Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Pronto. Eis aí a essência de ser cristão. É o fruto do Espirito, que Paulo descreve em Gálatas 5.22,23a. Uma utopia na vida prática do crente em Jesus? Ou um alvo a ser perseguido mas jamais alcançado? Algo que brota automaticamente no ato da justificação ou virtudes a serem desenvolvidas com o passar dos anos? O quê, como, quando, onde, por quê… nada disso importa. O que importa é ter esse fruto em nós. Pois o fruto do Espírito é a assinatura da presença de Deus no cristão. Só que… olho para dentro de mim e vejo a falta de tantas dessas virtudes! Significa que não sou salvo? Mas… também olho em volta e não vejo um cristão sequer que tenha todas essas características. Significa que a Igreja é vazia de Deus? Ou que o fruto brota de modos que não entendemos? Vamos meditar sobre isso.

A Bíblia não fala da “árvore” do Espírito, mas do “fruto”, algo que brota porque corre seiva na árvore. Logo, não é causa, é consequência. Também frutas não nascem prontas: começam com um pontinho, que vai crescendo, crescendo, crescendo até alcançar a maturidade. E, nesse processo, enfrenta muitas intempéries. Tempestades. Vendavais. O calor escaldante do Sol. Mas já reparou que sem a água das tempestades o fruto morre? Que sem o ar dos vendavais não há a transformação de gás carbônico em oxigênio, algo que mantém viva a planta? E que o lado da maçã exposto ao sol sempre fica mais vermelho? Sim, é graças às intempéries que sofre ao longo de seu desenvolvimento que  o fruto torna-se viçoso, suculento, preparado, pronto, vivo.

Quando, no momento da justificação, o Espírito passa a habitar em nós creio que Ele semeia a boa semente do seu fruto. Não faz com que ele brote automaticamente, mas deposita a semente em nossa alma. Já a carregamos desde o dia em que Cristo estende a nós a Sua graça. Só que, se isso é assim, então por que há tantos cristãos sem amor, egoístas, abatidos, impacientes, odiosos ou sem autocontrole? Por que em tantos momentos não me reconheço? Se a seiva corre… por que o fruto não é visível?

Creio que faltaram as intempéries. Faltou o vendaval da vida. Faltaram as tempestades, com raios e trovoadas. Faltou o sol escaldante dos momentos de deserto. É nessas horas que vejo Deus trabalhar. Que vejo o fruto brotar. E, quando o momento chega, a forma como lidamos com as dificuldades vai nos tornar amargos ou melhores – temos a capacidade de decidir, de optar. Virtudes latentes em mim mas inexistentes só ganharam vida quando passei pelo vale da sombra da morte – o lugar com mais chuva, vento e sol causticante que existe.

Não amei de fato até que alguém me amou de um modo que eu não merecia. Não tive alegria real até que vivenciei profundas e esmagadoras tristezas. Não entendi a importância de pacificar até presenciar o  ódio. Não tive paciência até descobrir que há coisas que absolutamente não dependem de mim, que de nada adianta desesperar e só resta esperar a ação de Deus.  Não fui verdadeiramente amável até que em solidões profundas precisei desesperadamente de mãos estendidas e abraços honestos. Não fui bom até que eu sentisse na carne as consequências da maldade. Não fui fiel a Deus até que dependi totalmente do invisível. Não fui manso até que a ira mostrou suas garras. Não tive domínio próprio até que meus descontroles me tornaram o opróbrio da humanidade.

Tempestades. Vendavais. Sol fustigante. Pragas terríveis, bênçãos celestiais. Indesejáveis e bem-vindos. Quero distância como homem, mas preciso enquanto espírito. Se desejo ter em mim o fruto do Santo Espírito, preciso do que não quero. Não que busque , mas quando chega recebo de bom grado, sabendo que todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus. E eu o amo. Ou, pelo menos, tenho me esforçado para amá-lo com o amor que brota do Espírito. Pois enquanto amei o Senhor com meu estúpido amor humano não fui capaz de amá-lo verdadeiramente.

Hoje creio que o Espírito Santo é um semeador. Põe no solo árido de nossa alma a semente de Suas virtudes e espera vir a chuva, o vento, o sol – a dor. E isso demora. Por vezes anos. Por vezes décadas. Muitos morrem sem que todo o fruto tenha amadurecido. A maioria de nós, aliás. Creio que eu também morrerei sem tê-los todos maduros. Hoje as dificuldades da jornada fizeram com que algumas sementes brotassem em mim. Certas virtudes estão verdes, outras mais maduras, algumas ainda inertes. Mas o que me consola é que sei que a semente foi plantada. Pois essa é a maior prova de que, a despeito de sermos o pó que somos, aprouve a Deus escrever nosso nome no livro da vida. Sua seiva corre em nós. O resto? Virá com o tempo, com a dor e com a graça do Salvador do mundo.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício
.

