Estou triste. Sei que já falei sobre isso aqui no APENAS, mas tenho visto e vivido coisas que me levaram a refletir profundamente sobre a agressividade que tem imperado entre grupos cristãos, que não muda nem dá sinais de que vai mudar. Isso me faz voltar ao assunto, só que sob outro prisma: o do conceito bíblico de “exortação”. Do latim exorthor, significa, segundo a definição do dicionário, “convencer por meio da persuasão, do conselho, incitar à prática do que é bom ou conveniente, encorajar, advertir”. Vê-se claramente que exortação é algo que deve ter cunho positivo. Tem a ver com aconselhar, levar a fazer o que é bom, injetar coragem e trazer advertências – ou seja, alertas preventivos. Exortar é algo a ser feito com pureza e bondade no coração. Logo, “exortação” não é sinônimo de “baixar o cajado”, “ofender”, “atacar”, “dar bronca”, “humilhar”, “rebaixar”. É algo feito com base no amor e não no ódio. Logo, a exortação feita por cristãos se for agressiva de cara já a desqualifica como uma atitude cristã.
Mas, tristemente, influenciados pelos péssimos exemplos de líderes religiosos que vemos na televisão, em programas que você vem e vê na web e gente agressiva que distribui a granel suas ofensas pela internet, achamos que aquilo ali é o certo, que falar daquele jeito é exortação. Só que tratar pessoas como se fossem cães sarnentos não é exortação: é falta de educação, estupidez, malcriação e de cristão não tem absolutamente nada. Pastores que falam de amor mas praticam grosserias “em nome de Jesus” estão agindo como o diabo gosta. E ensinando as ovelhas a serem mundanas, pagãs e, lógico, agressivas. E a epidemia de cristãos que em vez de darem a outra face preferem dar na cara dos outros se alastra.
Tenho vivido isso aqui no APENAS. Peço desculpas por este post parecer um pouco personalista, mas para falar sobre esse assunto terei de me botar um pouco no foco. Perdão por isso. Acredite, o espaço de comentários de um blog é uma boa amostragem de como se comportam aqueles que se chamam pelo nome do Senhor. A esmagadora maioria dos comentários é educada. Falemos apenas dos discordantes. Já ouvi muitos escreverem “não concordei com tudo mas gostei do todo…”. Outros discordam de toda a linha de raciocínio que exponho – mas com educação, respeito e entendimento de como dois irmãos na fé devem se falar na hora da divergência. Gosto quando isso acontece. Pois não sou nem pretendo me pôr como dono da verdade, embora seja aguerrido no que creia até que me convençam do contrário. E quem discorda de mim como um cristão terá seu comentário discordante aprovado, publicado e comentado.
Muitos diálogos edificantes surgem daí. Não sou como certos pastores poetas que não publicam comentários divergentes de suas visões em seus blogs e que com isso se põem acima do erro (ver o post Soli Electus Gloria). Eu erro. Exortações e críticas são bem-vindas (sim, não sou como outro pastor que disse o absurdo que “críticos são recalcados que não fazem nada”, como expus no post Cristãos críticos que criticam cristãos críticos). Eu aceito críticas, muitas me ajudaram a crescer como homem e como cristão. Mas há um porém, desde que feitas com educação e segundo Jesus ensinou: mansamente. Quem recusa ser criticado pratica idolatria, pois se posiciona como inerrante – algo que só Deus é.
Aqui no APENAS não cito nomes de pessoas por orientação ética, mas critico ideias, conceitos, atitudes. E critico sem um pingo de dor na consciência, pois procuro praticar a exortação bíblica. E para que faço isso? Para tentar despertar alguns que vêm sendo enganados, para tentar, como diz o líder de minha denominação, “fazer a igreja voltar a ser Igreja”, para somar. E muitos têm exposto nos comentários que mudaram seus pontos de vista e se aproximaram de Deus ao ler algo que escrevi – o que me alegra, naturalmente. Sensação de missão cumprida.
Todavia, quando se faz isso sempre surgirão aqueles que virão te atacar. Querem exortar? Perfeito, é bíblico. Mas não fazem com amor, fazem com ira na voz, com rancor e raiva. E ao passo que a exortação deveria ser feita com espirito cristão , visando ao bem do exortado, vozes minoritárias se levantam (“em nome de Jesus”) com agressividade, ofensas, argumentos sem base e ad hominem (= quando não se consegue derrubar o que é dito, ataca-se a pessoa que diz). E, o que é mais covarde: há quem o faça no anonimato.
Peguemos como exemplo novamente meu blog. Naturalmente, quando se tem uma média de 3.600 leituras por post ao longo de dois dias, que é a atual do APENAS (fora os que leem de forma viral, por e-mail ou Facebook – e que não há como saber quantos são), haverá no meio de toda essa gente aqueles que discordarão de você. Isso é normal, natural, previsível e saudável. Eis por que há espaço de comentários após cada texto: para haver diálogo. Por isso sempre digo que um post não acaba no final, mas prossegue pelo que os leitores dizem.
Por exemplo: quando postei “Solitários, carentes e infelizes” ou “Casei errado. E agora?“, que falam daqueles que se casam por razões equivocadas ou sem amor e que depois vivem infelizes, uma multidão dos que estão nessa situação deixaram seus testemunhos, alguns dos quais considero mais esclarecedores para os solteiros que pensam em se casar do que o que eu mesmo escrevi. Pois são alertas reais. Então aqueles que dialogam por esse canal só trazem riqueza e edificação para quem lê. Mas há o oposto também: aqueles que entram de pé na porta, agredindo, discordando, ofendendo, batendo, mandando eu “me converter” e coisas piores.
Não estou preocupado em não ser ofendido. Pois é previsível que serei. Mateus 5.10-12 é um alento nesse sentido. O que me preocupa e me abate é que as ofensas vêm de cristãos. O Carlos, por exemplo, era um leitor ativo e participativo do APENAS. Um detalhe: Carlos é ateu. Tentou me convencer por muito tempo que o ateísmo é o que há. Não conseguiu, parou de comentar. Mas embora tenha sido sempre incisivo e algumas vezes resvalou na ofensa, em geral Carlos procurava o diálogo de modo civilizado. E, sendo ateu, Carlos conseguia ser mais educado que muitos cristãos que destilam veneno nos comentários. Muitos deles, covardemente, atrás de pseudônimos e do anonimato. Isso mostra que, se fazem isso no APENAS, também o fazem na vida real. Seja no mundo virtual ou real, são péssimos exemplos.
A Igreja de Cristo já está assolada por escândalos o suficiente. Muitos crentes têm agido de modo tão carnal como o mundo. E, quando mais precisamos dialogar com civilidade cristã e seguindo os ditames de Jesus de Nazaré para buscar soluções e caminhos, vejo cristãos surgindo do nada para desrespeitar irmãos com uma agressividade assíria – do jeitinho que viram o pastor fazer na TV ou que vieram e viram na internet. Um dos mais recentes partiu de um cidadão intitulado “justice” (não ria, por favor, vamos respeitar o “justice”) que me tratou como a última das criaturas e partiu para cima num esbofeteamento verbal… num texto em que falo sobre a glória de Deus! Incompreensível sob todos os aspectos. Incompreensível e covarde, pois se esconde atrás de pseudônimo. Não quer dialogar, só quer fazer pirraça: entrar em campo, chutar a canela de alguém e sair correndo para a arquibancada. Isso não é cristão. Não é educado. Não gera frutos. É pura molecagem.
Os cristãos têm se tornado verdugos. Querem chibatar os irmãos, arrebentar quem deles discorda. Quando escrevi o post “Sou evangélico sim e com muito orgulho” um (acredite você) pastor rebateu meus argumentos em seu blog de um modo que me deixou perplexo. Não devido ao fato de ele ter feito uma crítica ao meu post totalmente desconexa do que eu quis dizer – seu comentário deixou claro que sua interpretação de minhas palavras passou a anos-luz do que o post dizia e que ele enxergou em meu coração intenções que não havia. Sua crítica do meu texto simplesmente não coadunava com o que eu tinha escrito. Interpretou mal e não compreendeu meus argumentos. Mas até aí tudo bem, discordâncias de visão entre irmãos são normais e até a incompreensão do que alguém diz – causada por má hermenêutica – se entende. Mas não foi isso o que me entristeceu.
O que me fez lamentar foi a agressividade usada nas palavras e no tom. Ele e um amigo dele, que deixou um comentário no post, foram extremamente desrespeitosos ao indivíduo de quem discordavam. Ou seja: ao próximo. Em vez de buscar dialogar, usaram o ad hominem o tempo inteiro. Esse cavalheiro criticou em seu texto Lutero, Zwinglio e Calvino por, em sua opinião, não terem feito o que chamou de a “reforma do coração” para, logo em seguida, afirmar que eu, Maurício Zágari, apenas “me digo cristão” e inferiu que sou “incoerente” e “mentiroso”. Fiquei pensando se foi a reforma de seu coração que o levou a dizer coisas tão cristãs a meu respeito e a afirmar que eu apenas “me digo cristão” (suponho que, para afirmar isso, ele, assim como o Espírito Santo, conhece-me profundamente, a minha história de vida e a minha alma). Um fator engraçado é que na sessão de “Artigos” do site da igreja que esse pastor lidera há (ou pelo menos havia) um texto escrito por mim e publicado orignalmente aqui no APENAS. Texto que, se não foi deletado, provavelmente será, visto que ontem eu era digno de ser publicado em seu site mas agora apenas “me digo cristão” – e não pegaria bem publicar um artigo de um ímpio como eu (ou de um, perdoem-me o termo, e…van…gé…li…co como eu) num site de uma igreja cristã, não é? Eu riria da ironia, se não fosse muito triste.
Na foto do site da igreja desse pastor que questionou a minha fé e me ofendeu ele aparece abraçado aos membros de sua igreja e, numa triste ironia, acima da foto vem escrito: “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei“. É aquela coisa: falar é fácil, fácil. Mas a verdade é que esse pastor não me amou nem um pouco. Ao pôr lado a lado as palavras escritas no banner do site e as palavras escritas sobre minha pessoa em tom tão lamentável, a frase de Cristo tornou-se um mero slogan vazio. Amor? Não, não vi amor ali. Pois da boca sai o que está cheio o coração. E o que saiu da boca desse pastor por meio de seu blog foi pura ofensa. Em nome de Jesus, é claro.
Em um comentário debochado de seu post, o amigo cristão do pastor conseguiu em um único parágrafo me chamar de “animal irracional”, “asno” e “filho do Pai da mentira”. Uau. E, para meu espanto, em vez de se posicionar como pastor pacificador e usar seu coração cristão para mostrar ao seu irmão e amigo que o Evangelho de Cristo nos ensinou a não tratar os outros assim, o sacerdote autor do blog ainda endossou o que ele disse e me acusou de não querer “um retorno ao evangelho de Cristo, mas um retorno a Calvino e a sua igreja medieval”. Incrível como não entendeu nada do que escrevi e, ainda mais incrível, foi o modo como um discípulo de Jesus e líder de um rebanho tratou um irmão na fé (desculpe, esqueci que para ele apenas “me digo cristão”, logo, não sou irmão aos seus olhos). Fiquei me perguntando: será isso que Jesus pregou? Esse é o Evangelho de Jesus Cristo que eles tanto defendem?
