LuaPaoMoro num apartamento simples, pequeno, sem luxos, no Rio de Janeiro, num prédio velho, sem playground nem garagem. Mas meu cantinho tem uma característica que o torna especial para mim: as janelas. A de meu quarto dá para um pequeno bosque que fica no condomínio de trás, o que me permite despertar com o trinado dos passarinhos e o farfalhar da copa das árvores. Já a da sala me permite ver o Pão-de-Açúcar e a baía de Guanabara, uma paisagem encantadora de dia e especialmente bela e iluminada à noite. No ano-novo ela oferece um benefício a mais: sem precisar me espremer junto à multidão para assistir aos shows de fogos, posso ver da minha janela ao mesmo tempo os da Urca, de Niterói, da Enseada de Botafogo e uma boa parte dos de Copacabana. Essa virada de ano foi igual à de todos os anos anteriores. Mas com um diferencial: no céu, bem acima do Pão-de-Açúcar, brilhava uma Lua cheia lindíssima, como há muito eu não via.

Os parentes que admiravam os fogos ao meu lado não cessavam de comentar a beleza deles, com olhos que se voltavam ávidos de um lado para o outro, de um pedaço do céu para o outro, à procura de um espocar que fosse mais surpreendente do que o anterior. Mas confesso que, pela primeira vez, os fogos não me chamaram tanto a atenção. Não sei se a chegada de meu 41o aniversário ou mesmo um sentimento de melancolia que essa data sempre me traz têm a ver com isso, mas quando dei por mim eu simplesmente havia recuado, me sentado no sofá da sala e estava com o olhar fixo naquela lindíssima lua, que pairava imóvel no céu, por cima das cabeças de todos. E não pude me furtar de pensar naquele instante que, não importa o que os homens façam: a beleza da obra das mãos do Criador será sempre maior.

Lua2A prefeitura deve ter gasto alguns milhares de reais para organizar as queimas de fogos, ao custo de grande parte dos nossos impostos. Já Deus nos presenteou com a Lua por sua graça, a custo zero. A cada ano o investimento do Município na pirotecnia é maior, para incrementar o turismo e, consequentemente, aumentar a arrecadação municipal. Tudo não passa, no fundo, de uma questão financeira. Já o Senhor não nos pede nada em troca: a Lua não foi feita tão bela para que déssemos qualquer coisa como pagamento ao grande tapeceiro do universo. Foi um presente, dado por amor.

O amor de Deus se exprime em pequenas coisas, muitas das quais nem reparamos de tão triviais que se tornam: não notamos como é gostoso o cheiro de café pela manhã, a artística mistura de cores em uma árvore florida, o som do mar batendo nas pedras do Arpoador, a Lua emocionante desbancando o que de melhor o homem pode fazer. Como outdoors sem importância, essas pequenas maravilhas cotidianas normalmente desfilam ante nossos olhos de forma fugaz, sem que prestemos muita atenção a elas e lhes tributemos o devido valor. A poesia de Deus geralmente passa despercebida por nós, homens de concreto que somos, cheios de preocupações pragmáticas e tão dedicados ao dinheiro que temos de ganhar e com nossas vaidades inúteis.

Lua3Neste ano que começa, nada será novo. Continuaremos seguindo com nossas vidas, sem grandes mudanças porque o calendário virou. As passagens de ano são meras convenções cronológicas baseadas em astronomia, mas na prática absolutamente nada muda. Einstein já descobriu décadas atrás que o tempo é curvo e não linear. Mas gostamos da ideia de que o placar zerou e podemos começar tudo de novo – o que não vai acontecer. O tempo não para. A vida segue. O fluxo é constante. É bonita a alegria da virada de ano, mas no dia 2 de janeiro nos damos conta de que tudo segue como disse o sábio em Eclesiastes: “O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não! Já foi nos séculos que foram antes de nós” (Ec 1.9,10).

Os fogos um dia vão cessar. Mas a Lua seguirá embelezando o céu até o fim dos tempos. A vaidade humana passará, mas a bondade de Deus permanecerá indefinidamente. Os anos deixarão de ser contados, mas a eternidade prosseguirá com infinitude. As obras das nossas mãos serão carcomidas pela traça e a ferrugem, mas as realizações do Senhor serão lembradas pelos anjos e pelos santos para todo o sempre. Por isso, enquanto todos se deslumbram com aquilo que é temporal e fugaz, dou dois passos para trás, sento-me no sofá e contemplo o que perdurará pelos séculos dos séculos. E não, não estou falando da Lua. Falo de algo que brilhará eternamente, desbancando tudo o que o homem venha a realizar: a resplandecente graça de Jesus Cristo e a ofuscante glória do Criador do universo.

