprimida. No Amor do Senhor.

    • Obrigado, Maira, pela oração. Espero que esteja tudo bem com você, fiquei preocupado. Que o Senhor renove tuas forcas e te dê a paz que excede todo entendimento.
      .
      Se algo te aflige, minha irmã, não carregue o fardo sozinha. Procure seu pastor ou uma irmã de sua confiança e procure amparo e auxilio. Oro por ti, Maira.
      .
      Deus te abençoe muito e te surpreenda a cada dia com renovo e ânimo redobrado,
      mz

      • Maira brasileira disse:

        Amém, Maurício! Só em receber essa preciosa intercessão já fez-me reanimar; a saúde nossa é algo precioso, por sermos templo do Espírito Santo, mas as circunstancias desta vida, embora eu não tenha o hábito de murmurar, algumas vezes nos pegam de surpresa, mas sempre temos alguém para ajudar-nos a nos levantar! Você, Maurício, tem sido benção na vida de todos que aqui comentamos, Deus continue dando-te força e iluminando-te a cada dia, como sal da terra e luz do mundo,que você já é! No Amor Eterno de Jesus.

      • Maira,
        .
        Não tenha duvida de que as circunstancias são traiçoeiras. Só não se esqueça que temos aquele que é fiel.
        .
        Fico feliz por ser útil. Obrigado pela sua preciosa oração.
        .
        Deus te abençoe com graça e paz,
        mz

  29. Edilson Gavazzi disse:

    Mauricio, como é bom ver alguem como voce que pode dizer que ainda nada sabe sobre Deus, pois cada dia que passo, penso a mesma coisa, por mais idade que temos, sempre temos algo a aprender. Dá uma olhada nesse video do próprio Rick, esse arrepia.. http://www.youtube.com/watch?v=QjSin_hXnno
    Deus continue te abençoando. Voce é um grande propagador do genuíno evangelho.

  30. Sabe, mano, nesse tempo que tenho passado com Deus, cada vez mais, tenho visto que existem espalhados por aí muitos dos chamados “discípulos ocultos”; pessoas que através dos aspectos externos não apresentam em nada que são Habitação do Altíssimo, mas, quando mostram o que está lá dentro, fica bem visível àqueles que lutam pra parecer com Cristo cada dia mais a essência dessa pessoa. E mesmo que ele não viva o Evangelho sem saber, Deus usa quem Ele Quer e quando Quer =] Lembrei de Saul, que era usado para Profetizar a Verdade ao povo, mesmo sendo torto do jeito que era. Hoje vejo que Deus está presente nos lugares mais inóspitos .. habitando, de fato, nas trevas (ou o que nós vemos como sendo trevas).

    A Paz do Rei, mano. Ainda oro pela fibro =] quem sabe passa, né??

    Nos Braços que te Abraçam, fique em Paz.

    • Oi, Marcelo, tudo joia?
      .
      sei que essa parece ser a resposta mais fácil, mas acredito que é a mais honesta: é um grande mistério.
      .
      Obrigado pela oração, estou precisando rs. Me comove seu carinho, obrigado.
      .
      Deus te abençoe muito, mano, com graça e paz,
      mz

  31. Bianca Dias disse:

    Mauricio realmente o Rick Valen canta muito e não é só música gospel não….rsrrss, Deus deu a ele uma voz maravilhosa e abençoada. que bom que Deus usou ele para falar com vc, um caso parecido como o da mula não é, ele usa quem ele quer e Deus sabe o que vc têm pedido a ele em oração, talvez essa tenha sido uma maneira de lhe mostrar algo que só vc e Deus entendem no seu intimo. A unção de Deus que eu saiba ele dá aqueles que buscam a sua palavra e vivem o evangelho de cristo, que buscam uma comunhão, uma vida de obediência com Deus. Ele foi usado e VC ficou cheio da unção…..qualquer um que tenha o talento dele pode cantar uma música evangélica, porque , de certa forma há uma interpretação da música e ele como cantor precisa passar isso para o Público que o segue, afinal ele é um artista e sabe fazer isso muito bem…..biblicamente falando não acho que ele estava cheio de unção foi uma interpretação maravilhosa da música que te levou a Deus de uma forma diferente, mas tb acho que cada vez que ele canta músicas evangélicas com certeza Deus vai fazer ele mesmo ter um encontro com o nosso pai, pois o espírito santo já deve estar fazendo isso no coração dele…. o poder de Deus não é para nos satisfazer tão somente… quando o Espírito Santo nos visita com Sua unção… quando vem sobre nós com o Seu poder, é para nos levantar como testemunhas de Jesus.
    Se você recebe a unção de Deus, sob o impacto dessa unção, você pode cair, pode cantar, pode rir, pode chorar, tremer, pular… como também pode receber a unção e não acontecer nada disso…
    Mas, em última instância, se essa unção não te levantar para abençoar outras vidas e manifestar a salvação de Deus, então essa unção não é unção verdadeira…o que eu vejo no caso dele..é que ele apenas cantou uma música evangélica com a alma……..Conclusão:A unção é para quem obedece,Para quem crê, para sermos testemunhas de Cristo, é pra ser manifestada em todo o lugar…é o que tenho aprendido na igreja ……
    A Pazz!!!!

