Sad1Quando alguém se casa, é comum que diga que seus votos valem “…na alegria e na tristeza, na saúde e na pobreza…”.  Em outras palavras, os votos devem valer nas horas boas, alegres, quando tudo vai bem; ou na barra pesada, na tristeza, no desemprego, na doença, quando está tudo ruim. Interessante é que em nossa aliança com Deus isso parece que não vale. Para muitos de nós, quando tudo vai bem é festa na igreja, louvores de mãos erguidas, glória e aleluia. Mas quando as circunstâncias da vida desandam, passamos a culpar Deus e nos afastamos dele. Ou murmuramos. Ou agimos como quem não tem fé no Senhor. Qual é, afinal, a postura que o cristão deve ter quando tudo vai mal?

A resposta é: fazer tudo ao contrário do que dá vontade.

Como assim? A proposta do Evangelho é contracultural. É nadar contra a correnteza. É seguir na contramão. Portanto, quando dá vontade de reclamar, a proposta da Cruz é “em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Ts 5.18). Devemos sempre ler a Bíblia com um olho no microscópio, ou seja, atentando para os menores detalhes. No caso, importa reparar na palavra “tudo”. Se é para em “tudo” darmos graças, ou seja, em “tudo” agradecermos, o que Paulo nos ensina é que devemos ser gratos a Deus também quando tudo vai mal.

Sad2Estranho, não é? Mas… se pararmos para pensar, o Evangelho é estranho. Deus se fazendo homem? Deus querendo sofrer por quem não merece? Deus perdoando a escória da humanidade? Quem entende? Só que, quando compreendemos que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28), entendemos que, mesmo quando tudo vai mal, esse mesmo tudo está cooperando para o nosso bem. E isso nos desperta gratidão a Deus.

As tribulações também proporcionam benefícios. “Também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Rm 5.3,4). Isto é, quando tudo vai mal Deus está fazendo crescer em nós perseverança (fundamental para “perseverar até o fim e ser salvo” – Mt 24.13), experiência (úteis em muitas circunstâncias e para podermos ajudar o próximo) e esperança (essencial para nos manter de pé nas piores horas).

Mas quando tudo vai mal o que é preciso fazer? O segredo Paulo nos diz em sua epístola aos Romanos: “Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes” (Rm 12.12). Ter paciência. E “paciência” é a “capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades; é o sossego com que se espera uma coisa desejada”. Tolerância. Sossego. Persistência. Paz. Assim, o cristão que tem fé demonstra tolerância com os problemas, permanece sossegado na adversidade, espera com paciência Deus decretar o fim do período de duras provas, sabendo que depois tudo irá bem.

Sad3Fazer tudo ao contrário do que dá vontade. Logo, na pobreza devemos doar. Na tristeza, glorificar. No choro, agradecer. No sofrimento, esperar. Na decepção com o próximo, amar. E, em tudo isso, ter uma certeza: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas” (2 Co 4.15-18).

Se Deus permite que tudo vá mal hoje é para que tudo vá bem na eternidade. Por quê? Não faço ideia. O que seu desemprego e as dificuldades financeiras vão gerar de benefícios? Não sei. O que as dores que inundam seu corpo farão de bem por você? Ignoro. O que ser vilipendiado por quem te chamava de “amigo” traz de vantagens? Só o Senhor sabe. O que amargar desamor de quem você menos esperava somará na sua vida? Difícil entender.

Sad4Fazemos festas surpresas para quem amamos, damos presentes fora de uma data especial para entes queridos, deixamos inesperados recados em batom no espelho do banheiro para nossos cônjuges. Eles não sabem que serão surpreendidos. Mas nós sabemos. Deus também gosta de nos fazer surpresas. E elas virão na eternidade. Hoje, tudo vai mal. Na vida eterna, a surpresa nos espera: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Co 2.9).

Prepare-se para encarar momentos nada surpreendentes de angústia nesta vida. E prepare-se para ser surpreendido com maravilhas na eternidade.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

comentários
  1. Antonio/Erica Oliveira disse:

    Paz Mauricio!!

