• Home
  • Mateus e Marcos em áudio
  • O 1º post mais lido
  • O 2º post mais lido
  • O 3º post mais lido
  • Quem sou eu

apenas

apenas reflexões escritas a penas e a duras penas
Stay updated via RSS

  • Blog de Maurício Zágari


    Apenas mais um blog com reflexões sobre a fé cristã, a Igreja e as coisas de Deus.

  • Número de assinantes

    Este blog tem atualmente 1.712 assinantes, que recebem os posts por e-mail.
  • Escreva aqui seu e-mail para assinar o blog APENAS, de Maurício Zágari, e receber notificações de novos artigos por e-mail.

    Junte-se a 1.712 outros seguidores

  • Aconselhamento

    Se desejar aconselhamento relacionado a algum tema abordado neste blog, recomendo que procure o seu pastor e não um blogueiro. A internet é um meio muito limitado e aconselhamentos exigem conversas pessoais e com muitos detalhes que podem passar despercebidos em um diálogo virtual. Procure seu pastor, com a certeza de que ele é quem melhor poderá lhe orientar.
  • Verdadeira Vitória

    Mais recente livro de Maurício Zágari, vencedor do Prêmio Areté de "Autor Revelação do Ano".

    Meu mais recente livro, A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO, já está à venda. O livro revela, em época de falso triunfalismo e prosperidade, a diferença entre o que a Bíblia afirma e o que os homens inventam sobre o real triunfo do cristão. (Clicando na foto você vai à loja virtual da editora). Se desejar ler, oro que mude sua vida e sua visão, como mudou as minhas.

  • Zágari na ficção

    A premiada série Geração Ação, de Maurício Zágari, traz importantes ensinamentos e debates bíblicos em histórias de ficção cheias de adrenalina. Os três livros da série foram finalistas do PRÊMIO ARETÉ e "O Enigma da Bíblia de Gutemberg" foi eleito "Melhor livro de ficção e romance" e deu a Maurício Zágari o prêmio de "Autor Revelação do Ano". A série está disponível nas principais livrarias do país, como Saraiva, Siciliano, Nobel, Z3 Ideias e na loja virtual da editora Anno Domini.

    A premiada série Geração Ação, de Maurício Zágari, traz importantes ensinamentos e debates bíblicos em histórias de ficção cheias de adrenalina. Os três livros da série foram finalistas do PRÊMIO ARETÉ. "O Enigma da Bíblia de Gutemberg" foi eleito "Melhor livro de ficção e romance" e deu a Maurício Zágari o prêmio de "Autor Revelação do Ano". A série está disponível nas principais livrarias do país, como Saraiva, Siciliano, Nobel, Z3 Ideias e no site da editora Anno Domini (clicando na imagem você vai para a loja virtual da editora).

  • Zágari no Gospel+

    Maurício Zágari publica um artigo novo toda semana em sua coluna no site Gospel Mais

    Maurício Zágari publica um artigo novo toda semana em sua coluna no site Gospel Mais. Esta semana: "Decifrando os mistérios de Deus"

  • Para refletir e viver

    I don’t want to be a person who cares more about whether a guy smokes or does drugs than whether he feels loved. I don’t want to be a pastor who preaches love and acceptance but avoids the teenage gang member who hangs around outside the church. I don’t want to belong to a church that treats a woman differently because she happens to walk into church in a dress that shows off a little too much skin. You know, cleavage does not intimidate God. Smoke that, religion.
    .
    Maybe that’s the only “nice” dress she owns. Maybe everyone she knows dresses that way. Maybe she’s desperate, and she’s thinking that if she doesn’t find some authentic love and joy today, she might end it all. I’m not advocating sloppiness or sensuality in church, but I am advocating a church that reflects real life, a church where real people with real problems can come and find hope and joy.
    .
    I want people in my church to welcome everybody: the gay, the straight, the rich, the poor, the good, the bad, and the ugly. I want my church to be a place where people can come in from all kinds of backgrounds and issues and shortcomings and addictions and bondages, and we don’t have to get them all fixed up before they sit on the front row.
    .
    That’s the gospel.

    --- Judah Smith

  • Licença de Uso

    Direitos Reservados

    O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. É mandatório quem for reproduzir um post creditar: 1) Nome do autor. 2) URL do blog (com link) 3) Nome do blog: "APENAS". // Blog APENAS by Maurício Zágari is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Brasil License.

    Licença Creative Commons
    This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 2.5 Brasil License.

    Protected by Copyscape Web Plagiarism Detection

  • Links recomendados

    • 1o Livro de Maurício Zágari: O ENIGMA DA BÍBLIA DE GUTEMBERG
    • 2o Livro de Maurício Zágari: 7 ENIGMAS E UM TESOURO
    • 3o Livro de Maurício Zágari: O MISTÉRIO DE CRUZ DAS ALMAS
    • 4o Livro de Maurício Zágari: A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO
    • Cristianismo Hoje
    • Editora Anno Domini
    • Editora Mundo Cristão
    • Florescendo a todo tempo
    • Gospel + (Coluna de Maurício Zágari)
    • O Tempora, O Mores
    • Púlpito Cristão
    • Renato Vargens
    • Tiempos y tiempos (site da Iglesia Casa de Pan, do Panamá, que publica nossos artigos em espanhol)
    • Voltemos ao Evangelho
  • Posts mais lidos hoje

    • Cristão deve ouvir música do mundo?
    • Os 10 melhores livros cristãos
    • Deus, o diabo e o mundo das artes
    • Como eu sei os planos de Deus para minha vida?
    • Cristão deve fazer tatuagem?
    • Casei errado. E agora?
    • As razões de casamento e divórcio entre cristãos
    • Minha grande decepção com John Piper
    • O 1º post mais lido
    • E quando Deus não cura? - Parte 1/2
    • Um recado para quem está triste, fraco e abatido
    • Para quem tem dificuldade de orar
    • Casamento sem amor entre cristãos
    • A grandeza de pedir perdão
    • Deixa tua oferta diante do altar
    • Sou a favor do aborto
    • As 99 ovelhas que ficaram
    • Tem muito pão com ovo se achando Big Mac
    • O 2º post mais lido
    • Eu estou farto! Basta!
  • 50 artigos mais recentes

    • Deus, o diabo e o mundo das artes
    • Em tudo dai graças
    • A bem da verdade sobre “A Igreja que não fala”
    • Só por tua graça
    • Por que um Deus bom permite a doença e a dor?
    • A graça de Deus e a murmuração dos cristãos
    • A medida com que Deus nos medirá
    • Feridos em nome de Deus
    • A instituição e o indivíduo
    • Eu odeio esse irmão em Cristo
    • Achismo cristão: eu estava errado
    • E ele ressuscitou…
    • Líderes que mudam a história e líderes irrelevantes
    • O que fazer quando não sei o que fazer?
    • O grande ‘sim’ de Deus
    • Deus muda o caráter e também o temperamento
    • A indispensável Igreja que erra
    • A igreja que não serve para nada
    • Sal do mundo e luz da terra
    • Devemos pregar sobre o inferno, Satanás e os demônios?
    • O beijo de Deus
    • Todo fim é um novo começo
    • O verdadeiro tesouro da Igreja
    • Um recado para quem está triste, fraco e abatido
    • Vida cristã: um mar de sofrimento ou um mar de rosas?
    • Calvinismo ou arminianismo?
    • Senhor, dá-me amigos…
    • Música cristã e a unção de Deus
    • A obrigação de parecer feliz
    • Como roubar o povo usando o nome de Deus
    • Quanto pesa a paz?
    • Os marcos da caminhada
    • Quero trazer à esperança aquilo que será uma boa memória
    • A glória de Deus
    • O que fazer quando tudo vai mal?
    • A grandeza de pedir perdão
    • Superando as dificuldades da vida
    • Deus te conhece pelo nome
    • Miserável homem que sou
    • Muito mais que vencedora
    • O maior no Reino de Deus
    • Deus desistiu de mim. Será?
    • Números importam para o Evangelho?
    • Vida espiritual também tem spam
    • O que é boa música evangélica?
    • Perfeito amor
    • Doença ou possessão demoníaca?
    • A graça de Deus é Cristo. A grassa dos homens é Barrabás
    • Quando machucar é um gesto de amor
    • A glória de Deus cabe num abraço
  • Reflexões anteriores

    • maio 2013 (5)
    • abril 2013 (6)
    • março 2013 (8)
    • fevereiro 2013 (6)
    • janeiro 2013 (9)
    • dezembro 2012 (7)
    • novembro 2012 (9)
    • outubro 2012 (9)
    • setembro 2012 (5)
    • julho 2012 (6)
    • junho 2012 (11)
    • maio 2012 (11)
    • abril 2012 (14)
    • março 2012 (14)
    • fevereiro 2012 (10)
    • janeiro 2012 (18)
    • dezembro 2011 (17)
    • novembro 2011 (18)
    • outubro 2011 (16)
    • setembro 2011 (14)
    • agosto 2011 (8)
    • julho 2011 (10)
    • junho 2011 (11)
    • maio 2011 (5)
  • Categorias

  • Search

  • Ajude a encontrar

    DESAPARECIDOS:
    Coloque no seu Blog!

    DivulgandoDesaparecidos.org

Cristão pode tomar bebida alcoólica?

Publicado: 25/10/2012 em Amor ao próximo, Celebridades gospel, Diálogo, Espiritualidade, Evangélicos, Evangelismo, Fé, Felicidade, Fruto do Espírito, Graça, Heresias, Hipocrisia, História da Igreja, Igreja dos nossos dias, Igreja institucional, Liberdade cristã, Música cristã, Pecado, Poesia, Polêmicas, Relacionamento, Tatuagem, Vida eterna
Tags:Amor, Amor ao próximo, Álcool, Blog Apenas, Celebridades gospel, Diálogo, Escândalos, Espiritualidade, Evangélicos, Evangelismo, Fé, Felicidade, Fruto do Espírito, Graça, Heresias, Hipocrisia, História da Igreja, Igreja dos nossos dias, Igreja institucional, Liberdade cristã, Maurício Zágari, Música cristã, Namoro, Pecado, Poesia, Polêmicas, Relacionamento, Salvação, Tatuagem, Vida eterna
112

Lamento decepcioná-lo, mas só vou comentar essa pergunta no último parágrafo. Você poderia diante disso perguntar: “Zágari, então por que você pôs esse título no post?”. Porque a experiência e as estatísticas têm me mostrado que muitos irmãos em Cristo que trafegam pela internet estão muito mais preocupados com assuntos periféricos da fé (como a ingestão de álcool) do que com o que é mais importante, o que está no epicentro do Evangelho. E, talvez, se eu pusesse um título como “Abra mão de si mesmo, tome sua cruz e siga Jesus” ou “Você realmente ama o próximo?” muitos não se interessariam por ler o texto. Essa constatação é no mínimo curiosa e nos leva a reflexões importantes. E é exatamente esse problema que quero tratar neste post: como enorme parcela da Igreja tem se preocupado com temas menores (embora não desprezíveis) e dá mais importância a eles do que aos que são vitais.

Alguns exemplos: postei há algum tempo um texto sobre se o cristão deve fazer tatuagem ou não (leia aqui), algo de importância ínfima para o Evangelho, pois ter ou não tinta na pele não determina se uma alma sequer vai para o Céu: a graça de Deus, pelo mérito de Cristo, determina. A Cruz determina. Mas foi um boom de acessos no blog: 10 mil leituras em 3 dias, quando em média teria metade disso – e mais de 2.000 compartilhamentos no Facebook. Quando posto algo sobre questões profundas da fé, a quantidade de leituras curiosamente despenca. Falei sobre a liberdade cristã, no post Você é um escravo, fruto de uma extensa pesquisa bíblica: apenas 3.300 pessoas se interessaram em ler ao longo de dois dias (1.400 no primeiro dia). Compartilhamentos no Facebook? 68. E tem o post mais acessado na história do APENAS: sobre o pouco importante Festival Promessas: 6 mil acessos em um dia.