About these ads
comentários
  1. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    Verdade verdadeira!
    Quantas vezes me perguntei sobre isso em minha vida. Mesmo conhecedor do texto “Gálatas 5.22,23a”, como vejo o Deus maravilhoso te usar com abordagens e explicações que fazem as escrituras saltarem diante de nossos olhos(mente e coração).
    É realmente um texto encorajador, inspirador e abençoado por Deus.

    Grande abraço irmão!!!!

  2. Walter Medeiros disse:

    Bom, tenho estudado muito sobre esse tema, talvez a dificuldade de muitos, seja, o fato de que eles não entendam, que o Fruto é do Espírito, e não nosso. Ouço várias mensagens, onde, o pregador pega um dos gomo do Espírito e coloca como se fosse nosso e não do Espírito. Ex: Quando se fala de “domínio próprio”, muitos tem a errada ideia que esse domínio seja humano, mas não é, é do Espírito, o Fruto é do Espírito, o domínio é do Espírito, sobre nossas vidas.
    Acredito que o Fruto já está em nós e que ele se manifesta em nossas vidas e através de nós, quando estamos Cheios do Espírito (uma vida controlada pelo O Espírito), aí conseguiremos: amar nossos inimigos, perdoar nossos inimigos, mesmo quando eles estão nos apedrejando, assim, como aconteceu com Estevão. Acredito piamente que o fruto do Espírito só se manifesta na vida de um crente, quando o mesmo está cheio do Espírito (Controlado pelo Espírito), essa seria a regra, quando olho para bíblia vejo homens cheios dos Espírito manifestando esse Fruto: Jesus, Estevão, Paulo, Pedro e por aí vai. Agora entendo também que esse Fruto pode se manifestar na vida de um crente independente de como ele esteja espiritualmente, mas, aí é Soberania de Deus, Ele opera da maneira que Ele quer, Ele é Deus.

  3. Lelê (Alessandra) disse:

    Mauricio,
    Que alegria poder compartilhar mais um artigo verdadeiro vindo da sua parte.
    O Senhor continua plantando e semeando diariamente em mim. O Espírito Santo está regando diariamente a plantinha para que ela, no seu devido tempo, germine e floresça. O tempo humano pode parecer cruel conosco, pois eu vi somente poucas coisas acontecerem no “meu tempo” e ouso dizer que todas elas estavam erradas.
    Por isso, só o Senhor é Deus, só Ele sabe o que é bom pra mim e para aqueles que vivem a minha volta. Esse caminho, às vezes, atrasado pelas minhas “manhas” ou algo que que me afasta de Deus. Quando olho atravessado para alguém, ou julgo precipitadamente, ou tenho alguma atitude nada cristã que envergonha primeiramente a mim. Pois o Espírito Santo que habita dentro de mim, sempre me lembra de quem eu sou e sempre faz com que eu me arrependa.
    Sim, Ele me ama muito! Um amor que não consigo medir! Muito mais intenso de qualquer amor que já pude experimentar! Eu mereço esse amor? Lógico que não! Sou a mais falha de todos os seres humanos! Mas continuo vivendo pela graça de Deus! E vou caindo, aprendendo, levantando e vivendo!
    Saudade da familia!
    Com carinho,
    Lelê

  4. Carla Campos disse:

    “E quando o momento chega a forma como lidamos com as dificuldades vão nos tornar amargos ou melhores, temos a capacidade de decidir, de optar.” Nossa vida é fruto de nossas escolhas, a luta consiste, em certos momentos, em lidar com essas escolhas. Muitas vezes, tenho dificuldade em controlar minha raiva, minha dificuldade consiste em escolher entre manifestar ou não essa raiva, em deixar que (ainda que tenha razão) ela diminua, eu diminua para que a tolerância e o amor divino se manifeste. É um leão por dia, Zágari, por hora, muitas vezes, por minuto. Graças a Deus por essa generosa oportunidade de escolher. Graças a Deus por Seu infinito amor e as sementes plantadas pelo Espírito Santo. Obrigada por mais um texto tão precioso, que Deus o abençoe ricamente e não o deixe esmorecer na luta. Em Cristo.