    Suas palavras nos edificaram de uma maneira muito intensa hoje!
    Suas tribulaçoes hoje nos ajudaram a sermos edificados durante as nossas.
    Obrigado Por permitir-se ser usado!!

    • Antonio e Erica, a paz de Cristo,
      .
      louvo a Deus por essa simples reflexão ter edificado a vida de vocês.
      .
      Não me agradeçam, por favor, eu que lhes agradeço pelo afeto. Que o Senhor os abençoe muito.
      .
      Abraços carinhosos,
      mz

      • helen disse:

        Oi Maurício, a Paz do Senhor Jesus! Conheci seu blog faz pouco tempo e fiquei surpresa ao ver alguém que tem dificuldades para digitar, por conta da enfermidade, e mesmo assim faz questão de responder aos comentários. Fiquei feliz ao ver sua resposta pra mim num comentário que fiz semana passada, sobre como perdoar quem me fez tanto mal; meus olhos se encheram de lágrimas. E hoje sei que posso dizer que nada poderá me separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo, pois além dessas tribulações que ocorreram na vida sentimental e entre outras, dia 20 de dezembro fez 4 meses que perdi minha mãe. Era o que eu mais temia e inesperadamente me sobreveio. Sempre evitei pensar na morte dela, mas como ela era enferma, eu sabia que era uma possibilidade; e me desesperava só de pensar.Acreditava que Deus iria curá-la e todos na igreja diziam que a vitória era garantida. Quantas profecias de cura recebemos… Mas, antes de acontecer, fui batizada e revestida pelo Espírito Santo de Deus e, quando aconteceu, me vi consolando a família e sentindo uma paz que nunca havia sentido. Hoje, vivo de uma forma que, se pensasse antes, ficaria louca. Mas, sei que meu Redentor vive e em breve se levantará em meu favor.
        Maurício, que o Senhor Jesus abençoe sua vida grandemente e que você seja sempre um servo fiel em todas as circunstâncias.
        Abraços, Helen

      • Olá, Helen,
        .
        fico feliz por o blog estar cumprindo seu propósito na tua vida, minha irmã. Louvo a Deus por isso.
        .
        Creio que todo o processo com a partida da tua mamãe serviu para consolidar em ti um espirito mais fortalecido e espiritualmente sólido. Hoje tenho certeza de que você é mais madura quanto a profecias e o exercício da fé. Procure ver em tudo o amor de Deus, pois é o que permeia cada fato de tua vida.
        .
        Deus te abençoe muito, com seu amor e sua graça,
        mz

  2. Beth disse:

    Paz Maurício!!

    Você fez uma abordagem das lutas/adversidades com o foco na eternidade. Essa perspectiva não é mais tão falada nos púlpitos das igrejas e isso é que tem gerado frustrações nas pessoas. Por que o lema de hoje é que Deus tem inúmeros planos para fazer as pessoas felizes aqui, esquecendo-se completamente que o alvo é o céu. Não vou ser hipócrita e te falar que eu tenho esse foco diariamente, deveria ter mas não tenho. Texto muito edificante.

    Deus te abençôe!

    • Olá, Beth,
      .
      obrigado pela bondade de suas palavras.
      .
      Sem dúvida, a perspectiva da eternidade tem estado bem fora de moda. É o imediatismo da era da Teologia da Prosperidade causando um desserviço ao Reino. Temos que voltar a pregar sobre o porvir, nunca esquecendo-nos que vivemos em preparação para a vida eterna.
      .
      Deus te abençoe muito. Na paz de Cristo,
      mz