Placar: Tema vital 1.400 x 6.000 Tema superficial. Uma goleada da irrelevância sobre a importância.

Tatuagens, celebridades, shows, polêmicas e outras superficialidades: será que é isso mesmo que ocupa a nossa cabeça? São esses o foco maior do nosso interesse e de nossa preocupação? Bebida alcoólica? Sério? Alguém perde a salvação por comer um bombom recheado de licor? Um cálice de vinho do porto é mais poderoso no destino eterno de uma alma do que a obra redentora de Jesus no Calvário? Realmente esse tema é tão importante assim que mereça mais atenção do que a Cruz, o fruto do Espírito, o arrependimento dos pecados? O que ocupa nossa cabeça? O que nos preocupa? Que assuntos nos interessam? Que tipo de pensamentos buscamos assimilar? De que filosofias nos alimentamos? Afinal, quando entramos na Internet… é para absorver o quê em nossos corações cristãos? Será que gostamos de caminhar em águas rasas?

Um certo website gospel me convidou para escrever reportagens. O editor foi claro: as pautas tinham que ser sobre algum escândalo, sobre controvérsias da moda ou sobre algum pastor polêmico da TV ou da Internet – pois isso é o que dava acessos (e, logo, dinheiro). Não topei, naturalmente, pois esse tipo de tema não me interessa. Mas esse episódio me deixou pensativo. “É isso que dá acessos”. Por que não artigos sobre perdão, estudos sobre amar o próximo ou reflexões acerca da graça imerecida de Deus?

Escândalos! Ah, como gostamos deles! Parece que ler um post sobre obras da carne ou mesmo História da Igreja é menos interessante do que ler sobre o pastor polêmico, a cantora gospel da moda, aquele tititi que tanto amamos. Falar sobre fruto do Espírito? Não dá Ibope. Se você é blogueiro, escreva sobre o pecado dos outros, pois isso dará muitos acessos, garanto. Ou interessa muito se a cantora rastejou no palco imitando um leão. Se artistas gospel foram ao Faustão é tema de conversas para uma semana. A cantora X ou Y  vai no Raul Gil e parece que isso fará o Brasil ser ganho para Cristo. Falar sobre o plano da salvação, graça, fé, arrependimento, perdão, salvação… parece que isso não é muito empolgante, deixemos esses temas para seminaristas. O legal é a polêmica. E salivamos quando surge mais uma história cabeluda…

Ou então namoro. Ah, o amor… Bem, sou obrigado a reconhecer que esse é um caso diferente. Pois é uma categoria à parte, devido a, de fato, ser um tema importantíssimo. Não é irrelevante. E é vital, tendo em vista que o amor é o amálgama de uma família que tem Cristo como alicerce e o namoro é o primeiro passo da construção de um lar. Só que tem um detalhe “mercadológico” nessa história: falar de amor arrebata multidões. Falar sobre namoro então é garantia de milhares de acessos. Criar um site sobre princesas cristãs esperando seus príncipes prometidos por Deus é sucesso garantido. Um pastor escreve quase que só sobre isso com enorme superficialidade e tem mais de 120.000 seguidores no twitter, enquanto pastores que tratam de temas importantíssimos da fé, como Augustus Nicodemus Lopes, têm pouco mais de 7.000. Uma prova de que, se você explora o nicho dos corações carentes, vai ter sucesso nos números. E uma prova de que números, no que tange à fé, não significam relevância.

No site Gospel+, onde escrevo uma coluna semanal, vi algum tempo atrás o número de compartilhamentos no Facebook dos artigos publicados por um irmão colunista. Havia 3 textos dele visíveis entre os mais recentes: os dois primeiros, sobre temas bíblicos, tiveram, respectivamente, 8 e 19 compartilhamentos. O terceiro falava sobre namoro. Número de compartilhamentos? 705. De novo goleada no placar: Tema teológico 8 x 705 Namoro. Um massacre.

Então, se você tem um site ou um blog “cristão”, vive dele e depende de ter muitos acessos para conquistar anunciantes, eis a fórmula do sucesso: fale sobre polêmicas gospel, celebridades, sacerdotes e artistas evangélicos controversos, pecados de famosos e temas secundários mas que chamam a atenção. E, claro, namoro. Pronto: seu site será um sucesso.

A experiência de blogar é interessante. Pois nos dá oportunidade de dialogar com muitos, conhecer gente diferente, que escreve comentários por vezes mais ricos do que os próprios posts, e faz com que ganhemos algumas percepções que de outro modo não teríamos. Como recusei os patrocínios e as propostas de hospedagem que me ofereceram (já que meu objetivo não é ganhar dinheiro com o blog, ele é missional) fico à vontade para escrever sobre o que quiser, pois não tenho obrigação de manter um número X ou Y de acessos por mês – logo, nao preciso me prender a temas da moda ou a polêmicas. Então já escrevi sobre os mais variados assuntos nos 197 posts publicados até agora. Assim, pelo APENAS pude reparar muito claramente o tipo de discussão que interessa e atrai o cristão, pois o wordpress me dá na área de administração a possibilidade de ver quantos acessos houve por dia ou quantas leituras teve um post. Então estou falando de um fato com comprovação estatística: o que mais interessa o leitor de mídias cristãs têm sido, infelizmente, as questões periféricas. Não a fruta, mas a casca. E isso é grave.

Temos dado menos importância a temas que influenciam diretamente nossa alma, nossa caminhada de fé e nossa relação com Deus, como pecado, justiça, juízo, arrependimento, perdão, amor e outros conceitos bíblicos que são fundamentos do cristianismo. Esquecemos que a graça é a coluna vertebral da salvação e deixamos o comprimento de cabelos, bebida fermentada ou tinta na pele determinar mais do que o poder do sangue de Cristo quem vai para o inferno ou não. Só que, me perdoem: almas estão indo para a perdição eterna enquanto muitos perdem tempo com o que não é pão. Sei que esse é um post duro. Sei que muitos que acham a ingestão de álcool, tatuagem, piercing e uso de saia assuntos importantíssimos da fé cristã vão discordar de mim. Sei que os que usam a carência afetiva natural do ser humano para ganhar visibilidade vão dizer que namoro é o tema de João 3.16. Mas é um risco que estou disposto a correr, por amor a alguns que podem refletir e mudar o enfoque de suas prioridades.

Permita-me, por fim, comentar a pergunta do título, para que ela não seja propaganda enganosa: nunca a Igreja chegou a um consenso universal sobre se tomar bebida alcoólica é pecado, uns defendem a abstenção total e outros a moderação – e assim será pelos séculos dos séculos. Na Espanha, na Itália, na Alemanha  e em outros países frios, pastores e membros bebem vinho e cerveja sem nenhum problema, enquanto no Brasil o álcool é visto por muitos como passagem expressa para o inferno. O que a Bíblia é clara é quanto ao fato de que não devemos nos embriagar. Respeito a visão de todos no que tange a esse assunto. Se você é abstêmio ou moderado não cabe a mim julgar. Considero esse um tema secundário da nossa fé e deixo a questão a cargo da consciência de cada um, de acordo com a crença da igreja que você segue. É algo a ser tratado com o pastor de sua congregação local. Desde que você ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, estarei feliz – siga você a linha que seguir.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício
.

About these ads

Compartilhe este post:

  • Twitter
  • Facebook
  • Google +1
  • Email
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Comentários
  1. Carla disse:
    25/10/2012 às 7:06

    Zagari, sem palavras para elogiar mais um post seu, assim, logo de manhã, que traduz muito nosso sentimento em relação ao que realmente interessa à igreja debater, discutir e pensar. Café da manhã para o cérebro. Que Deus o abençoe.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 10:10

      Oi, Carla,
      .
      obrigado pelas palavras gentis. Fico feliz que essa reflexão alimentou sua alma, louvo a Deus por isso.
      .
      Deus a abençoe muito e a todos os teus!
      mz

      Resposta
      • LIGIA MARIA DA SILVA BARROS disse:
        09/05/2013 às 11:23

        OLÁ!
        CONHECI E ACESSEI O SEU BLOG HOJE.
        É LÓGICO QUE ESSE TEXTO NÃO É DE HOJE E NEM SEI SE VOCÊ VAI LER ESSE COMENTÁRIO, MAS MESMO ASSIM FAREI.
        HÁ CRISTÃOS QUE MESMO CONHECENDO A PALAVRA E O PLANO DE SALVAÇÃO TÊM A NECESSIDADE DE QUE O PASTOR OU ALGUM LÍDER RELIGIOSO AFIRME PARA ELE (A) SE “ISSO” OU “AQUILO” É PECADO.
        SOU UMA CRISTÃ OUSADA.
        DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS E SENDO SERVA DELE, SE NO MEU CONCEITO OU ENTENDIMENTO TAL COISA É PECADO, EU NÃO DEVO FAZER.
        NÃO SERIA A AFIRMAÇÃO DO PASTOR OU MESMO DE UM IRMÃO QUE ME CONVENCERIA.
        TEMOS QUE TER CERTEZA DO QUE E NO QUE CREMOS.
        FOI MUITO BOM CONHECER O SEU BLOG.
        ESTAREI SEMPRE ME ALIMENTANDO POR AQUI.

        DEUS CONTINUE ABENÇOANDO ABENÇOANDO ESSE SEU MINISTÉRIO.
        A PAZ DE CRISTO!

      • Mauricio Zágari disse:
        11/05/2013 às 23:55

        Olá, Lígia,
        .
        muito obrigado por compartilhar sua visão.
        .
        Deus a abençoe muito,
        mz

    • Robson Dias disse:
      25/10/2012 às 13:58

      “Sei que esse é um post duro. Sei que muitos que acham a ingestão de álcool, tatuagem, piercing e uso de saia assuntos importantíssimos da fé cristã vão discordar de mim. Sei que os que usam a carência afetiva natural do ser humano para ganhar visibilidade vão dizer que namoro é o tema de João 3.16. Mas é um risco que estou disposto a correr, por amor a alguns que podem refletir e mudar o enfoque de suas prioridades.”

      Observando esse trecho, me lembrei de Paulo. É um risco meu irmão, mas é um risco que vale… que seja por uma alma, vale a pena…
      pois o foco hoje é visto por aí de forma tão superficial e sem atenção pelas coisas que interessam. Temos que seguir o exemplo desse apóstolo…correr o risco, sermos imitadores dele, porque ele foi imitador de Cristo!

      Um exemplo, é dessa menina que está leiloando a virgindade que, por sinal acho que já até conseguiu comprador.
      Quantas pessoas ficam indignadas com essa situação? Muitas, inclusive eu…
      Hoje na capa de um jornal falava sobre esse assunto e me indignei, porém na mesma hora… olha o que o Senhor fala comigo:

      “Você já orou por ela?”
      Na mesma hora, a vergonha que sentia por ela, passei a sentir por mim, de nunca ter orado por ela em todo esse tempo que soube dessa notícia.

      Estamos tão preocupados com coisas de menos importâncias que, não somos automáticos a indignar, julgar os outros, por beberem álcool, fumar, vender a virgindade, mas não somos automáticos em orar por essas pessoas.

      Portanto, concordo plenamente contigo Maurício, é lógico que podemos nos indignar sim, porém, devemos mais é transformar essa indignação em oração, pois as pessoas precisam de oração, não só os que não aceitaram a Cristo ainda, mas também nós, para nos permanecermos na fé em nosso Senhor Jesus.

      Que o Espírito Santo continue ti iluminando com seus posts meu irmão em Cristo, na graça de nosso Senhor Jesus.