Defende-se o Evangelho praticando o que o Evangelho condena? Deus do Céu… o que está havendo com os cristãos?
O amigo do pastor ainda termina seu comentário no post com essa afirmação simpática a respeito do que escrevi e da minha pessoa: “Esse tipo de mentira é tão absurda que me dá ânsia de vômito. Mais um filho do Pai da mentira camuflado de filho de Deus. Só posso dizer: MISERICÓRDIA! (ou talvez: tá amarrado kkkkk)”.
Ele riu.
Você achou graça?
Eu não.
Fiquei triste, muito triste, ao ver um cristão se expressar dessa forma. São palavras dignas, em sua opinião? Alguém que não tem a mínima ideia de quem eu sou, que provavelmente não leu meu texto (possivelmente só o do am
igo pastor) e que defende a “reforma do coração” e “o retorno ao Evangelho de Cristo” diz que sou “um filho do Pai da mentira camuflado de filho de Deus”. Ah, claro, se estou amarrado… sou além disso também um demônio?
Pois é, irmãos, é assim que temos nos amado uns aos outros…
Que dizer? Que dizer, meu Deus? Se de pastores e seus amigos vem tanta agressividade, o que esperar de suas ovelhas? Esse exemplo para mim é clássico. Pois revela como muitas lideranças estão ensinando o rebanho que lideram a ofender, desmerecer e atacar. Pois pregar amor no púlpito e pôr uma frase sobre amor no site é moleza. Pega bem. Atrai membros. Fora do púlpito, a agressividade gospel se revela e põe as presas de fora. A Igreja esbofeteia a si mesma em nome da… “reforma do coração”??? E, com isso, 1 Coríntios 12 escorre pelo ralo. Vivemos dias difíceis, duros e onde grupos cristãos não têm demonstrado na prática nenhum amor ao próximo.
O comentário de “justice” simplesmente excluí ao chegar à terceira linha. No caso do pastor que julgou-me e ofendeu-me em seu blog, meu primeiro impulso foi responder com um comentário. Mas parei. Pensei. E não respondi. Preferi – eu, que apenas “me digo cristão” – fazer o que a Bíblia manda. Orei por quem me maltratou e me perseguiu. Pois não quero entrar em “guerras santas” que em nada edificam e estão longe do amor cristão. Que só têm como objetivo afirmar a “minha verdade”. Hoje encontramos milhões de sabe-tudos e poucos os que amam o próximo como a si mesmos. E fazem isso em nome da… “defesa do Evangelho de Cristo”? Meu Deus… quanta contradição pra tão pouco amor…
A Igreja está raivosa. E isso não tem nada a ver com Jesus de Nazaré. Tem a ver com cristãos que afirmam que querem a volta do Evangelho de Cristo (que nos manda fazer o bem a quem nos faz mal, a dar a outra face, a andar a segunda milha), mas agem como esses exemplos que citei. E, acredite, esses são apenas alguns exemplos. Haveria muitos outros.
Já disse isso e repito: temos que repensar nosso tom de voz. Precisamos voltar à Bíblia, ao Sermão do Monte de Mateus 5-7. Precisamos compreender o que de fato representa a fé em Cristo. Entender que os ensinamentos de Jesus estão a léguas e léguas de distância das agressões que medalhões do mundo gospel falam em seus programas de TV, em seus videos via web e nas redes sociais – e que os anônimos repetem, repetem, repetem… E assim agridem, agridem, agridem… Até mesmo pastores, que, mais do que ninguém, deveriam ser exemplo.
Olho para a Bíblia, vejo o perfil que ela apresenta que devem ter os sacerdotes cristãos e comparo o que ela diz com o que vejo na prática. Avalie por si mesmo: “É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro” (1 Tm 3.2,3).
E mais: “Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio” (Tt 1.7,8).
Logo, pastores briguentos, violentos, sem domínio próprio, beligerantes, injustos e desrespeitosos são exatamente o oposto de como a Bíblia diz que deveriam ser. E os que não conseguem ser de outro modo ou se controlar deveriam dar outro rumo a suas vidas, pois não cumprem os pré-requisitos para serem sacerdotes do Deus Altíssimo.
Quero esquecer essas vozes briguentas e buscar um pouco mais a paz. O afeto. O carinho pelo próximo. Ajudar que ser ajudado, mesmo que isso custe pedradas. Elas são inevitáveis. E, se for para exortar, que seja com amor pela alma exortada. Ser incisivo e firme muitas vezes é necessário, mas isso é bem
diferente de ser estúpido com o próximo. Vivemos dias difíceis, onde os modelos para muitos são pastores que vibram via twitter assistindo a lutas de UFC e escrevendo “que joelhada linda”. Não existe joelhada linda, só um péssimo exemplo. Uma flor não se dá com um soco. A exortação não deve vir com rancor. A Igreja tem se espelhado em péssimos modelos e os reproduzido como clones malformados. Não quero ser uma versão gospel do Ratinho. Chega, irmãos. Paz. Tenhamos em nós a mansidão do Cordeiro. Paz. Temos que respirar fundo, contar até dez e ser cristãos de fato. Paz. Se tua mão se levantar alguma vez para agredir, impeça-a cravando-a na Cruz de Cristo. Paz. Só assim poderemos cumprir o mandamento mais importante, de amar a Deus sobre tudo e, nunca se esqueça: ao próximo como a nós mesmos. E isso nas palavras, nas ações e nas exortações.
Paz a todos vocês que estão em Cristo.
Follow @MauricioZagari.
.
Direitos Reservados
O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. É mandatório quem for reproduzir um post creditar: 1) Nome do autor. 2) URL do blog (com link). 3) Nome do blog: “APENAS”.
Blog APENAS by Maurício Zágari is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 2.5 Brasil License.





Querido irmão, sempre ao final de cada post e de cada comentário respondido, você se encerra com a frase, “Paz a todos vocês que estão em Cristo”. E é exatamente isso que o seu blog proporciona a cada um de nós, a paz que vem de Cristo, continue assim, e nunca deixe que nada tire a sua paz e o amor que você transmite para todos que leem cada palavra deste blog, muitas vezes duras, mas sempre acompanhadas de amor e assim entram em paz e entendimento em nossos coração, diferente das palavras de muitos!
Muita Paz a você que está em Cristo, e pode ter certeza que está rodeado de pessoas que oram e que amam você em Cristo Jesus e que também entendem e vivem as frustrações de tentar ser um evangélico no meio de tantos que se dizem assim!
Obrigado, Jaqueline, por todo esse carinho cristão e evangélico que vc demonstra em suas gentis palavras.
.
Obrigado também pelas suas orações, são o que mais preciso.
.
Deus te abençoe com a paz que excede todo o entendimento!
Como se diz aqui na minha terra: “cabra” (apesar de saber que você é ovelha e das gordas e lanzudas. rss) cada dia me torno mais seu fã (como eu já disse, tenho até medo de te idolatrar (brincadeira))!!! Se preocupa com essa gente ruim não! Eles não valem nem o tempo que você gastou redigindo este post!
Quero te agradecer pelas vezes que tenho sido edificado lendo o seu blog (já disse, está entre os meus favoritos). Isso é o que vale a pena, postagens que falam ao nosso coração com palavras edificantes e ensinamentos verdadeiros sem hipocrisias ou fingimentos e o principal, sem ofender o nome de ninguém (somos testemunhas disso).
Quero aqui fazer uma observação que pretendi desde a primeira vez que comentei neste espaço, mas como não dá pra falar tudo ao mesmo tempo, vejo este momento como oportuno, “ainda não tinha visto nesse meio chamado internet alguém dar tanta atenção aos visitantes como você faz!” (me refiro a sua paciência em responder tão atenciosamente a todos os comentários dos posts), não vi isso em outro site ou blog. Outra coisa, a primeira vez que fiz um comentário aqui achei que seria igual aos outros blogs e sites que já fiz comentários, “não teria resposta”, mas você pacientemente não só me respondeu uma vez, mas várias e olha que reconheço que sou chato e insistente nas minhas dúvidas!! rss
Outra coisa, “ninguém atira pedra em árvore que não dá frutos” (“frase feita” mas muito verdadeira).
Sobre o que você escreveu: “Eu gostava muito desse pastor na época em que ele pregava a Bíblia e cheguei a ir a cultos que ocorriam no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, às 4as feiras, só para ouvi-lo.” Digo, que você deve continuar gostando dele (afinal era esse o seu conselho, se fosse eu que tivesse dito isso! rss).
Interessante que acabei de comprovar a veracidade de suas palavras, quando diz que na internet e no meio dito evangélico nos entristece o comportamento das pessoas que vivem brigando e usando de palavras pesadas, não no intuito de discutir, mas de brigar (arengar como diriam meus conterrâneos)! Estava a pouco em um espaço muito conhecido da mídia dita gospel e me deparei com essas acusações, brigas e ataques pessoais que de edificante só tem o sentimento de euforia para se saber quem ataca mais e quem se defende mais! (sabemos que nesse meio não há vencedor, volto atrás, há sim um vencedor, Satanás)!
Então amado irmão vale a pena se firmar sim no que Deus é; naquilo que Ele fez com você, por você e por meio de você; e ainda na certeza daquilo que as mentes cheias do Espírito Santo sentem a seu respeito (afinal “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8.16)).
Que a graça, a paz, a misericórdia e o amor do nosso Deus superabunde na sua vida e na daqueles que te perseguem!!
Um abraço!!
Querido Agnaldo,
.
obrigado por todas as suas palavras gentis. Oremos pela Noiva do Cordeiro, que anda tão combalida. A começar por nós mesmos…
.
Deus o abençoe com a mesma bênção que vc me desejou, dez vezes mais! A paz de Cristo, mano.
Bom Dia Maurício. Já vi muitos irmãos se agredirem verbalmente. Já vi um diácono se levantar de uma forma agressiva e partir para cima da minha esposa porque não concordou com algo que ela fez. Então realmente isso que disse é verdade e precisamos voltar ao evangelho de Cristo, onde o amor é a basr de tudo.
Paz do Senhor amado
Isso, Alex: temos de voltar ao real Evangelho, o de negar-se a si mesmo e não o das agressões. Que, aliás, nem Evangelho é.
Deus te abençoe.
MEU IRMAO SO TENHO A AGRADECER PELO SEU BLOG, POIS O MESMO TEM ME EDIFICADO MUITO, QUE DEUS CONTINUE OPERANDO NA SUA VIDA E DE SUA FAMILIA, UM FORTE ABRAÇO.
seu livro “a verdadeira vitoria do cristao ” é uma benção.
Querido José Nilton,
duplamente obrigado. Agradeço ao Senhor por me usar como canal de bênçãos para o irmão.
Abraço e que Deus o abençoe!
Meu querido irmão, bem aventurados sois quando por causa da justiça forem caluniados. Você têm sido uma voz profética nos dias de hoje. Assim nos dias que antecederam João Batista, não existia a verdadeira voz profética, hoje, infelizmente quando surge um profeta eles são severamente criticados, caluniados, e outros adjetivos…
O que posso lhe dizer é continue firme nessa caminha, pois sua vida tem abençoado a muitos.
Paz!
Obrigado, Alan, ore por nós se puder.
Fico grato pelo carinho.
Deus o abençoe.