  3. Alexandre Nobre disse:

    Oi Maurício!!!
    Cara, não deu pra não chorar … e não apenas pelos sofrimentos e angústias que estão sempre ao meu (e nosso) redor; mas muito mais em ver que miserável homem que sou, que reclamo mais do que agradeço.
    Em lágrimas só quero me arrepender … estava relendo as resoluções de Jonathan Edwards e na 10º decide: “Resolvi, sempre que experimentar e sentir dor relacioná-la com as dores do martírio e também com as do inferno.”
    Difícil né? Mas lendo as resoluções esses dias, e lendo seu post, mesmo sabendo que ele, você e eu somos fracos, em Cristo temos forças pra vencer.
    Desejo a você e sua familia toda essa força, que 2013 seja um ano na presença do Senhor, mesmo em meio às tribulações. E que o “apenas” continue abençoando a vida de tantas pessoas, assim como abençoa a minha.
    Feliz 2013 meu irmão!! Um abraço!!!
    Alexandre

    • Alexandre, olá!
      .
      tomara que você consiga superar esse abatimento e conseguir viver segundo a Palavra, muito mais que segundo as circunstancias. Oro a Deus por tua vida, para que 2013 traga muito mais alegrias para ti do que 2012. Nunca se esqueça que em tudo o Senhor é contigo.
      .
      Abraço muito grande, mano, na graça e na paz de Jesus,
      mz

  4. Juliana disse:

    Muito bom Maurício!
    Precisamos praticar isso a cada dia, aprender a dar Graças a Deus em tudo, por mais dificil que seja, isso é muito necessario né?
    A paz de Cristo esteja contigo!
    Que Deus abençoe a você e a sua família nesse ano que vai se iniciar!
    Continue sendo um instrumento do Senhor!

  5. Izínia disse:

    Eu que o diga ao falar em sofrimento e angústia nesse ano de 2012. Depois de perder meu avô e meu pai em um intervalo de 2 meses poderia dizer que foi o pior ano que já vivi. Os dias não tem sido fáceis, mas quando começo a me desesperar lembro-me que um dia irei reencontrá-los. Que o Senhor nos dê sabedoria e nos capacite para enfrentarmos tudo mais que Ele tem preparado, seja nas perdas ou nos ganhos.

    • Oi, Izínia,
      .
      minha irmã, fico triste por saber de todas essas perdas. É por isso que nosso consolo está no Senhor e na esperança do reencontro com nossos amados na vida eterna.
      .
      Oro por ti, mana, para que Jesus traga consolo e paz ao teu coração. Busque na Palavra, Deus tem muito a te falar ali.
      .
      Um abraço muito carinhoso pra você e todos os seus,
      mz

  6. Jose Junior disse:

    A paz do Senhor Jesus, nobre amigo Maurício!
    Temos uma mania de sempre fazermos planos para o início de um novo ano: ou é a dieta, ou um cursinho, ou a reforma… ou atender a um chamado na obra… enfim.
    O meu, era entrar com um pedido de divórcio assim que o Judiciário voltasse do recesso…
    Sabe quando você vem maquinando fixamente numa idéia? Irredutível? Determinado? Era eu.
    Ao ler você, desmoronei. Não consegui manter-me firme no propósito. Até tentei argumentar, mostrar por A mais B que a única solução é essa… mas em vão.
    Quando li você dizer: “O que amargar desamor de quem você menos esperava somará na sua vida? Difícil entender”, parei de resistir. Acho difícil, complexo, irracional… entender certas coisas… O evangelho parece loucura… e somente quando nos sentimos loucos, vemos o quanto ele é libertador.
    Obrigado meu amigo… Deus te abençõe sempre.
    Paz em sua vida… e a todos que estão em Cristo.
    Abraço fraterno,
    José.

    • José, meu irmão,
      .
      estou sem palavras. Só posso glorificar nosso Deus por isso, pois certamente não vem de mim.
      .
      Minha alma bendiz o Senhor pelo que está fazendo em sua vida e em seu casamento, querido. A Ele toda a glória. Oro por vocês com alegria no coração.
      .
      Abraço carinhoso, deste vaso de barro,
      mz

  7. luiz Fernando disse:

