Os marcos da caminhada

Publicado: 09/01/2013 em Amizade, Amor, Amor ao próximo, Espiritualidade, Pessoal
Tags:, , , ,

Marcos1Há pessoas que simbolizam valores importantes em nossa vida. Quando falamos de Jesus logo pensamos em perdão, graça e amor. Ao mencionarmos Salomão, automaticamente o associamos à sabedoria. Quando lembramos de Sansão vem à nossa mente força bruta. Jó nos remete à paciência. E por aí vai. Três pessoas são marcos em minha caminhada, pois simbolizam aspectos fundamentais da minha vida e da minha jornada como cristão. Mesmo que você não os conheça, permita-me por favor falar um pouco sobre esses três marcos.

O primeiro chama-se Marcos José. Para mim ele é o símbolo da amizade. O conheci quando eu era novo convertido. Ele era pastor, líder de mocidade, e fui sua ovelha, seu aluno e discípulo. Aprendi muito com ele em longos papos sobre as coisas de Deus e a Igreja. Ele celebrou meu casamento e fui padrinho de casamento dele. Viramos amigos. Devido a discordâncias teológicas e outras bobagens da vida ficamos meses sem um contato mais íntimo. Mas, na minha mais recente crise pessoal, seu comportamento – junto com o de sua esposa e minha maninha Marta – foi o de um verdadeiro amigo. Sem pensar em si, aturou com paciência meus momentos de baixo astral (e só Deus sabe como fico chato quando estou para baixo), me aguentou até 5h da madrugada em uma longa conversa, me buscou em casa e me trouxe de volta mais de uma vez (e moramos longe um do outro) e se fez presente em telefonemas, encontros e almoços que se estenderam por mais de seis horas. Relevou todas as diferenças, discordâncias e quaisquer outros poréns para abraçar o amigo, acima de qualquer outra preocupação. Sua forma de agir numa hora como essa solidificou essa amizade em meu coração num nível até então inédito. Se ele me pedir um dedo eu dou o braço, feliz.

O segundo chama-se Marco Antônio. É meu pastor. Para mim ele simboliza a espiritualidade. Seu cuidado com as ovelhas, sua compreensão e aplicação do Evangelho e sua forma de tratar as situações mais cabeludas sob seu pastoreio me ensinaram muito mais sobre vida cristã do que os dois seminários teológicos que cursei juntos. Se hoje há um pinguinho de graça e misericórdia em meu coração devo ao que aprendi com ele em palavra e atitude. Sei que ele não é perfeito, que é apenas um homem, mas um dia quero ser um homem como ele é: um homem… de Deus. E que age como tal acima de qualquer coisa.

O terceiro é um irmão de minha igreja, Marcos Sá, o “Marquinhos”. Ele, para mim, simboliza a santidade e o amor pelo próximo. Conviver com ele é deliciar-me com seu coração pastoral, transbordante de preocupação genuína pelas pessoas, com afeto desinteressado, abnegação, alma pura e dedicação incansável. Recentemente oramos juntos após um culto e pude sentir suas lágrimas sinceras pingarem em minha mão – o que para mim não foi um incômodo: foi uma honra. Quando penso em Marquinhos sinto vergonha de mim mesmo, tão distante estou de ter um coração bondoso e temente como o dele. Já ouvi pessoas o criticarem por seu excesso de zelo com as coisas de Deus e seu jeito metódico de cuidar da obra do Senhor, mas queria eu conhecer alguém que tivesse dez por cento de sua intimidade com Jesus e amor pelo próximo. E, sinceramente, não conheço quem chegue nem perto.

Três marcos, três símbolos de virtudes essenciais à vida cristã: amizade, espiritualidade, santidade e amor ao próximo. Claro que esses três “Marcos” compartilham das demais virtudes: Marcos Filho tem espiritualidade, Marco Antônio tem santidade e Marquinhos tem amizade, por exemplo, mas destaquei o que pula de imediato em minha mente quando penso em cada um. Assim como esse trio, há outras pessoas em minha história que me servem de inspiração, em aspectos os mais variados. Poderia gastar páginas falando sobre Evandro, Alexandre, Alessandra, Cláudio, Irene, Wilson, Marcelo, Jovana e tantos outros. Mas se fosse discorrer sobre cada um seria um livro enorme e não um post.