Querido irmão Zágari. Já disse alguem: “só jogam pedra em arvore que dá fruto”. Você é esse tipo de arvore. É triste mesmo vermos lideres com atitudes tão carnais. Resta-nos orar. Continue sendo quem você é sincero, coerente com a Palavra e alguem que usa com sabedoria o dom que Deus deu. Tenho sido muito edificada com o blog e já divulguei a varios amigos..
Muito obrigado, querida.
Que o Senhor a abençoe em sua vida e na obra que lhe confiou.
Deus seja contigo.
Maurício, que possamos buscar forças na cruz (somente ela, meu irmão..) para orar por essas pessoas. Em um contexto que tenta nos empurrar ao óbvio e ao “instinto natural”, não tomemos mal por mal; vamos dar a outra face, vamos clamar pelos que nos perseguem, vamos entender que antes do nosso deprezo, existem pessoas que precisam de joelhos no chão por elas!
Seus posts (não foi diferente para este) continuam me edificando e muito. Que Deus lhe abençoe e conte comigo na oração pela combalida Noiva do cordeiro.
Fique na Paz!
Grato, Lincoln,
fico feliz que vc seja edificado pelas palavrinhas que escrevo.
Que o Cordeiro de Deus te abençoe muito.
O mal dos “evangélicos” de hoje é querer que Jesus seja “sócio de carteirinha” do “clubinho gospel” a que estão filiados, para dar legitimidade aos desvios e aberrações aí ensinados e praticados, e perseguem os verdadeiros discípulos de Cristo, chamando-os de “desigrejados”, por estes cumprirem o mandamento que diz: “Sai dela, povo meu!” “Lá fora Jesus morreu, lá fora viveremos!”
O problema, Marco, é que a maioria das agressões vem adivinha de onde? Dos que não se dizem evangélicos. Muitos dos “desigrejados”, “adenominacionais” ou o nome que se deseje dar são extremamente bélicos em suas ofensas e comentários. Já ouvi cada coisa dos que vc chama de “verdadeiros discípulos de Cristo” que se vc ouvisse te deixaria de cabelos em pé. “justice” é um deles. O pastor mencionado me criticou porque eu escrevi um post dizendo que era evangélico (e ele não se considera um).
.
Então, mano, o problema não é pertencer ou não a uma igreja ou ser “gospel”. O grande mal é o pecado que habita em nós – e ele está onde há um coração humano. Enquanto não percebermos isso e ficarmos achando que a instituição e não nosso pecado é o “grande mal” continuaremos errando, acusando inocentes e combatendo o inimigo errado.
.
O mal está em mim e em você, querido, e só a graça de Cristo é capaz de combatê-lo. Dentro de um templo ou de uma casa.
.
Deus o abençoe.
“Eles não valem nem o tempo que você gastou redigindo este post!” Percebo que este pensamento está muito mais enraizado do que imaginamos!!! Claro que eles valem, eles valem o Precioso Sangue de Jesus! Parece-me que sempre tendemos ao partidarismo (sou de Paulo, sou de Apolo…), e por consequência nos distanciamos uns dos outros…
Há alguns meses caí de paraquedas no seu blog e tenho lido e refletido sobre os mesmos, desde já agradeço por dedicar seu tempo e experiência, tenho sido edificado sim, mas claro, sempre ponho em “xeque” aquilo que me soa estranho, estou sempre procurando ter clareza sobre o assunto e sua origem, que é o que se espera.
A paz de Cristo, Mauricio Zágari!
Bruno,
vc está certo em manter seu senso crítico, se ele vem dentro do espírito de Cristo.
.
Fico feliz que o edifico, quando edifico.
.
A paz de Cristo, mano.
Mauricio,
me perdoe se causei má impressão, mas não posso levar ao pé da letra este negócio de “seguir”. Preciso experimentar o que leio. “Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar experimenta a comida. Jó 34:3″
Gostaria de ressaltar que temos a mesma preocupação quando diz: “…se ele vem dentro do Espírito de Cristo”. (senso crítico)
Grande parte das doenças da Noiva de Cristo é por não experimentar o que come, aí já viu!
Grande abraço!
Que a Graça de Deus seja abundante em sua vida!
Não causou, Bruno, fique tranquilo.
Deus o abençoe muito.
Respondendo ao comentário do Bruno Lopes quando este usa uma frase minha (dita no meu comentário sobre este post): “Eles não valem nem o tempo que você gastou redigindo este post!” e o mesmo faz algumas ressalvas. Realmente admito, fui injusto quando disse essa frase me referindo diretamente as pessoas que atacaram o Zágari, (me perdoem), mas uma verdade intrínseca não retido dela, quando digo que eles não têm valor (me refiro agora não diretamente aos indivíduos, pois sei dos seus valores diante de Cristo, mas as suas atitudes, que os qualificam como pessoas que por não darem o devido valor ao próximo (que também vale o sangue de Cristo na cruz) se tornam, com suas atitudes, menos valorosos diante do amor ao próximo e a conduta devida a quem é amado por Cristo e “sabe disso”! (conclusão: eles não deixam de serem pessoas realmente sem valor, apesar de valerem o sangue de Cristo na cruz, quando não se comportam como pessoas que têm um valor imenso (deu pra entender o raciocínio? rsss)).
Para melhor compreendermos: “Um objeto que vale R$ 1,99 comprado e efetuado o pagamento com uma nota rasgada ou rabiscada de R$ 2,00, perde o seu valor de R$ 1,99? ou a nota de R$ 2,00 perde também o seu valor por está rasgada ou rabiscada? Claro que não, mas quem vai receber o pagamento com certeza se esquiva em receber a nota, não que esta não compre o objeto de R$ 1,99 (que continua valendo R$ 1,99), mas com certeza o seu valor “moral” e de aspecto não é o mesmo frente a uma nota sem os rabiscos ou rasgada!!”
Quanto ao partidarismo, quem me conhece e convive sabe que não sou de tomar partidos (afinal Bruno, assim como você, também caí de paraquedas aqui nesse blog); mas nesse caso é preciso sair em defesa sim de quem está com a razão e foi ofendido por falsas calúnias e má interpretação (acredito que a colocação do Maurício sobre “Jesus era evangélico” já está mais do que bem esclarecida quando compreendemos que evangélico se refere a quem prega o evangelho e Cristo não só pregou o evangelho como é o autor do mesmo!). Não podemos nunca negar a má vontade e má interpretação no texto do dito Pastor que comentou em seu blog sobre a frase descrita, pra isso basta dar uma lida rápida no próprio post e nos comentários feitos pelo mesmo e pelos seus seguidores e ainda as respostas dadas aos que o apoiaram denegrindo a imagem do Zágari com palavras mais do que pesadas e indignas de serem pronunciadas por um cristão.
Quanto ao camarada, que se diz Pastor, oremos por ele e por quem o segue! E ainda oremos por nós mesmos para que a mesma misericórdia de Deus, que desejamos que o alcance também nos alcance!
Fiquemos na graça e na paz do nosso Deus!!
*Corrigindo, onde escrevo: “ mas com certeza o seu valor “moral” e de aspecto não é o mesmo frente a uma nota sem os rabiscos ou rasgada!!” escreva-se: “ mas com certeza o seu valor “moral” e de aspecto não é o mesmo frente a uma nota sem os rabiscos ou não rasgada!!”
Agnaldo e Bruno,
.
creio que o importante é no final do dia estarmos todos abraçados e nos amando. Que as discordâncias e os poréns nunca sejam o mais importante entre nós, mas sim aquilo que nos une: o amor de Deus e a paz que ele nos legou.
.
Sintam-se abraçados. Que a paz que excede todo entendimento encha a mim e a vcs, para vivermos a cada dia um Evangelho puro, simples e amoroso.
.
Obrigado pela presença, queridos, vcs são importantes.
.
Deus os abençoe muito!
Maurício,
Eu tenho certeza que através de seu blog muitas vidas têm sido edificadas, inclusive a minha. Você sabe que isso é verdade pois hoje eu tenho em você, apesar de nunca ter lhe visto, um amigo, um irmão. As verdades bíblicas infelizmente incomodam muitos que se dizem cristãos, o que é muito triste. Vejo isso não só na blogosfera, mas no dia a dia. Eu pergunto em muitas situações: Senhor, porque fazem desse jeito se Tua Palavra diz que é pra fazer de outra forma? Porque mesmo conhecendo as escrituras é tão difícil ser fiel aos teus mandamentos? Não entendo. É incoerente. Já presenciei situações em que uma pessoa que nitidamente não demosntra amor pelos de sua casa falava a outra, esbravejando, que ela deveria amar o próximo. Triste. Sou só uma pecadora digna da misericórdia de Deus, longe de mim julgar, mas constatar essas situações dentro do Corpo de Cristo é lamentável. Entendo você. Continuarei orando ao Senhor para que te guarde do mal e te conceda sempre a Paz.. Abraços da mana.
Obrigado, Jacy.
E, sabe…eu tb não entendo.
Mas seguimos, orando e proclamando o Evangelho.
Deus a abençoe!
Bom dia Zágari!
Realmente lamentável tais procedimentos…
Mas, olhando sob o prisma de “em tudo dai graças”, vejo nesses maus exemplos a oportunidade de crescimento de muitos, uma vez que, confrontados com a Palavra de Deus, seus procedimentos se mostram reprováveis e, sobretudo, opostos à Palavra de Deus.
São eles Cristãos? Crentes? Evangélicos? Se são, acho que um paralelo com Mateus 10 vai bem.
God bless you!
Marco Juric
Marco,
a meu ver, na cabeça de muitos o problema não é nem afirmar o que se é, mas o que não se é. Por vergonha. Uma pena.
Deus o abençoe, mano.
Olá Mauricio,
é muito triste ver essa realidade, pessoas que se dizem cristãs machucando uns aos outros,
desobedecendo a ordem do Senhor de amar o nosso próximo. É muito triste mesmo…
precisamos não apenas ler versículos todo dia e colocar nas redes sociais, o importante é colocarmos em prática. Tá faltando praticar a Palavra, o amor, a mansidão…
Ah que Deus nos ajude, que devolvemos amor quando recebermos ódio. Conversemos, exortemos o irmão com todo amor e bondade, em nome de Jesus. Que Deus tenha misericórdia dos nossos líderes e das ovelhinhas.
.
Seu blog é uma bênçao na minha vida, tenho lido muitos artigos, estou tentando ler todos aos poucos, estou aprendendo muito, graças a Deus. Que o Senhor continue te usando pra glória dEle.
.
Abração.
Obrigado pelo carinho, Ana.
É isso: amar uns aos outros. Tá dificil encontrar isso.
Deus a abençoe!
Caro Zágari…
O que vou te dizer,cara?
Tenho te acompanhado por aqui à um bom tempo. Por muitas vezes sou e fui edificado, instruído e direcionado por Deus através de sua escrita. À dois dias atrás mesmo… Aquele artigo sobre qual seria a vontade de Deus para as nossas vidas…. Inclusive escrevi aqui o quanto foi pontual e eficaz o texto…
O APENAS, meu irmão, tem sido um instrumento poderoso para a edificação de muitos. Glória à Deus por isso! Como vc disse, criticas e divergências são normais e saudáveis.