    Meu amado irmão, a paz e um feliz Natal atrasado :-)
    Texto edificante. Tenho passado por um momento de solidão, mas sei que o meu companheiro é Jesus, sei que Ele sim, tem paciência comigo. Ele que atura com paciência as besteiras que eu faço e mesmo assim não desiste de mim. Eu pergunto, Zágari, vai entender a graça? Eu não quero entende-la, mas sim aceita-la.
    Tribulaçoes, me lembro de quando “aceitei” a Cristo(foi Ele que me chamou, pela misericórdia), levantei as mãos, nunca imaginei que seria essa vida de misterio, alegria, sobrenatural e sofrimento, acho que ninguém imagina. Nunca imaginei que Jesus, o que a humanidade inteira fala, que a história conta, fosse real. Nunca imaginei que o Todo-poderoso Deus Criador do universo e tudo que há nele, poderia me dá atenção assim, poxa, Ele é criou o mundo! Como eu pó, verme entre milhoes de pessoas com o coração mais, totalmente mais puro do que o meu, poderia ter a atenção de Deus, não entendo esse amor, mas aceito-o. Tribulaçoes virão, mas se é a unica forma de eu aprender alguma coisa, que venha. Vai doer, mas que venha.
    Amigo, te peço uma ajuda. Ore por este nome: Junior, porfavor. Ele é um jovem que saiu do tráfico e não encontra forças para se manter na presença de Deus, Deus livrou ele de muitos laços de morte, agora ele está jurado aqui na cidade e precisa de nossa ajuda. É um jovem bom, já se batizou só não tem forças, é fraco na fé. Peço porfavor, querido, essa ajuda e a quem ler o comentario, que faça esse esforço pela vida dessa pessoa. A cidade tá perigosa, fui ao enterro de um jovem, e encontrei no caminho de casa um jovem morto, enrolado numa lona amarela, nú, espancado. Ele estava no acostamento, foi desovado na madrugada ali. Nao é normal encontrar um defunto de manhã indo trabalhar. Só morre jovem, mano. Temo que ele seja um deles.
    Obrigado e desculpa pelo longo comentário. Deus te abençoe mt, querido. A paz.

    • Salve, Luiz,
      .
      De fato, quem entende a graça, não é? Tudo o que você falou procede e são questionamentos que um bom cristão vai acabar se fazendo em algum momento. Mas sempre devemos ter os olhos fixos na vida eterna.
      .
      Quanto ao Junior, com certeza o terei em oração. Que Deus lhe estenda Sua graça e sua compaixão.
      .
      Um abraço, mano, e que o ano-novo traga muita paz ao teu coração, aquela que excede todo entendimento,
      mz

      • luiz Fernando disse:

        Obrigado, querido. desejo a ti e a tua família um ótimo, maravilhoso ano-novo. este ano foi maravilhoso, aprendi mt, chorei mt, conheci pessoas maravilhosas, como vc querido. Deus o abençoe muito, muito msm. Saiba que eu o amo muito, querido irmão. deixo a ti meu carinho e amor fraterno e a paz daquEle que é a razão do nosso viver.

  8. Cilene disse:

    É no momento mais sacrificante, mais doloroso que a graça reina em nós.
    Louvar na alegria é muito fácil! Como diz na Palavra: “Se amas somente quem lhes ama, o que fazes de mais? Até os pagãos fazem isso…”
    É na tribulação que Deus prova nossa fidelidade a Ele.
    Que o Senhor continue te abençoando e te fazendo canal do Espirito Santo.

  9. solange disse:

    Bom dia Mauricio !

    Só tenho um pensamento para estes momentos inevitáveis e que são inúmeros e recorrentes em nossas vidas,as vezes parecem infindáveis,e que sejam, pois o que nos alimenta e que nunca devemos perder é a visão do reino de DEUS,e esta espernça que nos renova e encoraja a prosseguir.
    A paz de nosso Senhor esteja conosco.
    Solange

    • Oi, Solange, bom dia,
      .
      sem dúvida, a percepção de que o Reino já chegou e que somos cidadãos de outra pátria peregrinando em terra estranha é fundamental.
      .
      Que nunca nos deixemos sucumbir pelo abatimento.
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz

  10. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    Verdade pura. O difícil é a gente colocar isso em prática…
    Muitas vezes agimos segundo nosso próprio entendimento, sentimento e razão, e não paramos para ver que em tudo há um propósito, até mesmo “quando tudo vai mal”.
    Mas como mesmo disse nosso Senhor Jesus: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo.”(Jo 16:33)

    Paz seja contigo!