    • Carla,
      .
      não tem o que agradecer, não vem de mim, é dom de Deus.
      .
      Eu iria além. Diria que a luta é lidar com a escolha a todo o tempo: sucumbir à raiva e ao ódio ou deixar brotar o fruto bom do amor? Deus age, nós padecemos e o que fazemos é uma decisão nossa. Deus não impõe nossas escolhas, penso. É um grande mistério, que se equilibra entre o livre-arbítrio e a soberania do Senhor. Deus manda Noé chamar as pessoas para dentro da arca, mas elas optam por não entrar. A assolação vem, se vamos amaldiçoar Deus e morrer ou se vamos glorificá-lo por meio do que vivemos é algo que temos de decidir.
      .
      Louvo a Deus por sua vida, minha irmã. Que Ele te abençoe,
      mz

  5. Ananda Jane disse:

    Que beo poder receber seus textos no meu email novamente!Que Deus te abenoe Zagri. Date: Tue, 18 Sep 2012 10:20:38 +0000 To: ananda.cvlh@hotmail.com

  6. Luciana da Silva de Paiva disse:

    BOM É SABER QUE EM MEIO AS DIFICULDADES DEUS TEM FEITA MARAVALHAS POR SUA GRAÇA EM NOSSAS VIDAS UM ABRAÇO PAZ.

  7. Roberta Silveira disse:

    Maurício,
    Essa foi a resposta da minha oração a Deus nesta manhã. Soli Deo gloria!
    Que o nosso Senhor continue te usando para abençoar nossas vidas e que sejas, também abundantemente abençoado.
    Graça e Paz,
    Roberta

    • Roberta,
      .
      me emociono ao saber disso. Fico feliz por ter sido canal para trazer algo de Deus para ti.
      .
      Obrigado pela oração, mana, Deus sabe o quanto preciso.
      .
      No amor de Cristo,
      mz

  8. Silas Nunes disse:

    Olá irmão Maurício, graça e paz. De quando em vez leio suas publicações, sempre muito abençoadoras. Esta do fruto do Espírito, então, é um chamamento a buscar ao Senhor…Assim, que que Deus, segundo as riquezas da sua glória, nos conceda que sejamos corroborados com poder pelo seu Espírito no nosso homem interior; para que Cristo habite pela fé nos nossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, podermos perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejamos cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém. Efésios 3:15-21.
    Deus o abençoe, continue sempre abundante e frutífero na obra do Senhor.

  9. Amei esse texto, pois muitas vezes vejo que não tenho domínio próprio, longanimidade, benignidade, amor, paciência…Grito, fico enfurecida, revoltada, e fico muito triste, pois quero agradar à Deus e desejo muito ter os frutos do espírito em mim. Mas vejo que realmente é uma caminhada com Cristo…

    • Sarah, olá,
      .
      pecar não é bonito e devemos fugir da desobediência a todo custo. Mas bem-aventurado é aquele que se enxerga a tempo e se apresenta como realmente é – especialmente para Deus. Fico feliz que você tenha essa percepção. Está mais próxima do Senhor do que pensa. Louvo a Deus por sua vida.
      .
      No amor do Cordeiro que veio para perdoar os pecados do mundo,
      mz

  10. Gamaliel Martins dos Reis disse:

    Abençoador; como chuva serôdia sobre a minha alma.
    Que o Senhor continue te abençoando sempre meu irmão!
    Na graça do Senhor Jesus Cristo!

  11. Zulmira Borges disse:

    Oh Glórias! Sua palavra com o toque do Espírito está de volta!
    É exatamente assim irmão , só não sabemos expressar, mas Deus o colocou onde está para dizer e fazer o que faz.
    Deus te abençõe!

  12. Jacy disse:

    Maurício,

    Um texto que nos traz esperança de que, cedo ou tarde, algo bom brotará em nós, apesar das circunstâncias, incertezas e dificuldades!

    Paz, meu querido mano! :)

  13. Rod Falcão disse:

    Bálsamo para mim que apesar dos anos de conversão muitas vezes me senti indígno do evengelho da graça…

    (…) Mas o que me consola é que sei que a semente foi plantada. Pois essa é a maior prova de que, a despeito de sermos o pó que somos, aprouve a Deus escrever nosso nome no livro da vida. Sua seiva corre em nós. O resto? Virá com o tempo, com a dor e com a graça do Salvador do mundo.