E neste período em que tenho sido abençoado através deste canal, te falo que criei um apreço pela sua pessoa. Tanto que, quando vc nos relatou seu sofrimento com a fibromialgia, me foi como se um amigo muito próximo e querido me relatasse tal fato; o que me levou à orar e a desejar que a graça do Nosso Deus à cada dia mais se fizesse presente em sua vida, de verdade…
E confesso de maneira honesta, sincera e franca que meu primeiro pensamento diante das covardes críticas e insultos foi de descobrir quem são,de fato, os “pseudos pastores” e seus amiguinhos e , como se diz aqui no Goiás “explicar a vida prá eles”… à lá ” Pedro e Malco”, entendeu…?? Só dois minutinhos de conversa… Minha graduação no Judo e meus 8 anos de boxe, se revolveram dentro de mim… Olha só o que é a natureza do homem… Olha aí o ímpeto da carne… Quem sabe quando eu me converter, isso melhore… Como disse Jesus à Pedro.
Sou, mais uma vez , edificado e instruído ao concluir a leitura do artigo, respirando fundo e percebendo o quanto ainda tenho que ser trabalhado em meu “homem natural” permitindo que o caráter de Cristo se aprimore em mim…O quão longe ainda estou por vezes da verdadeira mansidão e temperança…
Que Deus possa continuar te sustentando,amparando e renovando suas forças à cada manhã,Zágari, para que possas continuar sendo usado por Ele.
Quanto aos “criticos anônimos”, revelam sim, o perfil de muitos no meio cristão de nossos dias, infelizmente…
Que O Senhor trate com eles.
Continue no caminho…
Um abraço!
Cabral.
Cabral, meu irmãozão,
.
pode ter certeza de que o carinho é mútuo.
.
Não reajamos com agressividade. Sejamos mansos. TEMOS que ser assim, senão estamos sendo qualquer coisa menos cristãos. É duro, contraria a carne mas…por isso que uma dasd virtudes do fruto do ES é o domínio próprio, né? Temos que desenvolvê-lo, senão acabamos tão mundanos como os que criticamos.
.
Eu procuro me cercar. Não olho mais o blog do tal pastor. Se vejo um comentário agressivo não passo da segunda linha…e assim vamos. Temos que evitar que a agressividade entre em nós, senão tendemos a devolvê-la com mesma intensidade. É a lei de ação e reação. Se nos alimentamos de fel, é fel que devolveremos. Tenho lutado contra isso.
.
Deus o abençoe, querido.
Estou estudando demais e a semana de provas está me matando, mas tirar esse tempo para ler mais um artigo seu foi ótimo. Porém, creio que você já previa essa acusações contra você antes mesmo de começar o Blog. Mas fica tranquilo, as pessoas sem conhecimento nunca atacam as ideias e sim o autor, e pelo que você proporciona as pessoas por meio dos seus artigos, Deus está assistindo. Gosto dos seus artigos, e esse intencionalmente ou não foi um desabafo.
E só observando, sua ética é perfeita, nunca cita os nomes das pessoas que lançam esses ataques.
Soli Deo Gloria
Obrigado, Adelson, seu carinho e suas orações são importantes.
Procuro fazer o que me ensinaram que é certo. Mas para isso precisei ser discipulado. Talvez seja o que falta em muitos lugares: discipulado.
Que o Senhor nos guie e tenha misericórdia de nós.
A paz, querido.
Paz!
Querido irmão nem Jesus agradou todo mundo,não é mesmo. A palavra diz: ” Ide por todo o mundo e pregai o evangelho à toda criatura.” Vc está fazendo isso através do blog, com certeza o inimigo usa pessoas para te parar. O Senhor é contigo!!!!!!
Continue e que o Senhor Jesus alegre o seu coração
Eliane
Obrigado, querida.
Me alegra seu carinho.
Deus a abençoe ricamente.
Li agorinha na timeline do fb uma pérola do P. C. Baruk:”a questão não é quantos versículos bíblicos leremos ao longo da vida, mas quantos colocaremos em prática” #Refletindo… | Bom Dia!!!”
Pois é, mano. Seu post vem ao encontro de uma angústia de todos nós, que também circulamos pela rede (mostruário da vida cá fora) e nos deparamos com essas barbaridades que você aponta com lágrimas e tristeza. Queria apenas acrescentar: não encontro essa rinha de galos somente em blogs ou páginas ‘gospéis’ (desculpa a expressão rsrsrs); encontro em páginas e blogs de pastores e cristãos que se postam sérios, contritos etc. MAS… não respeitam certas divergências, não respeitam erros de português e ridicularizam o comentarista, não têm ética nem paciência, não conseguem admoestar como um cristão deveria fazer, não exortam, não usam a didática cristã que aprenderam nos seminários. Ficam, como vc também diz (rsrsrs), de mimimi, entende? Fico passada, triste. Pior, volto para ver se pelo menos eles voltam atrás, se reconhecem, se num próximo texto ou tema se emendam. Qual o quê!!! Decepção, mas não sem oração.
Peço ao Senhor que nos conceda, todos os dias, discernimento, que nos perdoe tantos pecados e não nos deixe cair em tentações – são tantas; falta de humildade, agressividade, ira, gula e por aí vai.
Mano, Deus o abençoe.
Bj no ombro
O problema, Regina, é que todo homem de Deus é antes de tudo…um homem.
E todo homem peca.
Duro não é nem ver o pecado, esse já é previsto. Duro é ver o mau exemplo. Isso me faz chorar.
Oremos. É o que podemos fazer.
Um beijo, querida, Deus a abençoe.
Graça e paz Maurício.
Perdoe-me, mas eu fui no blog desse cidadão que escreveu a respeito do seu texto e deixei o seguinte comentário: “Será que as pessoas que fizeram os comentários aqui leram o texto original? Caso não tenham lido não deveriam fazer as suas críticas em cima de argumentos de terceiros.
Eu li o texto original e repudio o que o senhor escreveu aqui, pois está difamando uma pessoa por não saber fazer a intrpretação do texto original. Isso se chama difamação.”
Só não sei se ele irá publicar!
Fique na Paz e em paz!
Pr. Silas Figueira
Pastor,
obrigado pelo carinho e a preocupação. Eu não me defendo, aprendi isso com um bom discipulador. Simplesmente ponho diante de Deus, que conhece os corações.
De certo modo é bom que isso tenha acontecido (entre tantos outros, mas esse me impressionou pela contradição entre o que prega e o que faz), pois assim sei que blog NÃO ler e descobri quem é discípulo de quem. Pois o discurso adotado no tal post (que se perde completamente do que falei no meu e diz que eu disse o que eu não disse) é xerox do que certas celebridades falam, então a gente acaba descobrindo quem são os exemplos de quem.
Deixemos nas mãos do Justo Juiz. A Bíblia diz que daremos conta de toda palavra proferida por nossa boca, então é só sabermos esperar por aquele grande dia. Até lá, vamos combatendo o bom combate.
Obrigado pelo afeto de sempre, reverendo.
Na paz que excede todo o entendimento.
Olá ,amado do Senhor !
Graça e paz,estive pensando sobre este post e muitos outros que tenho acompanhado,comentado
Enfim,não te conheço pessoalmente,mais quero te dizer que muitas vezes ,entrei aqui de uma
maneira ,pensando de um jeito e sai de outro ,pensando diferente,e te digo mais,como eu tenho
crescido espiritualmente,como gente também,não digo nada disto para te engrandecer não,nem
tente entender estes supostos profetas,pois falta a eles discernimento e sabedoria para as coisas que vem do alto.Ouvi o Bispo Celso pregar um certo domingo ,sobre os que te perseguem ,te injuriam,te difamam sem motivo algum…Derrame amor sobre eles…pensei na hora…poxa é muito,muito difícil,mais foi esse o legado que JESUS nos deixou..o AMOR acima de tudo.
Vamos enfrente pois você tem alimentado muitos de nós com a direção do ESPIRITO SANTO.
Que o Senhor tenha misericórdia de ti,derrame mais e mais da graça e poder sobre sua vida.
Amem, Solange, obrigado pelo carinho.
Tomo suas palavras como uma oração e junto digo amém.
Na paz do Mestre, que excede todo o entendimento.
Querido Maurício,
A paz!
Sei bem sobre o que vc está se referindo neste texto…já vivi dentro da igreja esse “desamor cristão” e já sofri muito com isso.
Sofri por mim e por outros irmãos que via passar por humilhações, difamações e falta de amor ao próximo.
Infelizmente, frequentei uma igreja destas da tv.Não foi raro presenciar situações em que me sentia literalmente “”assentada na roda de escarnecedores”.
Duas me marcaram…Numa delas, o apóstolo da igreja repreendeu o câmera que errou a filmagem de seu rosto dizendo “vou orar para que caia todo cabelo da sua cabeça!”… e todos riram muito.
Em outra, o bispo que ministrava um culto sobre namoro e casamento, se referiu várias vezes às mulheres que estavam esperando no Senhor como “encalhadas”. E ainda contou sobre uma moça da igreja (que tinha dito a alguns anos atrás que estava orando por ele) como “cão chupando manga” e “esboço do inferno” entre outros “elogios”… E concluiu: “vc acha que Deus tem pouco para vc???? Nãaaaaao!!!!” E novamente muitos risos…ou melhor, gargalhadas.
Neste dia sofri muito por alguém que nem conhecia, amei a vida daquela moça como a minha mesma e orei, clamei por ela, para que o Senhor cuidasse de sua auto estima e seus sentimentos.
Desculpe se fugi do tema, se por acaso vc não quiser publicá-lo, sem problema irmão…. mas lendo seu desabafo sobre críticos raivosos me lembrei destas situações e quis compartilhar com vc.
Por que tudo isso, né??? Como um ateu pode ser mais respeitoso com vc do que um irmão??? Ninguém é obrigado a concordar com tudo que acreditamos mas por que tanta grosseria, escárnio?
Saiba que, como já disse, vc é uma bênção nas mãos do Senhor e que no meio de algumas vozes raivozas existem milhares de vozes de gratidão, amor e alegria sobre seus textos.
Deus te abençoe meu amigo,
Cris
Cris,
eu creio que o que vc relatou disse tudo. Infelizmente, é isso aí.
Deus te abençoe!
Acabei de receber neste minuto aqui em casa seu livro A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO. Comprei um para mim e mais 4 para presentear. Começo a ler hoje!
Cris,
.
oro a Deus que meu livro sirva de edificação para você e aqueles a quem vai presentear. Qualquer crítica é só falar!
.
Deus a abençoe!
Lindo seu comentário Cris……….
A paz de Cristo!!!
Poxa, obrigada irmã querida…
Fique na paz do Nosso Senhor também!
bjs
E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições. 2 Timóteo 3:12
A paz Mauricio nada nos separa do amor de Deus……
Amem, Bianca.
Deus a abençoe!
Zágari, não precisa aprovar o comentário. Como não achei um email pra contato, aqui vai um link (do formspring) em que o aludido pastor comenta este post.