    • Oi, Marco,
      .
      sem duvida um dos maiores problemas que enfrentamos é materializar nossa fé. Daí a importância das disciplinas espirituais e de constantemente não somente ler, mas meditar profundamente nas Escrituras. E depois é decidir o quanto elas representam base de fé para nossa vida.
      .
      Abraço grande!
      mz

  11. Alessandra Figueredo disse:

    Mauricio,
    Obrigada por esse refrigério!
    Realmente é muito difícil remar contra a realidade!
    E mais difícil ainda é não murmurar, reclamar da vida e se fazer de vitima!
    Mas Deus ensina q temos q ser perseverantes e nos manter sempre com os olhos na cruz!
    Com eterno carinho e admiração,
    Lelê

    • Oi, Lelê,
      .
      é isso mesmo: dificuldade no fazer, auxilio divino no proceder. É a única forma de irmos adiante.
      .
      Beijo grande ao casal de seis milhões de dólares,
      mz

  12. Rejane Miranda disse:

    Mauricio,

    Que maravilhoso pensamento!!! Me abençoou muito neste início de tarde.
    Tenho falado diariamente para mim mesma este versículo: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas” (2 Co 4.15-18).”

    Deus seja louvado por sua vida.

    Aproveito para desejar um 2013 com as ricas bençãos do Senhor e que ELe continue lhe usando para edificar vidas.

    Shalon Adonai!

    • Rejane, oi,
      .
      Fico muito contente por saber que esta reflexão abençoou sua vida. Bendigo o Senhor por isso.
      .
      Te desejo e a todos os teus um ano-novo transbordante da graça e da paz de nosso Senhor, Jesus Cristo.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Deus,
      mz

  13. Manoel disse:

    A Paz do Senhor Maurício. Tenho sempre acompanhado seus textos e com eles me edificado bastante. Deus tem lhe usado para falar ao povo dele sobre os verdadeiros tesouros. Aqueles que estão onde o ladrão não rouba nem a traça nem a ferrugem consome. O povo do Senhor anda anestesiado com seus brinquedos tecnológicos e com as possibilidades de prosperidade que ainda nos advirão e nessa anestesia nossos sentidos tem estado embotoados para perceberem a verdadeira riqueza do Reino para nós. Mas graças ao Deus Eterno por seus profetas (tenho sido muito abençoado por aqueles que não vivem nos palácios eclesiásticos mas em suas tendas simples). Cresci muito com seus testemunhos de enfrentamento às dores, sobretudo as físicas (também carrego em minha carne algumas ainda não dominadas pela ciência), contudo aprendi, e sua experiência contribuiu muito nisso, é que há um propósito maior em nosso Deus não querer (no nosso tempo) nos curar. Um abraço afetuoso.

    • Olá, Manoel, a paz de Cristo,
      .
      fico muito feliz que Deus tem usado o APENAS para edificar a tua vida, meu irmão. Louvo a Ele por tão grande bondade.
      .
      Obrigado por suas palavras tão carinhosas. Com certeza brotam de um coração gracioso.
      .
      Oro ao Senhor que continue usando este vaso de barro para levar tesouros celestiais a corações que precisam deles.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Jesus,
      mz

  14. Jacy disse:

    Oi, Maurício!

    Excelente reflexão. Nestes dias de festas de fim de ano ouvem-se muitos desejos de prosperidade, vitória e bençãos em vida e nada se fala no que se refere a se esforçar para ser um cristão melhor afim de contemplar a verdadeira vitória, o porvir.

    Texto muito oportuno.

    Abraços meu querido mano, em você e na família! Paz!