Lua1Que nunca nos esqueçamos que nada sobre Jesus pode ser substituído por algo ligado aos homens. Não há beleza humana comparável à divina. Não há fama, fortuna, glamour, benefício ou prazer proporcionados por este mundo que se comparem a um abraço do Pai celestial. E, acima de tudo, não há nada nem ninguém que suplante em nossas vidas a presença de Jesus de Nazaré. Que a Lua nunca nos deixe esquecer disso. “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Sl 19.1). Tal como a Ceia nos lembra do que o Senhor fez por nós e o arco-íris nos lembra do que o Senhor não fará mais a nós, sempre que eu olhar para a Lua cheia me lembrarei de quem o Senhor é – apesar de nós.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Mauricio

About these ads
comentários
  1. Leandro disse:

    querido irmão zagari meus parabéns por mais um ano de vida. abraços

  2. Maira brasileira disse:

    Meus parabéns, Maurício! Não só por mais um ano de vida, mas por tão inspirada mensagem, que nos enriquece o Ano, já em seu primeiro dia…
    Não consigo deixar de louvar: Meu Senhor, como não dar valor ao Teu tão grande Amor!?
    E por presentes de aniversário que são dados não só ao aniversariante Maurício, como também a nós, que temos o privilégio de ler tantas maravilhas, para engrandecermos o Teu Maravilhoso Nome!

  3. Drik's Pessoa disse:

    Gostaria que recebesse esse recado com aquele sorriso de quem recebe um presente de um amigo. ‘Gostaria’…
    Passei pra te desejar Feliz Aniversário! Que sua vida seja regada de coisas bonitas. Muito amor, alegria e carinho.
    Que o Senhor te abençoe, Maurício.
    Continuo orando por você.
    Felicidades, hoje e todos os dias do ano.
    Te desejo muito mais!
    Grande abraço!
    Drik’s

  4. Rebeca Persi disse:

    Paz do Senhor meu irmão.
    Hoje pela manha me lembrei do seu aniversario, pois é seis dias antes do meu, somente com a diferença de duas décadas, essa é uma data oportuna para se aniversariar é um momento do ano em que a maioria das pessoas está fazendo uma reflexão, pensa em mudar as atitudes, melhorar de vida, realizar os sonhos, alcançar os desejos justamente pela ocasião da chegada de um novo ano, semelhantemente isso acontece com quem esta completando mais um ano de vida pensa-se nas mesmas coisas da mesma forma faz-se um balanço da vida e busca se adaptar a nova idade refletir sobre o que fez e tem feito da vida até a presente data, nesta autoavaliação nada começa do zero, antes, é posta uma vírgula, uma pausa, uma pausa somente, e pondera-se o que foi escrito no livro que é a nossa vida ate hoje. Essa vírgula delimita uma nova frase, uma nova ideia que se agrega a nossa vida e é tudo o que podemos fazer em passagens de ano ou em aniversários, vírgulas, vírgulas, só tentamos mudar, mas não mudamos, é necessária uma força maior para que haja realmente uma mudança, a madrugada do dia trinta e um de dezembro para o dia primeiro de janeiro é só mais uma madrugada como todas as outras, as coisas velhas não passam assim, não ficam pra trás assim, as coisas velhas só passam, quando tudo se faz novo e só quem tem poder para fazer as coisas novas é o autor da vida. Ele faz um reboliço em nossas vidas e nos leva a fazer um parágrafo, pular a linha, virar a pagina, Ele nos leva a desertos, caminhos estreitos, doenças incuráveis, perdas, decepções, que nos impulsionam a abandonar o velho parágrafo e começar um novo, e nele Jesus nos espera e nos dá forças para enfrentar as adversidades da vida dando forças, consolando, amenizando nossas dores, ou somente andando do nosso lado e nos olhando, guardando, velando por nós, mesmo quando esperamos dEle uma ação, mas breve muito breve Ele nos leva ao ponto final onde acaba o nosso livro e lá no fim Ele nos aguarda para dar a coroa da vida a recompensa por nossa perseverança.
    “Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa.” 2Cr. 15:7
    Que Deus lhe abençoe e lhe dê forças, o livro da sua vida é lindo Deus tem feito coisas maravilhosas por você e te tem usado como exemplo para ajudar a muitos, cada luta e cada vitória na sua vida têm sido para a glória de Deus e eu louvo a Ele por sua vida.
    Um beijo e forte abraço no amor de Jesus.
    Feliz aniversário!