(…)
Querido Teles,
.
obrigado, mas não desejo ler o que ele escreveu agora e prefiro não me alongar nesse debate que em nada edifica, quero ler coisas que me façam crescer em amor e comunhão com o Pai. Chega de irmãos se agredindo na web, chega de escândalos gospel, estou cansado disso. Quero buscar uma devocionalidade silenciosa e de intimidade com Cristo. Não gasto meus dias brigando com cristãos (para mim, ele é meu irmão na fé, apesar de tudo o que já foi exposto). O tempo que eu perderia entrando em discussões com esse cavalheiro prefiro investir em trabalhar para edificar vidas segundo a fé cristã, que é a que dedico os meus dias. Se ele quisesse o diálogo, se quisesse ter entendido de fato minhas posições reais, se quisesse ter ganho um amigo, teria desde o início feito considerações diretamente a mim (é o que a Bíblia ensina, não?) e nós conversaríamos, civilizadamente. Como não o fez, é sinal que não queria dialogar, queria só falar. Então deixemos que fale o que quiser e o quanto quiser, a Constituição lhe dá esse direito. Não pretendo mais conversar com esse senhor, tampouco quero saber o que está falando a meu respeito. Realmente não me interessa, meus dias são corridos e tenho muitas coisas a fazer para me ocupar com mais isso. Deus me conhece e é a Ele que prestarei contas.
Deixe-o pastorear sua congregação e, se estiver discipulando vidas, que o Senhor o abençoe. Não vou ficar me defendendo porque não tenho do que me defender, nem o vou ficar ofendendo, pois esse não seria o papel de um cristão. Para mim, essa discussão acabou. Que fale o que desejar – se for me denegrindo, dou a outra face. Se for edificando, louvarei a Deus por um servo bom e fiel sobre a terra. É o que o Evangelho nos ensina.
.
Que ele siga em paz, sob a bênção de Deus.
.
Na paz que excede todo o entendimento,
mz
Deus vai te honrar de uma forma que vc nem imagina Mauricio…..resposta certa…..não alimente essa contenda…
A paz!!!
Amém, querida. Deixa morrer, não é pra brigar que estou aqui nem é a função do blog.
A paz, minha irmã, Deus a abençoe muito!
Fala sério? Alguém fez isso mesmo?
Sabe Maurício, seu blog expõe a Palavra de Deus e assuntos quotidianos de uma forma que eu nunca tinha lido antes. É uma forma sincera que dá pra perceber que vem de dentro do seu coração. Já li quase todos os seus posts e me deleito em cada um deles e repasso pra todos os meus amigos, pois uma riqueza dessas na internet é difícil de achar.
Sobre essas pessoas que criticam, como vc próprio diz, não faz mal desde que a crítica seja educada. Mas aqueles “irmãos” que despejam uma enxurrada de grosserias, me desculpe, mas eles precisam rever o que a Palavra de Deus diz. Tá certo que nem eu, nem vc, nem ngm é dono da verdade, mas o que vc escreve aqui está de acordo com a Palavra e cada post que escreve tenho certza de que vc está pensando em edificar a Igreja. Por mais que possa haver um erro, não foi por mal, pois sei que suas intenções em publicar no Apenas são as melhores possíveis. Sua conduta para com os seus críticos é aplaudida e quero aprender com vc, pois ela é inspirada no nosso Senhor Jesus Cristo.
Continue Zágari escrevendo…pois não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido!
Deus o abençoe, mano!
Fernanda,
.
que dizer? Muito obrigado por entender as intenções do meu coração e pelo incentivo.
.
Infelizmente nem todos pensam como vc. Façamos nossa parte, ofereçamos a outra face e vamos em frente.
.
Obrigado uma vez mais pelo carinho. Deus a abençoe muito e a todos os teus.
Querido Zágari, todos os dias faço breve orações por Você, as mensagens que leio neste blog tem alimentado meu coração,portanto não fique triste, sossega teu coração, Deus tem usado VC de maneira que incomoda certas pessoas,lamentável isso… e que pena dessa pessoa, pois qdo se faz um julgamento é muito complicado>> lembra, da maneira que julgar seras julgado? então…
O Senhor é contigo mesmo viu… isso é o que realmente importa.
um abraço ,tua irmã Líbia.
Libia,
.
obrigado pelo afeto, as palavras e o espírito cristão que vem embutido nelas. É disso que a Igreja precisa, me alegro por ser parte do mesmo Corpo que pessoas como vc.
.
Que a graça do Senhor tenha misericórdia de mim e me ajude a continuar escrevendo segundo a Sua e somente a Sua vontade.
.
Abraço do mano, na paz de Cristo.
Muito bem posto. Farei o mesmo.
Abraços.
Amém, querido, sábia decisão.
Abraço forte, na paz do nosso Deus.
Paz do senhor amigo Maurício,
Belo desabafo este post.
Trabalho com TI e web há anos, e o que acontece com voocê tem um nome: TROLL.
Infelizmente todos os blogs de pessoas inteligentes e centradas possuem comentários ofensivos, por pessoas que tem INVEJA e que não possuem discernimento, ou simplesmente por “esporte”. Um blog como o seu então que dissemina e esmiúça a palavra não tinha que ser diferente, muito pelo contrário, talvez vá além do TROLL normal. Infelizmente tem muito seres humanos invejosos, e mais infelizmente ainda temos isso até na Igreja de Cristo.
Lembro de uma discussão acalorada (no mundo real) que tive com uma pessoa próxima de mim que gosta do pastor da fazenda de R$ 48 mi : o cara pede R$ 1500 para reformar o telhado da igreja e tem bens de valores exorbitantes. Aonde está a lógica e busca de Deus neste indíviduo? A pessoa disse que ele era ungido e tal, entre outras coisas. Se for ungido, ele não age de acordo com a palavra. Lembro que tem pessoas simples na igreja deste pastor que agem equivocadamente doando a igreja mais do que o dízimo, imaginando conseguir a prosperidade e “salvação” junto a Deus, mas na verdade estão apenas aumentando o conforto de apenas 1 individuo, e não colaborando com a obra do Senhor, no qual acho que ações gerais de trabalho dentro da Igreja são mais válidas do que ofertas.
Ou seja: concordo veementemente com o seu post, e hoje algumas igrejas tornaram-se antros de disputas por dinheiro e poder, esquecendo da razão para qual foram criadas: ensinar a palavra de Deus.
Admito aqui que me afastei da igreja há quase 1 mês. Sem razão ou discussão acalorada por causa de motivos semelhantes ao acima, mas simplesmente para buscar Deus de uma forma mais intimista e particular, sem influências do homem. E Deus falou comigo maravilhosamente: eu estava angustiado, procurando respostas, e no domingo a noite Deus me fez abrir meu laptop e encaminhar um e-mail para uma nova oportunidade de trabalho, e ao abrir o e-mail qual era a 1º mensagem ? o mail de aviso do seu blog sobre o último post http://apenas1.wordpress.com/2012/04/22/como-eu-sei-os-planos-de-deus-para-minha-vida/ Confesso que eu estava EXATAMENTE na mesma situação, e após ler este post minha fé aumentou e senti que era a hora de voltar a casa do Senhor. E confesso que ainda não fui a casa do Senhor por falta de tempo, devido a muitos projetos pessoais que pedi há algum tempo e ELE me abençoou.
Resumo da história: ore por estas pessoas, pois elas às vezes não sabem o que fazem e precisam que Deus quebrante seus corações.
Que a paz do senhor esteja contigo,
Davi
Davi,
.
eu creio que o teu resumo resume tudo (rs): temos de orar por quem nos maltrata e persegue, dar a outra face, andar a segunda milha, deixar a capa…esse é o Evangelho de Jesus e não evangelho do…Troll, é isso (não conhecia esse termo)? Oremos e amemos. Se for preciso, exortemos, mas com amor e visando ao bem.
.
A paz de Cristo, querido. Obrigado pelo testemunho edificante.
Olá Mauricio,
O signifcado da palavra Troll no “internetês”: inidividuo que posta sempre criticas ofensivas em fórun, blogs e outras mídias sociais, sem ser construtivo e sim destrutivo, apenas para chamar a atenção. Costuma postar sempre em mídias de grande acesso, buscando visibilidade através de seus comentários infelizes.
Pelo lado do humor, troll não tem evangelho, pois se tivesse um seria altamente criticado….por eles mesmos!! heeheh!!
Abraço e que Deus te abençoe,
Davi Ribeiro
Rs, entendi, Davi. Obrigado pela explicação.
Oremos para que Deus nos livre dos tais.
A paz de Cristo, mano.
Realmente, pelo que esse nosso querido pseudopastor escreveu em seu blog, da a entender que para ele o termo “evangélico” foi algo que inventamos, sendo que, ao meu ver (correções serão bem vindas) o termo apenas descreve aquele que segue uma vida segundo os preceitos dos evangelhos, quais nada mais são do que uma breve descrição da vida de Cristo e seus ensinamentos, ou como o dicionário mesmo pode definir:
Do Evangelho; conforme manda o Evangelho; que segue a lei de Cristo.
Portando, se nosso amigo estiver certo, Cristo não seguiria suas proprias regras e ensinamentos?!?!
Fique na Paz Zágari!
Depois dessa eu me calo, Franklin.
Vc disse tudo.
Paz, querido!
Imagine, quem sou eu Maurício…
Se só o comentário do livro já me abençoou, imagine todo!
Pedi ao Senhor para me mostrar a quem dar e Ele já mostrou 2…
Li no domingo: “Fui educado para respeitar as crenças de todos, por mais bizarras que a mim pareçam. Se a religião ajuda uma pessoa a enfrentar suas contradições existenciais, seja bem-vinda, desde que não a torne intolerante, autoritária ou violenta”.(Dr.Dráuzio Varella, ateu).
Sem mais, se uma pessoa que não crê em Deus consegue fazer isso, penso nós cristãos devíamos seguir esse tipo de linha, mil vezes mais, Respeito.É amor ao próximo também.
Abraços, continue caminhando na sua linha de respeito e fé.
Amém, Greize.
Beijo e paz.
Olá Mauricio,
Eu tb não podia deixar de postar, afinal esse canal de benção me fez crescer muito. E continua fazendo a cada novo post.
Não há nenhuma sombra de dúvida que o inimigo iria se revoltar, pois ele tb vê o evangelho ser pregado sem frescuras e doa a quem doer.
Eu lamento muito pelas pessoas mencionadas neste post, pessoas essas que carecem muito da misericórdia de Deus e do nosso alento. Elas não sabem o que fazem!
Só peço que esse espaço continue sendo usado para a proclamação da verdade, que possamos nos lembrar e relembrar todos os dias que Aquele que morreu simplismente por amor a nós tb enviou filhos muito capacitados para ajudar na pregação do evangelho de Jesus!
Por isso, querido, eu oro sempre a Deus para continuar te inspirando com aquilo que vem Dele. Que vc seja usado cada dia mais para que vc use o dom que Deus te deu para pregar o evangelho sem cortina alguma.
Quanto aqueles que fazem as coisas contrárias ao evangélio, que Deus tb tenha misericórdia desses e que eles se arrependam e voltem para o verdadeiro Jesus!
Em relação as agressões o que me consola que Jesus tb foi humilhado. Venceu e ressuscitou! Então, não há problema! Eu sei que é difícil, mas os humilhados serão exaltados!
Conte com as minhas orações sempre!
P.S: Já que estou lhe devendo um camarão, vc poderia marcar que terei muito prazer em te apresentar! O que vcs acham?
Bjss na familia,
Lele
Lelê,
.
o caminho é esse que vc disse: orar. Proclamar. E dar o exemplo. O resto é com o Espírito de Deus.