A essa altura, você deve estar se perguntando o que afinal de contas lhe interessa saber sobre essas pessoas que nem ao menos conhece. Bem, do mesmo modo que tenho em minha história esses três Marcos que me remetem a aspectos fundamentais da vida, penso que cada um de nós deve se cercar de pessoas que nos ensinem a ser cristãos melhores, com suas qualidades, virtudes, atitudes e até defeitos. Como somos extremamente falhos e inconstantes, é fundamental ter quem nos faça recordar daquilo de que não podemos nos esquecer se quisermos ter uma vida com Deus. Muitas vezes, sem que precisem dizer uma só palavra para isso.

Sem a comunhão da amizade não há Igreja. Sem a espiritualidade não há relacionamento com Jesus. Sem santidade ninguém verá a Deus. Sem amor ao próximo nossa fé é inútil. E louvado seja o Senhor por me lembrar sempre de buscar e exercer essas virtudes ao tomar irmãos como modelos e parâmetros que me lembrem de que tenho de ser a cada dia uma pessoa melhor.

De quem você se cerca? Quais são as virtudes que aqueles que convivem com você te levam a almejar? Será que você tem modelos de vida que te façam querer subir de nível como pessoa e como cristão? Se não tem, sugiro que busque ter. Alguém para quem possa olhar e dizer “quero ser como ele quando crescer”. Isso não é idolatria, não é bajulação: é reconhecimento. E que seja dada honra a quem tem honra.

“Eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13.15). Temos em Jesus o modelo pleno e perfeito de quem devemos ser. É nosso melhor amigo, totalmente espiritual, santo dos santos, padrão de entrega pelo próximo. Mas Eliseu olhou para Elias como um referencial de alguém tão digno que ter “porção dobrada” do que ele tinha seria o dom mais desejado. Timóteo viu em Paulo alguém que merecia sua intensa atenção. Davi viu em Jônatas a expressão daquilo que lhe acrescentava como ser humano. E você? Em quem você se espelha? Quem são seus referenciais? São homens e mulheres amorosos, alegres, pacíficos, pacientes, amáveis, bondosos, mansos e temperantes? Ou são iracundos, carnais, agressivos, arrogantes, vaidosos, egocêntricos, pueris, bobos, inexperientes, vulgares, boquirrotos ou mais amigos de si do que amigos de Deus?

Oro ao Senhor que você encontre pessoas que o inspirem. Que o motivem. Que o impulsionem. E ouso ainda mais nessa oração: peço a Deus que você chegue ao ponto em que as pessoas apontem para você e digam:”Quando eu crescer, quero ser igual a ele”.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

About these ads
comentários
  1. Alexandre NObre disse:

    Oi Maurício, tudo bem?
    Bom saber essa sua história e sua gratidão em honrar homens de valor na vida cristã. Sinta-se um privilegiado, pois há poucos.
    Obrigado por compartilhar; e compartilho da sua oração por mim, para que eu seja cada dia mais um imitador de Cristo… e que cada cristão assimo faça.
    Forte abraço!!!

    • Olá, Alexandre!
      .
      Amém, mano, creio que se todos fizéssemos essa oração seriamos um povo de fato mais cristão. Oremos e ajamos.
      .
      Abraço grande! Na paz do Mestre,
      mz

    • MAILSON disse:

      Paz!!

      Mauricio, a cada post que escreve vejo a Graça e a amor de Deus na sua vida…Sabedoria e Prudência consigo ver em você, que Deus continue te inspirando, também tenho “Marcos” que me inspiram na vida Cristã, embora não te conhecendo pessoalmente você é um referêncial na minha vida cristã…

      • Oi, Mailson,
        .
        obrigado pelas tuas palavras tão gentis e bondosas, mano. Que Deus me ajude a sempre levar inspiração, apesar de minhas muitas imperfeições.
        .
        Abraço fraterno, no amor de Cristo,
        mz

  2. Gabriela disse:

    Amo todos os seus posts!!! Na fase espiritual em que me encontro atualmente ler seus posts me fazem refletir profundamente sobre tantas coisas que nunca pude compartilhar com ninguem. Já tive os “meus marcos”, já fui também…. mas hoje, por enquanto, não sei se posso dizer que tenho algum referencial, alem de Jesus.