    • Olá, Rebeca, que alegria ter notícias suas! Espero que você e toda a sua família estejam muito bem.
      .
      Mana, o que dizer do seu comentário? Como sempre, bem ponderado e refletido, bíblico e correto. Muito obrigado por isso.
      .
      E que palavras gentis! Que Deus continue usando este vaso de barro torto que eu sou para ajudar quem puder, enquanto o Senhor desejar. Tenho certeza que ele usa um cérebro privilegiado como o seu também para a edificação de Sua Igreja e, por isso, ergo louvores por tua vida.
      .
      Beijo carinhoso e fraterno, no amor de Cristo,
      mz

  5. Rogerio Lázaro disse:

    “Neste ano que começa, nada será novo. Continuaremos seguindo com nossas vidas, sem grandes mudanças porque o calendário virou. As passagens de ano são meras convenções cronológicas baseadas em astronomia, mas na prática absolutamente nada muda. Einstein já descobriu décadas atrás que o tempo é curvo e não linear. Mas gostamos da ideia de que o placar zerou e podemos começar tudo de novo – o que não vai acontecer. O tempo não para. A vida segue. O fluxo é constante. É bonita a alegria da virada de ano, mas no dia 2 de janeiro nos damos conta de que tudo segue…”

    Essas palavras representam exatamente o que eu já sabia desde criança. Fico até triste em ver como a sociedade gosta de viver na ilusão. Mesmo com a sequência dos anos e a experiência da vida mostrando qual é a realidade!

    Graças ao Eterno pela tua vida e parabéns pelo aniversário, cuja data me é desconhecida!

    Em CRISTO, cuja paz excede todo entendimento,

    Rogerio Lázaro.

    • Oi, Rogério,
      .
      me alegra saber que você tem visão crítica e raciocínio suficiente para conseguir enxergar os nossos tempos como eles são. Precisamos de pessoas como você.
      .
      Obrigado pelo carinho (01/01 é a data) e rogo ao Senhor que derrame graça abundante sobre ti. NEle,
      mz

  6. isac disse:

    Irmão Maurício Zagari, Eu Amo você em Cristo Jesus! esse post é uma linda verdade em palavras simples e verdadeira que alegria poder ler essas palavras! espero que todos que venha ler esse post venha entender as grandezas do Senhor!!!

    • Querido Isac,
      .
      obrigado por tanto afeto. Fico feliz por o texto ter alegrado teu coração, minha alma bendiz o Senhor por isso.
      .
      Um abraço grande, com amor e carinho,
      mz

  7. isac disse:

    minhas felicitações! que em seu coração transbordepela volta do Senhor Jesus!!!

  8. Rogerio Lázaro disse:

    *Em tempo:
    Quanto ao trecho: “Einstein já descobriu décadas atrás que o tempo é curvo e não linear.”, não seria o inverso? Fiquei na dúvida. Esclareça, por favor.

    Em CRISTO, cuja paz excede todo entendimento,

    Rogerio Lázaro.

  9. Ree disse:

    Mano, texto inspirado pelo Espírito!
    Como vc também recuo diante dessas megalomanias, digamos assim, que as pessoas em geral valorizam – claro que é td muito lindo mas … nesse momento de tanta diferença tenho a certeza de que não sou desse mundo!
    Pelo que tenho observado, há muitos crentes hoje com vergonha da lua (ou enfadados) mas exaltando fogos de ‘artifício’. Exemplo: coisas que observo nas redes sociais e que muito revelam das pessoas – grande parte dos crentes/cristãos tem vergonha de ‘curtir’ um texto baseado na Palavra nas redes sociais e até mesmo comentar, mas o fazem com total intimidade e desenvoltura em coisas inócuas ou até contrárias a ela. Ligando a bela sacação do seu texto, são os crentes de ‘artifício’.
    Sigamos orando uns pelos outros e com os outros, mano. 2013 seja tempo de salgar a terra e espalhar a alegria e liberdade do Evangelho de Jesus.
    Bj e Paz

    • Querida Regina,
      .
      fico feliz que o texto alcançou teu coração!
      .
      Se você se sente um ET neste mundo entre na mesma nave que eu. Compartilhamos o mesmo sentimento.
      .
      Gostei da tua analogia. Penso que você está correta na tua análise. Mas era de se esperar, então me conformo.
      .
      Desejo que 2013 seja como vc disse. E que nós sejamos instrumentos de Deus no cumprimento dessa missão.
      .
      Um beijo grande pra ti e paz acima de todo entendimento em tua vida,
      mz

  10. Luiz Fernando disse:

    Ola. A paz, Maurício.
    É verdade. A vida continua e nada mudou, não há nada de místico na virada do ano, não é porque o ano mudou que a vida vai mudar, o Deus que está no controle de tudo não mudou, consequentemente as coisas não irão mudar por causa de uma virada de ano. O mundo, os homens, sao transitórios, mas o poder, a graça e a verdade de Deus sao eternas.
    ha, e um feliz aniversário, meu querido. que Deus continue a te usar profundamente, na graça e no amor. Deus o abençoe com muita saúde e paz no espírito. abraços.

    • Grande, Luiz, a paz de Cristo,
      .
      bela reflexão, mano. E obrigado pelo carinho, faço minha a tua oração.
      .
      Te desejo bênçãos em dobro, saúde multiplicada e paz além do que você espera. Abraço grande,
      mz

  11. Juliana disse:

    Parabéns Maurício!