    …cara, como é bom meditar nisso…

    • Amém, Rod,
      .
      sentir-se indigno do Evangelho é uma das grandes provas de que o ES habita em ti. Quem se acha bom demais está longe, muito longe de Deus…
      .
      A paz seja contigo,
      mz

  14. luiz Fernando disse:

    Olha Maurício, e com lágrimas nos olhos que leio esse texto. Quantas vezes eu pensei que eu era uma farsa. Um joio por minhas atitudes. Quantas vezes não chorei aos pés de Jesus pedindo misericórdia, dizendo: “Senhor tem compaixão, muda o meu interior”. Oro ao Senhor para que eu um dia pelo menos consiga ser alguém que Ele queira, alguém com pelo menos algum dos frutos do Espírito. Só a graça de Deus, só a graça. Outro motivo para eu chorar, e olhar e ver muitos crentes em Cristo olhando, priorizando coisas materiais. Coisas futeis, estão em busca somente de “vitórias”, fazem campanhas para receber bênçãos como: casas, carros, trabalho. Mas não buscam santificaçao, negar a si mesmo. N querem fazer a diferença nesse mundo. Meu Deus! Sabe, Zagari minha mãe é nova convertida, mas tem visto cada coisa absurda. Tem se escandalisado tanto com o que tem visto, ela e empregada. Trabalha na casa de alguns pastores, o lar evangélico está uma decadência…… tem tudo menos Jesus. Ela me conta cada coisa, que nem e lícito comentar aqui. É, Zagari, oremos para que Jesus os converta e venham ao conhecimento da luz e do amor que completa o homem.
    Deus te abençoe, meu amado irmão. A paz.

    • Luiz,
      me alegro pelo alento que este post trouxe ao teu coração.
      .
      Não, vc não é uma farsa, nem joio, é um ser humano alcançado pela graça e que todos os dias precisa lutar contra si mesmo. Como absolutamente todos os cristãos.
      .
      Eu entendo, Luiz, tb sei de muitas histórias de bastidores sobre maus pastores. Se fosse guiar minha fé por eles não teria fé. Mas meu alento é que a Bíblia nos garante que Deus deu uns para pastores, portanto por aí estão os verdadeiramente vocacionados, não são uma espécie extinta.
      .
      Façamos a nossa parte, confessemos os nossos pecados, prossigamos na jornada. Que é ardua, mas se for pelo Caminho certo valerá a pena.
      .
      Deus te abençoe, mano querido,
      mz

  15. Greize disse:

    Que saudade do blog Apenas, e que texto que acalma.Se não fosse texto lido diria, era tudo que precisava ouvir.Tenho lido e visto tanta coisa … que falei outro dia o Corpo de Cristo esta precisando dos Frutos do Espírito , e eu me incluo.Deus te abençoe com textos que nos edificam.Que o Senhor derrame os Frutos DEle em nossas vidas.
    Abraços

    • Greize,
      .
      mais uma vez sou grato a você pelo carinho com que trata este espaço de reflexão. Fico contente que te edifica.
      .
      Que sua oração seja ouvida no Céu.
      .
      Te abraço, em Cristo,
      mz

  16. Eliana disse:

    Para não perder o costume, mais um excelente texto! Esse tema me intriga há muito tempo. Por vezes, não reconheço esses frutos nas minhas atitudes. Aliás, quase todos os dias.
    Uma reação impulsiva ou um pensamento e, em questão de segundos, vc percebe que desagradou a Deus. Que se irou. Que não amou a pessoa que te desagrada. Que julgou o próximo. Que perdeu a paciência.
    Glória a Deus, que em sua infinita misericórdia, nos mostra o erro, nos conduz ao arrependimento e trabalha em nós nas adversidades.
    Deus te abençoe, Mauricio!

    • Olá, minha amiga,
      .
      se vc não reconhece o fruto nas suas atitudes, tem muito em comum comigo. E com o resto dos cristãos.
      .
      A perfeição é uma utopia que vale a pena ser perseguida. Sabendo que nunca a alcançaremos, é o durante que conta. Que nosso durante seja o melhor que pudermos.
      .
      Glória a Ele por esse motivo, mana.
      .
      Deus abençoe você, o maridão e o resto da família,
      mz

  17. melinamartins disse:

    Glória a Deus por Sua graça. Por nos moldar a cada dia e permitir que nos relacionemos com Ele que é Santo e Perfeito.

  18. Benditas intempéries!
    Bendita Vida que sinto brotar de suas palavras, de seus textos.
    Um abraço afetuoso.

  19. Paz em Cristo Jesus,

    Mano, só o fato de admitir a falta de amor que sentiu nestes tempos, já o torna diferenciado da maioria BOSPEL que tem por aí.
    Fico triste em ver irmãos de FÉ, que deveriam olhar para o Alvo (JESUS CRISTO) e despejar irmandade no sentido de amor ao próximo – mas o que fica , é somente a disputa de poder.