    • Oi, Jacy,
      .
      é verdade, minha irmã, creio que essa realidade nos leva a uma profunda reflexão.
      .
      Que teu ano-novo e o de Marcus sejam cheios da graça de Jesus. Os abraço com carinho,
      mz

  15. Danila disse:

    Olá Maurício
    Pode parecer estranho,mas esperava um post nestes termos.Explico,estou passando por um momento onde as coisas ñ vão bem em uma área da minha vida e é no sofrimento q busco mais a Deus,ao invés de me afastar aí é que me lanço em seus braços e me debruço na Sua Palavra,e tbém é qdo Deus mais fala comigo,então tinha uma forte “impressão” q no próximo post Deus me falaria.Ontem mesmo postei no facebook assim,
    :<( mas esperando uma solução em Deus :=)
    Obrigada Senhor, por me consolar tbém através do teu servo Maurício!
    A paz de Cristo meu irmão, que excede todo entendimento,e um novo ano repleto de toda sorte de bençãos para vce e sua casa!

    • Danila, olá,
      .
      que dizer diante disso, minha irmã? A Deus a gloria, a honra e o louvor.
      .
      Te abraço, em oração por ti,
      mz

      • Danila disse:

        Ô meu irmão,obrigada pela oração,tô precisando mesmo.
        No amor de Cristo,q nos une e faz a maravilha de clamarmos a Deus uns pelos outros,em lugares diferentes e sem nem ao menos nos conhecermos,mas tão somente por termos sido alcançados pelo evangelho da Graça.Maravilhoso Deus!

      • Amém e amém!
        Na paz de Cristo,
        mz

  16. Maira brasileira disse:

    1 Co 2:9…Não fosse essa grande Esperança que nos impulsiona a cada dia, o que seria de nós, amado Maurício? Esse Amor maravilhoso, do qual não somos dignos, mas nos agracia inclusive com postagens inspiradas como esta de hoje, as de ontem e certamente as de amanhã, neste Blog interativo que nos faz glorificar a cada dia o nosso Deus Maravilhoso, que nos une em Seu Eterno Amor! Graça e Paz, amado Maurício, na eterna Esperança.

  17. A vida e suas surpresas … tinha acabado de desligar o telefone, contando para minha amiga que estranhamente nos últimos dias muitas coisas desagradáveis estavam me acontecendo. Doença, dificuldades no trabalho e prejuízos materiais. E eu sei o quanto isso me embaraça, me deixa sem paciência com os outros e reduz minha capacidade de sorrir e fazer bem aos que estão por perto. E então, vejo esta postagem. É incrível como podemos glorificar a Deus quando as coisas não vão bem. Mas aparentemente esse é o gesto mais sublime que um mortal pode fazer, mostrar confiança em Deus na travessia do deserto. E receber gotinhas de maná, como estas aqui .. que adoçam a alma.

    Maurício, que você continue sentindo o Senhor guiar teus passos em 2013. Felicidades para você e sua família!

    Grande abraço,

    Katiana Diniz.

    • Katiana, oi,
      .
      nosso Deus é de fato surpreendente. Supresas, surpresas, surpresas. E enquanto não chegamos ao oásis ele vai nos dando copos d’água no deserto. Amor, graça, cuidado: assim é Deus com a gente.
      .
      Grande alegria saber que o Senhor usou este espaço para falar ao teu coração, mana.
      .
      Obrigado pela oração, querida, desejo que o Pai continue te carregando no colo e te alicerçando cada vez mais em seu amor. Paz a ti e aos teus,
      mz

  18. Simone disse:

    Mais um texto edificante!

    Agradeço a Deus, pois esse ano me converti e mesmo com todas as tribulações emocionais sei que ele está me amparando e sei que tudo será para meu aprendizado, e por todas as outras graças concedidas a minha família.

    Aprendi muito com o apenas, e desejo a você e a sua família um ano novo cheio de graça!

    E que venha 2013 e Deus continue te usando para nos ensinar e confortar mais e mais.

    Abraços,
    A Paz de Cristo!