      Resposta
      • Mauricio Zágari disse:
        25/10/2012 às 15:19

        Robson, olá,
        .
        obrigado pelas palavras, mano.
        .
        Viver como Cristo deseja é arriscado, não tem como não ser. Você disse tudo: nem que seja por uma alma. Esse é o espírito.
        .
        Não tenho conhecimento do caso dessa menina, mas só pelo que você falou já me entristeço. E nosso papel é esse mesmo, interceder, aconselhar, proclamar. É o que cabe a nós, Robson. Se, como você disse, nós somos tão carentes de oração, erramos tanto, caímos, levantamos, escorregamos… quanto mais alguém que ainda não conheceu o amor de Cristo.
        .
        Deus abençoe muito você, na mesma graça e paz. Um abraço fraterno,
        mz

  2. Fernanda Pereira disse:
    25/10/2012 às 7:39

    pois é Maurício….há muitas rodas de discussão sobre esses temas, pessoas brigam até por defenderem uma opinião diferente. dói mt no coração perceber que a Cruz de Cristo não é algo tão considerado pelos cristão…geralmente quando se evangeliza uma pessoa, vc diz que ela tem que parar de beber, parar de usar piercings, tatoos e por aí vai…e acaba se esquecendo de lhe falar do arrependimento e do perdão de Deus, que sua ALMA está doente de pecado e Ele quer curá-la…que essa pessoa possa ver o amor de Cristo na Cruz do Calvário em nossos olhos e a alegria transbordante da salvação na nossa vida.

    Deus te abençoe! que o Espírito de Deus continue te inspirando…

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 12:53

      Oi, Fernanda,
      .
      creio que você tocou num ponto essencial nessa discussão: Evangelho versus legalismo. Estamos tão viciados em avaliar o que a pessoa faz que nos esquecemos de nos concentrar no que a pessoa é. E isso faz toda a diferença. Pois pessoas boas fazem coisas más e pessoas más fazem coisas boas. É um paradoxo interessante, mas se pensarmos só no fazer em vez do ser incorreremos no pecado dos fariseus que Jesus tanto criticou.
      .
      Deus te abençoe em dobro, mana, e obrigado pela oração. Preciso muito. Fraternalmente,
      mz

      Resposta
  3. ISABELLE disse:
    25/10/2012 às 7:47

    Zágari, eu fico muito feliz com seus artigos, pois isso demonstra que você é um verdadeiro filho do Altíssimo, tenha por certo que sua frustração pode ser cada dia maior, porque parece que o joio tem aumentado a cada dia, não necessariamente o trigo diminuiu, mas este tem sido escondido por tanto joio. Creio que não tenho competência para avaliar isso, ainda tenho muito que aprender, mas quando Jesus disse que muitos são chamados mas, poucos escolhidos pode estar ai a diferença daqueles que realmente buscam, como você disse, o epicentro da fé daqueles que vivem na periferia. Continue firme porque os também filhos de Deus estão lendo e refletindo , ainda que não comentando publicamente, mas estão alicerçando cada dia mais sua fé e tendo a certeza daquilo que é útil ou não para o crescimento na vida espiritual.

    Tenha um dia muito abençoado; não comentei no dia, mas que bom que você voltou !

    Um fraterno abraço

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 12:58

      Isabelle, olá,
      .
      muito obrigado pelo carinho, fico feliz por poder abençoar. Sei que cada acesso do blog não é um número, mas uma vida, e por isso o peso da responsabilidade é grande. Me faz pensar muito, em oração, antes de escrever cada linha.
      .
      Permaneço firme pela graça e pela graça somente, Isabelle. Preciso muito das orações dos irmãos. Louvo a Deus por minha volta de algum modo edificar vidas. Obrigado por ser generosa além do que mereço.
      .
      Deus te abençoe muito e a toda a sua família. Te abraço no amor de Cristo,
      mz
      .

      Resposta
  4. Eliana disse:
    25/10/2012 às 7:50

    Quando vi o título, pensei: “mas o Mauricio não tem perfil de quem alimenta essas polêmicas”. Ao ler o texto, pensei: “sim, esta reflexão é a cara do Mauricio”.
    Glorifico a Deus por levantar pessoas como vc, que apresentam reflexões tão maduras quanto esta no que tange à fé cristã. Com vc, eu aprendo muito! Sempre!
    Deus continue te abençoando, te fortalecendo e te inspirando a escrever textos tão edificantes, que abençoam tanto seus leitores.
    Um beijo em vc, Ale e Laura, na paz de nosso Senhor.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:00

      Querida Eliana,
      .
      você sabe que não tenho palavras para comentar o teu comentário. Apenas te agradeço por ser sempre tão generosa.
      .
      As meninas mandam beijos pra ti e Brainer (escrevi certo?). Vocês moram no meu coração.
      .
      Beijo e a paz de Cristo a todos os teus,
      mz

      Resposta
      • Eliana disse:
        25/10/2012 às 17:24

        Escreveu certinho!!! Rsrs

      • Mauricio Zágari disse:
        25/10/2012 às 18:41

        Que bom! :)
        Beijos aos dois!

  5. Lelê (Alessandra) disse:
    25/10/2012 às 8:02

    Oi Mauricio,
    Quando leio sobre as estatísticas do Apenas sempre volta a minha cabeça o propósito deste site. Isso aqui continua sendo um mosteiro. Lugar de silêncio, reflexão,ponderação, análise, lugar de consciência e por fim de mudança de atitude. E Quando há muito barulho fica impossível de se concentrar, fica impossivel de vc ouvir a voz do coração, logo fica impossível de ouvir a voz de Deus.
    Eu concluo que a sua opinião é muito valorizada por ser uma pessoa coerente com a palavra de Deus e que domina a língua portuguesa, e com isso todos querem saber a sua opinião de temas secundários a fé mas não temas que falam do Deus puro e complexo como Deus realmente é, esses temas estão claros e disponíveis na Bíblia.
    O brasileiro tb adora uma polêmica e uma discussão, adora “ver o circo pegar fogo”!
    E temas polemicos já tem muita gente falando e muita gente se preocupando.
    Eu gosto mesmo dos posts que me puxam pela orelha de fato e me tornam um ser humano melhor. Quantas vezes fui alertada de atitudes completamente fora do padrão de Deus que eu nem me tocava e por consequencia nem cogitava mudar de atitude!!!!
    Praticamente todos os dias eu louvo e agradeço a Deus por este canal para ouvir a voz de Deus!
    Aqui eu ouço a voz de Deus através das suas palavras e como Deus é perfeito sempre me traz à mente outras atitudes que tenho que repensar e por consequencia mudar!
    Por isso Mauricio, eu continuo fazendo a campanha para que vc torne esse lugar cada vez mais silencioso e reflexivo, sem temas secundários e polemicos pq dissso estamos fartos!
    Que vc continue nessa missão e q Deus continue sendo exaltado nesse blog.
    Saudades da familia!
    Com carinho e admiração,
    Lelê

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:05

      Minha amiga,
      .
      no que eu puder seguirei mantendo o APENAS assim. Não quero entrar pela lama. As pessoas não precisam de lama, precisam de pão. E minha oração a cada texto que escrevo é: “Senhor, faze de mim um padeiro” rs. As almas estão famintas do Pão da vida, mas a vida está tão ruidosa e tumultuada que acaba desviando a atenção de muitos. Não fazem por maldade, apenas a corrente é forte e, se não houver uma pedra em que se segurar, vão sendo levados pela correnteza. Oro ao Senhor que este blog seja uma pedrinha no meio da corrente.
      .
      Obrigado pelo carinho de sempre. O convite para o almoço segue de pé.
      .
      Que Deus te abençoe muito. Vocês estão sempre em nossas orações.
      .
      Nesse amor que nos une,
      mz

      Resposta
  6. Fernando Braga disse:
    25/10/2012 às 8:22

    Concordo Plenamente!
    Infelizmente enquanto os legalistas e liberais ficam preocupados em ter $uce$$o com tais assuntos secundários, milhares de pessoas estão morrendo em nosso quintal na mais humilhante miséria.
    É absurdo a forma como os assuntos fúteis (Prosperidade; principalmente), chamam a atenção das pessoas na maioria das igrejas, estando os tais, dessa forma indo na contramão do ensinamento Bíblico – “Arrependei-vos, pois é chegado o Reino dos Céus”.

    Deus o Agracie pelo Post!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:07

      Fernando, olá,
      .
      obrigado, meu irmão, pela tua oração. É valiosa.
      .
      Fico contente ao ver teu grau de maturidade espiritual. Militemos como formiguinhas pelo Evangelho puro e simples. Sem soberba, apenas realismo. Que nos arrependamos a cada dia e assim ajamos como agentes da graça de Deus.
      .
      Um abraço, mano, que o Senhor te abençoe e guarde,
      mz

      Resposta
  7. Poliana Vieira disse:
    25/10/2012 às 8:35

    Você tem razão Maurício. Hipócrita seria em dizer que esses assuntos não me atraem. Triste isso. Como sempre você escrevendo aos nossos corações. Deus te abençoe!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:08

      Oi, Poliana,
      .
      me dá esperanças saber que, mesmo reconhecendo a realidade, você sabe que é algo triste. É uma semente promissora que há em seu coração. Boto fé que ela crescerá e virará uma árvore frondosa e frutífera.
      .
      Deus te abençoe mais, mana. Na paz do manso Cordeiro,
      mz

      Resposta
  8. luiz Fernando disse:
    25/10/2012 às 8:35

    Ola, Maurício. A paz do Senhor.
    Certeiro, Zagari. Ultimamente tenho ouvido muitos debates sobre temas secundário, que não trazem nenhum beneficio a igreja, que não corrige a nenhuma a ninguém, pelo contrário só trás mais polêmicas e deixa o povo com mais minhoca na cabeça. Mas o que é de suma importancia, ninguém trás a tona, o que realmente edifica e corrige uma alma que está indo para inferno, achando que está salva, é assuntos que Jesus deu prioridades: o amor a Deus, o amor ao proximo, a santificaçao, a não conformação com o mundo, ser humilhado e deixar a ira com Deus, pagar o mal com o bem e por fim, ser cristão e fazer a diferença. Zágari, acho que tratam desses assuntos irrelevantes, não porquê querem tirar dúvidas para seguir uma vida cristã correta, mas sim para achar uma brecha e cometerem livremente as obras da carne. Pra falar a verdade, o ser humano já é acostumado a querer dar o “jeitinho brasileiro”. Vejo isso na prática, quando pessoas perguntam: “isso pode? Não? Por que? Mas não perguntam: “qual a vontade de Deus para a minha vida, que tenho que fazer para me manter no caminho da salvação?
    Nao sou mais santo do ninguém, mas tá demais, amigo… amor ao proximo, zero! Santificaçao, zero! Dar frutos para Reino? -0, Zero negativo. Mas agora namorar, ir a “gospel dance”(em minha cidade tem esse troço), nota 100!
    Trabalho em uma loja de Material de Construção. E atendendo alguns clientes(todos os 3 cristãos), eu fiz um comentário, brincando: estamos todos em família, todo mundo irmaos em Cristo. Um deles fez o seguinte comentário: “claro, ne, com televisão abrindo as portas.” O outro disse: “poxa, seria otimo se tivesse uma igreja em cada esquina.” O outro ficou ouvindo calado, e eu disse: sim, mas só se pregasse a salvação e o arrependimento, não a prosperidade e a cura. Novante um deles disse: sim, mas se você aceitar Jesus, isso tudo é teu. Zágari, talvez não tenha nada haver eu comentar isso aqui, mas eu reparei que todos estão preocupados em prosperar e ser curado, mas vida de intimidade com Deus, se encher da graça e os frutos do Espírito, nada. Outros estão aplaudindo as emissoras de TV porque achavam que estão “abrindo as portas”. Estão vivendo a vida como se nada estivesse acontecendo, Jesus nunca vai voltar, ne? É história pra boi dormir. Uhul o Brasil está se convertendo. É triste, é triste…
    Que Deus continue lhe abençoado com o dom da Verdade, e te estruture com Sua graça.
    A paz do Senhor, abraço apertado no amor do Senhor.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:12

      Oi, Luiz,
      .
      só quero te dizer que fico muito feliz em ver a maturidade espiritual que você demonstra. Você está mais perto da sã doutrina do que imagina. É isso, querido, continue mantendo o foco onde o foco tem de estar. Proclame essas verdades, pois antes importa agradar a Deus do que aos homens – mas sempre com amor, graça e mansidão. Aí o Reino estará conquistando corações e mentes.
      .
      Louvo a Deus por sua vida, mano. Que Ele te abençoe sempre e mais,
      mz

      Resposta
    • Bianca Dias disse:
      25/10/2012 às 14:32

      Que maturidade espiritual Luiz Fernando….um dia com a ajuda do espírito Santo e do Maurício rsrsrs brincadeira….vou chegar lá….preciso muito ler….orar……ler….e aprender…..com irmãos assim como vc Luiz Fernando Deus lhe abençoe…

      Resposta
  9. Marco Juric disse:
    25/10/2012 às 8:53

    Bom dia Zágari!!!!!