  32. Andrômeda disse:

    A paz!
    Mano Mauricio, é sempre bom meditar e aprender através de seus textos. :D

    É mistério de Deus mesmo! Confesso que ainda não tinha parado realmente para refletir/procurar entender sobre unção… Sou levita na casa de Deus, pela Sua graça e infinita misericórdia, e penso, com relação ao louvor que, ter unção de Deus é ser capacitado(a) por Ele a conduzir as pessoas a adoração sincera, ao quebrantamento e humilhação em Sua presença, pois quando clamo a Ele dizendo “Pai, me enche da tua unção, me capacita”, é isso que deseja o meu coração.
    É somente uma percepção simples e superficial, acho que muitos pensam assim, mas existem mesmo muitos e muitos pontos sobre unção que ficam sem respostas, encucando nossa cabeça, como ficou a minha agora (rs).
    O fato é que sermos surpreendidos por Deus é maravilhoso, seu agir é perfeito!

    Cito esta frase de seu texto:

    “Deus é soberano, faz o que quer, quando quer, onde quer… com quem quer”

    Eitaaa Deus maravilhosoooo!!!

    Grande abraço, na paz de Cristo Jesus.

    • Oi, Andrômeda,
      .
      que bom que os textos do APENAS te edificam, minha irmã.
      .
      De fato eu creio que fecharmos definições sobre um conceito que não fica claro nas Escrituras é perigoso. Por isso fico no campo no “não sei”: prefiro não ter respostas do que apresentar respostas sem base bíblica. Isso é um perigo.
      .
      A soberania de Deus a cada dia me encanta mais.
      .
      Abraço carinhoso, mana, na paz do Senhor,
      mz

  33. Adorei.
    Que Deus continue te usando.
    Abraços,
    Luciana.

  34. Valderi disse:

    Mano véio, deixa-me falar uma coisa.
    Deus usa quem ele quiser, e a nós aceitar, por quê?
    Porque em minhas pesquisas e leituras, encontrei a racionalização de Deus em artigos de Olavo de Carvalho, filósofo católico, o qual é admirado por muitos e odiados por outros.
    Foi pela sabedoria dele que fiquei impactado que há muito que aprender na Filosofia a respeito de Deus. Homens falhos, que nunca tiveram qualquer contato com Ele, mas que o defendem e o “explicam” muito mais que outros do nosso meio.
    Deus usa os bons e os maus.

    • Valderi, oi,
      .
      como dei aula de Filosofia por nove anos, sei do que você está falando. São os argumentos de Sócrates, por exemplo, sobre a existência de divindade.
      .
      A grande questão é que eles defendiam a existência de um deus e não do Deus cristão. Já Tomás de Aquino, com suas cinco vias, cristianizou Aristóteles e, usando seu método de raciocínio científico, estabeleceu as cinco provas racionais da realidade divina. O movente não movido e outros argumentos.
      .
      Só não podemos perder de vista que a revelação do Deus cristão vem pela Bíblia e não por um raciocínio filosófico. Pois a filosofia pode sugerir um deus. Mas é a Bíblia que diz quem é esse Deus. É uma diferença grande.
      .
      Abraço, mano véio, Jesus te abençoe,
      mz

  35. Valderi disse:

    Só mais uma coisa.
    Certa vez ouvi, melhor, li, que aqueles que comprovarão que, cientificamente, Deus existe serão os cientistas ateus, daqueles que não tem medo de se deparar com a verdade.