    Deus te abençoe sempre!

  12. Tiago Gonçalves disse:

    Querido Maruricio, que privilégio poder iniciar o ano lendo um texto tão belo e edificante. Que a Eternidade do Redentor seja realidade na nossa vida, e que nada não eterno ofusque o brilho de Sua eterna glória.
    Com lágrimas e alegria, Tiago Gonçalves.

  13. Diego disse:

    Primeiro, parabéns pelos 4.1 de experiência e sabedoria que Deus lhe deu, mano.

    E pelo texto, mais uma vez, obrigado por nos abençoar.

    Felicidades e forças para esse ano..

    Abç,

    • Olá, Diego,
      .
      muito obrigado, querido, o motor rateia mas continuamos na estrada rs. E não tem o que agradecer, eu que sou honrado pela sua presença no APENAS.
      .
      Abraço a ti e aos teus e graça abundante em 2013,
      mz

  14. Mauricio bom dia,
    Que artigo lindo, é realmente temos essa mania, aplaudimos o barulho feito por moto serras, é ate se acostumamos em acinzentar o azul do céu.
    Fogo de artifícios feitos com um pouco de pólvora e luz, nos encantam mais com a beleza da lua, o presente são dados para saciar o nosso consumismo, valem mais do que o sorriso daquele que é presenteado, nessas datas que devíamos lembrar que melhor e dar que receber, alguns revelam seu egoísmo, mas nem tudo está perdido as reflexões que são despertadas em alguns nessa época do ano são maravilhosas, acredito que esse sentimento deve ser preservado sempre.
    A natureza que foi feita pelas mão do Divino e criador,e fonte mais pura de inspiração.
    Mauricio um excelente ano pra ti,repleto de belos artigos e reflexões ,sendo guiado por Cristo o autor e consumador da nossa salvação.

    • Olá, Elieser,
      .
      “nessas datas que devíamos lembrar que melhor e dar que receber” – é isso, mano, como eu gostaria de sempre me lembrar disso em meio a todo o meu egoísmo e falibilidade!
      .
      Te desejo o mesmo, querido, um 2013 de graça transbordante e que aquilo que porventura eu vier a escrever sempre sirva para a tua vida. Abraço a ti e aos teus,
      mz

  15. Tocante. Muito tocante além de reflexiva o seu texto. Obrigada! Um abraço, irmão!

  16. Danila disse:

    Olá Maurício,
    Ô meu irmão,q palavras sábias e q reflexão maravilhosa,ñ sobra nem o que dizer,vce falou tdo!Meu marido diz a mesma coisa:nada mudará, tdo apenas continuará.Qto à Glória de Deus,enquanto lia o post pensava q ainda q todos os fogos da virada se unissem em um mesmo lugar,ainda assim, seriam “foguinhos” perto da incandescente,brilhante,estonteante Glória de Deus,q um dia iluminará novos céus e nova terra e como dá vontade de se esforçar mais pra estar lá…
    Pelo q entendí do comentário acima,foi seu aniversário ontem,parabéns!Deus sempre contigo como pediu Moisés ao Senhor.
    Graça e paz!

    • Oi, Danila, tudo bem?
      .
      Muito grato pelas palavras bondosas. Seu marido está certíssimo e você também. Anseio pelo dia em que, pela graça e tão somente pela graça, poderei contemplar o magnífico espetáculo celestial da presença do Altíssimo.
      .
      Obrigado pelos parabéns, mana, e pela oração. Fico agradecido.
      .
      Graça e paz pra ti e os teus,
      mz

  17. Sidnei disse:

    Que privilégio mano Mauricio.
    Onde moro, na cidade de Novo Hamburgo/RS, fiz o seguinte comentário com minha esposa:
    É lua cheia hoje e o céu encoberto não nos permite vê-la…tivemos que nos contentar com os fogos…
    Que a graça de Deus seja abundante em sua vida nesse ano que se inicia!
    Um forte abraço

    • Oi, Sidnei,
      .
      não se lamente, tenho certeza que os fogos dessa linda cidade gaúcha foram de encher os olhos. Saudades do Sul.
      .
      Graça em dobro pra ti, mano, e para toda a tua familia. Abraço fraterno,
      mz

  18. Jacy disse:

    Maurício,

    Ontem tentei várias vezes lhe parabenizar no dia de seu aniversário, porém, a internet falha não deixou!!! :( Escrevia e na hora de postar a danada desconectava. haha
    Bom meu querido mano, quero lhe dizer que ontem (01/01/2013) eu agradeci a Deus pela sua vida e pedi a Ele que continue te abençoando, te dando mais porções de sua maravilhosa Graça, lhe concedendo saúde e a paz que excede todo o entendimento. Quero reafirmar a minha amizade, dizer o quão importante você foi para minha vida no ano que passou, o quão fui edificada por suas palavras no blog e por seus conselhos preciosos e muito, muito mais por suas orações. Aqui, em São Luís do Maranhão, uma terrinha bem distante do seu aconchego (RJ) rsrs, você tem uma família em Cristo que se alegra, juntamente com a sua família, por Deus nos ter presenteado com sua vida. Parabéns pelo seu aniversário e um 2013 abençoado e abençoador!!!
    Paz a você e sua família! São os votos sinceros da Jacy e Marcus.