    Cara, é impressionante como me identifico com o que você escreve. Sério, tudo que leio (li e compartilhei quase todos os seus posts) vai tão ao encontro do que creio, penso, considero etc, que parece que sou eu. É claro, sei que é você escrevendo o que está em seu coração e mente, e que eu não tenho a mínima condição de fazê-lo, ainda que creia e pense beeeeeem semelhante.
    Mas é isso aí, vemos mesmo, e não é de hoje, e acho mesmo que isso só tem aumentado, a maior preocupação com o periférico. Acredito mesmo que grande parcela dessa alienação é causada pelas grandes mídias televisivas aliada ao frágil discipulado e/ou doutrina das igrejas.
    Mesmo com doutrina (totalmente bíblica) e discipulado que temos, percebo muitos irmão (falo pela congregação que faço parte) “viajando na maionese” e se preocupando com esses assuntos periféricos e pior, se aplicando muuuuito mais em ver telenovelas e programas sensacionalistas(esses de casos de família) do que a Palavra e Preceitos de Deus…lamentável.
    Mas graças a Deus por sua vida e a de todos que se aplicam em proclamar o Reino de Deus e a edificar o Seu corpo!!

    God bless you!!!!!!!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:16

      Salve, Marco!
      .
      Creio que essa identificação deve-se ao fato de que Aquele que fala ao meu coração fala também ao teu. Prova maior de que não vem de mim, é dom de Deus. A Ele a glória por isso.
      .
      A “igreja na TV” a meu ver hoje causa mais estragos do que benefícios. Transferimos para a frieza da mídia o que deveria estar acontecendo no calor do contato pessoal. É triste sim.
      .
      Nosso papel é compartilhar a sã doutrina, com amor, graça e paciência. Sem atacar os que vivem na “periferia da fé”, mas sempre com o objetivo de trazê-los para o epicentro do Evangelho. Nossa missão não é brigar, é conquistar. Atrair pela luz que brilha na verdade. Amando, sobretudo. Se gritarmos, cuspirmos e berrarmos não estaremos refletindo o Cristo a quem pregamos.
      .
      Deus te abençoe muito, queridão, com compaixão e paz,
      mz

      Resposta
  10. Cranudo disse:
    25/10/2012 às 9:17

    Reblogged this on Palavras de um Cranudoe comentado:
    No começo da semana me perguntava isso, não se os cristãos podem tomar bebidas alcoólicas, mas quais eram as doutrinas centrais da nossa fé, o que diferencia o cristianismo de qualquer outro sistema religioso(é acredito que o cristianismo seja um sistema religioso, embora creia, também, que seja mais, pois como ouvi certa vez “ele boicota-se como sistema religioso estudado pela sociologia uma vez que não permite nenhuma das perguntas usadas pelas pesquisas sociológicas”).

    Os questionamentos e as conclusões que o Zágari faz, e tem, são interessantíssimas e pelo que percebi APENAS (^^) uma indicação do caminho a seguirmos nesse confrontamento do “status quo” em que tentam nos fazer viver.

    Pra quem quer pensar e refletir um pouco, RECOMENDADÍSSIMO;
    Pra quem deseja algo para passar o tempo com temas polêmicos e no geral inúteis, vá procurar um vaso de barro em que se encontre manuscritos imprestáveis para edificação e crescimento.

    Resposta
  11. Cranudo disse:
    25/10/2012 às 9:28

    Kara, muito maneiro a análise e a exposição do que tem movimentado o “mercado gospel”.

    Sinceramente, como já havia lido um outro post teu afirmando que escreveria com as palavras que julgasse necessária, levei um susto quando acabou (^^).

    Ah, rebloguei este post em meu blog, fiz um breve comentário, mas nada tão “sinistro” como tuas refelxões(!!!)

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:20

      Oi, Cranudo, tudo bom?
      .
      Me alegro que o texto tenha falado ao teu coração, obrigado pelo carinho.
      .
      Obrigado pelo reblog, que venha a abençoar os teus leitores. E minhas reflexões não são tao sinistras assim nao, mano, são uma gotinha no oceano. Mas a gente se esforça, né? rs Obrigado pela generosidade.
      .
      Abraço forte, no amor de Cristo,
      mz

      Resposta
  12. Fábio Costa disse:
    25/10/2012 às 9:42

    Oi Maurício, bom dia! Paz do Senhor. Segue aqui uma observação de um irmão assembleiano sobre o tema proposto. Estamos ai no mês da reforma e aqui em nossa congregação (pastoreio uma igreja de uns 120 membros) tenho tentando sair da ”periferia”. Temos tentado trazer uma reflexão bíblica mais comprometida com os temas fundamentais da fé cristã. Um dos temas com os quais tenho trabalhado nos cultos de ensino bíblico é a tensão entre o SER e o FAZER. Noto sim, principalmente entre o grupo do qual faço parte,,,assembleianos, que a preocupação com o FAZER (Aqui FAZER é um amontoado de práticas religiosas sem sentido) é muito maior do que a preocupação com o SER. Neste caso tenho ensinado que o FAZER tem que ser sempre resultado do SER. Mas não, as pessoas amam mesmo as regras, o pode-não-pode é venerado, as perguntas sobre o que pode e o que não pode revelam sim como estamos nadando em águas rasas da fé cristã, e tem gente dando pulos de alegria pelos últimos dados do censo sobre crença no Brasil. O Brasil está se tornando um pais evangélico! Para terminar, estou desenvolvendo um post para o facebook sobre a ”corrente evangélica” que propõe que todo crente não deve assistir a esta última novela da rede globo. Lamentável como as pessoas perderam a condição crítica bíblica para tomar decisões sobre o que pode e o que não pode. Sobre a novela e outras coisas tenho dito: Aprendam (ou ensinem) sobre o santo caráter de Cristo e outros temas centrais da fé cristã deixem o povo viver…

    Um abraço! Curto muito seus posts
    Como um bom assembleiano….agradeço a oportunidade em nome de Jesus!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:23

      Oi, Fabio, a paz de Cristo,
      .
      nada a comentar sobre teu comentário, ponderações perfeitas.
      .
      Como ex-assembleiano, denominação em que fui convertido, entendo perfeitamente o que você diz. E adorei teu fechamento rsrs, “só entende quem tá ligado” rs.
      .
      Abraço grande, querido, que o Senhor continue te dando esse discernimento tão visível,
      mz

      Resposta
  13. solange vieira disse:
    25/10/2012 às 9:45

    Bom dia !!!
    Hj tenho seguido um exemplo seu, e me desligado ao máximo das redes socias,e noticias que me ligam ao mundo e para minha surpresa,tenho me interessado muito,uma sede de me envolver,ler livros com contextos que me edifiquem e por sinal acessando mais seu blog.
    Deus seja louvado e mais uma vez que este post ,abra os olhos de muitos de nossos irmãos,isto posto se eles tiverem paciência e se interessarem de ler o texto todo antes de chegar na resposta do titulo da mensagem.
    Que a paz de CRISTO estaja conosco sempre.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:25

      Bom dia, Solange, tudo bem?
      .
      Que testemunho maravilhoso!
      .
      Confesso que me emociona saber que você tomou tão sábia decisão e que isso tem te conduzido a uma vida espiritual mais pujante e rica. Louvo a Deus pelo que Ele está fazendo em sua vida.
      .
      A paz e o amor de Cristo transbordem em você e por você, sempre,
      mz

      Resposta
  14. Bianca Dias disse:
    25/10/2012 às 9:53

    Maurício, “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio” (Provérbios 20:1). O sábio mostra que há um perigo no vinho e que ele é enganador. “Ouve, filho meu, e sê sabio; guia retamente no caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem” (Provérbios 23:19-21). “Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão cousas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então tornarei e beber” (Provérbios 23:29-35). Que cena patética a do homem que se deixou vencer pelo álcool. “Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe. Que ti direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que ti direi, ó filho dos meus votos? Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis. Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito; para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e de suas fadigas não se lembrem mais” (Provérbios 31:1-7). O vinho não serve para os reis, mas sim para os que não têm nada por que viverem. “Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!” (Isaías 5:11). “Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte” (Isaías 5:22). “O Senhor derramou no coração deles um espírito estonteante; eles fizeram estontear o Egito em toda a sua obra, como o bêbado quando cambaleia no seu vômito.” (Isaías 19:14). “Mas também estes cambaleiam por causa do vinho e não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, são vencidos pelo vinho, não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; erram na visão, tropeçam no juízo. Porque todas as mesas estão cheias de vômitos, e não há lugar sem imundícia” (Isaías 28:7-8). Junto com a vergonha da embriaguez, as Escrituras geralmente frisam o efeito causado sobre a mente. Quando sacerdotes, profetas e juízes bebem, eles desviam os homens de Deus. O texto a seguir ressalta o mesmo pensamento: “A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento” (Oséias 4:11). “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas! Serás farto de opróbrio em vez de honra; bebe tu também e exibe a tua incircuncisão; chegará a tua vez de tomares o cálice da mão direita do SENHOR, e ignomínia cairá sobre a tua glória” (Habacuque 2:15-16). “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.” (1 Coríntios 6:9-10). “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias e cousas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam” (Gálatas 5:19-21). “Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias. Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão” (1 Pedro 4:3-4). A embriaguez é um pecado muitas vezes condenado. . O servo de Cristo deve sempre analisar o efeito de seus atos sobre o próximo: “É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra cousa com que teu irmão venha a tropeçar” (Romanos 14:21) É também útil entender algumas coisas sobre os vinhos alcoólicos das terras bíblicas. Naquela época, só havia fermentação natural. Eles ainda não tinham inventado a tecnologia para acrescentar mais álcool às bebidas fermentadas por processo natural. Isso significa que o mais alcoólico dos vinhos da Palestina tinha cerca de 8% de álcool. Pela lei, esses vinhos eram diluídos em água, normalmente três ou quatro partes de água para uma parte de vinho. Esses vinhos fracos, enfraquecidos mais ainda pela adição de enormes quantidades de água, passaram a ser usados como bebidas para acompanhar as refeições. Não eram usados como bebidas, mas apenas como se usa um copo de água ou uma xícara de café que se bebe com a refeição. Vários textos bíblicos parecem apontar para esse uso do vinho –como uma bebida para acompanhar as refeições (observe 1 Timóteo 3:3, 8; Tito 1:7; Mateus 11:18-19).A bebida forte tem um passado sórdido. O justo Noé caiu por causa do vinho: “Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda” (Gênesis 9:21). Parece que a bebida alcoólica influencia a pessoa para fazer o que jamais faria se estivesse sóbria. Quando as filhas de Ló desejaram ter filhos do pai, elas o embrigaram e depois o procuraram. O álcool em si não estimulou a concepção, mas elas sabiam que Ló ficaria muito mais passível de cometer essa imoralidade se estivesse bêbado. “Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas. Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra. Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai. Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. No dia seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a desccendência de nosso pai. De novo, pois, deram aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai” (Gênesis 19:30-36). Absalão decidiu matar Amnom enquanto este bebia, talvez por crer que ele seria menos capaz de se defender se estivesse num estado um tanto inebriado: “Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então, o matareis. Não temais, pois não sou eu quem vo-lo ordena? Sede fortes e valentes” (2 Samuel 13:28). Um dos pecados de Belsazar, na noite em que viu a mão na parede e em que seu reino foi tomado, foi o fato de estar bebendo: “Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra” (Daniel 5:4).
    A Bíblia sistematicamente exige que sejamos sóbrios (leia com cuidado 1 Tesssalonicenses 5:6; 2 Timóteo 4:5; 1Pedro 4:7; 5:8). Entre as primeiras conseqüências da bebida são a ausência de inibições, o enfraquecimento do autocontrole, a falta de juízo. Essas conseqüências ocorrem bem antes da pessoa começar a perder o controle das habilidades motoras, a falar arrastadamente etc. O diabo está sempre procurando-nos tentar; para enfrentar a essas tentações, o filho de Deus deve estar profundamente alerto e sóbrio em todo tempo.Embora não fosse possível afirmar, com base nas Escrituras, que ingerir qualquer quantidade de álcool por qualquer motivo é sempre pecado, parece claro que o servo de Deus não será alguém que simplesmente bebe canecas de cerveja ou taças de vinho. O beber socialmente que vemos hoje em dia é o tipo condenado em muitos textos das Escrituras. “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio” (Pròverbios 20:1).