    Se efetivamente não houver um Avivamento dentro do coração do Verdadeiro Evangélico – não sei o que poderá ser nosso futuro.?

    Mas vamos em frente e nos deliciando de contar com pessoas como Mauricio Zagari – Que Deus continue te iluminando.

    Na Paz,
    Roberto

  20. Encefalocio disse:

    Este texto me remeteu aos primeiros que li no seu blog. Uma reflexão tão simples quanto profunda.

    Sigo lendo, e me admirando.

    Continue sempre na fé e firmado na Rocha.

    paz a ti.

  21. Maria Zaira brasileira disse:

    Ô glória!
    Mensagem maravilhosa!

  22. Lindo post, Maurício!
    Gosto muito de meditar sobre o tema, e a leitura foi prazerosa como orvalho na terra seca.
    Estava com saudade de passar aqui para ler seus textos… Que bom que, como vc mesmo disse, não preciso ter pressa: eles estão sempre esperando. ;)
    Que Deus te abençoe e que tuas adversidades te façam frutificar.
    Um abraço forte!

  23. Carla monteiro disse:

    NO TENHO COMO AGRADECER POR TO MARAVILHOSA PALAVRA.DEUS TE ABENOE, MEU IRMO!Date: Tue, 18 Sep 2012 10:21:29 +0000 To: carladosmontes@hotmail.com

  24. Silas Tavares disse:

    Louvado seja O Senhor por seu retorno ao blog, louvado seja O Senhor por sua maturidade e amor em compartilhar comigo seus pensamentos, reflexões e ensinamentos. Mais um apetitoso e nutritivo post para meu espírito, meditar em cada palavra escrita aqui no apenas fazendo como em Atos 17:11, me ajuda muito Zágari. Continuo orando a Deus por você, em gratidão por sua vida e suas palavras. Deus o abençoe muito.

    • Silas, olá!
      .
      Obrigado pelo carinho perene e pelas palavras gentis.
      .
      Fico feliz por essas palavras terem alcançado teu coração, meu irmão.
      .
      Se puder e quiser, fico feliz por orar por mim, preciso muito.
      .
      Jesus te abençoe com Seu amor e Sua paz,
      mz

      • Silas Tavares disse:

        Amém Zágari, estamos orando sempre por você, eu e minha família Renata Tavares e Lucas Tavares. Mesmo distantes aqui em Minas Gerais, buscamos abençoá-lo colocando sua vida diante de Deus em oração.

      • Muito obrigado, querido. Deus abençoe a cada um de vocês,
        mz

  25. Muito bom ter você escrevendo novamente Zagari. Gostei muito da análise acerca dos fatores externos e a relação para com o fruto do Espírito. Não havia pensado desse ponto. É o Evangelho da Cruz e da Vida se manisfestando em cada versículo do Novo Testamento. Abração

  26. Que bom que vc voltou a escrever. Este texto de Gálatas sempre me incomoda. Sempre que termino a leitura, termino numa oração clamando a Deus por misericórdia, pois não consigo ver o Fruto na sua completude em minha vida. A vida cristã é uma longa caminhada……mas eu creio que possuo a semente plantada pelo Espírito, que realmente fui regenerada! Sou grata ao Senhor Jesus pela tua vida, você será a cada dia aperfeiçoado…pois esta é a vontade de Deus…a nossa Santificação!

    • Olá, Ana,
      .
      obrigado pelo carinho, me alegra saber que meus pensamentos edificam meus irmãos.
      .
      De fato é essa a forma como hoje enxergo o Fruto do Espírito. Senão a Biblia estaria mentindo, o que não é o caso.
      .
      Também sou grato ao Senhor por tua vida, Ana, que Ele te faça frutificar sempre e compartilhar do alimento que recebe da seiva do Senhor com muitas pessoas.
      .
      Te abraço fraternalmente, no Senhor,
      mz

  27. priscila disse:

    Lindo texto!!!!!!!!!!

  28. Bianca Dias disse:

    Amado não tinha lido esse texto ainda e me sinto muito feliz, Maurício eu peço a Deus de todo o meu coração que você seja muito feliz nessa vida, mas se ainda nesta vida não for, com certeza na eternidade você será….com todo respeito quero dizer amigo EU TE AMO impossível não amar ……

    A paz!!!!

    • Bianca, minha irmã,
      .
      muito obrigado pelo seu carinho fraterno. É bom saber que o amor de Deus transborda no Corpo entre irmãos que se querem bem em Cristo.
      .
      Deus a abençoe e a toda a sua família,
      mz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s