    • Olá, Jacy,
      .
      não se preocupe, mana, quem nasce 01/01 já se acostumou a não receber os parabéns na data rs.
      .
      Muito, muito obrigado por sua oração, é o presente mais precioso que posso receber. Fico feliz que de algum modo minha vida tenha tenha sido canal de bênçãos para ti, louvo a Deus por isso.
      .
      Pode deixar que se um dia eu retornar a São Luís vamos combinar de almoçar juntos, para conhecer Marcus e você conhecer minhas meninas. Será um grande prazer.
      .
      Um beijo fraterno em ti e no filhão e que 2013 seja transbordante da presença do Senhor,
      mz

      • Jacy disse:

        Eu me esforcei para desejar os parabéns em 01/01! haha
        Serão muito bem vindos aqui!!!
        Caso eu e Marcus visitemos antes o RJ, nós é que iremos almoçar com vocês! rsrs
        Beijosss!!!!

      • Combinado!
        .
        Beijo e paz,
        mz

  19. Jose Junior disse:

    Graça e paz, nobre Maurício!

    Meu abraço fraternal a você, e minha sincera gratidão a Deus por mais um ano que você viveu.
    Parabéns por tudo!

    Deus te abençõe continuamente.

    No Senhor,
    José.

  20. Líbia disse:

    Querido Zágari,
    Maravilhoso Deus!!! que nos concede essas oportunidades.
    Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades,muitos anos de vida, Parabéns pra você…..
    um grande abraço, tua irmã
    Líbia.

  21. Zulmira Borges disse:

    Olá Maurício,

    Parabéns pelo seu dia ainda que meio atrasado.
    ANTES:

    DEPOIS:

    ANTES:

    DEPOIS:

    Não gosto de comemoração de fim de ano, é tanta ilusão.
    Suas palavras são sensíveis e verdadeiras.
    Irmão louvo a Deus pelo seu blog, suas palavras, e espero em Deus que você continue nos edificando, ensinando e abrindo nossos olhos para voltarmos para o evangelho puro e simples, e desde que comecei a ler o “Apenas” eu tenho ansiado por voltar as veredas antigas, o evangelho da graça.
    Ler seus textos nos dá a impressão que nos conhecemos, que temos uma amizade, ainda que virtual, mas temos algo melhor que nos une que é a fé no Autor e Consumador desta fé.
    Feliz 41 anos.

    Paz do Senhor!

  22. É isso ae, as melhores “coisas” são de graça.!

    E Parabéns Mauricio , que Deus te abençoe mais e mais e que seus anos de vida se estendam
    td de bom a vc e a família
    Paz!

  23. Dalva disse:

    Olá Mauricio;
    Passei para ler sua mensagem e deparo-me consigo a fazer aniversário, que coisa boa.
    Olha que na correria da vida nos deslizamos em coisas que são muito importantes para a nossa vida e tu és uma pessoa maravilhosa que entrou em nossas vidas…o presente é mesmo meu,nosso. Mesmo atrasada, quero desejar-te felicidades e bênçãos de Deus para ti neste dia e estendo a vossa família.
    Fique bem e boa noite querido amigo.
    Dalva Loureiro e família.
    Viseu,Portugal.

    • Olá, Dalva, tudo bem?
      .
      Muito obrigado pelo carinho, minha irmã. Não tenho como agradecer palavras tão generosas como essas. Tenho certeza que vêm de um coração muito bondoso.
      .
      Deus te abençoe e a todos de tua família também. Um beijo fraterno, na paz de Cristo,
      mz

  24. Eliana disse:

    O aniversário foi seu, mas nós que fomos presenteados com um texto tão bom.
    Linda reflexão. Que nós nunca percamos o assombro de olharmos para as maravilhas da criação e ficarmos maravilhados com o poder e o amor de Deus.
    A criação revela a glória de Deus. Quem mora no Rio de Janeiro, como vc, que o diga!!! Rsrs

    Paz!!!

    • Obrigado, querida amiga. Sem palavras.
      .
      A paz e o amor de Cristo sejam contigo e os teus,
      mz

      • Ana disse:

        Olá, Maurício! Parabéns pelo seu aniversário!
        Gostei muito do seu texto mas confesso que a passagem de ano é muito especial para mim. Embora saibamos que nada muda só porque é ano novo, creio que a passagem de ano é um momento de gratidão a Deus por tudo que passamos no ano anterior e de pedirmos ao Senhor que renove as nossas forças. Fiquei emocionada com o trecho que você fala da beleza da lua cheia e em como estava muito mais linda do que o espetáculo de fogos. Aqui onde moro não há show pirotécnico, mas quando saí na varanda no momento da queima de fogos também fiquei olhando para a lua e lembrando da minha Mãe… Morávamos em um quintal bem grande e ela tinha o costume de apagar as luzes da casa para admirar o céu estrelado e a lua e nesses momentos conversava conosco, os filhos, sobre a grandeza do poder de Deus. Obrigada por esse texto que me trouxe essa recordação tão linda. Que Deus continue abençoando você e sua família com muita graça e paz!

      • Oi, Ana,
        .
        muito obrigado pelos parabéns, minha irmã. Fico feliz que essa data tenha um simbolismo especial para ti, memoriais como esse são muito importantes em nossa vida. Me alegro que o texto tenha acendido recordações tão doces e carinhosas em seu coração.
        .
        Deus te abençoe em dobro, a ti e tua familia, com graça abundante e paz excedente,
        mz

  25. Irmão é muito bom poder ler essas verdades pela manhã, estou um pouco atrazado, mas mesmo assim o parabenizo por seu aníversário, e o engraçado é que sempre quando chega nosso aniversário nos lembramos de que somos nada, e que nossa vida é passageira, é como diz a palavra eterna: Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva.
    Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a Palavra do Senhor permanece para sempre; e esta é a palavra que entre vós foi evangelizada. I Ped. 1: 24 – 25. Meu irmão desejo para vc e para nós que estamos em Cristo um ano de mais humildade, compaixão, verdade, humilhação e de mais busca pelo Senhor e pelas coisas eternas. É de fato este novo ano continuará do mesmo jeito como sempre foi, pois o homem é sempre o mesmo miserável pecador fugindo da Glória de Deus, mas o Senhor permanece e permanecerá o mesmo Eterno, Majestoso e Glorioso para todo Sempre, e que nós possamos buscar mais a esse Deus neste ano, e escrevo isto principalmente para mim que sou o mais falho e miserável entre os homens. Paz meu irmão e amigo para vc que está em Cristo. Deus abençoe sua família.

    • Oi, Daniel, tudo bem?
      .
      fico feliz por o texto ter te tocado, mano.
      .
      Obrigado pelos parabéns, querido, você é gentil. E suas palavras carregam em si verdade, é como vc diz e faço coro contigo.
      .
      A paz seja contigo também e que as bênçãos do alto repousem sobre ti e os teus,
      mz

  26. Iara Souza disse:

    “Sempre que eu olhar para a Lua cheia me lembrarei de quem o Senhor é – apesar de nós”.
    Apesar de nós… Expressão que traz consigo o peso da glória e da graça de Deus, concordas? Olhamos para nós mesmos e percebemos como o amor de Deus é lindo, é grande. Percebemos que a sua bondade e a sua misericórdia nos acompanham. :’) Muito bom servir a este Deus que nos ama – apesar de nós!!! =) rsrs

    Quero aproveitar e desejar que este ano seja muito frutífero em todas as áreas da tua vida, querido Zágari!
    Se nos lembrássemos todas as manhãs que por uma vontade de Deus existimos, esta existência seria pautada somente para viver a vontade dele. Que neste ano sejamos guiados por esta vontade, que é boa, perfeita e agradável!
    Um 2013 feliz!
    Grande abraço!!!

    • Olá, Iara,
      .
      sem dúvida. Creio que todo o Evangelho é “apesar de nós”. Não por nosso mérito, não é a nosso respeito, não é porque valhamos algo: é tão somente por quem Jesus é e faz.
      .
      Muito obrigado pelo carinho, mana. Um 2013 de graça transbordante em tua vida,
      mz

  27. Luiz Fernando disse:

    ola, Maurício. a paz.
    sei que não tem nada a ver com o post, mas me tire um duvida. Eu, não sendo obreiro, posso expulsar um demônio? acredito que sim, em nome de Jesus creio que o demônio tem que sair. Só gostaria de saber com certeza, é uma pulga atrás da orelha.
    a paz, querido.

    • Oi, Luiz,
      .
      sim, claro que pode. Jesus disse em Mc 16.17: “Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios…”. Basta crer.
      .
      Abração, na paz de Cristo,
      mz

  28. Gutemberg Howe disse:

    Fala Mauricio,

    otimo post, pra variar. Deixou a galera que não é do Rio com água na boca!!!!!!! Alias, faltou citar, a beleza do por do sol em Ipanema!!!

    abracos carioca.