    Deus o abençoe…Maurício

    Resposta
    • Bianca Dias disse:
      25/10/2012 às 14:18

      Maurício, meu amigo sei que o texto que postei no comentário só se refere a bebida alcoólica, pois em relação ao texto todo não tenho nem o que falar pois como sempre vc foi perfeito…..

      Deus o abençoe….

      Resposta
      • Mauricio Zágari disse:
        25/10/2012 às 15:14

        Bianca, oi,
        .
        tudo em paz, não se preocupe. Já quanto a eu ser perfeito aí você se enganou redondamente… :)
        .
        Deus te abençoe,
        mz

    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 15:10

      Obrigado pelas referências, Bianca, certamente ajudam quem deseja saber mais sobre o que a Bíblia fala acerca do assunto.
      Deus te abençoe e a toda a familia,
      mz

      Resposta
      • Bianca Dias disse:
        25/10/2012 às 16:04

        Maurício, é que…

        Essa semana conversávamos aqui em casa sobre o assunto se é certo beber ou não?? então, estava lendo algumas coisas a respeito, visto que, tudo que vc escreve procuro levar no meu cotidiano como exemplo….então, fiz uma pequisa sobre isso e achei interessante coloca-lô aqui…para vc refletir e dar sua opinião a respeito, afinal são textos bíblicos….confesso que particularmente depois de tudo que tenho lido na palavra de Deus eu prefiro não beber, até porque eu não gosto mesmo de bebida alcoólica rsrsrs….

        uma tarde abençoada!!!

      • Mauricio Zágari disse:
        25/10/2012 às 18:29

        Eu agradeço por ter compartilhado conosco o resultado da sua pesquisa, Bianca, é muito bom saber o que a Palavra diz.
        .
        Minha opinião na verdade não é uma opinião, é o entendimento do que a Bíblia fala sobre o assunto. Não podemos afirmar que pôr uma gota de álcool na boca constitui pecado, ao contrário da embriaguez – que claramente é condenada pelas Escrituras. Mas em momento algum que isso sirva de escândalo para ninguém. Quem prefere abster-se tem esse direito e em nada me oponho. Só não ponho sobre os outros um jugo que a Bíblia não põe.
        .
        Deus te abençoe muito,
        mz

      • Bianca Dias disse:
        25/10/2012 às 16:08

        Perfeito sim Maurício, seus textos são muito bem elaborados, “as vezes” tenho o cuidado de comentar, porque não tenho conhecimento suficiente para criticar qualquer coisa que vc escreva….tenho aprendido muito …só issso meu amado….. :)

      • Mauricio Zágari disse:
        25/10/2012 às 18:31

        Glória ao Senhor por te fazer aprender por meio dos meus textinhos, Bianca. Sou grato a Ele por isso.
        .
        Deus te abençoe e a toda a família,
        mz

  15. Felipe Souza disse:
    25/10/2012 às 10:10

    a cada texto você me surpreende mais e mais Mauricio rs
    esse texto é EXCELENTE!
    sobre essa parte: nunca a Igreja chegou a um consenso universal sobre se tomar bebida alcoólica é pecado, uns defendem a abstenção total e outros a moderação – e assim será pelos séculos dos séculos.
    isso é fato, mas como te contei sobre meu acidente ano passado, perdi 2 litros de sangue praticamente 50% do total que eu tinha, e segundo os médicos me falaram eu não cheguei a falecer pq nao tinha o costume de ingerir bebidas alcolicas.Pela quantidade de sangue que eu perdi o alcool no meu organismo praticamente iria me matar, ressecar meu corpo. E pelo motivo de nunca beber nada além de sucos e refrigerantes(raramente) fui salvo.(lógico que estou aqui comentando no seu blog porque Deus permitiu).

    Nunca vamos ter um decreto sobre poder ou não poder ingerir bebidas que contem alcool, eu continuo só bebendo sucos rs.

    mes passado um cara totalmente embriagado deu de frente com o carro que estava dirigindo, eu e minha mae estavamos dentro do carro e tive um prejuizo de quase 7 mil reais, mas só por Deus pq eu tinha recebido o DPVAT aquela semana e tive dinheiro para arrumar o carro e continuar meu tratamento. é ate estranho te falar isso, mas na hora do impacto eu vi uma mão protegendo a minha perna esquerda(foi nela que eu tive a fratura exposta e tenho 5 parafusos no joelho e uma placa dentro do fêmur inteiro).só tive um arranhaozinho na perna. Outro livramento meu amigo.

    Deus esta me protegendo de uma maneira incrivel, eu sinto que vou fazer obras enormes para ele mas ainda não é o momento.

    o alcool pra mim está claro que não devo ingerir de nenhuma maneira, mas isso é de cada um.

    Abraço meu amigo(espero que você não se sinta ofendido, mas para mim você é um amigo), fique na paz de cristo.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 10:46

      Olá, Felipe,
      .
      agradeço pelo afeto, mano. Mais uma vez fico grato ao Senhor por guardar sua vida em todos seus caminhos.
      .
      Sobre o álcool é isso, temos de respeitar quem abre mão e não impor jugos humanos onde jugo não há. Cabe aqui a regra do amor.
      .
      Obrigado por compartilhar mais uma vez, querido. Que o Senhor seja contigo e todos os teus,
      mz

      Resposta
  16. MIRAMELES disse:
    25/10/2012 às 10:19

    Sempre me enriqueço com seus posts, Deus te abençoe, meu irmão. Com certeza é mais um que vou encaminhar para meus contatos.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 10:41

      Olá, Mirameles,
      .
      Fico grato pelas palavras gentis. Fico muito feliz que te abençoou.
      .
      Na paz do nosso Mestre,
      mz

      Resposta
  17. João Victor disse:
    25/10/2012 às 11:16

    Para muitos este post foi “uma cilada, Bino!”.

    Como fiquei feliz em ter a oportunidade de ler algo tão bom e tão pouco comentado no meio gospel.
    Infelizmente as pessoas perderam o foco e estão sendo levadas pelo “dinheiro fácil” obtido com posts polêmicos.

    Em minha humilde opinião este sem dúvida é um dos top 3 melhores posts do APENAS.

    Por mim você nem precisaria do último parágrafo! :D

    Que Deus lhe abençoe!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:28

      Olá, João,
      .
      muito me alegro por o texto ter falado ao teu coração, mano. E obrigado pela generosidade com o post. Que ele venha para abençoar.
      .
      Inicialmente não havia o último parágrafo, mas senti que estaria sendo desonesto se não respondesse a pergunta do título. Preferi ser coerente, fazendo a reflexão e comentando a pergunta proposta.
      .
      Obrigado pelo carinho, querido. Jesus te sorria sempre,
      mz

      Resposta
  18. Valderi Felizado da Silva disse:
    25/10/2012 às 11:26

    Ah, Mauricio, pára!
    Você mesmo gosta de escrever o que está errado nos outros, de criticar os “crentes” que querem uma cura, ou não ter doenças.
    Gosta de falar que esse tá errado, que aquele está equivocado, que não deve ser isso, ou aquilo.
    Eu bem poderia falar que a congregação que você se encontra tem alguns objetos pagãos, assim como o anel, a toga, a estola e a cruz peitoral. Não consigo imaginar os cristão primitivos usarem esses adornos. Só encontramos isso após Constantino.
    Em um site chamado Sola scriptura, que repreende tudo o que está se fazendo, o negócio é tao hostil a ponto de dizer que todos estão errados. Desde luteranos até da Assembléia. Os únicos que estão certos são eles, os batistas fundamentais.
    Dizem que não há mais sinais e que os únicos que poderiam impor as mãos para curar já morreram, os seja, os 12 discípulos + 70 escolhidos + Paulo (Eles utilizam esse conta mágica insistentemente para refutar qualquer dom hoje em dia).
    Mas ao ler a Palavra de Deus, isso sim, o que nos dá esperança, deparei-me com aquela passagem que João repreende uma pessoa que não era deles, mas que expulsava demônios em nome de Jesus. O que Jesus disse? Ele falou que só os que eram fundamentalistas poderiam fazer isso? Ele disse que só os que eram do Evangelho da dor, da doença e do sofrimento teriam poder para aquilo? Ele disse que os conformados com uma suposta vontade de Deus em deixá-los doente eram os únicos que estavam com a verdade?
    NÃO!
    Não!
    ELE disse:
    39
    Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.
    40
    Porque quem não é contra nós, é por nós.
    Se Deus, através da mãos de TL Osborn, ou Valdemiro Santiago, ou de RR Soares, leva não somente a cura, mas a salvação aos sofridos, porque “João” tem que repreender? Só porque eles não estavam com “eles”?
    Obrigado Deus, por ter-me dado a sua Palavra.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:30

      Olá, Valderi,
      .
      respeito sua opinião.
      .
      Deus te abençoe muito. No amor do Cristo que nos une,
      mz

      Resposta
  19. Danila disse:
    25/10/2012 às 11:29

    Show Maurício!Mtos crentes falam de ñ fazer tatuagem,de ñ ingerir bebidas alcólicas,mas ñ sabem o q fazer qdo o assunto é perdão,amor ao próximo,fé e obras…Concordo com vce de novo-jamais se chegará a um consenso sobre bebida,a não ser o q já está bem claro,q embriagar-se é pecado.Paulo nos ensina q o q não provém de fé é pecado,aquele que acredita que é pecado,ñ beba e aquele q acredita ñ ser pecado,beba com “bastante”moderação.Outro assunto tbém q ñ interfere na salvação, a meu ver,mas q gera discurso sem fim é a guarda do sábado,pense numa falta de tolerância de todo lado!
    Deus contigo sempre meu irmão!
    A Paz.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:33

      Oi, Danila,
      .
      de fato são assuntos de discussão infinita. Como não são assuntos que influenciem na salvação ou na essência de ser cristão, penso que prevalece o amor: respeitar quem pensa de uma ou outra forma, sem deixar que essas questões tangenciais afetem nossa comunhão com os irmãos e com Deus.
      .
      A paz seja contigo, hoje e sempre,
      mz

      Resposta
  20. Ricardo disse:
    25/10/2012 às 11:54

    Eu leio a Biblia todos os dias, sempre 4 capitulos pela manhã, é meu alimento espiritual diário, sou convertido a quase 9 anos, oro todos os dias e adotei o cristianismo como um estilo de vida. Sou de uma igreja onde exerço um papel importante para Deus no sentido de evangelizar em massa levando a palavra para todo o planeta com transmissões ao vivo (streaming) e on demand (videos postados em servidores). Uma das coisas de minha vida que gosto muito de fazer é mergulhar no mundo gastronômico, gosto muito de ir pra cozinha e fazer os mais diferentes pratos e muitas vezes crio novas experiências, as vezes aos finais de semana gosto de fazer uma excelente massa com molhos e queijos dos mais diferentes, e na composição dos pratos, uma boa pedida é um cálice de um bom vinho, bebo por acompanhamento, o prato pede, e tudo fica mui gostoso e generoso, eu acho que bom senso e maturidade de vida (sim, estou falando de vida cristã) é algo que não podemos comprar, nós a adiquirimos com o tempo, eu não sou um cara que todos os dias quando saio do trabalho encosto a minha barriga no balcão de um bar ou padaria e “chamo” uma cerveja, ou duas ou três! Eu tomo meu vinho sim a minha maneira e isso não impede de o meu caminhar com Cristo sair dos trilhos, acho que as pessoas tem que respeitar o próximo, pois cada um tem uma historia e Deus trata cada um individualmente. Quem não bebe, eu respeito, e quem bebe moderadamente eu respeito também, isso não vai discernir quem é mais ou quem é menos, Deus conhece o coração de cada um… “…E pelos frutos Vos conhecereis”.
    Um abraço amigo, gosto de seus posts que sãoe scritos com muito discernimento e maturidade cristã.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:36

      Olá, Ricardo,
      .
      muito grato pelo carinho e as palavras generosas.