.
Fico feliz que o blog esteja te edificando. Louvo ao Senhor por isso.
.
Quanto ao camarão, deixo a cargo das senhoras rs.
.
Deus a abençoe!
Amado do Senhor e irmão em Cristo,Maurício Zágari,também estou triste com o quadro que está por aí dentro e fora das “igrejas”.Há muita gente cruel e perversa nas palavras e ações.O amor,o bem,o perdão,a misericórdia,a paz,a retidão,a justiça e a verdade não habitam no coração delas e não tem o Espírito Santo do Senhor Jesus Cristo no interior.Quero expressar a minha gratidão ao Senhor e a você por ser um homem de Deus,um cristão de verdade e educado.Tem sabedoria e prudência,sabendo se expressar tanto verbalmente quanto na escrita.Escreve muitíssimo bem. Parabéns.Pelo pouco tempo que estou na sua página do Facebook e lendo o seu blog percebi isso.Estou engatinhando nos meus escritos com a ajuda do Senhor.Faço parte de um site onde evangelizo com a palavra do Senhor.Se quiser enviarei o endereço da minha página para o seu e-mail.Será um prazer receber a sua visita na minha pág.Estou com 305 textos para a glória do Senhor.Confesso que recebo bons e maus comentários.A maioria é de bons comentários.Ainda bem.Não paro de escrever e simplesmente não respondo àqueles que escrevem uma palavra que não é boa.Os que dão elogios e parabéns,respondo e agradeço.Gosto de ajudar as pessoas,de escrever e propagar o Evangelho de Cristo.Passo horas escrevendo para publicar um texto inspirado pelo Senhor.Graças a Deus.
Príncipe de Deus,o Senhor é contigo!
Não se cale e prossiga na Força do Altíssimo de Poder e Autoridade.
Os falsos “pastores” e falsos “cristãos” vão se ver com o Justo Juíz.Estão brincando com o Senhor. Não sabem o significado da palavra amor.Não amam a Deus e o próximo como a si mesmos.Não falam nenhuma palavra boa que edifique a própria vida e do próximo.Não agradam a Deus.O coração destas pessoas está cheio de amargura,malícia,inveja,raiva,ódio,acusações,calúnias, mentiras e tudo o que não presta.Não conhecem Jesus Cristo e nem a Sua Palavra de vida.
Conta comigo,minhas orações e ajuda.Sou cristã de verdade (nasci em berço evangélico) e amiga.Dou bom testemunho e Jesus sabe disso.Tenho temor a Ele.
“A ansiedade no coração deixa o homem abatido,mas uma boa palavra o alegra” (Pv 12:25).
“O homem se alegra em responder bem,e quão boa é a palavra dita a seu tempo!222″ (Pv 15:23).
“O que atenta prudentemente para a palavra achará o assunto (palavra) achará o bem,e o que confia no SENHOR será bem-aventurado.O sábio de coração será chamado prudente,e a doçura dos lábios aumentará o ensino.O entendimento para aqueles que o possuem,é uma fonte de vida,mas a instrução dos tolos é a sua estultícia.O coração do sábio instrui a sua boca,e aumenta o ensino dos seus lábios.As palavras suaves são favos de mel,doces para a alma,e saúde para os ossos” (Pv 16:20-24).
“Como maçãs de ouro em salvas de prata,assim é a palavra dita a seu tempo” (Pv 25:11).
Lê: Colossenses 3:8-11,23-25.
Tesouro particular de Deus,o Espírito Santo (Fiel Consolador) com boas palavras alegra o seu coração que é lindo de amor,bondade e verdade,pois Ele habita dentro do seu espírito.
Peço ao Senhor para colocar no seu caminho mais cristãos sinceros,afastando os falsos “crentes” e “pastores” que não são enviados pelo Senhor.No nome de Jesus amém.
Tudo sairá bem na sua vida.És justo homem de fé (Is 3:10.Sl 37:1-40).
Luciana Oliveira.
O ímpio é que tropeça,cai e jamais levanta,porque o Senhor é quem derruba toda gente falsa com a maldade,mentira,arrogância e soberba (Is 3:11.Sl 37:9-17.Sl 75:10).
A paz do Príncipe da paz,Jesus Cristo,a Rocha Eterna e inabalável.
Felicidades para você,esposa,filhos e família bendita que pertence a Deus.
Louvores e ações de graças ao Senhor Bondoso.
Luciana, obrigado por todas suas palavras.
Vc realmente foi vocacionada por Deus para levantar os abatidos. O louvo por isso.
Não precisa me mandar seu blog por e-mail, escreva o endereço aqui, faço questão de divulgar publicamente.
Deus abençoe rica e poderosamente, a ti e a todos os teus, com sua graça e o seu amor.
Na paz de Cristo,
Mauricio.
Maurício Zágari,paz de Cristo,sei que o meu chamado é propagar a palavra de Deus.
Ele concedeu o dom para escrever.Inspirações do Espírito Santo.Graças e glórias ao Senhor.
Obrigada por permitir colocar no seu blog o endereço da minha página do Recanto das Letras. O meu nome de Autora é Ciana Oliveira.
Acesse o link abaixo para entrar no Site:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/oliveiraluciana
“O justo se alegrará no SENHOR,e confiará nele,e todos os retos de coração se gloriarão” (Salmo 64:10).Amém.
Luciana Oliveira.
Maurício,
Fico triste com vc. Fico triste por ver cristãos com esse comportamento. E também fico triste por ver vc, que é um irmão tão querido, ser agredido quando está usando o tempo (e olha que eu sei que o seu é corrido) para abençoar vidas com reflexões tão maravilhosas e bíblicas.
O que me consola é que eu sei que, como eu, há vários outros por aí que são abençoados por Deus diariamente através da sua vida. Nunca se esqueça disso.
Você nos abençoa tanto que não dá para explicar em palavras. E, para mim, é um exemplo em frutos do Espírito, em exortar com amor, em se dispor a orar pelo próximo…
Continue firme, esse blog é especial, assim como a sua vida. E glória a Deus por isso.
Beijão na família!
Eliana, querida amiga,
obrigado pelas palavras, que embora imerecidas são fruto do teu coração bondoso e cristão.
Louvo a Deus pela tua amizade.
Deus te abençoe e ao maridão, no amor do nosso Pai.
Querido irmão em Cristo Jesus! Não escrevo como você…. Mas sinto que tenho que deixar esse comentário … No texto ‘Sou evangélico sim e com orgulho.’ Ao acabar de ler soltei o seguinte comentário, aqui sozinha na frente do notbook: “Nossa, ele quer ser o dono da razão, mas eu concordo em partes com o que ele disse, mas ainda sim, me parece que, com esses textos enormes com palavras bem colocas, ele quer convencer as pessoas que ele é o dono da verdade. Eu disse isso, aqui em casa a mais de uma semana atrás.’ Hoje vi no twitter esse post, resolvi voltar aqui e ler…Li, gostei… Senti uma profunda tristeza em suas palavras, acredite, vou orar por você! Mas achei também, que isso tudo, você deveria falar com Deus, nosso papai amado! Se antes de escrever, você já conversou com Deus. Ok! Assino embaixo, e te peço perdão por ter te julgado! Não te conheço, queria muito conhecer! Preciso aprender cada dia mais… Peço a Deus que eu seja mansa e humilde. Não quero que da minha boca saia palavras doces e palavras amargas… Como pode uma arvore boa dá um fruto ruim? Você não sabia do comentário precipitado que te fiz… Mas Deus sabia, e o espirito santo incomodou, e por meio desse comentário, te peço perdão! Continue, sem parar… Força, foco e fé! Deus cuida de nós! A paz do Senhor Jesus!
Julia,
.
vc é admirável por confessar o que confessou, obrigado pela franqueza. Te admiro por isso. Não tenho do que perdoar, Júlia.
.
Na verdade, todos nós, quando cremos em algo, nos consideramos de certo modo donos da verdade, não é? Mas penso que se a verdade que você defende é embasada, tem origem e História e não é formada por preconceito e caricatura, vale a pena ser defendida. A partir daí se confronta essa crença com outras e dialeticamente vamos formando nossos conceitos.
.
Pode estar certa, amada, de que jamais escrevo algo no APENAS sem ter refletido sobre aquilo, orado e me informado. Vício de jornalista. Esse meu último livro, por exemplo, foi fruto de uma pergunta: o que é “vitória” segundo a Bíblia? Fui investigar para que eu pudesse ter um conhecimento embasado. Quando vi, minhas anotações e conclusões eram tantas que daí a virarem um livro foi um pulo. Eu não publicaria jamais achismos. Advogo a Bíblia como alicerce e a História como paredes, o pensamento como teto e assim construímos nossa casa. Se alguém escreve um post teológico sem base bíblica e histórica e sem reflexão…penso que é mera opinião.
.
Se vc notar, no post em que vc me considerou dono da verdade, o que faço ali é uma exposição etimologica, bíblica e histórica. Eu não sairia defendendo uma terminologia que está caindo em desgraça, conquistando antipatias, se não estivesse seguro de minhas convicções. Mas estou e, como diz Atos, “antes importa agradar a Deus que aos homens”. E que chova as pedras.
.
Obrigado por ter-se mostrado humilde e pela demonstração de iniciativa cristã. Em nossos dias, raros são os cristãos que pedem perdão, por mais paradoxal que seja. Te admiro por isso.
.
Deus a abençoe, minha irmão, em sua paz e em seu amor.
.
Olá meu irmão, entristeço-me profundamente, mas, infelizmente o que diz é verdade. Quando voce afirma que essas “pessoas” são cristãs, discordo, pois, cristãos são pequenos cristos. E pequenos cristos agem como o grande lider, Jesus Cristo.
Poucos dias atras disse a um “pastor” que a Bíblia nada mais é que um apanhado de bons textos e que um certo nazareno passou por aqui e deu bons ensinos. Isso para confrontar suas atitudes maléficas ao rebanho de Deus. Estou sofrendo afrontas mil por alguns desses “líderes”.
Não desanimemos e andemos de mãos dadas com o nosso Senhor Jesus. Ele é o nosso advogado para nos defender dos ataques maléficos em nome d´Ele.
Abraço em Cristo.
Abraços em Cristo, Carlos.
Em sua paz,
Mauricio
É Mauricio!!
Infelizmente, há pessoas, que não sabem respeitar a opinião dos outros.
Até mesmo no meio evangélico, há pessoa que, enquanto você tem uma opinião parecida com a dela, ela é sua amiga, ela diz que te ama, te abraça, só falta te carregar no colo. Mas quando você começa a estudar e aprender o que a bíblia realmente nos ensina sobre relacionados assuntos, e passa a expressar uma opinião contraria a dela (até mesmo usando base bíblica), acabou o amor, a pessoa passa a te evitar, a te olhar torto, te saúda com um a paz do Senhor frio, como se fosse obrigada, e ainda diz que vai orar pra Deus derramar mais unção sobre sua vida (pode!!) quer dizer que antes você não tinha unção, a fala sério!!.
Digo isso, pois tenho vivido isso, em minha denominação, mas eu irei continuar amando essa pessoa, pois foi assim que Cristo nos ensinou, a amarmos uns aos outros.