    • Olá, Simone, a paz do Mestre,
      .
      fico feliz por de algum modo ter colaborado para seu crescimento espiritual, mana. Louvo a Deus por sua vida e por Ele ter chamado você para sua maravilhosa luz.
      .
      Um abraço carinhoso e um ano-novo transbordante em Cristo,
      mz

  19. Marcos falcon disse:

    Grande Mauricio,a paz do Senhor. Realmente so se falam em prosperidade aqui na terra,sendo que o mais importante e o tesouro celestial. Que Deus o abencoe.Falcon

  20. Vicente Neto disse:

    Graça e paz, irmão penso que o sofrimento é didático.
    Todo modo, quem nasceu num ambiente onde os pais lhe proporcionam cuidados e melhores condições de vida, podem crescer com mais conforto sem lidar com as pressões e angustias da vida.
    Já nos casos em que as obrigações e responsabilidades são muito maiores só Deus mesmo para ajudar.
    Primeiro orientando na Palavra e Segundo na Oração.
    E mesmo assim a pessoa deve tomar atitudes, deve estudar muito, buscar meios, saídas, através do esforço. Sabendo que Deus é galardoador daqueles que são esforçados, trabalhadores, estudiosos, lutadores… com coragem, com garra e com amor entranhável.
    Só assim, é bom ascender socialmente e se estabilizar com saúde e pela graça de Deus e somente pela graça de Deus, nesses dias no mundo onde o que reina é o capital e os valores são ditados por ganância, competição, inveja… É assim mesmo que é.

    • Muito bem ponderado, Vicente. Penso como você. O sofrimento é indesejado, mas é extremamente didático.
      .
      Deus o abençoe muito, com um novo abo cheio de graça do alto.
      Na paz de Cristo te abraço,
      mz

  21. Muito bom Mauricio, hoje pela manhã eu estava lendo umas parábolas de Jesus e ele batia nesse tecla constantemente , somos cristãos e temos que andar na contra mão do mundão.

    Os últimos serão os primeiros, cada vez que eu leio as parábolas de Jesus me sinto com mais animo e força. o sofrimento é inevitável pois somos humanos e Cristo já nós tinha avisado que passaríamos por isso mas ele venceu o mundo então nós também venceremos.
    Obrigado pelo texto Mauricio,
    Um Feliz ano novo na Paz do Senhor e que ele continue abençoando vc e sua família,
    Abraços !!!

    • Olá, Gessé,
      .
      é exatamente isso. Pois é impossível andar no compasso do mundo ao mesmo tempo que se agrada Deus.
      .
      Obrigado pelo carinho, mano, desejo a você e os seus o mesmo, uma boa passagem de ano e um novo ciclo transbordante da graça do nosso Deus. Abraço grande,
      mz

  22. Reeeeeeeee disse:

    Mano, vim deixar essa oração linda pra você e sua família. Que assim seja 2013.
    Amém
    Bj no ombro, no Amor dEle

    • Querida Regina, companheira de caminhada,
      .
      Muito obrigado por esse carinho. Muito me alegra ter pessoas como você por perto que, mesmo sem nunca termos nos encontrado, nos concede e alegria de afeto desinteressado e carinho perene. Deus te abençoe muito!
      .
      Beijo afetuoso, do teu mano,
      mz

      • Ree disse:

        Carinho, amizade e bj recebidos com alegria! Lembrei da canção “quão bom e quão suave é/ viver em união” – comunhão com os irmãos, de que jeito for, é presente do Pai. Obrigada, Pai!
        Com pés descalços no 1o dia de 2013, sigamos fortes e em amizade pelo Caminho, mano.

        Obrigada por sua gentilieza, sinceridade adorável e a generosidade em compartilhar seu dom, que dá tantos bons frutos.