      Perfeita a sua ponderação, mano. Nem uma vírgula a acrescentar.
      .
      Peço a Deus que siga usando sua vida como canal de proclamação da sã doutrina, de edificação e salvação de muitos. Receba meu abraço sincero, nesse amor que nos une,
      mz

      Resposta
  21. Jacy disse:
    25/10/2012 às 12:12

    Em cada post do Apenas, Deus sempre se revela para mim de forma espontânea e graciosa. Em vários momentos após ler o blog tenho sido levada a refletir sobre minha conduta e meu caminhar cristão.
    Que dizer ao “querido mano” Maurício?
    Deus te abençoe sempre e sempre.
    Paz.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:38

      Olá, querida Jacy,
      .
      você sabe o quanto me alegra saber que as reflexões tão simples que aqui escrevo tocam teu coração e ajudam a te aproximar mais de Deus e de sua sã doutrina. Oro que isso sempre seja assim.
      .
      Deus te abençoe e a Marcus, nessa paz incompreensível,
      mz

      Resposta
  22. Amanda disse:
    25/10/2012 às 12:31

    Você é inacreditável…
    Adoro todos os seus textos.
    E em relação a esse, percebo sua indignação e concordo.
    Mas já parou pra pensar que os cristão são todos “doentes”, “carentes”, precisam de algo para confortar a vida e dar animo pra prosseguir na caminhada?!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:44

      Oi, Amanda,
      .
      obrigado por tão generosas palavras. Mostram a alma amorosa que há em ti.
      .
      Sobre sua pergunta, sim, creio que entendo essa carência. Mas confesso que não alcancei exatamente o ponto que você abordou. Você se incomodaria de explicar um pouco melhor em que falhei no texto e que te levou a esse questionamento? Obrigado.
      .
      Deus te abençoe muito, com seu amor e sua paz,
      mz

      Resposta
      • Amanda disse:
        26/10/2012 às 12:08

        Você não falhou em momento nenhum no texto.
        Eu que imaginei que a resposta pra esse comportamento humano fosse a carência…
        sei lá…talvez eu tenha viajado…

        Abraço

      • Mauricio Zágari disse:
        26/10/2012 às 13:17

        Entendi.
        Outro pra ti, mana.
        mz

  23. Jose Gad disse:
    25/10/2012 às 12:45

    A paz de Deus, irmão Maurício.

    Quando li o título do post na minha caixa postal, de súbito pensei: “Hmmm, aí tem mais do que o assunto álcool”. Mais para minha maior surpresa ainda, você foi além daquilo que pensei. E com louvor!

    Meu nobre irmão, o seu post ajudou-me e muito pois veio ao encontro de algo que venho comentando com algumas pessoas ultimamente: o conformismo com o presente mundo.

    Tenho ficado profundamente abalado com essa forma de pensar de muitos irmãos meus e até dentro da minha própria família. Tem havido um abandono gradativo “dos marcos antigos”, tidos como sendo “coisas desatualizadas”, e que como você disse com propriedade, que não dão Ibope.

    Ainda não li todos os posts que você publicou, mas a cada um que li, parei para meditar e fui fazendo a exegese de cada um. Pode até parecer que pela variação de títulos que você publica não exista uma linha editorial continua, mas percebi justamente o contrário (existe sim, uma preocupação sua em sempre publicar o que esta no epicentro do Evangelho: resgate da alma a estar em comunhão com Deus), e por isso os tenho elegidos como pauta de estudos, meditação e oração os conteúdos deste blog.

    Falo com humildade e sem querer ser jactancioso: sou muito grato a Deus por seu ministério. E tenho certeza que você é benção não somente na minha vida, como também na de muitos irmãos que vem até aqui.

    Obrigado pela mensagem, Zágari.
    Deus o abençoe ricamente e permaneça na paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Abraço fraterno,
    Jose

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:48

      Salve, José!
      .
      você como sempre carinhoso em suas palavras e ações, obrigado, mano.
      .
      Sou apenas alguém que tenta e se esforça, José. Se há algum mérito em mim digo sem nenhuma falsa modéstia que vem do alto. Me conheço e sei como sou falho e o quanto ainda preciso caminhar. Que a mensagem sobrepuje sempre o mensageiro, é minha oração.
      .
      Que as bênçãos venham em dobro sobre ti e sobre os teus. Nesse carinho e no amor do Senhor,
      mz

      Resposta
  24. Gamaliel disse:
    25/10/2012 às 13:12

    Meu mano, mais uma vez, seu post nos leva a refletir sobre o amor de Cristo, através do seu sacrifício naquela cruz. Bençãos para nossas vidas. Realmente muitos irmãos não param para ler um post como esse e outros que você tem, que transmitem as verdades (muitas vezes, duras, mas verdades incontestáveis) contidas na Bíblia.
    Falando sobre o Pr. Nicodemus Lopes, já assisti muitos vídeos dele, inclusive sobre um assunto que abriu meus olhos, que é sobre o Movimento de Batalha Espiritual, um vídeo de quase três horas, mas muito bom, fez-me crescer muito, enfim, um monte de pregações dele, que realmente a muitos olhos não chama muita atenção, mas é de uma grande importância espiritual para nós, que Deus o abençoe também.
    Por fim (de verdade agora…rsrsrs), que o Senhor continue te abençoando e compartilhando o que ele tem transmitido a você.
    Na Paz do mestre.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 14:00

      Olá, Gamaliel,
      .
      que bom que o texto te levou à reflexão. E à boa reflexão. E obrigado pelas palavras gentis.
      .
      Que as bênçãos que você me deseja recaiam em dobro sobre a sua vida e que você possa abençoar muitos.
      .
      Na paz do Mestre, te abraço,
      mz

      Resposta
  25. Elinton Oliveira disse:
    25/10/2012 às 13:22

    Olá Mauricio.
    Enstão é por isso que meu blog tem só 12.000 visualizações dentro de 02 anos. Eu sempre postei artigos com pensamentos e reflexões críticas e profundas. O meu post mais lido fala do Homossexualismo, e o segundo fala sobre o racismo, fora as imagens que publiquei da minha cidade e outras. Isso eu já tinha percebido faz tempo, essa questão de o público se interessar por polêmicas, e por isso eu sempre corria atrás disto, cheguei até a publicar videos de corberturas a acidentes que eu gravava com meu celularzinho, srsrsr. Mas ultimamente tenho publicado apenas coisas de que me identifico, com reflexões sobre passagens Biblicas e compartilhamento do que acho interessante. Parabéns por este seu post, tenho certeza de que os resultados que você obteve com esta pesquisa te trarão crescimento e experiência. http://elintonoliveira.wordpress.com

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 13:57

      Oi, Elinton,
      .
      obrigado por mais essas palavras gentis.
      .
      Mano, sinceramente: não se preocupe com o número de acessos do seu blog. Importa a qualidade do que você escreve. A esmagadora maioria das pessoas que têm milhões de seguidores em blogs e twitters por aí escrevem fast food. Não alimenta e entope as artérias. Continue levando a boa Palavra, sabendo que se uma pessoa for tocada e mudar sua vida, aproximando-se de Cristo, pelo que você escreveu, já valeu mais a pena do que bilhões de leitores que leem, não refletem sobre sua caminhada e não são edificadas. Não é questão de que “nós estamos certos” e “eles estão errados”, mas de que estamos fazendo aquilo que cremos que vai ao encontro do coração de Deus. Deixemos os outros e façamos nossa parte. É como penso.
      .
      Abraço, mano, e Deus te abençoe muito,
      mz

      Resposta
  26. Luciene Pimentel disse:
    25/10/2012 às 16:19

    Olá, Maurício

    Como de costume este é mais um artigo ponderado e lúcido. Não acrescentaria nem uma vírgula. Obrigada por se deixar ser instrumento de Deus nas nossas vidas.
    Que o Senhor te abençoe e te sustente a cada dia.

    Graça e Paz.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 18:32

      Luciene, oi,
      .
      eu que agradeço por suas palavras amáveis, certamente vindas de um coração bondoso.
      .
      Que sua oração se cumpra em minha vida, como dizes. Amém e amém.
      .
      Abraço fraterno, na graça e na paz de Cristo,
      mz

      Resposta
  27. Gutemberg Howe disse:
    25/10/2012 às 16:23

    Mauricio,

    Lamento “decepcioná-lo”, mas vou comentar essa pergunta do titulo post numa breve sentença: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém… e não me deixarei dominar por nenhuma.

    Abracos

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 18:37

      Olá, Gutemberg,
      .
      fico feliz que você tenha uma postura pessoal coerente com suas convicções quanto ao assunto. Se advogasse em favor do pecado ou impusesse como pecado algo que não é me decepcionaria, mas entendo que não é o caso. Então não decepciona não.
      .
      Deus te abençoe muito e a toda a família,
      mz

      Resposta
  28. Tudo para Um disse:
    25/10/2012 às 19:54

    Muito bom! Concordo com cada palavra.
    Tem-se dado muita importância para questões de pouca importância real e se esquecido das questões primordiais. Se se fala se pecado e da depravação do homem com a severidade que ele é mostrado nas Escrituras, corre-se o risco de ser taxado de negativista, mesmo por cristãos; se se fala da cruz, da graça e do perdão ou de arrependimento, santificação, dedicação de tudo para a glória de Deus, muitos preferem ler sobre questões legalistas, desprezando o que é realmente valioso.
    No fim, tantos destes que só atendem a discussões sem fim sobre coisas superficiais, estarão tão superficiais quanto aquilo que ocupam seus tempos lendo. E o legalismo e o amor a discussões de coisas assim, mínimas, só gera discordâncias, desamor e apatia; apatia por aqueles que carecem ouvir aqueles assuntos desprezados por eles: pecado, justiça, juízo, arrependimento, perdão, graça, santificação… enfim, o que é central nas Escrituras, Cristo.
    Perde-se tanto querendo agradar os olhos e ouvidos das pessoas… Textos como este seu, Mauricio, fazem a visão voltar ao foco, e reafirma que essencial é Cristo, é a Palavra pura, o Evangelho genuíno, e o resto… é só resto. Incentivo a perseverar na proclamação do que é essencial. Buscando unir-se a Paulo, também esperando que muitos destes que buscam o superficial possam também buscar, e dizer:

    “[...] considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.”
    (Filipenses 3:8-9)

    Aí, que importa o que cantor A ou B fez, pastor A ou B disse de polêmico, que importam as discussões sobre tatuagem, bebida alcoólica e todo o “posso ou não posso?”, é do conhecimento de Cristo, suprema grandeza, de que estou sendo inundado, é esse conhecimento que me levará a fazer o correto, me distanciar de heresias, discussões que não levam a nada, etc.