Continue a publicar seus posts, pois tenho aprendido muito com eles, gosto muito de lê-los, pois acho que você é muito sincero em suas palavras.
Deus te abençoe.
Isso acontece mesmo, Julimar. Não desista de evoluir por isso.
Sigamos combatendo o bom combate da fé.
Na paz do Mestre.
Como eu aprendo com tudo que você escreve…..seu blog foi uma das melhores coisas que descobri nos últimos 6 meses. Admiro sua apologética centrada no amor para com o próximo….tenho buscado de Deus esta capacidade que vc tem de defender a Fé sem ofender!
Vc realmente não precisa se defender das acusações dos pseudo pastores ……seu advogado está nos céus! Continue nos ensinando, exortando…..faça o que Deus te capacitou a fazer!
A paz de Cristo!
Muito obrigado, Ana, vc é muito gentil.
Se puder ore por mim e pelo que escrevo, preciso muito e sempre da luz que só o ESto pode conceder.
A paz de Cristo, minha irmã!
Vou orar……tem muita coisa que precisamos aprender…..vou pedir ao Senhor Jesus que te ilumine para que vc escreva aquilo que Ele quer nos ensinar e exortar!
Obrigado, Ana, só Deus sabe o quanto preciso de intercessores.
Deus te abençoe ricamente!
Graça e Paz.
Eu sempre leio seus posts, e vejo que você tem bastante coerência em oque escreve. Quanto ao oque o pastor escreveu lá no site dele até entendo, porque já convivi com pastores que se julgam donos das ovelhas, onde você jamais pode ir em outra igreja. onde você questionar te torna um rebelde, se for esse tipo de evangélico pode me tirar fora. Agora se for para falar do amor de Deus, se for para viver o amor de Deus, ai sim pode me chamar de evangélico, crente, fanático por Jesus. Graças a Deus, hoje vou em uma igreja que vejo o comprometimento com as coisas de Deus, onde vejo investimento em missões, evangelismo, auxilio aos necessitados. Mas claro tem defeitos como todo lugar. Porque perfeito é Jesus.
Você disse tudo, Franco.
Não vou dizer que esse seja o caso do pastor em questão pois não o conheço, mas de resto, perfeito.
Deus te abençoe muito, querido. Te abraço, no amor de Cristo.
Concordo Maurício Zágari. Tudo o que você disse vai contra a natureza humana. Instintivamente somos levados a retribuir na mesma moeda e a nos entristecer e nos enfurecer. Só quando estamos caminhando ao lado de Jesus é que podemos caminhar em amor. Só Ele nos capacita nisso. Seus textos têm abençoado muitas pessoas. A partir deles muitos tem parado para pensar, refletir, sair do lugar comum. Vc é um homem de Deus! Por isso muitos vão queres te desmerecer e te desmoralizar. Continue asssim, combatendo o bom combate, propagando as verdades bíblicas, falando sobre o verdadeiro Evangelho. O que eu posso te falar é que esses “ataques” não vão cessar. Talvez até piorem pela notoriedade do seu blog, que é permitida pela graça de Deus, porque vejo em seus textos que você possui um relacionamento íntimo com Ele e busca sabedoria e conhecimento Dele. Você trata os assuntos abordados de uma maneira transparente, sincera, falando o que tem que ser falado e não o que as pessoas querem ouvir. Os cristãos precisam disso, de verdades e não de um Evangelho triunfalista. Muitos dos seus textos são considerados polêmicos porque você tem coragem de abordar temas que geram dúvidas, apontam para feridas, vão de encontro a convicções pessoais. E você faz tudo com base nas verdades bíblicas, que é o que nós precisamos buscar diariamente. Cada vez que eu estudo mais percebo o quanto eu tenho que aprender mais da palavra de Deus. Que Deus te abençoe, te dê sabedoria e coragem para enfrentar os muitos desafios naquilo em que Deus te chamou para fazer!
Eric,
sem palavras para comentar o que vc disse. Apenas obrigado. E ore se puder pelo mano aqui.
Um abraço, na paz do nosso Santo Mestre.
Maurício Zágari, eu que sou grato a Deus por Ele estar te dando essa oportunidade de falar com ousadia sobre o Evangelho. Estarei orando por você. Que Deus te abençoe, te dê muita saúde e paz e para toda a sua família! Abraço! Obrigado.
Muito obrigado, Eric, preciso muito da intercessão dos irmãos.
Teu carinho importa, tenha certeza disso.
A paz seja contigo.
Zágari não dê ouvidos a palavras de pessoas que não compreendem o que você escreve. Já te falei aqui e digo novamente que seu blog é um dos melhores que conheço, pois você é uma pessoa que possui valores cristãos notados por todos que leem seus posts. Você é um homem equilibrado, um cristão evangélico..pois somos cristãos..seguimos a Cristo.
O que tenho visto muitas vezes não só nas redes sociais, mas também diariamente com pessoas que se dizem cristãs, são ataques desrespeitosos, palavras ofensivas..de onde será que vem isso?Pois sabemos quem é nosso acusador..que sempre tem um dedo apontado. Entendo assim como sei que todos que leem seu blog entendem suas palavras e criticas, pois são baseadas no que está na palavra de Deus e isso já diz tudo..
Li um texto muito bom que falava de um gravador atado a nossos pescoços e que vai ser ligado quando estivermos diante de Deus..E toda palavra torpe que usamos contra nosso próximo será para nosso juízo..
“Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo”. Mateus 12.31
Abraço e um excelente final de semana pra você e sua família!!
Obrigado pelo carinho, Teresa.
É bom encontrar cristãos amorosos no meio da jornada.
Deus te abençoe muito e a todos os teus!
Sabe, eu tenho sofrido com esse tipo de atitude. Infelizmente a filodoxia impera em nosso meio. Muitas vezes, nós que buscamos o conhecimento, que fazemos um curso de teologia ou outro qualquer, vemos nossos esforços apagados pela falta de respeito provocado pela discorda. Mas reconheço que muitas vezes eu mesmo fui assim. Há tempos oro pra que Deus me ajude a mudar meu pensamento e minhas atitudes. Eu costumava admirar um conhecido pregador “eufórico” de um programa de TV. Mas parei de vê-lo. Se eu continuasse, que exemplo absorveria? Mas, assim como o profeta Elias descobriu que não estava sozinho em sua batalha, creio que Deus JAMAIS abandonará a própria sorte aqueles que buscam combater o bom combate. Não creio que eu esteja me deixando levar, mas até agora, de tudo que li aqui no Apenas, não encontrei nenhum ponto de discordância. E, quando muitas vezes eu não tenho sido alimentado em minha congregação, pois o evangelho se tornou um pão amanhecido, tenho encontrado forças lendo seus post. Por isso certa vez lhe chamei de pastor, pois você tem me alimentado com essas palavras, assim como outros irmãos que não se rederam ao sistema. As pedras servem para construirmos um muro para nos proteger. Siga em frente, pois eu preciso de palavras sensatas. deus te abençoe.
Obrigado, Klelber.
O processo pelo qual vc passou eu tb passei, chama-se amadurecimento.
Depois de um tempo o leite não alimenta mais, é preciso passar a algo mais sólido.
Tb já admirei, na minha ignorância, lobos em pele de cordeiro, como esse cidadão da TV. Mas aí vc vai conhecendo mais a Biblia, estudando História da Igreja, crescendo em intimidade com Deus…e descobre que aquilo tá tudo errado. Unção dos R$ 900? Pelo amor de Deus…
É isso, querido. Fico feliz que meus pensamentos de algum modo te ajudam na tua jornada. Conte com eles.
Deus te abençoe. Te abraço, no amor do Senhor.
Mauricio, penso que quando a gente começa a incomodar é porque está fazendo a coisa certa e deixando constrangidos aqueles que estão numa “correnteza contrária”. Como diz Jesus: Ele é luz. e a luz incomoda as trevas. Obrigada pelos seus posts.Eles edificam não só a minha vida, mas de muita gente.
Obrigado pelo carinho, Silvia. É bom saber que nossas reflexões tocam corações.
Deus te abençoe!
Hj comprei o seu livro, aguardo ansiosa para lê-lo. Te conheci a partir da indicação de uma sobrinha e desde então tenho passado bom tempo por aqui lendo seus post´s, que a mim têm sido bençao, pois muito do que vc diz eu via, mas no meu “engatinhar” na fé, eu tinha receio de estar equivoada, mas hj vejo que Deus tem me dado uma sabedoria que vai além da letra e sou grata a Ele por isso. Deus o abençoe cada dia mais.
RosAna (rs), querida irmã,
fico feliz que meus pensamentos a têm edificado.
Oro ao Senhor que meu livro venha a edificar a sua vida e a conduzi-la cada vez mais para perto de nosso Deus.
Que Sua paz e Seu amor sejam contigo, sempre.
Opa corrigindo meu nomeee Rosanaaa … desculpe foi mal, comi um “a ” ali
Zágari,graça e paz!
É lamentável tais atitudes de pessoas que se dizem de Deus.Eu já discordei e discordo de vários pontos dos seus textos;já te achei fundamentalista,fariseu..enfim.um “mala evangélico”(perdoe-me por isso).Mas saiba,amado que pra mim,seus textos são importantes..o Apenas vicia a quem gosta de refletir,ler textos bem escritos,fundamentados e interagir com o autor.Continue com seus textos,Zágari..eles tem importância na vida de muitos.Um abraço,mano..na paz de Cristo…PS: Zágari,gostaria de propôr um tema pra que você expusesse conosco;algo sobre o cristão e o mercado de trabalho,o que o mercado espera de um profissional hoje e como nós,crentes devemos nos preparar ..as profissões perigosas para a defesa da fé,o comportamento de um filho de Deus no dia a dia de uma empresa…acho o tema atual e com essa onda de “evangélicos” pra tudo quanto é lado,tenho visto empresários dizerem que os piores empregados são os mesmos.Agradeço desde já.
Jean,
.
gosto de sua sinceridade, quem espera unanimidade pratica idolatria, pois se deifica como inerrante. Não é meu caso.
.
Fundamentalista eu sou mesmo, pois me atenho aos fundamentos do Evangelho. Fariseu…depende de qual estamos falando. Dos hipócritas que Jesus criticou ou dos sinceros como Paulo e Gamaliel (vê como os generalismos são complicados?)? Se for como estes, é um elogio. Evangélico sou com extremo orgulho. Já mala…tá, vá lá, eu sou meio mala, admito rs.
.
Quanto aos elogios, agradeço pelo carinho com o blog e as reflexões. Seu objetivo é esse: proporcionar diálogos, educados, cristãos e edificantes.
.
Sobre sua sugestão, nem precisa de um post, exponho minha visão agora: onde quer que estejamos temos que ser sal da terra e luz do mundo. Isso inclui no trabalho. Se não formos, que sejamos lançados fora e pisados pelos homens – que é o que esses empresários estão biblicamente fazendo. E ponto.
.
Não entendi “onda de evangélicos”. É uma onda que dura 500 anos. Por que não mudamos para “onda de cristãos”? Afinal, todos os tais se dizem cristãos tb, não?
.
No mais, obrigado pelo afeto e a conversa construtiva. Mostra seu caráter como seguidor de Cristo.
.
Abraço forte, na paz do Mestre.
Mauricio,
seu post seria muito bom se fosse 100% verdadeiro!