    • Salve, Gutemberg,
      .
      que bom que o post te agradou, mano. E vc tem toda razão, o entardecer de Ipanema é o mais lindo do mundo – espero que amar minha cidade não seja pecado.rs.
      .
      Abraço, querido, na paz de Cristo,
      mz

  29. Luiz Fernando disse:

    obrigado, querido. abraços

  30. Teresa Mesquita disse:

    Paz Zágari,

    Tava atualizando aqui as lidas em seus posts e saio mais uma vez melhor do que entrei. Deus continue a abençoe sua vida com toda serenidade, sabedoria e sensibilidade que muitas vezes nos falta diante de nossa rotina diária.

    Abraço meu irmão!!

    • Olá, Teresa, a paz de Cristo,
      .
      obrigado pelo carinho generoso, mana. Deus te abençoe em dobro, com muito mais do que você me desejou.
      .
      Abraço fraterno, no amor do Senhor,
      mz

  31. Beatriz disse:

    Olá Zágari, mais uma vez me sinto mt abençoada ao ler seu texto… Ao término deste ano, tb estive refletindo algumas coisas que acontecem e nem percebemos… A maioria de nós, neste período de fim de ano, desejamos uns aos outros muitas coisas boas, paz, alegria, saúde…enfim, são quase sempre as mesmas declarações. Infelizmente, momentaneamente, “tomamos posse” dessas palavras nos dirigidas, como se “agora vai…rs”. E esquecemos que no ano anterior as mesmas palavras nos foram dadas, e o mais importante, tudo aconteceu, tudo se realizou!!! Tivemos paz nos momentos de aflição, tivemos saúde, tivemos alegria, tivemos livramentos, tivemos bênçãos sem fim! Mas por que esquecemos que vivemos tudo isso e que no próximo ano, aí sim, poderíamos viver??!! Temos o triste costume de esquecer com mt facilidade o que Deus tem realizado na nossa vida…e colocamos o nosso coração quase sempre em expectativas futuras. Mas Deus é o mesmo “ontem, hoje e sempre”. Que sejamos gratos pelo ano de 2012, por tudo que o Senhor permitiu que passássemos, e que 2013 seja a continuação desta linda história de amor que temos trilhado com o Senhor. Que Deus abençoe sua vida e sua família em 2013 assim como abençoou em 2012! Abraço, Beatriz.

    • Olá, Beatriz,
      .
      fico feliz que o texto te abençoou, mana. Sábia reflexão, minha irmã, é isso mesmo.
      .
      Desejo a você o mesmo, com as bênçãos do alto para ti e os teus em 2013 e todos os anos pela frente. Abraço fraterno,
      mz

  32. Tudo para Um disse:

    Muito bom!

    A criação é, realmente, muito mais bela que fogos queimando, embora toda a beleza dos fogos, à fundo, se deva à própria criação de Deus. Mas, como escrevi uma vez, e costumo repetir de formas diferentes: “Tornamo-nos complicados. Desejamos o espetáculo, aquilo que nos deixe boquiabertos, mas o que precisamos mesmo é aquietarmo-nos, e olharmos, e contemplarmos o espetáculo da simplicidade.” Uma bela lua no céu é, tantas vezes, uma oportunidade que perdemos de contemplar a infinita sabedoria e glória de Deus ali reveladas.

    Meu desejo, a despeito da relatividade do tempo, e que ano novo não muda nada – e nisto, concordo – é que sejamos mais simples e mais sensíveis a estas pequenas coisas, como um luar, que nos lembram verdades tão preciosas, não porque é um novo ano, mas por estas coisas nos fazerem louvar a Deus.

    Graça e Paz!

    (E parabéns atrasado, Mauricio! Que Deus continue lhe abençoando ricamente.)

    Tarciso Rodrigues.

    • Olá, Tarciso,
      .
      gostei muito desta expressão: “o eapetáculo da simplicidade”. Ela resume tudo.
      .
      Obrigado pelo carinho das tuas palavras bondosas, mano. Deus também siga te abençoando muito, com sua paz e sua graça.
      .
      Abraço fraterno,
      mz

  33. andreia disse:

    Olá mano, EXCELENTE reflexão!!!!!!!!!!! nada mais a dizer, a não ser que seu apto. não é tão pequeno assim, vai… :) :)

    Que o óleo da unção nunca te falte,

    Bjcas mil a amada familia,

    Andreia Araujo

  34. Lelê (Alessandra) disse:

    Mauricio,
    Antes tarde do q nunca! rs
    Eu li esse texto em Gramado e deixei para postar só qd cheguei!
    Primeira observação, o seu ap não é táo simples como vc descreve! Até pq ele é SEU e da sua ESPOSA!!! E isso tem um grande valor!
    Mas a sua observação foi incrível msm! Qd todos estavam estupefatos com a beleza dos fogos, Deus nos presenteou com um lua belíssima! Em Gramado a lua tb estava maravilhosa eu até comentei com o Sergio da beleza!
    Amigos, muito obrigada por ter feito parte do meu ciclo de amigos. Eu e o Sergio estimamos muito a amizade de vcs! Vcs são exemplo pra nós! E a pequena é o nosso dengo! rs Como amamos vcs!!!!
    Vcs continuam e continuarão nas nossas orações nesse ano q inicia e espero q nossa amizade só aumente!
    Com eterno carinho e admiração,
    Lelê