    Graça e paz!

    Tarciso Rodrigues.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 23:04

      Olá, Tarciso,
      .
      é isso. Creio que você fechou a questão.
      .
      Obrigado pelas palavras equilibradas e bíblicas. mano, uma grande contribuição. Fico grato.
      .
      Deus abençoe muito você e todos os seus,
      mz

      Resposta
  29. Alfredo disse:
    25/10/2012 às 21:28

    Olá Zágari,

    Primeiramente gostaria de agradecer, os seu blog é uma grande benção.

    Sei que você disse no blog para cada um procurar o seu pastor quando quiser um conselho, mas acontece que o meu pai é pastor, tem coisas que não me sinto a vontade de conversar com ele.

    Estou passando por uma situação que esta me matando por dentro, eu tenho 29 anos de idade, solteiro, e no mundo em que vivemos por incrivel que pareça eu ainda sou virgem, sou uma pessoa que sempre quis fazer as coisas da forma correta, mas hoje em dia eu vou te falar que me arrependi, porque eu me guardei esse tempo todo e fico com a sensação que tudo isso foi em vão, de que não adiantou de nada, ainda não encontrei a pessoa certa, namorei 5 anos mas não deu certo, respeitei a garota, tive temor por Deus, mas hoje em dia me sinto arrependido tenho vergonha das pessoas um dia descobrirem que ainda sou virgem, isso acaba comigo, acredito que todas as pessoas a minha volta não são mais, e sou o único que me guardei e me sinto um idiota agora. sinceramente não sei o que fazer, queria que você me desse algum conselho não sei mais o que fazer porque não sai da minha mente isso.

    Obrigado. (meu verdadeiro nome não é Alfredo, tive vergonha de colocar o verdadeiro nome)

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 23:18

      Olá, mano,
      .
      querido, entendo sua posição. Não existe absolutamente nenhuma vergonha por ser virgem na sua idade. Ter vergonha por seguir o que Deus espera de nós? Deveria ter se fosse o contrario, você deve é se orgulhar por ter sido fiel ao Senhor todos esses anos.
      .
      O sexo fora do contexto do matrimônio não é o padrão bíblico, é o padrão deste século. Você esta dentro da vontade de Deus. Se todos ao seu redor não estão você deve se rejubilar por ter demonstrado domínio próprio por todos esses anos.
      .
      Não se sinta mal, mano. Simplesmente porque não há motivo para isso.
      .
      Se você ainda não encontrou a pessoa certa não desanime. Pior seria se casar sem amor ou algo do gênero. Espere aquela que formará uma familia com você dentro dos padrões cristãos e com ela celebre a alegria do sexo que agrada a Deus. Acredite: sexo fora do matrimonio só vai te trazer tristeza. Pergunte a qualquer que se converteu após a perda da virgindade ou mesmo a cristãos que se relacionaram antes do casamento. A taxa de arrependimento é enorme.
      .
      Não se sinta mal. Você está certo. Deus te abençoara pela tua fidelidade, estou seguro disso.
      .
      Na paz de Cristo,
      mz

      Resposta
    • Gama disse:
      26/10/2012 às 6:33

      Meu irmão, não pense dessa forma, se preserve como está e irá sorrir muito de felicidade quando encontrar a pessoa que seja do agrado de Deus pra você.
      Acredite, fiz o que não devia ainda solteiro, e se pudesse desfazer o faria, tamanha a angústia que passei, mas Deus me perdoou.
      Siga em frente sem se contaminar com o pecado. Não importa o que digam de você e tem mais, você não precisa responder perguntas que você não se sinta bem pra responder, tipo: você é virgem? Essas coisas são muito pessoais.
      Que Deus continue te abençoando e prossiga nessa caminha de agradar ao Senhor nosso Deus.
      Na paz.

      Resposta
      • Mauricio Zágari disse:
        26/10/2012 às 8:22

        Amém!
        É isso.

  30. Alex Annuihisttle disse:
    25/10/2012 às 22:46

    Gostei muito irmão Maurício de sua abordagem sobre o distanciamento dos cristãos de hoje das coisas realmente relevantes na vida com Cristo. Muitas vezes deixamos de dar o merecimento devido as Escruturas Sagradas. Por vezes, preferimos um amigo, para falar-lhe sobre nossos problemas a tratá-lo diretamente com nosso Pai celestial. Depois de ler esse post, mudarei muito minhas prioridades!

    Paz do Senhor meu caro!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      25/10/2012 às 23:23

      Olá, Alex,
      .
      nada me alegra mais com relacao a este blog do que saber que um irmão foi conduzido a uma reflexão e a um consequente mudança de atitude devido a um de nossos posts. Louvo a Deus por tua vida.
      .
      Que sua mudança traga muitos frutos para a tua vida e para o Reino.
      .
      No amor de Cristo,
      mz

      Resposta
  31. Alexssandro disse:
    26/10/2012 às 7:12

    Zangari concordo plenamente contigo, vejo e vivo isto em nossas congregações quando chamamos os irmãos para um estudo biblico aparecem lá dois ou três mas se o estudo for muito aprofundado e forem preciso mais dias a audiência cai para 1 ou 0 participantes…fato. Muda se totalmente o cenário quando o povo e chamado para uma grande liberação de milagres e cultos rápidos…mostra de que muitos evangélicos estão em busca da benção e nao querem se quer conhecer o abençoador.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      26/10/2012 às 8:24

      Olá, Alexssandro,
      .
      esse é um dos nossos grandes problemas, mano: prioridade nas coisas erradas. Temos de fazer nosso papel e proclamar a verdade, em amor. Quem sabe assim alguns mudarão sua visão, não é?
      .
      Deus te abençoe, querido, na paz de Cristo,
      mz

      Resposta
  32. Dany disse:
    26/10/2012 às 8:02

    Enquanto muitos discutem o que pode, ou o que não pode!!! Almas estão cada vez mais indo para o inferno!!! Vamos realmente fazer nossos papeis de cristãos… Orar, interceder, aconcelhar.. e mais PROCLAMAR O EVANGELHO. Deus queira que pessoas sejam edificadas com esses posts, Glória a Deus pela sua vida…

    Fica com Deus!!!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      26/10/2012 às 8:25

      Oi, Dany,
      .
      amem, obrigado pelo carinho. Também louvo a Deus por vidas como a sua, que demonstram profundidade espiritual. Sigamos na jornada, tentando salpicar os demais com o amor de Jesus e sua verdadeira visão. É duro mas não podemos abrir mão disso.
      .
      Deus te abençoe muito e a todos os teus,
      mz

      Resposta
  33. Dayana disse:
    26/10/2012 às 8:13

    Excelente post, ler assuntos sobre salvação, graça, perdão e negação do “eu”, são leituras que vão de encontro aos desejos da carne e infelizmente são poucos os cristãos que queiram sempre ficar diante desses espelhos da alma, e acabam passando fome por desprezar o verdadeiro alimento!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      26/10/2012 às 8:27

      Oi, Dayana,
      .
      obrigado, minha irmã. Você tem toda razão. Do mesmo modo que ensinamos a um filho que fast food não é alimento é preciso compartilhar as verdades do Reino para que entendam a diferença entre pastel de vento e pão integral. Se alcançarmos alguns, creio já ter feito a diferença.
      .
      Deus te abençoe muito e a todos os teus,
      mz

      Resposta
  34. Rodrigo disse:
    26/10/2012 às 10:06

    Bom dia meu mano, a paz de Jesus.

    Tbm percebi isso no facebook, qnd posto algum versículo seguido de meditação, ou até mesmo os artigos do blog SC, os “curtir” e “compartilhar” são bem menores doq qnd eu posto o video da canção “Mercadores da Fé”, por exemplo.. rsrsrs.

    Seria esse o raio-x da igreja cristã brasileira, onde a grande maioria está realmente “andando em águas rasas” como vc mesmo citou ?

    Um abraço.

    No amor de Jesus.

    R

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      26/10/2012 às 10:48

      Rodrigo, olá,
      .
      é dificil de admitir, mas sou obrigado a dizer que sim, grande parte da Igreja brasileira caminha com a água abaixo dos tornozelos. Infelizmente. A fé virou cultura, consumo, entretenimento, mídia, programa de fim de semana. Está complicado, mas creio na compaixão divina e na graça. E que cada um de nós faça a sua parte.
      .
      Abraço, mano, no amor de Cristo,
      mz

      Resposta
  35. Juliana disse:
    26/10/2012 às 10:43

    Maurício, sem palavras!
    você tem o dom de escrever sentimentos e reflexões!
    concondo com tudo o que disse acima em genero e grau!
    Que Deus sempre te conceda a cada dia um artigo que nos alimente espiritualmente!
    A paz do Senhor Jesus seja contigo!
    Abraço!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      26/10/2012 às 10:50

      Oi, Juliana,
      .
      muito obrigado pelo carinho contido nas tuas palavras. Deus te abençoe e mantenha teu coração generoso como é.
      .
      Que o teu desejo seja a minha oração. A paz do Mestre caminhe sempre nas tuas pegadas,
      mz

      Resposta
  36. Jadson Dos Santos Gonçalves disse:
    26/10/2012 às 13:52

    irmãozinho, muito obrigado por compartilhar conosco essa reflexão. Quero a cada dia correr em direção a esse Evangelho de amor, graça, perdão, misericórdia. Como Paulo diz em fp 3:10, “tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição…”. Seus posts têm servido de belas devocionais para mim ultimamente. Que possamos permanecer em Cristo até o fim. Abração.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      26/10/2012 às 15:47

      Olá, Jadson,
      .
      imagina, não tem que me agradecer. Fico feliz que meus textinhos te levam mais perto de Deus. Dever cumprido.
      .
      Me regozijo ao saber que teu alvo é o verdadeiro Evangelho. Em Cristo sempre e pra sempre.
      .
      Te abraço, no amor do Pai,
      mz

      Resposta
  37. Teresa Mesquita disse:
    26/10/2012 às 17:56

    Paz meu querido irmão.

    Texto rico e abençoador como todos..Deus continue te inspirando para nos trazer força, animo, renovo e acima de tudo auto avaliação.