    • Oi, Gabriela,
      .
      muito obrigado por suas palavras carinhosas, você é muito gentil.
      .
      Fico feliz que as reflexões que compartilho te levam a pensar.
      .
      Sei que muitas vezes as decepções com pessoas que eram referenciais para nós nos levam à desilusão e a uma descrença da humanidade. Talvez seja o seu caso. Mas minha oração é que você consiga encontrar pessoas que se tornem marcos na sua caminhada. Viver isolado da confiança é muito danoso.
      .
      Deus te abençoe muito, mana, com sua graça e sua paz,
      mz

  3. andreia disse:

    Olá mano, como é bom ler algo que vem de encontro ao que pensamos e aconselhamos….. ontem mesmo eu falava com uma pessoa sobre a importância dos relacionamentos do corpo de Cristo, e hoje recebo essa confirmação com este seu belo testemunho de pessoas que estiveram e estarão sendo benção em sua vida…..
    Rogo ao Senhor, que estas palavras venham a causar um incomodo “SANTO” em pessoas que muitas vezes esquecem que não são ilhas…..

    Que o óleo da unção nunca te falte,

    Paz para amadíssima familia,

    Andreia Araujo

    • Oi, querida Andreia,
      .
      às vezes me pego pensando nas pessoas que fazem parte de minha vida. E penso o que seria de mim sem elas. Não gosto nem de pensar nisso! Ser uma ilha? Nada mais triste e solitário…
      .
      Beijo a ti e a todos da amada família, na paz de Cristo,
      mz

  4. Juliana disse:

    Amém! Que possamos um dia ser referencia para alguém!

  5. Jose Gad disse:

    A paz de Deus, nobre amigo Maurício.
    É…
    A coisa ficou estreita… mas graças a Deus por suas misericórdias.
    Prazer em lê-lo novamente.
    Abraço,
    José.

    • Salve, José,
      .
      suas palavras hoje estão enigmáticas, mano. Espero que esteja tudo bem com você.
      .
      Oro por ti, querido. Abraço forte, na paz que excede todo entendimento,
      mz

      • Jose Junior disse:

        Olá meu amigo!
        Graça e paz.

        Fui a Belo Horizonte esses dias e, infelizmente, sem acesso a internet…
        Demora na resposta.

        Ah. Desculpa o modo enigmático.
        Fui lendo, meditando… e depois, pus “parte” daquilo que havia vindo à minha mente.
        Era pra dizer que, tanto “ser” como “ter” um marco… estreitou meus exemplos.

        Foi .
        Forte abraço,
        José.

      • Salve, José,
        .
        entendido, mano. :)
        .
        Abraço grande, na graça do Senhor,
        mz

  6. Maira brasileira disse:

    Que lindo, Maurício…felizes os que têm amigos tão especiais quanto você! Eu também considero-me feliz assim, pois ao ler o Post aos três Marcos, lembrei-me de uma linda canção que reflete bem a vida do Maurício no Apenas; peço-lhe amado, permissão para inserir aqui o endereço dela, certamente você irá emocionar-se! No Amor de Jesus, Maira.

  7. Dalva disse:

    Oi Mauricio;
    Saudações portuguesas;
    …tem amigo mais chegado que um irmão…é verdade mesmo.
    acredito naquele ditado: A família e amigos chegados que se preocupam
    consigo o resto é parente.
    Bela mensagem. Quem tem uma amizade como a sua explícita vai longe.
    Fique bem, Deus ti abençoe.
    Dalva

    • Oi, Dalva, tudo bem?
      .
      Rs Gostei desse ditado. Há uma bela sabedoria por trás dele.
      .
      Sou grato a Deus pelas pessoas que Ele põe em meu caminho: as que me fazem bem e as que me fazem mal. Pois todas fazem parte da minha história e não haveria como removê-los.
      .
      Deus abençoe você e toda sua família. Os das terras brasileiras lhe saúdam!
      mz

  8. Lelê (Alessandra) disse:

    Mauricio,

    Eu tb tenho 2 amigos muito especias que me inspiram, me repreendem, que me alegram, oram por mim e comigo, me ensinam e que acima de tudo sabem fazer como a bíblia diz: Amar o próximo como a si mesmo!
    Esses 2 amigos ainda têm uma menina muito linda que só me dá muita alegria. Eles acima de tudo caminham comigo a segunda milha se preciso for, lavam os meus pés. Eles são humanos cheio de qualidades e defeitos, mas são a minha inspiração no que diz respeito do amor ao próximo!
    Tenho por eles um carinho e admiração sem igual. Esses dois amigos são vc e a sua linda esposa!

    Conheço esses três Marcos que vc mencionou e acredito q nós, cada um tem os seus “Marcos”, pois a caminhada cristã se traduz em relacionamento, em troca e por consequencia, em AMOR!!!
    Que declaração linda de amor ao próximo. Isso traz as pessoas mais perto de Deus e mostra mais a face de Deus!

    Com carinho eterna admiração,
    Lelê

  9. Felipe Souza disse:

    Meu Brother, uma das pessoas que me inspiram é você, depois que comecei a ler seus textos me dediquei mais a Deus.
    VocÊ é uma pessoa maravilhosa!
    Já disse em outro post, um dia quero te conhecer pessoalmente pra trocarmos ideias sobre Deus pai todo poderoso.
    Dia 18 de Fevereiro de 2013 vai ser um dia D para minha vida, falta pouco mais de 1 mês estou muito ancioso por este dia.
    Deixo nas mãos de Deus a decisão é dele.

    meu amigo, continue com seus textos maravilhosos, pois o que você faz é muito bom!!!

    Abraços!

    • Ô, Felipe, que carinho bom, obrigado pela generosidade do seu coração. Não sou maravilhoso não, mano, só Deus sabe a montanha de defeitos que existem aqui dentro.
      .
      Opa, não sei o que vai acontecer nesse dia, mas tenho certeza que Deus fará o melhor acontecer.
      .
      Te abraço, meu irmão, no amor de Cristo,
      mz

  10. Maira brasileira disse:

    Maurício, você é um amigo muito especial! Penso que só iremos nos conhecer quando tudo aqui findar, mas isso para mim já é uma esperança grandiosa…eis o endereço da música
    youtubebarrawatch?v=oDO69t_yi5Q Só conseguí abrir pelo g00gle e, claro, com a verdadeira barra…

  11. Maira brasileira disse:

    …você tem o perfil do verdadeiro amigo, que nos ama e ora por todos que aqui comentam suas postagens; seu carinho é especial, responde-nos a todos, interage conosco e tem demonstrado um sincero amor e consideração por todos (creio que ninguém irá contradizer minhas palavras, meu amado Maurício) Fraternalmente em Cristo, Maira.

  12. Maira brasileira disse:

    inadvertidamente escreví errado: youtube.combarra; foi a emoção do momento, pois estava ouvindo a canção.

  13. Zulmira Borges disse:

    Oi Maurício,

    Irmão seu post hoje me trouxe doces lembranças. Eu tive um “Marcos” no início da minha caminhada!
    Eu a conheci na infância, na escola, com o cabelo e a roupa sempre impecável, era crente , mas nunca me falou de Cristo, seu semblante falava por si só, sua mansidão me encantava. Mudei de escola, os anos passaram, me converti aos 17, e a reencontrei no cursinho, e ela se tornou um referencial de crente pra mim, sempre me aconselhando, me exortando, conheci sua família, queria morar na casa deles, porque havia tanta paz naquela família como eu nunca tinha presenciado antes, ela era apaixonada por Jesus, e eu pensava: Preciso ter essa paixão também!Faz 18 anos que não a vi mais, mas tenho notícias de que ela hoje trabalha integralmente na igreja.
    E graças a Deus fui referencial na vida de algumas pessoas, e atualmente são tão raros irmãos assim.Mas Deus me deu em Goiás uma mãe/amiga/irmã que está sempre orando por mim e puxando minha orelha quando necessário…
    Obrigada por hoje me trazer a memória minha amiga Jô, negra e linda com a voz da Whitney Houston.
    Irmão muita unção na sua vida sempre.

    Graça e paz.

    • Olá, Zulmira,
      .
      que felicidade saber que você é e teve pessoas assim em sua vida, minha irmã. Que o Senhor te permita um dia reencontrar essa amiga tão especial. Prova da diferença que uma única pessoa pode fazer na vida de alguém.
      .
      Deus te abençoe muito, na sua paz,
      mz

  14. melinamartins disse:

    Amém! Agradeço a Deus pelos “Marcos” da minha vida! E agradeço também pelo dia que encontrei o Apenas, tem me inspirado e impulsionado também!
    =)

    • Oi, Melina,
      .
      fico contente que as simples reflexões do Apenas sejam bênção em tua vida, mana. Louvo a Deus por isso.
      .
      Abraço carinhoso, na paz e no amor do Senhor,
      mz

  15. Jacy disse:

    Oi, Maurício!
    Lendo este post veio a minha mente vários “marcos” que passaram ou ainda estão junto comigo na caminhada. O interessante é que, se observarmos bem, todo ser humano por mais imperfeito que seja, tem algum traço marcante, bom ou ruim, que irá nos ensinar algo de valioso. Seja para nos motivar a ser parecido com ele ou para nos distanciar de ser como ele.
    Você não é um “Marcos” mas é um “marco” positivo para os leitores deste blog, incluindo esta maninha aqui. haha
    Vale lembrar que tenho um “Marcus” e o que desejo e peço a Deus é que eu seja alguém que o inspire na vida. :)
    Paz, maninho!

    • Oi, Jacy,
      .
      sábias palavras, mana. Ninguém passa por nossa vida sem deixar uma marca. Obrigado pelas palavras gentis.
      .
      Muito bem lembrado, que você seja sempre um marco para Marcus rs.
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz

  16. Lourayne Natiely disse:

    Que post tremendo mano, muito impactante, e claro nós sempre temos “marcos” nem nossas vidas, sempre temos pessoas que passam por nós, e nos fazem querer ser igual a elas, eu também tenho pessoas assim ao meu redor, que me inspiram a buscar mais de Deus, mas lendo esse post, fiquei pensando e isso muito me impactou, mas do que ter pessoas que nos inspirem, que sejamos nós um “Marco” na vida das pessoas, que as pessoas possam olhar para nós e vê Cristo, o amor dele, a graça enfim, as virtudes de Cristo, e essa palavra chegou na hora certa, glória a Deus, e que você mano continue sendo essa benção que és nas nossas vidas, e um “marco” para nós, que Deus continue a usar a sua vida e esse blog para honra e glória Dele!

    Abração,e um beijo no amor de Cristo!
    Deus te abençoe!

    • Querida Lourayne,
      .
      fico muito alegre por saber que o texto te conduziu ao desejo de ser cada vez mais um exemplo na vida das pessoas. Obrigado pelas suas sempre gentis palavras.
      .
      Um beijo grande pra ti e pra todos os manos e manas da ICNV-CG,
      mz

  17. Erick Oliveira disse:

    Irmão, quando crescer quero ser u
    que nem você.
    Rsr

    Te Amo!

    Deus te abençoe.
    E continue mais e mais te usando.

  18. Lourayne Natiely disse:

    Maurício eu mandei seu abraço para alguns dos manos e manas daqui, e pra o Pastor Luiz ai ele disse que vai aí pelo RJ e queria marcar de almoçar com você, e pediu para que eu perguntasse um numero de telefone seu para ele ligar para marcar.
    Abração!

  19. Obrigado Mauricio por compartilhar esse momento. Moro no Japão e falta Marcos,Marias,Joãos por aqui. Que jesus seja sempre seu norte amigo.Paz

    • Olá, Rodrigo, ogenki desuka?
      .
      Imagino, querido, tenho um irmão que mora na Espanha e ele morre de saudades de um feijãozinho com arroz. Que o Senhor aplaque a tua saudade e de vez em quando mande um Severino ao Japão para você se sentir mais em casa. :)
      .
      Abraço grande, na paz de Cristo. Anatano tomodachi,
      mz

  20. Lourayne Natiely disse:

    ok Mano, aguardo!
    Um Abração e Beijo, para você e toda sua família, no amor de Cristo!

  21. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    É, o marco não não tem somente o nome de Marco. Tem um marco muito importante, certamente não apenas para mim, com o nome de Maurício. Sim, você Zágari se tornou um marco que fez, faz e ainda fará com que eu tenha olhar e postura diferenciados sobre a vida (passageira e eterna).
    Dou graças a Deus por sua vida Zágari: um marco!

    GBY!!

    • Marco, salve!
      .
      Louvo ao Senhor por de algum modo poder trazer algo de bom para sua vida, querido. Glórias a Ele por isso.
      .
      Abraço grande, mano, no amor de Cristo,
      mz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s