        Bj na testa :) no Amor Maior

  23. Dayana disse:

    Tudo na vida do cristão tem um proposito, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, até mesmo as tribulações. E ainda temos o conforto de que nada nos virá sem que antes Deus observe a nossa estrutura, pois não somos tentados além de nossas forças. E se com Ele sofremos, também com Ele seremos glorificados!!! E por fim estejamos firmes na fé em Cristo, pois esta é a vitória que vence o mundo, “a fé”. Seu texto vai na contramão daqueles que pregam e querem um evangelho de “oba oba”, mas é melhor ir na contramão das concepções humanas do que ir na contramão da verdade de Cristo. Obrigada amigo pelo conforto das palavras desse texto, aproveito para desejar-lhe um 2013 de um crescer profundo em Cristo, como também para sua esposa e filha. Em Cristo somos vencedores!

    • Olá, Dayana,
      .
      você como sempre trazendo pensamentos sólidos e embasados, o que muito me alegra. Bendigo o Senhor pela tua vida.
      .
      Obrigado pela bondade de tuas palavras, te desejo tudo em dobro e um 2013 de graça transbordante na tua vida e de tua família.
      .
      Um beijo fraterno, no amor de Cristo,
      mz

  24. Mateus disse:

    Maurício, mano, que texto maravilhoso. Alegro-me de alma ao lê-lo.
    Paz de Cristo.

  25. Julio disse:

    Quando tudo vai bem é obra de Deus. Quando tudo vai mal a culpa é minha. Deus opera milagre, mas só com os outros. Peço, mas não sou atendido. Rezo, e a culpa é minha, pois não sei rezar.

    Olho para os lados, vejo quem não reza e vai muito bem obrigado. Cresci dentro de uma família católica, sempre acreditei em Deus, mas começo a achar que se ele existe, terá muita coisa para me explicar.

    Olho para o lado, vejo que para quem não tem fé as coisas vão melhor.

    Procuro orientação, vejo todo mundo dando glórias e falando com Deus e Deus falando com eles. Comigo ele nada fala. Tudo vai cada vez pior.

    Pior, todos estão certos e vão para o céu e os outros vão para o inferno. Leem uma bíblica que, me desculpe a sinceridade, é chata por demais. Uma vírgula ou uma péssima tradução gera uma guerra, e lá vai o crente mudar de igreja de novo. Quem sabe montar sua igreja, onde a salvação passa a ser sua palavra.

    Maria é santa ou é uma prostituta. Jesus ressuscitou em carne ou em espírito? (aliás, ressuscitar para quê, se o seu mundo é espiritual?), trabalhar ao sábado? comer carne sexta?, pagar promessa? não doar sangue para salvar o irmão? tudo isso é demais para mim..

    Todos dizem, espera, confia, ora. Cansei de esperar, parei de confiar, não quero mais orar à toa.

    Nesse ano 5 pessoas que eu conhecia faleceram. Em todos os casos eu pensei: são pessoas de sorte. Quisera eu morrer.

    • Julio, olá,
      .
      os teus questionamentos são os mesmos de homens de fé, como Jó e Asafe. Eles se perguntaram a mesmo coisa: por que o ímpio prospera e eu sofro? Creio que a resposta esta em Romanos 9. Querido, chegar com uma explicação pronta pra ti seria irresponsabilidade. Como entender por que Deus permite o que permite na tua vida? Nao entendo. Mas sei por experiência que os piores momentos da minha vida foram para me moldar e me aperfeiçoar. Mas, para tirarmos proveito das desgraças temos de estar antenados e sintonizados com Deus, para tentar discernir o que Ele quer com tudo o que nos ocorre. Muitas vezes ele nos deixa tomar um choque na tomada para nao botarmos a mão na rede de alta tensão.
      .
      Deus existe. Deus ouve. Deus te conhece intimamente. E todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Se você o ama tenha certeza de que o mal é permitido para o teu bem. Hoje você nao entende, se chateia, se revolta. É natural, você é humano. Mas, se for fiel até o fim receberá a coroa da vida.
      .
      Deu te ama, mano. De um jeito que aos teus olhos hoje nao faz sentido. Mas faz aos olhos dele.
      .
      Oro por ti, querido. Que o Senhor te sorria e te dê a paz,
      mz

  26. Denise Pires disse:

    Gostei.. Edificante

Deixe um comentário