    • Interessante esse pensamento. Já li também que os ateus vão levar muito tempo tentando subir a montanha do conhecimento por meio da ciência e da filosofia. E, quando chegarem lá em cima, vão encontrar no topo um cristão, que já estava lá há muito tempo…

  36. André disse:

    Faz tempo que não comento por aqui, mas realmente preciso dizer que este texto me surpreendeu. Suas palavras simples e sinceras impactaram meu coração, Zágari, e desconfio que isso seja uma unção: a unção de escrever e nos fazer refletir, e nos encorajar a estabelecer nosso religari com o Salvador. E isso você tem de sobra. Obrigado mais uma vez, amigo.
    André

    • André! Meu amigo, há quanto tempo! Que bom ouvir de você. Espero que vc esteja bem, mano.
      .
      Obrigado por suas palavras amáveis, querido. Deus te abençoe muito.
      .
      Abraço pra ti, na paz do nosso Mestre,
      mz

  37. Jean disse:

    Graça e paz,amado!

    Realmente Deus é um mistério revelado..”Cristo em nós a esperança da glória”.. irmão,isso é tão difícil de ser compreendido,dissecado,assimilado..suas riquezas insondáveis são muito para nosso intelecto limitado..quanto mais lemos e nos procuramos se aprofundar nas coisas de Deus,mais Ele escancara nossa finitude,nossas limitações..Somos tolos,achamo-nos no direito de interpretá-lo,de falar por Ele e que Ele ainda assine embaixo sobre nossas conclusões vagas e cheias de incertezas sobre o seu real propósito.
    E meditando sobre isto,vejo tanta gente querendo ser advogado de Deus..”Oh não!..O Senhor tem seus queridinhos na Terra(os da igreja),e o restante já está condenado ao Hades..”Não pode haver um mundano cantando um hino ao Senhor e estar ungido por Ele.”..”Cuidado que o próprio satanás se transforma em anjo de luz” e outras baboseiras,que me faz lembrar quando os discípulos indagaram a Jesus que haviam outras pessoas pregando o evangelho o que causou um certo ciúme da parte deles,pois não eram os mesmos dos que “estavam conosco”..´´e sempre assim..”Senhor,mas estes não estavam conosco”..E ainda há o exemplo de Pedro na casa de Cornélio..
    E ainda vemos os debates entre os que querem provar a existência de Deus de um lado e os ateus do outro,como se estivessem num octógono intelectual tentando provar através da lógica o que já é,o que foi e o que sempre há de ser,independente se cremos ou não..e muitos de nós ficamos naquela de torcida organizada,torcendo pela “vitória” do nosso argumento perante os que não creem..

    Que Deus conserve nossa ignorância em dia e nos coloque sempre no devido lugar!

    • Oi, Jean,
      .
      de fato, querido. Deus é um ser tão mais elevado que torna-se difícil compreendê-lo em sua plenitude. Dentro das limitações que Ele nos impoe que façamos o que está claro. O que está fora de nosso alcance que deixemos no âmbito do incognoscível.
      .
      Abraço, mano, Deus te abençoe,
      mz

  38. Irmão Zágari, diferente dos comentários que costumo postar aqui, venho com muita gratidão a Deus, compartilhar contigo meu irmão, como já havia escrito para ti em um comentário que fiz em algum texto seu, hoje eu lancei o meu cd solo totalmente gratuito, e estou lhe enviando o link para vc baixá-lo. Vou deixar o link para ir direto no site do NoiseTrade, caso tenha alguma dúvida de como baixar vou deixa o link do meu blog aonde tem as orientações para download, desde já lhe agradeço irmão por escrever e falar tão claramente do Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Soli Deo Gloria.

    Link direto: http://noisetrade.com/danielpcmusic

    Link do blog: http://danielpcmusic.blogspot.com.br/

    • Olá, Daniel,
      .
      ouvi todas as músicas e gostei muito. Parabéns pela iniciativa, querido.
      .
      Deixo aqui os links, com meu incentivo para que quem vier a ler este comentário escute suas música.
      .
      Deus o abençoe muito e continue te iluminando para o uso excelente desse dom que te deu. Aquele abraço musical,
      mz

  39. Nicole disse:

    Uau. Deus nos surpreende e ficamos com a frase “só sei que nada sei.” rs.

  40. Gutemberg Howe disse:

    Otimo…

    Obrigado, Senhor, por usar o Zágari para pôr este pequeno arrogante que sou em meu devido lugar.