    • Oi, Lelê,
      .
      Não se agradece por amizade, ela é fruto do amor que temos por vocês. Sem comentários sobre isso.
      .
      Quanto ao apartamento… vai, ele é pequenininho rs. Mas obrigado pelo consolo!
      .
      Beijo grande a vc, Sergio e a família,
      mz

  35. melinamartins disse:

    Glória a Deus por tudo que é! =) Como é bom parar e contemplar as maravilhas da criação!

    Parabéns atrasado, Maurício! Que a cada dia você seja enriquecido pelo conhecimento do Senhor.

  36. Manoel disse:

    Querido irmão Maurício, passando por aqui mais uma vez, permita-me parabenizá-lo pelo seu texto e pelo lirismo sem igual em sua pena meu irmão. Acompanhar suas produções é ter a certeza de ouvir nosso Deus nos falar sentindo verdadeiro tempero de poesia em suas crônicas. Louvo a Deus por sua vida e presença na Web.

    Abraço carinhoso

    • Olá, Manoel,
      .
      muito obrigado por suas palavras tão gentis. Louvo a Deus por o APENAS estar edificando a sua vida. Que o Senhor te abençoe muito.
      .
      Abraço fraterno, na paz do Mestre,
      mz

  37. Mario D'Amore disse:

    Querido Mauricio, boa tarde.

    Passei aqui por 3 motivos:

    – primeiro, para te desejar um grande 2013 – como não te conheço ao vivo, vai um abraço escrito mesmo – e que neste ano o alvo da vitória eterna esteja cada dia mais claro no seu coração e que isso esteja refletido ainda mais aqui no “Apenas”;

    – segundo, para te parabenizar pelo seu aniversário – apenas não gosto de deixar passar em branco datas como essa, principalmente, para grandes “amigos” como você (escrevi entre aspas porque, de novo, não te conheço ao vivo – apesar de conhecer boa parte de você através do “Apenas” e de não saber a data exata… rsrsrs… acabei pegando a onda dos nossos amigos que aqui também deixaram comentários);

    – terceiro, para te parabenizar pelo grande livro e tesouro na Terra chamado “A Verdadeira Vitória do Cristão” – sabe amigo, um dia preguei em um Grupo de Vida (célula) sobre o martírio de Estêvão e o grande troféu que ele recebeu: ser recebido de pé por Jesus (o único na história a ter sido reverenciado pelo próprio Jesus); lutei por dias com essa passagem ante as mesquinharias que nos movem nesse mundo e nosso coração vitoriólatra e pude começar a compreender um pouco de tudo o que você brilhantemente expôs no livro.

    Era isso, amigo.

    Abração,
    Mario Augusto D’Amore

    • Olá, Mário,
      .
      muito obrigado por suas palavras gentis, querido. Desejo a você e todos os seus o mesmo, em dobro. Agradeço também pelos parabéns. Foi dia 01/01.
      .
      Me alegro que o “A Verdadeira Vitória do Cristão” tenha alcançado teu coração e te levado à reflexão. Que o que alo está exposto possa ser passado adiante e iluminar vidas.
      .
      Um abraço carinhoso, na paz de Cristo,
      mz

  38. Lourayne Natiely disse:

    Parabééns Maurício, meio atrasado hehe que o Senhor Deus continue a te usar, e derrame sobre a tua vida ainda mais da sua graça, amor, paz, enfim, que o Senhor derrames das suas ricas bençãos sobre a tua vida, e da sua família, que você continue assim sendo um servo fiel ao Senhor e que prega a sua palavra e que abençoa tantas vidas, que o Senhor te sustente com sabedoria.
    Parabéns também pela bela reflexão, que muito me fez pensar, quão grande é a glória de Deus, e como Ele manifesta o seu amor por nós através de tantas coisas simples mesmo sem merecermos e sem nem muitas vezes nos dar conta.
    “Mesmo sem Merecer
    Tua Graça se Derrama sobre Mim
    Teu amor não falha…”

    Deus te abençoe grandemente!
    Grande abraço em Cristo!

    • Lourayne, há quanto tempo! Fico feliz de ter notícias suas.
      .
      Muito obrigado por suas palavras amorosas. Você, como sempre, muito generosa.
      .
      Fico feliz que o texto tenha te levado à reflexão. Muito bom.
      .
      Um beijo fraterno a ti e a todos os meus queridos da ICNV-CG. Guardo todos vocês no meu coração. Se puder mande um abraço meu ao querido Pr. Luiz.
      .
      No amor de Jesus,
      mz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s