Quando vc diz: … Não sou como certos pastores poetas que não publicam comentários divergentes de suas visões em seus blogs e que com isso se põem acima do erro… Exortações e críticas são bem-vindas (sim, não sou como outro pastor que disse o absurdo que “críticos são recalcados que não fazem nada”, como expus no post Cristãos críticos que criticam cristãos críticos). Eu aceito críticas, muitas me ajudaram a crescer como homem e como cristão. Mas há um porém, desde que feitas com educação…
É mentira! Você é pior que eles! Pois você apagou 03 comentários meus em outros posts; onde eu não lhe ofendi e nem faltei com educação a sua pessoa. Pelo contrário, você é quem me ofendeu respondendo um dos 05 comentários ( 03 vc apagou) com palavras insinuosas a respeito de algo que nem mencionei, insinuando assim que faço parte ou sigo uma seita…
Vai, acaba de encher a medida de sua falcatrua e apaga este comentário também. Seus adoradores irão lhe agradecer.!
Prezado Adilson,
.
Este seu comentário seria mais um que eu de muito bom grado jogaria no lixo, tamanha a sua falta de educação. Mas estou publicando para que fique notório o tipo de ofensa que você faz, o tipo de linguajar que vc usa e do que está cheio o seu coração (pois da boca sai o que está cheio o coração, não é?). Me espanta um cristão apresentar tal nível de deseducação, distante ao extremo de alguém que deveria ser sal da terra e luz do mundo. Com quem vc aprendeu a falar assim, irmão? Com seu pastor tenho certeza que não é.
.
Se vc for no link que existe na barra superior do post “Sobre os comentários” verá que me reservo o direito de não publicar comentários ofensivos. Os que eu postei no blog do tal pastor poeta foram extremamente respeitosos. Essa é a diferença.
.
No dia em que vc aprender a conversar com civilidade e respeito pelo próximo, demonstrando caráter cristão, como os muitos que discordam de mim e são publicados (vc pode lê-los neste post mesmo) eu publico o que vc quiser dizer. Mas antes faça um curso de boas maneiras, por favor.
.
Creio que quem ler o que vc escreveu aqui verá que, pela forma que vc se exprime, os seu comentários não publicados não foram publicados pela sua agressividade e falta de demonstração do fruto do Espírito.
.
E, sinceramente? Se vc não gosta e discorda tanto do que escrevo, existem muitos blogs por aí onde vc será muito edificado. Provavelmente hereticos. O APENAS é lugar de paz e educação e não há espaço para palavreado esdrúxulo como esse.
.
Deus te abençoe.
Mauricio,
quero deixar claro que não quiz lhe ofender em nenhum comentário que fiz. Neste ultimo apenas quiz mostrar que você não estava sendo correto em afirmar que não apaga comentários contrarios, pois apagou os meus que escrevi sem nenhuma ofensa a você. Me diga em que lhe ofendi para vc afirmar que o meu coração esteja tão diferente do seu?
No comentário que fiz no post “Religião, dogma, tradição e outros palavrões” no que lhe ofendi? Enviei um outro comentário no mesmo post lhe explicando que eu não falava em refrear a lingua, conforme foi o seu entendimento achando que eu queria lhe ofender e sim sobre o assunto: religião. Mas, vc simplesmente apagou sem eu lhe ofender em absolutamente nada e então ficou como se eu o tivesse querendo lhe ofender.
E também no comentário do post “Jesus X Igreja: tornei-me cristão quando saí da igreja” no que lhe ofendi? Neste você me ofendeu; disse que eu estava vendo cabelo em ovo e que estaria a seguir uma seita.
Olha, se você se sentiu ofendido pelos meus comentários, por favor me perdoe. Não tenho intenção de lhe ofender. Gosto de seus textos. Apenas não concordo com 100% e comento para discutir idéias e não ofensas. Espero que vc não apague este comentário e me perdoe.
O Criador conhece todas as coisas e sonda os corações.
Está perdoado, meu irmão.
A paz de Cristo.
Obrigado pelo texto.
3600?imagine se fosse um texto “pop”…
Só uma coisa,onde você cita 1Co 12,não seria o chap 13?
Claudio,
.
preciso pedir desculpas, mas confesso que moderando uma media de 50 comentarios por dia acabao não me lembrando de todos. A que texto vc se refere? Perdoe-me a memória falha.
.
Não querido, é 1 Co 12 mesmo, pois estou me referindo à unidade do Corpo, e não ao amor divino, ok?
.
Deus o abençoe.
Caro Mauricio,
Sou nova leitora do seu espaço e pela escrita e testemunho fiquei admirada com tamanha fluidez e graça na escrita. Realmente é uma felicidade poder ver este blog cristão que não busca criticar nada, mas construir. Estou em missao na Russia e nosso pastor costuma dizer: o importante não é que sejamos bons críticos e sim, bons construtores. Temos pessoas demais sabendo fazer Igreja! E fico feliz em ver que temos espaço para aprendermos a ser Igreja. Não somos perfeitos, estamos nessa caminhada estreita e, para pessoas que tem blogs, como eu também, expor publicamente o que tentamos viver com Cristo é um desafio, muitas vezes mal interpretado. As pessoas pensam que queremos impor modos de vida ou criticar pelo prazer de criticar e, como o espaço é publico, sentem-se no direito de “exortar” da forma como acham mais “eficaz”. Aprecio o seu desabafo, pois é o mesmo que o meu, E seguimos orando por todos, inclusive nós, para que não deixemos que nenhuma raiz de amargura brote em nossos corações e também para sabermos se ainda continuamos na fé.
Deus abençoe seu trabalho.
Atenciosamente,
Carol Santos.
Olá, Caroline,
obrigado pelo seu comentário, é muita gentileza sua.
Que lindo, vc estar no campo missionário, que Deus a sustente aí e te fortaleça muito.
Suas palavras são muito sabias, gostei das suas ponderações. Certamente vou visitar seu blog.
Deus a abençoe e edifique muito!
Prazer em conhecer seu blog, Maurício. Seu texto “Os malignos profissionais da fé” foi publicado no Blog do Massa e eu o li com muito gosto. Concordei com tudo. Quanto à falta de amor entre os que se dizem crentes, isso é normal hoje em dia. Imagina aí. Eu estava na EBD(na EBD!!!!!) e quis me aprofundar no tema sobre o qual o “pastor” pregava. Qual não foi minha surpresa quando ele, de maneira grosseira, perguntou se eu o deixaria pregar. Resultado: não tirou minha dúvida, me humilhou na frente da igreja e ficou falando, inultimente, como um guru, durante duas horas. Aquilo me deixou muito frustrada. Já pensou se eu tivesse levado um conhecido não crente para igreja? Que testemunho horrível, o pastor teria dado. A EBD não serve mais para estudar a Bíblia, só para “pastor” se portar como guru. É a falência da igreja.
Grata pela atenção,
Jacqueline
Olá, Jacqueline,
obrigado pelas palavras gentis. Não conheço o Blog do Massa, mas fico feliz que o irmão disseminou nossas reflexões.
Realmente, minha irmã, creio que o reverendo confundiu uma aula com uma pregação.
Há que se orar por ele.
Deus a abençoe, querida irmã, na paz do mestre.
Mauricio, você é um verdadeiro cristão e meu irmão em Cristo. Nem imagina o quanto sua vida edifica a tantas outras. Que o Espírito Santo de Deus continue te contemplando com esse discernimento e brilhantismo em expor questões que nos inquietam e incomodam. Partilho da tua tristeza mas confio na esperança de que, se o joio cresce no meio do trigo, o Soberano Deus sabe muito bem separá-los a ambos. Você é trigo e as verdades que você publica só ferem a quem não pensa em exercitar sem mentiras ou manipulação a própria fé. Abraço em Cristo e que realmente a paz do Senhor Jesus te acompanhe sempre!
Muito obrigado, Valeria, suas palavras são um alento. Fico muito grato a ti por isso.
.
Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!
Maurício, sou fã, admiradora e divulgadora do seu blog. Sua maneira clara de expressar as verdades bíblicas me empolgam tanto que tenho vontade de aplaudi-lo de pé. Gosto muito dos seus comentários equilibrados e que muito me edificam. Eu tenho, inclusive,copiado alguns dos seus textos e postado no site da minha igreja. O número de acessos a eles, no site, tem sido bem expressivo. Enfim, seu blog e textos só me fazem bem!
Fique na paz e que o Espírito Santo de Deus continue te inspirando, assim como vem fazendo!
Arlete,
muito obrigado pelo seu carinho. Sou apenas um maninho, nada além disso, uma ovelhinha balindo pela internet.
Agradeço sua deferência, espero que meus textos abençoem os irmãos da sua igreja. Só peço a gentileza de seguir as normas do Creative Commons, para sermos corretos com as regras, ok?
Deus te abençoe muito e a todos os irmãos da sua igreja!
Deus a abençoe com a verdadeira vitória do cristão!
Gostei muito do artigo Maurício.
Vou destacar a parte da “joelhada linda” que você citou no artigo, rsrs. Muitos cristãos (inclusive aqueles que são pastores) gostam de assistir lutas e curtem muito o campeonato UFC. Eu sou cristã e gosto muito desse tipo de esporte, o MMA! Temos muitos lutadores de UFC que são cristãos. Tem 2 vídeos do testemunho do lutador Vitor Belfort no Youtube, assisti e são 2 testemunhos lindos. O fato de alguém falar que achou a joelhada linda, é no contexto do esporte, da competição. Eles não diriam que essa joelhada foi linda, se ela acontecesse como uma violência gratuita, fora do octógono. E essa joelhada não foi dada em qualquer pessoa, mas sim em um cara que estava preparado para lutar, que estava ali pra isso, que tem esse esporte como paixão e ganha pão. Acho que o problema está em lutar por violência, mas lutar por profissão e esportividade, sem ter nada pessoal um contra o outro, eu não vejo problema.
Quis deixar o meu parecer sobre isso, e gostaria muito que se possível, você escrevesse um artigo sobre esse assunto, pois há muitos cristãos que gostam de assistir UFC e muitos cristãos que tem essa profissão!
E tenho aprendido muito com os seus artigos, parabéns por realmente querer mostrar um evangelho simples e verdadeiro. Abraços!
Olá, Priscila, graça e paz.
Obrigado por suas palavras.
Respeito sua opinião. Já a minha já foi exposta num post:
.
http://apenas1.wordpress.com/2012/01/16/cristaos-violentos-uma-violencia-a-fe-crista/
.
Deus te abençoe, com sua paz e seu carinho.
olá Maurício.
Estou aprendendo muito através do blog. (achei meio que por acaso…rsrs)
Espero que o Senhor Jesus continue iluminando sua vida para todos aprendermos juntos.
Gosto dos textos…você escreve bem (permita-me dizer).
a paz de Deus.
Você é muito gentil, Paula, obrigado.
Fico feliz por edificar sua vida.
Deus a abençoe.
catolico graças a DEUS.
fala parceiro! Nao fk chateado, Deus e contigo!! Muitos falsos profetas existem por ai, usando o nome de Deus para se vangloriarem.Siga em frente e o mais ele fara. Tamos juntos! Fk na paz. Falcon
Amem, mano, obrigado pelas palavras de incentivo!
Deus te abençoe muito,
mz