    Abracos

  41. Iara Souza disse:

    Meu querido!!!
    Como é bom refletir com você!!! =)
    Então… Quando comecei a ler, pensei que encontraria a resposta que chegou aos meus ouvidos certa vez. Mas não. Você acabou por compartilhar uma experiência pessoal, de ter sido confrontado. São aqueles “por quês” sempre bem-vindos, né?! Mas, Zágari, tive uma experiência semelhante. E, no caso, a pecadora era eu e a pessoa portadora da unção, também!!! Passei um tempo na companhia de uns amigos tocadores. E saí algumas vezes pra cantar com eles. Mas eu não estava lá nos meus melhores momentos com Deus (aquela fase pela qual passei e que compartilhei com você anteriormente). Bem diferente do Ministério de Louvor do qual faço parte, que fico só no backvocal e raramente solo (ou melhor, não solo de forma alguma! rsrs), meu amigo me colocava pra solar algumas músicas. Chegando a uma determinada igreja, fiz back numa música e solei a outra. Solei a música “Enche este lugar” da Nívea Soares. Não deixa de ser uma música que me sinto confortável pra cantar. Aí, cantei! Quando terminou o culto, um rapaz se aproximou e disse “Irmã, tem unção na sua voz! Eu senti a unção de Deus na sua voz!” E eu fiquei sem entender. “Como? Mesmo nestes caminhos errados?” Acredito que tenha sentido o mesmo que você sentiu quando soube que o Rick Valen não era cristão e transmitiu tanta unção na interpretação da música “Sonda-me”. Achei interessante você falar que “unção é uma capacitação especial de Deus para desempenhar uma tarefa específica”. Acredito que apesar do meu estado, Deus me usou naquele momento. Usou-me para mim mesmo! Alguns dias depois, ouvia uma prima falando sobre uma jovem de sua igreja que tinha uma voz linda e ungida. E tinha uma música em especial que, quando ela cantava, a igreja se quebrantava. Mas, infelizmente, ela caiu em prostituição. E a minha sobrinha perguntou “como é que ela, pecando, ainda tinha unção?” Minha prima respondeu “Porque a unção estava na letra da música”. Quando ouvi isso, parei o que estava fazendo e lembrei-me do que tinha acontecido comigo. Talvez essa seja uma explicação, Zágari. Como o rapaz do vídeo falou, a letra da música liberta! De fato é um tema que mexe com os neurônios!!! rsrs Mas eu só posso concordar com você: “Deus é soberano, faz o que quer, quando quer, onde quer… com quem quer”. Como diz em Pv 25.2 “A glória de Deus é ocultar certas coisas”.
    Valeu, Maurício! Suas reflexões são sempre bem-vindas!!!
    Um abraço!!!

    • Oi, Iara, tudo bem?
      .
      Obrigado por suas palavras, gentis como sempre. Fico feliz de poder, de algum modo, te edificar por meio das reflexões que posto aqui.
      .
      Esse assunto é realmente um mistério, mana. Diante dele eu me calo e me prostro com humildade diante da soberania de Deus. Não tenho resposta, mas espero viver o evangelho em meio ao oceano de dúvidas sem me abater por isso. Um dia saberemos. Até lá, amemos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos – pois quanto a isso não há dúvida.
      .
      Abraço carinhoso pra ti, na graça do nosso Pai,
      mz

  42. Samuel disse:

    Olá Maurício, acompanho seu blog a um tempo, estou morando nos USA desde ano passado, fazendo alguns cursos ministeriais. E aqui existe uma fusão muito comum entre as coisas da igreja e as seculares, devido a cultura deles serem uma cultura muito diferente da nossa. Enfim, acho q isso se explica, no post que voce fez dias atras sobre o documentario do evangelista americano que confessa a farça que era, Da mesma forma muito sentiram unção e foram tocados por deus.!
    P mim se resume em Mt 7 Jesus disse primeiro sobre as árvores q dao bons frutos ou maus. entendo que dons são irrevogáveis, mesmo com Dons bons, a arvore pode gerar maus frutos. não significa que tem unção. Por isso ele diz que muitos vão se espantar depois , pq haverá essa confusão (DONS X UNÇÃO) deus abençoe PAZ

    • Salve, Samuel, tudo bem?
      .
      Obrigado por compartilhar, mano. Certamente seu pensamento é algo para se ponderar.
      .
      Abraço fraterno, lembranças aos irmãos da terra de Tio Sam, no amor de Cristo,
      mz

  43. maninho,eu creio que esse cantor será alcancado pela graça e usado grandemente para o reino de deus

Deixe uma resposta