    Abraço!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      26/10/2012 às 20:54

      Olá, Teresa,
      .
      muito obrigado pelo carinho. Enquanto o pai permitir farei o meu melhor para edificar dentro de minhas muitas limitações os meus irmãos.
      .
      Deus te abençoe muito, com seu amor e sua paz,
      mz

      Resposta
  38. Edna Braga disse:
    26/10/2012 às 23:24

    Eu realmente não consigo entender como que o Evangelho foi parar nisso. Como as pessoas se prendem tanto a coisas secundárias, e esquecem da essência. Parece que querem criar uma nova lei, com o que pode ou não pode; para assim poder classificar que é cristão verdadeiro e quem não é. Como se isso denunciasse o coração! Lamentável…
    Voltemos ao original.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      28/10/2012 às 22:22

      Amem, Edna. Voltemos ao epicentro da fé.
      Deus te abençoe muito,
      mz

      Resposta
  39. Artimes disse:
    27/10/2012 às 1:06

    Ótima mensagem, meu irmão!
    Que Deus continue usando os seus dons, para cumprir o propósito dEle em sua vida, Edificar a sua Igreja. E que nossas mentes e corações estejam direcionados para o seu santo trono, na propagação do Santo Evalhgelho, a fim de sermos instrumentos seus na libertação e salvação dos cativos.
    .
    Amado, sei que estarei pedido além da conta. Mas gostaria muito que você desse a dica de um bom curso teologico on-line (pois a região onde moro os cursos presenciais são ligados a igrejas neopetencostais, com as quais tenho muitas divergências – não querendo polemisar – Só quero aprofundar no conhecimento de meu Senhor, em um ambiente que prese pela fiel ministração da Palavra – sem interesse diverso ao da obediencia à Palavra). Em caso de impossiblidade, gostaria que voce indicasse alguns bons livros que possam auxliar em um estudo bíblico mais aprofundado.
    .
    A Paz de Nosso senhor Jesus Cristo em sua vida, meu irmão!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      28/10/2012 às 22:25

      Olá, Artimes,
      .
      obrigado pelo carinho, faço do teu desejo uma oração.
      .
      Imagina, não é problema algum pedir a informação. Só que, infelizmente, não saberia dizer um curso on-line bom. O da minha denominação é on-line, mas necessita pertencer a ela. Entaõ eu realmente não saberia qual te recomendar.
      .
      Sobre os livro, você pode encontrar no post aqui do APENAS “Os 10 melhores livros cristãos”, é um bom ponto de partida.
      .
      Espero ter ajudado, mano.
      Na paz de Cristo,
      mz

      Resposta
  40. Willian disse:
    27/10/2012 às 14:02

    Olá senhor Zágari! um amigo me passou seu texto dizendo: esse texto é sua cara leia. Pois bem, como amo ler me debrucei sobre seu escrito. Que prazer sinto quando vejo, ouço, conheço,ou, simplesmente me indicam alguém ou alguma coisa que não seja efêmero, antes tenha uma durabilidade principalmente para a vida que se segue. Refletindo sobre sua reflexão, vejo o mercado que Judas propagou e se enraizou, não que fosse para acontecer assim, afinal tenho também no mesmo tempo o que Jesus ensinou. No entanto, como voce “reclama” em seu texto, as coisas que Jesus ensinou estão se tornando obsoletos aos olhos da grande massa. Não apenas a massa que segue, mas a massa que influência, pois a que segue, segue a tendência e dessa aqueles que dizem querer ter o estilo de Jesus, devem estar sempre fugindo. Meu caro, os que querem ser amigos de Deus devem ser inimigos do mundo, no entanto, vejo uma multidão de humanos que se dizem de Deus e simplesmente não abandonam o pináculo. A Biblia que leio me diz que o Deus que sirvo,adoro,obedeço, rejeitou os pináculos que insistentemente tentam fazer que homens como voce suba seus degraus. Mantenha se firme, não é fácil eu sei recusar certas ofertas, mas ninguém disse que seria, antes pelo contrário, vejo que quando Jesus volta do deserto, ele revela a seus seguidores discipulos o quão díficil era vencer, mas era totalmente possível. Por essa razão não pare de escrever. não se venda a esse mercado por um preço que voce não sabe que voce tem. Somente Deus sabe por isso continua investindo em nós. Esteja certo de que ainda que sejamos uma minuria lendo voce, é a minuria que deseja mudança, a maioria desfruta das migalhas pois apenas querem sucesso. O grande milagre da história que continua, é fazer pão continuar sendo pão. Ou seja, mudaremos muitas coisas, preservando o que alguns dizem não dar ibop.
    Forte abraço desse mais novo leitor: Willian Renato

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      28/10/2012 às 22:29

      Olá, Willian,
      .
      um prazer tê-lo aqui no APENAS. Obrigado pelas palavras tão amorosas e imerecidamente elogiosas.
      .
      Querido, eu oro a Deus todos os dias e exerço as disciplinas espirituais no sentido de não me deixar por essa onda que varre nosso meio. Ai de mim ser levado por ela. Se puder e quiser, interceda pelo maninho aqui, sua oração é preciosa.
      .
      Deus o abençoe muito, na paz de Cristo,
      mz

      Resposta
  41. Fernanda disse:
    27/10/2012 às 21:22

    Graça e paz querido!

    Concordo em todos os aspectos! Você mais uma vez com a graça de Deus nos abençoa com essa reflexão tão pertinente para os nossos dias. Pensamentos e indagações sobre essas coisas secundárias tem sido a ocupação da mente de muitos, lamentavelmente.
    Que Deus nos desperte cada vez mais para o que realmente importa e que estejamos no centro da Sua vontade.
    Abração.
    Deus continue lhe enchendo de sabedoria!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      28/10/2012 às 22:34

      Oi, Nanda!
      .
      Fico feliz que empatizou com a reflexão. O teu desejo é também o meu.
      .
      Faço das tuas palavras a minha oração.
      .
      Um beijo grande, na paz e no amor do nosso Deus,
      mz

      Resposta
  42. Ruben Bentley disse:
    27/10/2012 às 22:00

    Poderia dizer muitas coisas, porém diante da verdade escrita no post só posso dizer: Deus te abençoe e continue a escrever as verdades do Evangelho!

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      28/10/2012 às 22:34

      Muito obrigado, Ruben, você é muito gentil.
      Deus te abençoe em dobro!
      mz

      Resposta
  43. Marcos falcon disse:
    27/10/2012 às 22:02

    Dr.Maurcio venho agradecer por mais este post. foi de grande orientação para minha vida. infelizmente as coisas que são de menos importância para nossas vidas damos maior atenção! que fiquemos atentos para as coisas que são espirituais.FK na paz! O

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      28/10/2012 às 22:36

      Oi, Marcos,
      .
      por favor, não me chame de doutor, “mano” tem muito mais a ver comigo :)
      .
      E obrigado pelo carinho com o post.
      .
      A paz seja com você também, nesse amor que nos une,
      mz

      Resposta
  44. Líbia disse:
    29/10/2012 às 14:02

    Amados, NÃO podemos esquecer jamais / estamos esperando Jesus voltar.
    um abraço a todos.
    Líbia

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      29/10/2012 às 15:17

      De fato, Libia, muito bem lembrado. Que continuemos vivendo aquilo que é de fé e deixando de lado o que não é, nos preocuparmos enquanto ainda há tempo com o que de fato é relevante para o Reino e deixar as questões periféricas de lado, pois vivemos os últimos dias. Muito bem posto.
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz

      Resposta
      • Pr.Fernando Ferreira Gomes disse:
        09/11/2012 às 12:15

        mauricio,gostei do q disse, mas não da conclusão sobre beber ou não bebida alcoólica,pois não podemos, nos omitir diante de uma das maiores pragas do seculo 21, essa praga e a causa de 70% dos homicidios de nosso país, todas as vezes q a bebida forte, entrou em cena na biblia,trouxe confusão para Noé, Ló ,Sansão etc.vários textos do AT e NT, são contra o uso de tal bebida … apelando para minha consciência CRISTÃ , pois ela não permite q, eu, sustente uma industria q destroi familias inteiras ao redor do mundo,” A INDUSTRIA DO ÁLCOOL” enquanto aos irmos pastores q bebem, bebidas alcoólicas, para justificarem do frio, q bebam leite quente,chocolate , chá etc… as opções são tantas!!!!!!!!!!! VC e uma benção aprendo muito com vc, te amo em Jesus!!!!!!!!!!!!

      • Mauricio Zágari disse:
        09/11/2012 às 13:26

        Compreendo sua posição, Pastor. A questão abordada foi especificamente sobre ser pecado ou não. Esse foi o foco da abordagem.
        .
        Deus o abençoe muito!
        mz

  45. Sandro José Sonhador Pereira disse:
    18/11/2012 às 16:01

    Como sempre DEUS pela misericórdia lhe usou de forma poderosa nesse manto, esse estudo foi profundo, meu jovem!!!
    Então, faz maior tempão em mano, ta lembrado da minha pessoa? Rsrsrs
    Sandro do centro de recuperação, lembra?
    Rapa nem te falo, mais já falando hehehhe meu camarada eu não tenho palavras para louvar a DEUS por sua vida, profeta!!!
    Depois que tive (por aqui) aquele “papo” com vc, onde abrir o coração por conta do que se passava comigo aqui na net e tudo mais.. e vc me passou aquela visão, tipo evitar contato perniciosos etc… Meu irmão vc nem sabe, passei a orar mais, ler a Palavra etc… e sabe o que DEUS fez? KKKKKKKKKKKK Me deu uma esposa maravilhosa, nos casamos e por ela se assistente social estamos juntos no ministério cheios da unção tocando a obra no centro de recuperação, meu amado!!! DEUS continue lhe abençoando e lhe usando a cada dia meu jovem!!! Ah, me add la no Facebook (Evangelista Sandro Junto), para vc conhecer minha família e um pouco do nosso projeto aqui em Macaé, ok? Abraços.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      19/11/2012 às 11:00

      Olá, Sandro,
      .
      sim, me lembro bem de você, querido. Mano, preciso confessar que lágrimas descem pelo meu rosto enquanto te escrevo, pela emoção de ver o que o nosso Deus pode fazer com uma vida. Não há merito em mim, Sandro, sou só um vaso de barro, daqueles bem tortos. Mas a excelência daquele que põe em nós o tesouro que é Cristo é capaz de fazer na sua vida o que fez. Glória, honra e louvor ao Altíssimo!
      .
      Fico muito feliz de saber que o Senhor te presenteou com uma esposa tão maravilhosa e que juntos vocês têm agido em prol do próximo, que linda razão de viver, meu irmão. Faça cada segundo valer a pena.
      .
      Não tenho facebook, mas vou olhar pelo de minha esposa, para ver a linda obra que vocês têm realizado.
      .
      Minha alma bendiz ao Senhor pela tua vida. Que por meio de ti muitos outros possam ser abençoados e crescerem em intimidade com esse nosso Deus que amamos.
      .
      Querido, te abraço com um carinho especial. Mande por favor meu afeto a sua esposa, desejo a sua família tudo de melhor. Oro por vocês com meu coração derramado de alegria. No amor do nosso Pai, teu servo,
      mz

      Resposta
  46. Kellyne disse:
    08/12/2012 às 8:54

    Deus te agraciou com uma perspicácia que me deixa assustadoramente encantada!
    Tenho aprendido muito com suas reflexões!
    Deus o abençoe.

    Kellyne

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      09/12/2012 às 15:08

      Oi, Kellyne,
      .
      fico feliz que você veja que tudo de bom que há em mim apenas “há” em mim e não “é” de mim. Pois são dons que o Pai concede, empresta. Nesse sentido é Ele quem deve ser exaltado.
      .
      Obrigado pelo carinho, mana. Jesus te abençoe muito,
      mz

      Resposta
  47. Felipe Grillo disse:
    12/04/2013 às 10:58

    Tudo demais é ruim, nos faz mau, e as vezes se torna até idolatria, apesar de não ingerir alcool, porém não acho errado a quem bebe um puco, a grande pergunta é: vc é uma pessoa controlada, e onde a bebida vai te levar, Mauricio, obrigado pelos seus pensamentos.

    Resposta
    • Mauricio Zágari disse:
      13/04/2013 às 2:12

      Nao tem o que agradecer, mano. Fico feliz por abençoar.
      .
      No amor de Cristo,
      mz

      Resposta

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

Você está comentando usando sua conta WordPress.com. ( Sair / Mudar )

Imagem do Twitter

Você está comentando usando sua conta Twitter. ( Sair / Mudar )

Foto do Facebook

Você está comentando usando sua conta Facebook. ( Sair / Mudar )

Cancelar

Conectando a %s

O Vale da Sombra da Morte
É possível um cristão ficar deprimido?

Blog no WordPress.com. | Tema: Greyzed por The Forge Web Creations.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.712 outros seguidores

Tecnologia WordPress.com
loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de email!
Verificação de email falhou, por favor, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por email.
%d bloggers like this: