Com certa frequência irmãos me pedem pelo blog dicas de livros que os ajudem a crescer na vida espiritual, como recentemente a irmã Aline Avelar e os manos Robson Mioto e Pedro Souza. Por isso, hoje publico meu Top Ten – correndo o risco de ser injusto com um ou outro livro, que – por esquecimento humano ou mesmo por não ter lido – eu não venha a incluir aqui. Pois muitas foram as obras que ajudaram a forjar meu pensamento e a construir quem Mauricio Zágari é hoje.

Uma dica: sempre que você for ler um livro, não compre apenas pelo título: veja qual é a editora que o publicou. Pois cada editora tem uma linha doutrinária específica e nem sempre adequada à sã doutrina bíblica. Então existem algumas editoras cujos livros você pode comprar de olhos fechados, confiando 100% que serão obras selecionadas e editadas segundo a sã doutrina bíblica. É o caso das editoras Mundo Cristão, Fiel, Vida Nova, Anno Domini e Shedd. Outras publicam absurdos ou textos meramente comerciais. Ou seja: editoras importam na hora de escolher um livro para ler.

Evidentemente, a Bíblia é uma leitura tão óbvia que não entra na lista. E uma ressalva: embora o título deste post seja “Os 10 melhores livros cristãos”, acredito que essas não necessariamente são “as melhores” obras, mas sim aquelas cuja leitura é fundamental e indispensável a um servo de Deus. Ótimas para serem lidas por quem está no início da caminhada de fé. Vai aqui a minha lista dos 10 livros cristãos que você não pode morrer sem ter lido, não necessariamente na ordem de importância:

1. Cristianismo puro e simples (C.S.Lewis)
2. O fim de uma era (Walter McAlister)
3. O livro dos mártires (John Foxxe)
4. Maravilhosa graça (Phillip Yancey)
5. Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica (Alister McGrath)
6. As Institutas (João Calvino)
7. Confissões (Agostinho de Hipona)
8. A renovação do coração (Dallas Willard)
9. Crer é também pensar (John Stott)
10. Icabode (Rubem Martins Amorese)

.

Aqui acaba minha lista imparcial. Você pode parar sua leitura por aqui, se desejar. Mas, se quiser caminhar comigo um pouco mais e me permitir, gostaria de ir além e indicar ainda outros livros em que acredito, pelos quais não recebo um tostão (ou seja, é uma indicação ideológica) e cuja leitura temos o testemunho de que tem mudado comportamentos para melhor. Por isso, como autor não poderia deixar de indicar a série Geração Ação, da editora Anno Domini, que tem provocado muito efeito entre os jovens. Em especial não poderia deixar de indicar o livro O Enigma da Bíblia de Gutemberg (à esq.), que em 2011 me concedeu o Prêmio Areté de “Autor Revelação do Ano” e ainda ganhou o troféu de “Melhor Livro de Ficção/Romance do Ano”, além de 7 Enigmas e um Tesouro (à dir.), um dos 3 finalistas na mesma categoria do Prêmio Areté (pode rir, mas concorri contra mim mesmo, visto que os dois livros foram indicados entre três. O terceiro concorrente foi “À beira do Apocalipse”, de Tim Lahaye – o autor da série “Deixados para Trás”). Para completar a trilogia lançada até agora (pois em breve chega “O Ritual”), você pode ler o sobrenatural “O Mistério de Cruz das Almas” (abaixo), também finalista ao Prêmio Areté na categoria “Melhor Livro de Ficção/Romance do Ano”, desta vez em 2012.

Também indicaria um livros que vai na contramão do que vem sendo pregado na igreja evangélica brasileira mais visível na mídia, mas que tem um conteúdo altamente bíblico. Desconfie, pois sou o autor, mas se você concorda com o que este irmão em Cristo divulga no blog APENAS tenha a certeza de que valerá a pena ler (e friso novamente: todos os direitos autorais de meus livros são doados para a missão, então não os divulgo por questões financeiras, mas sim missionais e por acreditar no que transmitem).

A Verdadeira Vitória do Cristão, de minha autoria, procura mostrar numa era de triunfalismo e Teologia de Prosperidade qual é o real significado de “vitória” na Bíblia. Mas, para dar ainda mais sustentação aos argumentos, fui além, buscando nas palavras dos mártires da Igreja primitiva e dos Reformadores confirmação para o que é exposto biblicamente. As conclusões são estarrecedoras. Para escrever esse livro foram analisadas mais de 160 passagens bíblicas, a história de vida de dezenas de mártires dos primeiros séculos e suas palavras, o livro As Institutas, do reformador João Calvino, e mais de 140 sermões pregados de púlpito por Martinho Lutero. Ou seja: é um livro que foi fundo na investigação, vai muito além de um mero achismo. O livro foi lançado pela editora Anno Domini (www.editoraannodomini.com.br/livraria) e tem prefácio de Walter McAlister.

Perdão Total_Capa 3D em altaMeu mais recente livro é Perdão Total – Um livro para quem não se perdoa e para quem não consegue perdoar, lançado pela editora Mundo Cristão. Reproduzo aqui as informações sobre a obra, conforme consta no website da editora: “Por que algumas pessoas não conseguem viver livres do peso dos erros passados e outras têm dificuldade para abrir mão dos ressentimentos, das mágoas e da constante reprovação, mesmo após o arrependimento de quem as feriu? Como lidar com a questão da culpa e do pecado, desfrutar plenamente do perdão e viver a realidade da salvação? É com o intuito de trazer a resposta bíblica para essas perguntas e elucidar o plano de Deus para a redenção do homem que Maurício Zágari escreveu a obra Perdão Total – um livro para quem não se perdoa e não consegue perdoar. Nele, o autor faz um estudo profundo e amplo acerca do que a Bíblia diz sobre pecado, perdão e restauração e traz à tona a verdade libertadora para uma vida plena, livre dos fardos da culpa, rejeição e ressentimento. Muita gente sofre por não conseguir perdoar outras pessoas ou a si mesmo. Isso é sério demais, pois a falta de perdão traz um peso espiritual muito grande. Ninguém precisa carregar esse fardo, pois Jesus já o levou sobre a cruz do Calvário, diz Maurício. Poderosa leitura para a edificação pessoal, aconselhamento e estudo, Perdão total foi escrito com uma linguagem simples, rica em citações bíblicas, permitindo uma compreensão abrangente sobre pontos essenciais da saudável e frutífera vida cristã”.

Espero ter dado uma mão a aqueles irmãos que me pedem dicas de leitura. Peço perdão se fui além da lista dos 10 Mais e falei de livros de minha autoria, mas se não acreditasse neles e não visse os frutos que têm gerado não os divulgaria.

E, claro, se você quiser colaborar e deixar nos comentários dicas de livros que não constam da minha lista mas que você considera indispensáveis e que impactaram sua vida, fique à vontade.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Mauricio Zágari

Perdao Total_News cortado

(Para adquirir “Perdão Total – Um livro para quem não se perdoa e para quem não consegue perdoar” clique AQUI)

About these ads
comentários
  1. Elias disse:

    Bom dia querido Maurício!

    Eu gostaria de indicar dois excelentes livros que li há alguns anos e me marcaram: “A Quarta Dimensão”, de Paul Yonggi Cho (Editora Vida) e “Impacto”, de T. L. Osborn (Graça Editorial).
    São excelentes para edificação da nossa fé em nosso Senhor Jesus e, como seus livros e estes que indicou, nos ensinam a ter uma vida cristã de acordo com a Palavra de Deus.
    Um grande abraço.
    SAUDADES!!!

    • Elias,
      eu não indicaria nenhum dos dois. Pregam Confissão Positiva e Prosperidade. T.L.Osborn está ligado aos movimentos de Kenneth Hagin e o Cho, embora tenha uma ou outra coisa boa, prega umas heresias dificeis de engolir. “A quarta dimensão” é um livro problematico. Essa coisa de se descrever pra Deus em detalhes o que se quer, decretar etc como se Deus fosse um garçom…cuidado.
      Abraço, meu querido. Na paz de Cristo.

      • Marcia Carvalho disse:

        Que bálsamo ler as suas palavras, irmão Zágari! tem sido muito difícil encontrar cristãos que creiam na doutrina bíblica da forma realmente correta, e os que crêem, nem todos têm bagagem e/ou coragem de assumir isso não importando o que lhes venha a custar. Tenho me edificado bastante com suas postagens, não leio todas, mas devagarinho vou me atualizando. Esse artigo sobre uma leitura saudável e imprescindível, ‘demorou’, como falam os jovens. Pretendo ler cada um! Li ‘A Quarta Dimensão’, gostei na época, de algumas – poucas – coisas nele. Achei muito pretencioso, perigoso e irreal. Concordo plenamente com o que você falou aqui a esse respeito. Agradeço muito a Deus por ter me permitido ver os absurdos doutrinários e de ordem prática encontrados nas igrejas ”renovadas” pelas quais já passei – digo isso sem deixar de respeitar a cada irmão que lá conheci e sem deixar de reconhecer algumas coisas boas e verdadeiras da Palavra de Deus que aprendi então. Posteriormente colocarei aqui o nome de um livro que li e do qual gostei muito, para saber a sua opinião sobre o mesmo, pois agora não lembro o nome com exatidão.
        Abraço, que Deus o abençoe e guarde.

      • Olá, Marcia!
        Obrigado pelas suas palavras tão gentis e imerecidas.
        Ficarei aguardando tua dica.
        Deus de te conceda a verdadeira vitória do cristão!
        Graça e paz.

      • Elias disse:

        Poxa, Maurício, acho que fui imprudente e precipitado ao indicar esses livros. Eu os li há mais de 5 anos e não lembro de grande parte de seus conteúdos, somente trechos que me impactaram, principalmente o “Impacto” que lembro descrevia cenas de pessoas que sofriam terrivelmente por pregar o evangelho em seus países, como o sofrimento dos “Mártires”… Agora, o outro (“A Quarta Dimensão”), estou desconfiado que ERREI FEIO O NOME porque o que li tratava de como cuidar de um novo convertido…
        Se errei mesmo o nome, me perdoe, Maurício, foi uma grande imprudência minha… E como confio no seu grande conhecimento e experiência em livros e nas Escrituras Sagradas, se você não os indica, é porque não são bons livros e logo EU TAMBÉM NÃO MAIS OS INDICO. Agora te agradeceria se vc me esclarecesse se “A Quarta Dimensão” fala sobre o cuidado com novos convertidos ou não.

        Um grande abraço meu amigo. Deus continue te abençoando!

      • Elias, amado amigo,
        não, “A Quarta Dimensão” não fala disso. Conta experiências do autor e descreve fórmulas de oração e coisas do gênero que me cheiram a algo nada bíblico.
        Mas não se preocupe, herrarr eh umano. ;-))
        Que o Senhor te conceda a verdadeira vitória do cristão!
        Graça e paz.

      • André Luís Cabral de Melo disse:

        Concordo. Inclusive gostaria de deixar uma sugestão. Muitas vezes procuramos literatura Cristã explicita, com todos os substantivos de identificação. Porém, muitas vezes, como bem sabemos que Deus tem seus meios de comunicação, encontramos muitas e excelentes referências sobre o pouco que Ele se permitiu conhecer, em obras que aparentemente não são de perfil religioso. Livros como “A Cabana” e “A Travessia” de P. Young, são excelentes exemplos. Mas, gostaria de sugerir a leitura de “Tempo, saudades e esquecimentos” do Pe. Fábio de Melo. Nele percebemos que muito do que aparenta ser banal ou mundano como muitos chamam, na verdade tem natureza e essência Sacralizada.

        Um forte abraço a todos.

      • pastoracacau disse:

        Se não precisassemos descrever detalhes do que queremos p Deus, Jesus não perguntaria ao cego: O que quer que Eu te faça!

  2. Olá Maurício!
    Gostei mt desse post, pois era exatamente o que procurava, uma lista de livros que poderia ler sem medo!…adoro ler..e confesso que dessa lista só li Crer é também pensar de John Stott.
    Bom, um livro que ainda não terminei de ler, mas acho fundamental qlqr cristão ler também é A Cruz de Cristo de John Stott. é simplesmente fantástico, vale mt apena ler….

    Paz!

    • Fernanda,
      que bom que te edificou. Pode ler todos sem medo, são ótimos livros.
      E “A Cruz de Cristo” tb é maravilhoso, mas como só podia pôr dez…rs
      Deus te abençoe!

  3. Leo Umberto disse:

    Bela lista Maurício!
    Li apenas Maravilhosa Graça (Phillip Yancey), mas pretendo seguir suas sugestões e ler todos esses livros!

    Que o Senhor continue o abençoando, assim como ele tem te usado para nos abençoar com esse valioso blog.
    Abraço!

  4. Uilians disse:

    nesta lista incluo mais alguns títulos que falaram muito comigo: Vivendo com Propósito (Ed Renê) e ainda Para que Serve Deus (Philip Yancey) e ainda vários do Max Lucado.

  5. Graça e paz Maurício.
    A dica dos livros são muito boas, mas eu gostaria de acrescentar a essa lista os oito livros sobre a carta aos Efésios de D. Martin Lloyd-jones (Ed. PES), A Mensagem do Sermão do Monte do mesmo autor. A Cruz de Cristo de John Stott (Ed. Vida). Por Quem Cristo Morreu de John Owen (Ed. PES). Só mais um para não me estender além demais rs, Não Tenho Fé Suficiente Para Ser Ateu de Norman Geisler e Frank Turek, e todos os livros do Rev. Hernandes Dias Lopes. A lista seria bem maior, mas vamos ficar por aqui (por enquanto rs).
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    • Salve, reverendo,
      sem duvida, se fosse Top 100 teríamos mta coisa mais a acrescentar.
      Mas essa é uma cesta básica para quem quer conhecer e se aprofundar nos alicercas da fé. Daí partimos pros outros 90 rs
      Paz!

  6. Marcelo de Andrade Gomes disse:

    Graça e paz, mano,

    Já que vc aceita sugestões à tua lista, sugiro dois títulos: “Entendes o que lês?”, de Gordon D. Fee e Douglas Stuart, da Vida Nova (o que estou lendo atualmente); e o Dicionário Bíblico Universal, do Buckland, Editora Vida. Excelentes obras, as quais recomendo.

    Quanto aos teus, estão na fila para futuras leituras… \o/

    Abração, mano, e fica na paz,

    Marcelo.

    • Salve, Marcelo.
      “Entendes o que lês” é perfeito, inclusive o utilizei muito para escrever “A Verdadeira Vitória do Cristão”. O cito bastante.
      Abraço grande e paz!

  7. Aline Avelar disse:

    Ei Zágari!
    iupiii, o post sobre livros!
    Gostei muito das dicas, endosso a recomendação do O enigma da Bíblia de Gutemberg, pois é excelente.
    O Cristianismo puro e simples eu não li tudo, mas o que li gostei muito também.
    Agora, um livro que eu li e gostei muuuuito se chama Em Busca de Deus, do John Piper.
    Eu particularmente não era muito de ler, era uma preguiçosa espiritual. Ainda luto contra isso, mas ler livros bons tem me feito crescer. Isso porque muitas vezes vejo gigantes na fé e me sinto uma formiga, mas creio que perceber o quanto temos de crescer já é um começo,né? Então tem sido muito importante ler livros bons e bíblicos.
    Depois tenho uma novidade, mandarei por e-mail (:
    Deus continue abençoando!!

    • Bacana, Aline, fiquei curioso.
      Obrigado pelos elogios ao “Enigma…”, espero que tenha te edificado.
      E joga essa preguiça pra lá, menina, tenha preguiça pra ler meu blog, mas nunca pra ler um livro! rs
      Deus a abençoe!

  8. Pri disse:

    Depois de ver sua lista de livros, óbvio que fui verificar quais eu tenho em casa e verifiquei, também, as editoras. Coincidência ou não, encontrei um livro que tem a minha idade, e pertenceu à minha avó e o autor é o Roberto McAlister, que creio ter algum parentesco com o bispo de sua igreja, né? O livro fala sobre o Apocalipse, chama-se Como será o fim do Mundo?
    Obrigada pela lista! Já vou providenciar alguns!
    Um beijo

    • Oi, Pri,
      sim, Bispo Roberto é o fundador da denominação em que congrego, a Igreja Cristã Nova Vida (portalnovavida.com.br) e pai do atual Bispo Primaz, Walter McAlister.
      Não conheço esse livro, só li os 4 dele que a editora Anno Domini, a mesma que vai publicar meu próximo livro na 3a feira, lançou. Vc pode espiar no site, os 4 livros se chamam “Coleção 3 Gerações” (www.editoraannodomini.com.br).
      Deus a abençoe e siga lendo!

  9. Caio Batista disse:

    Obrigado Maurício. eu também tinha pedido indicações. Vou anotar e ler todos!

    Deus te abençoe!

  10. Muito boa sua lista Zágari! Como um estusiasta de C.S. Lewis, fique feliz em vê-lo no número 1. O que acha do Ortodoxia, do Chesterton? 11º? heheh

  11. Isaque L.F. disse:

    Maurício, gostei muito de sua lista, com autores fiéis à palavra de Deus.
    Bom, também tenho alguns livros que li e gostei muito, como:
    1. Em seus passos o que faria Jesus (Charles Sheldon)
    2. Ortodoxia (G.K. Chesterton)
    3. Pregação e Pregadores (Martyn Lloyd-Jones)
    4. Este Mundo: lugar de lazer ou campo de batalha (A.W. Tozer)
    5. O peregrino (John Bunyan)
    6. Estudos no sermão do monte (Martyn Lloyd-Jones)
    7. Cristianismo básico (John Stott)
    E já está na minha lista para leitura seus livros e do Walter MacAlister.
    Para finalizar, devemos nos informar a respeito do autor antes de ler seus livros.
    E vamos fugir dos best-sellers da moda!
    Abraços, meu irmão…

  12. Lelê (Alessandra) disse:

    Bom dia Mauricio,
    Já tenho o que fazer nestas férias!
    Vou mergulhar nas suas dicas, me atualizar e alimentar meu espírito!
    Para que minha cabeça e meu corpo não desfaleçam!

    Obrigada mais uma vez!
    Um abraço bem saudoso para a familia toda!

  13. Ester Santos Martins disse:

    Santidade sem a qual ninguém verá o senhor de J.C. Ryle também é um excelente livro! Há também outro livro de J.C.Ryle de titulo ” Uma palavra aos moços” e como sou jovem este livro foi de grande ajuda e despertar em minha vida e por último Firmes de John Piper. E recentemente comprei um livro de titulo ” O cristão e a cultura” de Michael S. Horton que foi bem recomendado.
    Gostaria de saber se a Editora Cultura Cristã é recomendável, pois inclusive o livro que citei do Michael Horton é desta editora.
    Obrigada por suas indicações, com certeza irei procurar estes livros! Abraços fique com Deus!

    • Ester,
      desses eu li o “Firmes”, é um bom livro.
      Sim, a Cultura Cristã é recomendável, tem boas obras, como os livros de John McArthur, Piper e Hermisten Costa. Pode ler sem medo.
      Deus a abençoe!

  14. ebdcatedral disse:

    Seguem mais alguns (nunca é demais): A Cruz de Cristo (Stott); O pastor como mestre e o mestre como pastor (Piper e D. A. Carson); O Caminho de Jesus e Os Atalhos da Igreja (E. Peterson); O Cristao e a Cultura (M. Horton); A Verdadeira Vida Crista (Calvino.

  15. Fabiana Martins disse:

    Deus é muito maravilhoso!!!!Pensei em pedir ao irmão dicas de livros mas fiquei com vergonha….e hoje me deparo com esse post incrível,exatamente o que eu queria.Obrigada irmão,sua vida é um ótimo testemunho.

  16. Sou um “simples” leigo, e talvez por isso eu considere que os os números 5, 6, e 7 estejam naquela classe que denominamos “Hour Concour”. Além da Bíblia , Confissões e Teologia Sistemática Histórica e Filosófica são os meus livros de “cabeceira.”
    Abraços.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

  17. Muito bom!! Eu concordei com voçe na lista de livros! E não acredito que o primeiro é “Cristianismo puro e simples” de C.S.Lewis por que é exatamente o que eu colocaria na minha lista! rsrs
    Seu pensamento foi ate parecido com o meu em relação á lista, e tenho que dar os parabens pelo seu blog que é ótimo, voçe é muito usado pelo Senhor, e pelo seus livros. Quero muito ler, vou comprar todos rs ja que amo ficçao com a Palavra, que nos aproxima de Deus, assim como as obras de C.S.Lewis. Creio que algumas pessoas tem uma visão errada e generalizada sobre ficção, que não pode (fantasia/ficção) colocar a Palavra de Deus e tal, pelo contrario nos aproxima de Deus tais obras, e digo ate que nos encoraja, como Jesus mesmo fazia, Ele contava ou repondia por meio de parabolas, estorias e não na ‘lata’, fazia as pessoas pensarem, refletirem, imaginarem, a verdade sobre o Reino do Céus, estorias que não ‘existiam’ mas eram diretamente do Senhor! Digo que o Senhor Jesus foi/é o maior e melhor perfeito contador de ficção de todos os tempos com suas maravilhosas parabolas! (eu Amo) Enfim parabens pois voçe é um talento nas mãos do Senhor, vou virar uma admiradora sua em Cristo rs a Paz!

    • Ô, Waleska, suas palavras demonstram o quão gentil e afetuosa vc é.
      Fico feliz que gostou das dicas.
      Se chegar a ler meus livrinhos espero que te edifiquem muito! Não chego aos pés de um Bunyan ou um C.S.Lewis, mas procuro fazer algo mais acessivel ao publico brasileiro de todas as classes, por isso as historias passam mensagens com mais realismo e menos fabulismo, para serem mais eficientes. Têm sido, graças a Deus, pelos testemunhos que recebo, alguns dos quais me levam às lágrimas.
      Deus a abençoe!

      • obrigada, devemos estar unidos em Cristo um ajudando o outro, suas dicas ajudaram, e senti felicidade da sua humildade, visito varios blogs cristãos, mas o que voçe escreve mostra que voce é unico, palavras claras e maduras. Com certeza vou adquirir seu livrinhos. :) Paz.!

      • Waleska,
        muito grato pelas palavras gentis e imerecidas.
        Se desejar ler-me me sentirei muito honrado.
        A paz que excede todo entendimento seja com vc!

  18. “Outra coisa que você pode fazer é não ler livro nenhum, achando que Deus vai pôr o conhecimento na sua cabeça por mágica. Não falo isso à toa: acredite, muitos acham que ler sobre a fé é pura perda de tempo, que basta conhecer a Bíblia e orar e está tudo certo. A escolha é sua, mas com isso você simplesmente se tornará um analfabeto bíblico.”

    Disse tudo!!

  19. Santidade sem a qual ninguém verá o senhor de J.C. Ryle também é um excelente livro! Há também outro livro de J.C.Ryle de titulo ” Uma palavra aos moços” e como sou jovem este livro foi de grande ajuda e despertar em minha vida e por último Firmes de John Piper. E recentemente comprei um livro de titulo ” O cristão e a cultura” de Michael S. Horton que foi bem recomendado.
    Gostaria de saber se a Editora Cultura Cristã é recomendável, pois inclusive o livro que citei do Michael Horton é desta editora.
    Obrigada por suas indicações, com certeza irei procurar estes livros! Abraços fique com Deus!

  20. Claudio Nossa disse:

    Zágari,

    Só lamento os livros citados, principalmente, os da editora Anno domini, não serem de fácil acesso na cidade de salvador. Não acho em lugar nenhum.

    Não posso deixar de confessar que gosto muito de ler suas meditações!!!

    Deus te abençoe!!!

    • Claudio, mano querido,
      .
      como a Anno Domini tem menos de 3 anos de vida está construindo sua malha de distribuição aos poucos. No Nordeste sei que já está em livrarias na Paraíba e Rio Grande do Norte, por exemplo.
      .
      A vantagem é que vc tem o 0800-701-3490 (ligação gratuita) e o site http://www.editoraannodomini.com.br, por onde pode adquirir os livros sem sair de casa (vão pelo correio) e sem pagar frete. É tranquilo, se vc tiver interesse.
      .
      Obrigado pelas palavras gentis, vc me constrange assim.
      .
      Jesus te abençoe muito.

      • Olá Zágari. Como consigo frete grátis? Tentei comprar alguns livros mas o frete tá um pouco salgado para Jequié-Ba. Sabe informar se existe um valor mimimo para frete grátis?

      • Leandro, olá,
        Perdoe-me, mas não tenho relação com vendas de livros.
        Se você entrar em contato com as editoras elas podem te dar essa informação melhor, ok?
        Deus o abençoe e ilumine,
        mz

      • leomissao disse:

        Mauricio, quando comentei sobre o frete me referi ao seu comentário: “A vantagem é que vc tem o 0800-701-3490 (ligação gratuita) e o site http://www.editoraannodomini.com.br, por onde pode adquirir os livros sem sair de casa (vão pelo correio) e sem pagar frete. É tranquilo, se vc tiver interesse.”.
        Talvez tenha tido um período com frete grátis.
        Obrigado por responder-me.

      • Olá, Leo, desculpe, não tinha entendido. Na verdade eu não tenho mais informações sobre como a editora está disponibilizando os livros. Creio que de fato eles não cobravam mais agora cobram o frete. Inclusive me parece que o 0800 mudou. No site você tem o telefone atual, ok?
        Desculpe não ter informações mais precisas, mas como sou só escritor não tenho acesso a questões internas da editora.
        Deus te abençoe e espero que os livros venham a te edificar.
        Abraços, na paz de Cristo,
        mz

  21. Eliana disse:

    Só tenho a dizer muiiito obrigada! Pelos posts que tanto me abençoam e agora por essa indicação de livros.
    “O fim de uma era” foi minha melhor leitura dos últimos tempos. Releio algumas partes várias vezes.
    E o meu sobrinho, que não tem o hábito de ler e ainda não compreende mto bem a fé cristã, já leu “O enigma da bíblia de gutemberg” e está lendo o “7 enigmas”, sendo que me ligou para dizer que está gostando mto de aprender com os livros.
    Preciso dizer que vou ler ” A verdadeira vitória do cristão”? Rsrs
    Deus te abençoe!
    Bjo, na paz!

    • Ô, queridissima!
      Fico feliz que vc gosta do que a gente rala tanto pra publicar. Estou com muita expectativa pro “A Verdadeira Vitória do Cristão”, pq derruba muito do que é pregado por aí. Mas sem sair 1 milimetro da Biblia. 3a feira lança.
      E fico feliz que seu sobrinho goste dos livros da serie Geração Ação. Diz a ele que o meu preferido é “O Ritual”, o 4o da série, que vai ser publicado ainda este semestre. Era “O Mistério de Cruz das Almas”, mas com “O Ritual” deixou de ser rsrs.
      Um beijo enorme, em vc e no maridão!

  22. Aline Oliveira disse:

    Muito bom. Gostei da dica. Desses só li o Maravilhosa Graça , do Philip. Os livros dele sao ótimos, recomendo também o Descobrindo Deus nos lugares mais inesperados.
    Fiquem na Paz

  23. Maurício, obrigada pelas indicações. Gostaria de indicar alguns que me edificaram muito:

    As Firmes Resoluções de Jonathan Edwards
    Sincero mas Errado – Martyn Lloyd -Jones
    Santidade – J. C. Ryle
    Peso de Glória – C. S. Lewis
    Contracultura Cristã – John Stott
    Pense – John Piper
    Nascido Escravo – Martinho Lutero
    Teologia Cristã – Franklin Ferreira
    Teologias Contemporâneas – Ed. L. Miller e Stanley J. Grez
    O ateísmo cristão – Augustus Nicodemus

    Nota: maioria dos livros – Fiel e Vida Nova.

  24. Onde encontro seus livros?
    Obrigada e fica na graça.

  25. Mauricio,

    A Paz do Senhor Jesus Cristo.

    Obrigado pelas dicas. Ainda não li nenhum deles. Me desculpe por não indicar nenhum livro, é que sou um novato neste mundo de leituras, especialmente livros que falam do Evangelho.

    Vou colocá-los em minha lista para leituras em breve.

    Abraço forte, no amor de Cristo.

  26. Lonardo disse:

    Valeu pela lista! É sempre bom ter boas recomendações. Há vários livros nesta lista que eu não conhecia.

    Como você deixou livre para indicações, fica a minha: “Dinheiro, Sexo e Poder” de Richard Foster.

    Um grande abraço,

    • Leonardo, imagina, falar de livros pra mim é um prazer.
      Excelente indicação. Qdo estive com o Richard na Sepal deste ano elogiei justamente esse livro e o “Celebração da Disciplina” pra ele. São grandes obras e ele, apesar daquele rabo de cavalo (rsrs), é um homem de espiritualidade muito séria. Tudo o que vc ler dele valerá a pena.
      Obrigado e aquele abraço apertado, no amor do Mestre.

  27. Obrigado pela lista irmão, com certeza vou ler todos, “o fim de uma era” já venho querendo comprar faz tempo. Quem sabe da próxima vez você faz uma lista “Top 50″, ai da para incluir mais livros ainda, rsrs. Paz!

    • É uma boa sugstão, Rodrigo, obrigado.
      “O Fim de Uma Era” não ganhou o Prêmio Areté de “Livro do Ano” à toa. É transformador. Eu leria HOJE.
      Abraço e paz.

      • Alexandre Fernandes disse:

        Eu Ganhei o Fim de Uma Era e gostei muito, cheguei a fazer uma resenha e postar em meu site.

      • Salve, Alexandre!
        Sim, eu me lembro da resenha, vc foi muito generoso nas suas palavras.
        Deus te abençoe, irmãozão!

  28. Bruno Vilela disse:

    Conhece algum legal que fale sobre Cosmovisão Zagari?

  29. Denys Amorim disse:

    Sugiro para entrar na lista dos Top 50 o livro “Louco Amor”, do pastor americano Francis Chan. Conhece, Mauricio?

  30. Olá Maurício, muito boa sua lista, recomendo todos mesmo não tendo lido todos, rs!
    Maravilhosa Graça é um marco na minha caminhada cristã.

    Agora vamos as perguntas, rs!
    Você acha válido ler algo que sabemos não ser bíblico, para podermos alertar outras pessoas?
    Você já leu ” Blue Like Jazz” (Como os pinguins me ajudaram entender Deus) do Donald Miller? Se sim, qual sua opinião sobre o mesmo?

    • Fernando, oi!
      Vamos fazer uma distorção bíblica? Então vamos lá, mas vc vai entender: “leia de tudo, retenha o que é bom”, rs
      Eu não penso que só devemos ler livros de cunho cristão, até pq livros publicados que têm como tema central gospelices como a Teologia da Prosperidade ou livros que são malas falhas e advogam triunfalismo têm um verniz cristão mas não são. Kenneth Hagin, por exemplo, escreveu montes de livros supostamente cristãos mas que não passam de doutrinas de demônios.
      .
      Então penso ser superválido ler livros de autores que nos formem como pessoas, como Garcia Marquez, Fernando Pessoa, Machado de Assis etc. Se vc considera espitirualmente forte o suficiente para ler obras (e agora falemos das psuedocristãs) que ensinam doutrinas falsas para conhecer e aplicar os conhecimentos apologeticamente, não vejo pq não. Eu mesmo já li “O livro dos espíritos”, “O evangelho segundo o espiritismo” e “Nosso lar” e sei bem o que o kardecismo ensina. Tb li “A doutrina de Buda”. Nada disso abalou minha fé, mas esses livros me deram subsidios para saber no que crê um espírita, por exemplo, para explicar a ele pq, ao contrário do que muitos deles pensam, sua fé não é cristã.
      .
      Sobre “Blue like jazz” infelizmente nunca li, mano, não tenho como opinar.
      .
      Abraço forte, Deus te abençoe!

  31. Diana luna disse:

    Fico feliz por ter lido a metade… Indico tb “Feridos em nome de Deus”.

    • Oi, Diana.
      É um livro mais comercial do que edificante, mas vá lá. Trata de uma realidade. Merece ser lido. Mas eu poria lá no 200o lugar de uma lista rsrs.
      Beijo e paz!

  32. Vitor Madureira disse:

    Uma bela lista! Senti falta do Francis Schaeffer. Você já leu alguma obra dele?! Qualquer livro dele é uma boa pedida, até para se construir uma cosmovisão cristã bem fundamentada. Outro autor que aprecio muito é o Eugene Peterson!

    • Oi, Vitor,
      sim, vc tem toda razão, o Schaeffer e o Peterson são garantia de boas leituras.
      Infelizmente como os pedidos eram para um Top 10, procurei pensar na “cesta básica” da fé, aqueles que deveriam ser, além da Biblia, os primeiros livros a serem lidos por um novo convertido, por exemplo.
      Mas se fosse fazer um Top 100 choveria Schaeffer e Peterson rsrs.
      Pergunta nada a ver: vc é parente do Jonas Madureira?
      Obrigado pelas palavras, mano!
      Deus te abençoe!

  33. will disse:

    Eu tambem pretendo ler todos. Ja estava querendo ler o “cristianismo puro e simples” faz tempo. Aproveitando, que vi que você gosta de C.S. Lewis, o que você acha das “crônicas de narnia”

    • Oi, Will,
      faz bem, leia sim.
      “Crônicas de Nárnia” é um belo livro para adolescentes. Ele fez – de forma extremamente mais profunda e fabulosa, claro – o mesmo que eu com os livros da série Geração Ação: usar ficção para ensinar verdades bíblicas. Gosto muito da história, tem conceitos bíblicos maravilhosos, mas é leitura para adolescentes. De C.S.Lewis eu prefiro, por exemplo, “Cartas de um diabo a seu aprendiz” e “O problema do sofrimento”.
      Abraço, mano! Deus o abençoe!

  34. Luiz Felipe disse:

    Boas dicas irmão.
    .
    Os itens 1,2,5,6,7 e 9 já os li. Então vou aceitar a sugestão do irmão e acrescentar os faltantes na minha lista.
    .
    Para não ficar na de fora…
    .
    1 – Perfil de Tres Reis – Gene Edwards
    2 – Dinheiro – Um assunto altamente espiritual – Roberto Mcalister
    3 – Celebração da disciplina – Richard Foster
    4 – Dinheiro, Sexo e Poder – Richard Foster
    5 – Imitação de Cristo – Tomás da Kempis
    6 – O Peregrino – John Bunyan
    7 – Catecismos de Westminster
    .
    A paz.
    .
    Luiz Felipe

  35. melinamartins disse:

    Ótimas dicas!
    Assino embaixo da indicação da série Geração Ação, já espero curiosa pelo “O Ritual”.
    E para acrescentar a lista, indico minha atual leitura “Escândalo” de D. A. Carson.

    • Oi, Melina!
      .
      Obrigado pela gentileza. O RITUAL talvez saia antes do previsto, seria em julho, a editora está estudando lançar em abril. Vamos ver.
      .
      “Escândalo” eu não li, mas se é de Carson deve ser bom.
      .
      Beijo grande, dá um abraço nos manos desse projeto maravilhoso de que vc faz parte. Jovens de valor!
      Na paz.

  36. Klelber disse:

    Eu li quatro destes livros da tua lista. Muito bom mesmo. Quando eu estava fora da Igreja li Decepcionado com Deus, do Yancey. Mudou muito minha visão da caminhada com Deus. Parabéns pelo post. :-)

    • Klelber,
      obrigado pelo carinho.
      “Decepcionados com Deus” estaria no meu Top 100, com certeza. Fico feliz que te tocou. Livros mudam vidas!
      Deus te abençoe! Te abraço.

  37. Robson disse:

    Opa Maurício!
    Fiquei feliz em ver essa lista!

    Há um tempo atrás pensei em te “cobrar”, mas acabei me esquecendo! hehe

    Peço perdão porque na correria do dia a dia, não consigo ler todos os seus posts, mas sempre que leio, percebo que são desafiadores e muito construtivos. Apesar de não concordar com tudo o que você diz, vejo que esse blog é um espaço democrático e acima de tudo, respeita as diversas opiniões, desde que elas sejam defendidas de maneira tranquila, sóbria e com civilidade.

    Ótimos livros esses que você indicou, vou colocar na minha lista para ler todos, se Deus me permitir!

    Confesso que de alguns ainda não tinha ouvido falar, mas da maioria sim! “Cristianismo puro e simples” ainda não li, só alguns trechos mas com certeza será o próximo na minha lista.

    Na verdade conheci seu blog através do Bispo Walter McAlister, ouvi uma entrevista dele que achei bem interessante. A partir disso comecei a segui-lo no twitter, ele realmente é um homem muito sábio. Ele postou um link para o seu blog e assim comecei a acompanhá-lo.
    Vou ler o livro dele também, quanto livro pra ler…rs

    Queria indicar alguns livros que li que me edificaram e me ajudaram a compreender mais sobre o Reino de Deus.
    ♦ Marina – A vida por uma causa (Marília de Camargo César)
    ♦ Feridos em nome de Deus (Marília de Camargo César)
    ♦ O Adorador Insaciável – De volta à essência da Adoração (Matt Redman)
    ♦ A linguagem de Deus (Francis S. Collins)
    ♦ A religião do cerébro (Raul Marino Jr.)

    Abraços
    Deus continue te inspirando.
    Robson Mioto

    • Oi, Robson!
      .
      Viu, eu tardo mas…continuo falhando kkk
      .
      Vc foi um dos deflagradores desse post, então eu só posso agradecer a sugestão.
      Tua descrição do APENAS foi perfeita. Ao contrário de outros blogs, eu respeito o fato de que 7 bilhões de pessoas no mundo não podem pensar igual, então a discordância é muito bem-vinda – mas eu confesso que exijo respeito e ética cristã na discussão. Se for para nos tratarmos como mundanos nenhuma discussão faz sentido. E assim aplicamos a dialetica hegeliana e vamos crescendo, não é? Já reformulei muitos pensamentos por ter sido “confrontado” com ideias diferentes. Se não fosse assim até hoje falariamos latim, não é? rsrs
      .
      Pois é, é muito livro pra ler, né? E eu diria: graças a Deus! rs.
      Eu tenho 17 empilhados na minha biblioteca à minha espera. Mas de grão em grão… rs
      .
      Confesso que não li nenhum desses. Tenho um pouco de pé atrás com livros oportunistas como os da Marilia (sem desmerecê-los, mas são livros lançados com um belo olho nos cifrões, vamos admitir) e isso não é culpa dela. A editora encomenda, ela escreve. É mercado, fazer o quê, né. Mas como a Palavra de Deus não volta vazia, vc é um exemplo de que podemos ser edificados por livros assim. Fico feliz por isso. Mas confesso: como meu tempo é curto, prefiro um pouco mais de profundidade, por isso evito ler o que está nas propagandas, vou atrás dos que a História já sacramentou como grandes obras.
      .
      Enfim, Robson, o que não falta neste mundo são bons livros. Sigamos lendo, indicando uns aos outros e assim crescendo no conhecimento da graça do Senhor.
      .
      Mais uma vez obrigado pela sugestão!
      .
      Abraço forte e Deus te abençoe!

  38. Certamente esta lista será anotada para futuras leituras, tirando os premiadissimos “O Fim de Uma Era” e “O Enigma da Bíblia de Gutemberg” os quais já pude ler e ser ricamente edificado.

    E agora mais duas obras de ponta e que certamente vai impactar e transformar muitos para a glória de Deus, “A Verdadeira Vitória do Cristão” e “Neopentecostalismo: a história não contada”, os quais espero ansiosamente para ler.

    Tomei a liberdade de publicar este seu post no nosso blog http://icnvvarginha.wordpress.com/ , claro com as devidas referencias.

    Fique na paz

    • Salve, Marcio!
      .
      Fico feliz que te edificaram o “O Engima da Biblia de Gutemberg” e “O Fim de uma era”. Foram lançados com esse intuito mesmo.
      .
      Ô, mano, nossa oração diaria é que essas duas obras tenham esse impacto ao qual vc se refere.
      .
      “A Verdadeira Vitória do Cristão” será lançada em 2 dias, na 3a feira, dia 13/03. Espero que te abençoe!
      .
      Fique à vontade para publicar o post, é uma honra.
      .
      E mande um abraço bem apertado ao Pr. Marcos Fernando, ok? Homem de Deus que conta com meu carinho e admiração!
      .
      O Senhor seja contigo e faça resplandecer sobre ti a Sua luz.
      Na paz.

  39. Jacy disse:

    Maurício,
    Obrigada pelas sugestões, vou em busca destes livros!
    Você já ouviu falar do livro “Esperança pra o coração ferido”, de John Luke Terveen, Ed. CPAD? Comecei a ler e caso você o conheça, sua opinião importa pra mim. Abraços. :)

    • Jacy,
      .
      imagina, amo literatura, dar essas dicas pra mim foi um prazer.
      .
      Inflizmente não li o livro do Terveen. Leia e me diga o que achou! :]
      .
      Deus te abençoe, minha irmã!

  40. Dos 10, só tenho um ‘Cristianismo Puro e Simples’ … tenho muito a ler e aprender, e isso é bom!
    Maurício, eu li ‘Decepcionado com Deus’ de Yancey e gostei muito. Recomendo.
    Graça e Paz!

    • Oi, Katiana fujona rsrs
      Se vc puder ler todos os da lista verá como seu conhecimento da graça, da Igreja e de Cristo crescerão muito.
      Ah, eu gosto muito desse livro do Yancey. É o melhor dele, junto com “Maravilhosa Graça”.
      Deus te abençoe, mana! Beijo e paz.

  41. Marisa disse:

    Maurício,

    Quando eu li Maravilhosa Graça, do Philip Yancey, no capítulo em que ele fala do amigo homossexual, fiquei com uma forte impressão de que faltou muito pouco para ele defender abertamente o homossexualismo. Tempos mais tarde vi que a minha impressão não estava errada (veja a matéria http://juliosevero.blogspot.com/2008/01/estranha-graa-philip-yancey-e-o.html). Por causa dessa posição estranha do autor eu não recomendaria a leitura desse livro a ninguém, principalmente se essa pessoa estiver com dificuldades na área da homossexualidade.

    Marisa

  42. greize disse:

    Gostei, bom para trocarmos dicas de livros:

    Já li:
    Maravilhosa graça (Phillip Yancey).Realmente Maravilhoso.
    Crer é também pensar (John Stott).Ótimo.
    Cristianismo puro e simples (C.S.Lewis), esteve em minhas mãos várias vezes e sempre acontecia algo que não consegui ler.Mas desse ano não passa.
    Recomendo:
    Charles Swindoll , Da série Heróis da Fé, O livro de José do Egito me marcou muito.
    A Bíblia toda, o ano todo : (John Stott )
    Deus Trabalha no Turno da Noite – (Ron Mehl)
    E quero ler o seu , se Deus quiser.
    Fica na Graça.

    • Greize,
      bons titulos! O caminho é esse!
      Se ler o meu livrinho, oro a Deus que a edifique muito.
      Que o Senhor te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!
      Graça e paz.

  43. will disse:

    Mauricio,
    até tenho as institutas mas não li ainda. Por causa de algumas pesquisas que fiz sobre o calvinismo(doutrina da eleição, que é biblica) não tive a coragem de ler. Sei que você que indicou e muitos post disseram que é bom, mas ele não disse que não temos nenhum papel na salvação(desculpe a ignorancia)

    • Will,
      pode ler as Institutas sem medo. A questão da eleição é tratada bem pouco até nessa obra, Calvino trata de muitos outros assuntos no livro.
      Se vc quiser se aprofundar no tema da eleição, sugiro que leia “Eleição”, de Charles H. Spurgeon. Vc encontra na internet por R$ 7,00.
      Que o Senhor te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!
      Graça e paz.

  44. Ótima dica de livros, da lista dos 10 estou no começo ainda rsrsrsr com o Fim de Uma Era que realmente é muito bom e muito esclarecedor de fácil compreensão estou amando ler, e quanto ao Enigma é muito ótimo também falta eu ler o último ainda da trilogia, e estou ansiosa pra ler o seu Mano A Verdadeira Vitória do Cristão, enfim, super curti todas as dicas são ótimas, pode continuar a fazer mais indicações, aos pouquinho vou chegando lá rsrsrsrs!
    Abraço e Beijo no amor de Cristo Maurício!
    Deus abençoe você e toda a família!

    • Fico feliz que você esteja se dispondo a crescer no conhecimento do Senhor, Lourayne.
      E é impossível fazer isso deixando a leitura de lado.
      Se for ler meus livrinhos, oro a Deus que te edifiquem.
      Que o Senhor te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!
      Graça e paz.

  45. Otimo Top 10 Mauricio.Desses 10, li apenas todo: ” Maravilhosa Graça” de Yancey e “Crer é também é pensar” de Stott. Quero muito ler as Institutas de Calvino toda e principalmente mergulhar na reflexão de CS Lewis em “Cristianismo Puro e Simples”.. em falar em Lewis, estou lendo, Crônicas de Narnia e estou amando a forma que ele trata de Aslam, que claramente tipifica tão bem a pessoa de Jesus Cristo. Quero deixar aqui alguns livros que poderiam entrar nesse Top 10: “Não jogue sua vida fora” John Piper; ” O peregrino” John Bunyan; ” Heróis da Fé” Orlando Boyer; ” O Clamor do Mundo” Oswald Smith. Entendo que diante de tantas obras maravilhos e edificantes, fica muito difícil montar um Top 10, precisaríamos de um Top 100..kkkkkk

  46. Caio disse:

    Não encontro o “Cristianismo Puro e Simples” para vender em lugar algum. Você sabe onde vende?!

  47. Marcia Carvalho disse:

    Bom dia, caro irmão!

    Lá em cima, no início dos comentários, eu fiquei devendo o título de um livro do qual gostei muito, não sei se você já o leu, mas quando for possível, gostaria de saber a sua opinião. Se trata de “A Sutil Sedução na Igreja – Mais Poder Espiritual ou Mais Engano?”, de Alexander Seibel.

    Abraço!

  48. Edson Terranova disse:

    Ola, Mauricio,
    Gostei do seu texto e da forma com você desencadeou o pensamento. Eu particularmente ainda não encontrei pessoas que “comungam da mesma fé” tão flagrantemente desunidas, como são os evangélicos. E pude ter uma visão documentada e ao meu ver, bem elaborada no livro: Decepcionados com a graça do autor Paulo Romeiro. Bem, de qualquer forma já valeu a pena ter passado por aqui e ter descoberto outros pontos de vista que no momento oportuno estarei compartilhando. Obrigado.

    • Edson,
      obrigado por compartilhar. Conheço o livro, é um clássico.
      Se me permite, uma observação sobre a desunião que vc apontou. De modo geral, as discordâncias se dão em aspectos periféricos. Nas doutrinas centrais da fé bíblica isso nao ocorre. Em resumo, podemos dizer que todos os evangélicos comungam do Credo Apostólico, um resumo das crenças fundamentais da fé cristã.
      E é sempre bom lembrar que há aqueles grupos que se dizem evangélicos mas são repudiados como tal pelos próprios evangélicos – como muitas igrejas neopentecostais.
      Deus te abençoe.

  49. Joice disse:

    Ola Mauricio! Adorei as dicas de livros, percebi o quão “analfabeta” eu sou de livros biblicos!
    Gostaria de indicar um que fala sobre casamento, o que me ajudou muito no meu casamento!

    Oficina de Casamentos – Adão Carlos Nascimento.

    Este livro foi de grande ajuda pra mim, e pode ser para muitos outros casamentos que estao atravessando por um periodo de turbulencia!

    Deus o abençoe!

  50. Cristina disse:

    Já que o assunto é sobre livros, indico uma livraria cristã online que minha igreja indicou: http://www.erdos.com.br. Já comprei livros com eles, são de confiança e o preço é bom. Alguns dos livros que vc indicou tem lá. Paz!!!

  51. afterwhile disse:

    Caro Mauricio,

    Crer é também pensar (John Stott) – EXCELENTE.

    Fiquei bem mais tranquila que desta lista pelo menos 2 eu já li, só o Confissões que não terminei, por achar outros mais interessantes.

    Você conhece “Espiritualidade Subversiva” – Eugene H. Peterson…? Vale a pena…

    Uma curiosidade: por que nenhum do Spurgeon?

    Atenciosamente,
    Carol Santos

    • Carol,
      infelizmente nunca li esse livro do Peterson.
      Haveria muita coisa do Spurgeon a acrescentar, mas eu me contive aos 10 que considero a “cesta basica” para alguem que nunca leu nada de teologia. Seria o minimo do minimo. Mas nada contra, amo os escritos dele.
      Deus te abençoe!

  52. Thiago Pitaluga disse:

    Paz irmão Maurício,

    Uma vez li uma frase que dizia mais ou menos assim: que é difícil ser um verdadeiro cristão e não gostar de ler. Não era exatamente isso, mas o sentido era esse. E assumo que compartilho do mesmo pensamento.

    Estou ansioso para ler seus livros. Amo livros de ficção+bíblia. Mas grande é minha expectativa também sobre a sua obra teológica “A Verdadeira Vitória do Cristão”. Vou pedí-los pelo site, pois moro em Porto Velho-RO, e com certeza eles não serão achados aqui.

    Na verdade, sobre estes livros da sua lista, há mais probabilidade de encontrar-los nos sebos seculares do que nas livrarias evangélicas daqui. É lamentável.

    Os livros que as livrarias evangélicas daqui comercializam são aqueles que te deixariam tão convertidos quanto o moço rico. Triste isso, né?

    Da sua lista li tão somente o livro dos mártires. E já anotei os outros.

    Gostaria de indicar “A Cruz e o Punhal” do David Wilkerson, “Liberdade do Cristão” de Lutero. Tem também “a face oculta do Amor” do Pastor Marcos Borges, conhecido como Pr. Coty.

    Gosto muito do livro “O Peregrino”, e sabia que um amigo meu da faculdade que era ateu, se converteu a Cristo, após eu dar-lhe para ele ler? John Bunyan continua ganhando almas até hoje! rs.

    E irmão Maurício gostaria de tirar uma dúvida contigo a respeito do C.S. Lewis.
    Os livros dele são bons? E sobre a série Nárnia, como você analisa o conteúdo dele, é recomendável? Além do citado na lista, qual outros deste autor você indicaria?

    Agradeço a sua paciência e preocupação por edificar nossa fé.
    Que a Paz de Jesus reine em sua vida e família.

    • Salve, Thiago,
      fico feliz que vc tenha interesse por meus livrinhos. Realmente e RO ainda não estão disponóveis, mas pelo 0800 ou pela loja virtual vc recebe pelo correio. Espero que te edifiquem. Em julho sai o 4o de ficção, chamado “O Ritual”. Tem prefácio de Nina Targino, do Movimento Desperta Débora.
      Já li “A Cruz e o Punhal” e “O Peregrino”, os outros não.
      Sim, C.S.Lewis é muito bom. A série Nárnia é uma boa metáfora do sacrifício de Cristo, em especial para adolescentes e em especial o primeiro livro. Um que gosto muito dele é “Cartas de um diabo a seu aprendiz” e “A anatomia de uma dor” é tocante.
      Não precisa agradecer, é pra isso que estou aqui.
      Deus a abençoe muito, com a verdadeira vitória do cristão!

  53. Ronivaldo disse:

    olá Mauricio. vc não citou a editora cultura Cristã, o que me diz?

  54. Paul Osborne disse:

    Maurício o q vc acha sobre o Max Lucado e seus livros?

  55. Rabily disse:

    Boa tarde!

    Gostei muito das dicas, onde posso encontrar aqui em São Paulo capital?
    Um livro que achei bem legal e interessante foi o Mestre dos Mestres, Jesus o maior educador da historia de Augusto Cury. Mesmo ele negando se tratar de um livro cristão, é muito bom. Otima indicação para pessoas que sem dizem ateias, pessoas que desacreditam na reliagião. Com esse livro tem a oportunidade de conhecer realmente Jesus Cristo. (Esse titulo é uma saga com 5 volumes)

    Paz de Cristo!

    • Olá, Rabily,
      Pela internet certamente você encontra todos. Fora isso, em livrarias evangélicas. Só não saberia indicar quais, visto que não moro em SP e não conheço bem a cidade.
      Deus te abençoe!

  56. Rogerio Lázaro disse:

    Aqui vão minhas sugestões:

    >Ao único Deus verdadeiro – Paul Washer (Ed. Granted Ministries Press)

    >Derramamento do Espírito – Hernandes Dias Lopes (Ed. Betânia)

    >Com vergonha do Evangelho – John MacArthur (Ed. Fiel)

    >Diante da porta estreita – Charles Spurgeon (Projeto Spurgeon)

    >Julgar: o dever do cristão – Doug Kuiper (Ed. Byron Center Protestant Reformed)

    >Ele escolheu os cravos – Max Lucado (Ed. CPAD)

    >Caminho da Redenção – Charles Spurgeon (Projeto Spurgeon)

    >É proibido – O que a Bíblia permite e a igreja proíbe – Ricardo Gondim (Ed. Mundo Cristão)

    • Excelente, Rógerio, obrigado!
      Deus te abençoe,
      mz

      • Rogerio Lázaro disse:

        Recentemente comecei a ler um livro muito interessante e repleto de muita coerência bíblica:
        > Dízimos e ofertas – Idolatria evangélica (Sérgio Luiz Brandão)

        Recomendo a leitura deste livro para todos quantos tenham interesse (sem preconceitos) em se aprofundar no assunto e no que diz respeito à atual situação dos evangélicos.

  57. gisele martins disse:

    Riquezas em vasos de barro Autor Nancy George Editora Vida
    O Vinho Novo é Melhor (Robert Thom)

  58. Ola Mauricio, exelentes indicações, aproveitando você poderia me indicar um livro para um novo convertido, com linguagem simples e que ajude quem esta chegando a dar os primeiros passos… obrigado.. abração !

  59. Lucas disse:

    Olá, Mauricio.
    Obrigado por esse post, pois eu estava justamente fazendo uma lista de livros para aquisição quando encontrei o seu blog.
    Faz menos de um ano que fui convertido e portanto li poucos livros até o momento e como nenhum foi citado nos cometarios, receio que não sejam recomendados. São eles “Um Homem segundo o coração de Deus” do Jim George e estou terminando “O poder do Espirito Santo” do Billy Graham.
    Cheguei a começar a ler o primeiro capitulo de “Bom dia Espirito Santo” do Benny Hinn, mas resolvi pesquisar sobre o autor e desisti na hora da leitura.
    Como eu tenho gostado muito do blog, ontem mesmo eu adquiri “A verdadeira história do cristão” e acho que quando ele chegar eu ja terei terminado “O poder do Espirito Santo”. Estou bastante ansioso pra ler.
    O bom desse post foi que eu vi que estava seguindo um caminho errado na minha lista e tive tempo de corrigi-lo. Graças a Deus por isso.
    Estou com um livro que ganhei chamado “Andar no Espirito – O andar no poder” de Dave Roberson, mas não tenho nenhuma informação a respeito. Voce tem algum conhecimento sobre essa obra? Tipo, será que a leitura vale a pena?
    Abraço.
    Lucas.

    • Olá, Lucas,
      .
      fico feliz que a lista de edificou. Você pode ler Billy Graham sem medo, é um grande evangelista. Já Dave Roberson eu não conheço, mas fui pesquisar algo sobre ele e li que ele “ressalta o papel da oração em línguas na vida do crente, colocando a mesma como uma chave para a edificação pessoal e operação do chamado individual de cada cristão”. Só que a oração em línguas é um aspecto secundário na vida do cristão, então se ele foca sua pregação nisso eu daria mais importância a outros autores. Benny Hinn, sinceramente, esqueça.
      .
      Se você ler os livros que indiquei já vai investir um bom tempo em leitura de qualidade. Quando terminar de ler os dez, pode ler qualquer um das editoras Vida Nova ou Fiel, são editoras muito criteriosas naquilo que publicam. Já as demais editoras depende muito do autor, há as que publicam livros excelentes ao lado de outros de arrepiar a espinha. Posso recomendar autores cujos escritos podem ser lidos sem medo: Alister McGrath, C.S.Lewis e Charles Spurgeon são um ótimo começo. John Stott tem coisas boas e outras totalmente descartáveis. Sproul também vale a pena, David Wraight é bem antenado com nossos dias. Enfim, acho que só isso já dá um ano de leitura. Quando terminar a lista me fale que te indico mais material, ok?
      .
      Um abraço, no amor de Cristo,
      mz

  60. Bruno Carrão Menassi disse:

    Olá Maurício.

    Seu blog é uma benção, tem me edificado muito, e esse post em especial, sempre volto aqui pra lembrar os livros recomendados, espero ler cada um deles.

    Se pudesse expressar sua opinião a respeito de um livro eu ficaria feliz, o que acha do livro “Os Caçadores de Deus”, de Tommy Tenney, e outros que vieram depois como “Os Descobridores de Deus?

    Um grande abraço e Deus continue abençoando.

    Bruno Menassi

    • Olá, Bruno,
      .
      fico grato por suas palavras gentis. Me alegro por ser canal de edificação de sua vida.
      .
      Mano, me perdoe, mas não li nenhum desses livros e, portanto, não posso opinar. Desculpe.
      .
      Abraço fraterno pra ti, no amor de Cristo,
      mz

  61. Pedro disse:

    Graça e paz querido irmão,

    Obrigado pela lista.

    Conheces Watchman Nee? T. Austin Sparks? Se sim, o que acha?

    Grande abraço.

    • Olá, Pedro,
      .
      já li alguma coisa de Nee, como “Autoridade e submissão”, e me pareceu bem correto. Já li acadêmicos que se referem a ele como alguém místico demais, mas neste único livro que li dele não vi isso.
      .
      Com relação a Sparks nunca li nada, não saberia comentar.
      .
      Graça e paz, mano,
      mz

  62. Reginaldo Neto disse:

    Conheces ” a formação de um discípulo ” – Keith Phillips ?

  63. Gerliandro Santana disse:

    Mauricio Zágari, eu gostaria que vc me indicasse um livro, que me levasse a ter uma intimidade mais profunda com o Espírito Santo. Qual vc me recomendaria?

    • Olá, Gerliandro,
      .
      naturalmente a Bíblia é o mais indicado. Mas se você deseja uma leitura alternativa, boas opções podem ser o “Cristianismo puro e simples” e o “O Evangelho Maltrapilho”. É claro que depende muito do que você precisa, mas esses dois são muito bons.
      .
      Deus te abençoe!
      mz

  64. Gerliandro Santana disse:

    Mauricio Zágari, obrigado pelo os livros indicados no ultimo post.

    Mauricio Zágari, aproveitando a oportunidade, eu gostaria que vc me indicasse um livro para dar de presente para um novo convertido.

    Esse novo convertido é bem asido na igreja, participa da todas as reuniões da igreja, dos grupos de orações, e eu, gostaria de presentear essa pessoa com um livro, que pudesse ainda mais fazer essa pessoa se apaixonar por Cristo e pelas obras do Senhor. Pois eu quero que essa pessoa se firme na rocha que é o Senhor, para amanhã não se desviar do cominho Dele.

    Que livro vc me recomendaria? ou o que vc me recomenta fazer?

    • Olá, Gerliandro,
      .
      depende das questoes mais necessarias para esse novo convertido, cada caso é um caso. Mas, de modo geral, eu recomendaria “Crer é também pensar”. Mostra a importância de se aprofundar na Palavra mediante estudo e leitura bíblica.
      .
      O “O livro dos mártires” também é ótimo para mostrar o que significa ser um cristão com C maiúsculo.
      .
      Espero ter ajudado. Abraço, na paz de Cristo,
      mz

  65. Ana Carolina Franzini disse:

    Olá,
    procurando por livros cristãos, achei o blog. Quero muito presentear uma pessoa muito querida, mas não cristã, com um livro que traga uma introdução a uma vida cristã, algo que traga conforto a sua alma. Maurício, pode me dar uma sugestão?

    • Olá, Ana,
      .
      excelente iniciativa, parabéns. Naturalmente, recomendo antes de qualquer coisa que dê a ela a Bíblia, numa linguagem mais acessível, como a NVI. Mas se quiser dar um livro mais simples, tente “O Evangelho Maltrapilho” ou “Cristianismo puro e simples”. Talvez “O Peregrino”, por ser uma ficção, desperte mais o interesse dela, pode ser uma ótima pedida, ok?
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz

  66. Joel Garcia disse:

    Olá irmão!
    Cristianismo puro e simples e Crer é também pensar. Bato o martelo junto com você. Excelentes escritores.

    Alguns outros

    1. Sermão do Monte de Martin Lloydd Jones
    2. Milagres de C. S. Lewis
    3. Ética Cristã. Norman Geisler

    Outro bom escritor é A. W. Tozer

    PS. Conversei com meu amigo sobre onde havia ouvido o seu sobrenome. Ele me disse que de um programa de rádio, disse que era no Rio de Janeiro.

    Na graça daquele é para todo sempre.

    Joel Garcia

    • Olá, Joel,
      .
      Todas excelentes dicas, assino em baixo.
      .
      De fato, eu era editor/locutor de um programa de radio chamado Mosaico Cristao. Ficou três anos no ar, mas depois saiu. Espero que tenha edificado seu amigo.
      .
      Abraço grande, no amor de Cristo,
      mz

  67. Joel Garcia disse:

    Olá!
    Não só ele, eu também. É possível baixar, para que possa ouvir?
    Gosto muito de apologética e filosofia, tem alguma indicação.

    Aproveitando gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Entre tantos que existem, esse é de bom gosto.
    Continue Deus te abençoando.
    Joel Garcia

    • Olá, Joel,
      .
      indicaria “A República”, de Platão, na área da Filosofia. E “Com vergonha do evangelho”, de John MacArthur.
      .
      Obrigado pelo carinho com o blog. Abraço, mano! Na paz,
      mz

  68. Fernanda disse:

    Ola Mauricio! Sou nova frequentadora de seu blog, que me foi apresentado pela “Pri”, também sua leitora. Parabéns por suas reflexões, que Deus o continue usando! Bom, gostaria de aproveitar o post pra perguntar sua opinião a respeito de livros da linha de “Guerra Espiritual”, tipo os de autoria de Rebecca Brown, como “Ele veio para libertar os cativos” ou os de Daniel Mastral, “Guerreiros da Luz” e outros do gênero.. Sei que nao podemos “endemonizar” a vida, mas nao da pra negar a influência dessa dimensao no day by day. Abraço e já agradeço a opinião,

    Fernanda

    • Olá, Fernanda, prazer em te conhecer.
      .
      Curioso você perguntar isso, pois meu próximo post fala exatamente sobre isso. 2a feira estará no blog, ok?
      .
      Em resumo: não leia esses livros. São uma ficção sem base bíblica e mais confundem que esclarecem. Há um post aqui no APENAS chamado “Batalha espiritual ou bandalha espiritual”, recomendaria que você lesse. Pode trazer boas reflexões.
      .
      Deus te abençoe muito e obrigado pelo carinho,
      mz

      • Fernanda disse:

        Ja li.. hehe… sou “de fogo” e adoro ler sobre guerra espiritual, me fortalece… entendo quando diz “ficção sem base bíblica”, mas ainda assim, a meu ver, esse conteúdo nos abre os olhos para uma dimensão tao ignorada por muitos cristãos. Acho até que muitos “adormecem” em relaçao a esse tema… negando muitas vezes o exercicio de ferramentas espirituais que os levariam a um outro patamar na vida com Cristo. Temos de reconhecer a existência seja do Satanismo ou de toda e qualquer outra pratica de atuação maligna… os fins do tempo estão ai.. a renuncia do papa nao seria um desses sinais apocalípticos (e fica aqui uma sugestão para um post, relacionado “aos sinais do fim”)? Anyway, vou ler seu post sobre Batalha e o proximo de 2a. f. Obrigada!

        Abç e boas reflexões “de guerra”! rrsrs

  69. Felipe disse:

    Olá Zagari, gostaria de saber se você pode me ajudar, queria muito muito ler “cristianismo puro e simples” por que agora que comecei ter uma vida de intimidade com Deus sempre ouço que ele é o “livro de cabeceira” mas em TODO lugar ele esta esgotado, você conhece algum lugar sei lá, que eu possa compra-lo? me ajude plz!

    Deus o Abençoe

    • Oi, Felipe,
      .
      vc já tentou pela Saraiva? Espiei o site e parece que tem em estoque.

      http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2848277/cristianismo-puro-e-simples

      Tente ainda pelo Buscapé, lá é sempre uma boa alternativa.
      .
      Espero ter ajudado. Deus te abençoe,
      mz

      • Verdadeiros disse:

        ja tentei sim irmão, acho q já procurei todas livrarias na internet, uma me contatou e disse que esta esgotado na editora e não tem previsão pra novo lançamento, e o “Cartas de um diabo ao seu aprendiz” também mesma situação… não acho mesmo.. nem em Sebos…

        cristianismo puro e simples era meu primeiro alvo, mas ja que não acho, qual recomendaria a mim? desses que não essenciais para um cristão, sou bastante leigo ainda, quero ter mais proximidade com o Senhor,

        agradeço irmão, e se souber do livro disponível em algum lugar, por favor me contate.

        Paz!

      • Mano, se a editora nao produz mais o livro eu procuraria em sebos. Se nao encontrar, existe disponível na internet. Uma vez que nao existe no mercado e a editora parou de publicar (se isso for um fato), baixar on-Line no meu entendimento nao configura pirataria, portanto, nao é pecado. Se vc estiver seguro que a editora nao lança mais a obra (de fato entrei no site da Martins Fontes e consta como “esgotado”) e ela nao existe mais no mercado, baixe da web. Você o encontra no link:
        .

        http://sumateologica.files.wordpress.com/2009/07/c-s-lewis-cristianismo-puro-e-simples-completo.doc

        .
        Em Cristo,
        mz

  70. Rafaela disse:

    Recomendo Vinho Novo, gostei muito… esqueci o nome do autor… rs

  71. Olá Irmão,

    Procurei, procurei, e Graças a Deus encontrei uma Livraria, que tinha o “cristianismo puro e simples” em seu estoque, porem são os últimos dos últimos e conseguir compra-lo antes que acabasse nessa também!

  72. Patriciar disse:

    Querido zagari o que acha de max lucado e beny him

    • Olá, Patricia,
      .
      gosto de Max Lucado, ele escreve para pessoas que precisam ler mensagens simples e elementares da fé. A Benny Hinn eu dou as costas, sugiro que você faça o mesmo.
      .
      Deus a abençoe muito,
      mz

      • Rogerio Lázaro disse:

        “A Benny Hinn eu dou as costas, sugiro que você faça o mesmo.” KKKKKKKKKKKKKK

        MZ, acho que não haveria outra sugestão a se fazer. Eu só recomendaria para pouquíssimas pessoas que tivessem uma fé bem alicerçada, que fossem muito maduras espiritualmente e que estivessem elaborando algum estudo para refutar as aberrações que ele propaga. Somente nestes casos e com sérias restrições. Em outras condições os livros dele são um potencial perigo para quem ainda busca se firmar na fé!

      • Fecho contigo, Rogério.
        .
        Abraço, na simplicidade de Deus,
        mz

  73. Ana Maria disse:

    Olá Mauricio, primriramente quero que saiba que para a glória de Deus Ele te concede inspiração para a nossa edificação. Agradeço a Ele por dar sabedoria e entendimento da palavra dele para que atraves de ti possamos refletircada dia sobre os tema abordado, me sinto cada vez mais indigna de qualquer coisa, porém segura que tenho um Pai de misericordia, compaixão, de amor e de vida eterna. Sem mais delongas, queria saber se você indica o livro “Doze homens comuns” de John MacArthur, Jr, e se você indica os livros dele. Ah! e tem também outro livro “Personalidades Restauradas”de Valnice Milhomens, se você conhece ou não e se indica. Obrigada pela atenção.

    Paz e Luz meu irmão.

  74. Ana Maria disse:

    Obrigada por responder, que Deus continue não desistindo de nós. E a cada dia nos concedendo o animo, o regozijo em Sua palavra e o amor que vem só e somente dEle. Conheço seu blog a algum tempo, através de uma amiga abençoada, nunca tinha comentado nada antes e fico feliz em ver que existe um feedback. Acompanho sempre seus textos e muitas vezes entro em conflito com meus “conceitos pré concebidos”, mas passar por aqui para refletir em seus humildes entendimentos sobre a palavra de Deus, pois você consegue ser feliz na forma de passar cada mensagem para o leitor, é como respirar ar puro em meio a fumaça que nos encobre, é como pensar em meio a guerra, é saber que não estamos sozinhos, nunca. Você é um vaso nas mãos do Oleiro Mauricio. Que Deus continue te abençoando rica e abundantemente. : )

    Paz de Cristo.
    Ana.

  75. Bruno Carrão Menassi disse:

    Olá Maurício

    Tenho usado o livro “Heróis da Fé” para um grupo que se reúne numa espécie de clube do livro, tem sido muito bom, com base no relato desses personagens a gente discorre sobre muitos temas.
    A iniciativa foi inspirada em um vídeo do Walter Mcalister.

    Será que você saberia indicar um bom livro para esse caso? Onde um grupo possa ler um capítulo ou trecho na semana e conversar sobre o assunto?
    Tenho procurado algo que de um norte para mim sobre discipulado, mas não básico, mas sim para já convertidos a algum tempo.

    Obrigado e um grande braço.

    Bruno Menassi.

    • Oi, Bruno,
      .
      parabéns pela iniciativa. Um livro muito bom para isso seria o “O fim de uma era”, do próprio Walter McAlister. Trata de muitos temas atuais da Igrej brasileira e também questões doutrinarias.
      .
      Um livro excelente, que a editora Vida Nova acabou de lançar, é “Como ler a Biblia livro por livro”, de Fee e Stuart, sobre o conteúdo das escrituras.
      .
      Também recomendo o recém-lançado “O impacto do reino”, de David Wraight (editora Palavra), um dos melhores que li no ultimo ano.
      .
      E, naturalmente, como acredito no que esta ali e considero um assunto fundamental para os dias de hoje, o “A Verdadeira Vitoria do Cristao”, de minha autoria. Todo dinheiro que eu receberia é doado a missões, por isso nao falo isso para vender, mas, de fato, por crer na mensagem.
      .
      Creio que isso já dá um bom start, vc já tem leitura para um ano aí. Ajudou?
      .
      Abraço, mano, na paz de Deus,
      mz

  76. Caro Maurício,

    Há muito tempo passo por aqui, mas, nunca me dispus a comentar os textos que tem prestado um grande esclarecimento aos seus leitores e eu não poderia ser diferente. Em relação a sua top lista, já li os seguintes:

    * Cristianismo puro e simples (C.S.Lewis)
    * O livro dos mártires (John Foxxe)
    * Maravilhosa graça (Phillip Yancey)
    * As Institutas (João Calvino) “ainda não conclui a leitura”
    * Confissões (Agostinho de Hipona) “ainda não conclui a leitura”

    Gostaria de contribuir deixando somente dois livros que estão me fazendo repensar a igreja:

    * Crer é também pensar (John Stott) – indicado em sua lista;
    * Lutando pela Igreja – Pr. Ariovaldo Ramos e Ricardo Bitum – Ed. VoxLitteris

    Abraços!

    • Olá, Natalino,
      .
      obrigado pela contribuição, muito valiosa. Não li o “Lutando pela Igreja”, mas tendo Ricardo Bitum no barco certamente é coisa boa.
      .
      Abraço, na paz de Deus,
      mz

  77. Vou acrescentar outro, que li recentemente e me surpreendeu muito, o título é: Paralelo 10 – A Linha geográfica e Ideológica que divide o mundo cristão do islâmico – da Cia das Letras e que faz parte da série Jornalismo Literário. Não é bem um livro teológico, mas é um trabalho que deve ser lido com muita atenção para quem tem o desejo de fazer missões transculturais na África ou Oceania. A jornalista Eliza Griswold precorreu boa parte do paralelo 10 da famosa Janela 10/40 e mostrou o conflito entre as duas religiões, abordou o trabalho missionário de várias instituições, aspectos politico e culturais das duas religiões e fez um trabalho de alto nível. Embora seja cristã e filha de reverendo da Igreja Episcopal americana, ela não ficou apenas no ufanismo e levantou a bandeira cristã, mas fez jornalismo de alto nível com informações relevantes, da voz a personagens das duas religiões, procura entender esse conflito que vem bem antes das cruzadas, conta histórias de pessoas que vivenciam essa realidade na pele na Nigéria, Sudão, Somália, Indonésia, Filipinas e Malásia, mostra como os países do colonizadores usaram (e usam), durante muito tempo, o trabalho missionário como politica internacional e estratégia de dominação cultural. Como disse: senhores missionários é um livro que precisa ser lido…

  78. Alessandro disse:

    Ola Mauricio Deus abençoe, eu acompanhei esse texto por indicação de uma pergunta que te fiz em outro comentario e quero lhe agradecer. E se não fosse abusar da boa vontade do irmão, qual vc indicaria do John Pipper, por que li um post seu falando dele e eu sempre segui ele no twitter e vi os videos dele e confesso que tenho a mesma opinião que vc faz dele. Ai depois de ler fiquei mega curioso pra conhecer algum trabalho dele, mas não sei qual escolher.
    Mais uma vez obrigado por essa lista confesso que tenho muito medo de comprar livros e ler algo que talvez me faça acreditar em algo heretico e ou antibiblico.
    Iniciarei essa lista de trás pra frente, começarei pelo seu, espero comprar ainda essa semana.
    Deus abençoe Mauricio, grandemente.

  79. Giselle disse:

    Oi Mauricio, conheci o seu site hoje e to adorando. Queria te pedir uma grande ajuda. Tenho um primo convertido ha 15 anos, que eh meu discipulador e professor biblico na igreja. Queria muito dar um livro de aniversario pra ele, mas visto todo o conhecimento que ele tem sobre Cristo e anos de conversao, como sou nova convertida e nunca li nada alem da biblia, fico perdida em escolher algum titulo. Vc pode me indicar algo novo(mais facil dele ainda nao ter lido) e que seja uma leitura interessante para um convertido de muitos anos???
    Desde ja te agradeco, anotei muitas dicas pra eu ler, eh uma bencao encontrar pessoas cheias da graca que nos ajudam a nao cair nas modinhas e legalismos que ha por ai…
    Deus te abencoe

    • Olá, Giselle,
      .
      sim, indico com prazer. A Vida Nova acabou de lançar um livro excelente, “Como ler a Biblia livro a livro”, de Fee e Stuart. Outra opção seria um livro que editei, muito bom, chamado “O impacto do reino”, de David Wraight, da editora Palavra. Ambos excelentes.
      .
      Espero ter ajudado. Deus te abençoe muito,
      mz

  80. Carla disse:

    Mauricio Zágari paz e graça meu irmão em Cristo!

    Anotei cuidadosamente cada nome da lista para comprar, Mauricio eu sou nova nos caminhos do Senhor fiz exatamente 1 ano e 5 meses que entreguei a minha vida ao Senhor, estou simplesmente apaixonada com a palavra de Deus. Dedico ao máximo aos trabalhos da Igreja faço evangelismo, prego sempre que tenho oportunidade. Mais sou um bebê ainda, qual livro você me indicaria para mim beste momento?

    Obrigada pela atenção, fique com a paz do meu amado Senhor Jesus Cristo!

    • Oi, Carla,
      .
      sem duvida eu indicaria, para começar, que você lesse a Biblia inteira, de Gênesis a Apocalipse. É fundamental, para que você tome conhecimento de toda a historia do povo de Deus, de Adão à Igreja apostólica, para compreender melhor o encadeamento dos fatos, se familiarizar com os personagens. Nao espere entender tudo num primeiro momento. É hora de conhecer. Depois, na medida em que vc for caminhando na fé, vai se aprofundar mais e mais. Eu indicaria, assim que vc terminar de ler a Bíblia, que lesse, na ordem:
      .
      1. Cristianismo puro e simples (C.S.Lewis)
      2. O livro dos mártires (John Foxxe)
      3. Maravilhosa graça (Phillip Yancey)
      4. Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica (Alister McGrath)
      .
      Só esses já vão te tomar um ano de leitura. Depois vc volta e eu indico mais, ok?
      .
      Deus te abençoe muito na tua jornada de fé,
      mz

  81. Carla disse:

    Mauricio Zágari, paz e graça!

    Muito obrigada pelas dicas, já comecei a ler a Bíblia e não a troco por nenhum outro livro, pois é um momento em que ouço Deus falar comigo, é muito forte! Estou no livro de Gn desde o inicio do ano, gosto de examinar detalhadamente. Na escola dominical alguns irmãos riram de mim quando disse isso,mais não me importo Paulo disse em partes conheceis em partes pregai, e o Senhor é claro quando disse para examinar as escrituras.
    Li apenas *CAÇADORES DE DEUS(Tommy Tenney),e ESTOU LENDO * ELE ESCOLHEU OS CRAVOS(MAX LUCADO) . Mauricio você conhece o livro Bom Dia Espírito Santo? Ganhei ele de presente de aniversário, porém vi muitos comentários maldosos na internet a respeito desse livro.

    Deus te abençoe poderosamente meu querido, fique com a doce presença do Espírito Santo!

    • Oi, Carla,
      .
      Que bom que você está usufruindo do privilegio que é ler a Biblia sagrada. Leve o tempo que levar, leitura bíblica é mergulhar na presença de Deus, nao tem prazo ou obrigação.
      .
      Sobre Benny Hinn: nao leia. Nao edifica.
      .
      Deus a abençoe muito,
      mz

  82. Carla disse:

    Obrigada! =)

  83. cleiton vitoria disse:

    Graça e Paz Mauricio!

    Infelizmente ainda não li nenhum desses que você indicou, mas vou correr para ler todos e outros que propagam o verdadeiro evangelho de Cristo, pois graças a Deus as escamas caíram dos meus olhos e pude perceber que não estava trilhando o caminho da sã doutrina, mas sendo empurrado por doutrinas de homens. Comprei hoje 24/07, a Verdadeira Vitoria do Cristão e o Kit da serie Geração em Ação de sua autoria, mas não foi por causa de sua propaganda acima não,rsrs, até porque conheci seu blog hoje, 24/07, logo depois de ter realizado a compra. E pra não ficar parecendo que não leio nada de bom, kkk, indico Em seus passos o que faria Jesus, de Charles M. Cheldon, pois através desse livro eu comecei a entender o verdadeiro significado do amor ao próximo.

    Um grande abraço e que Deus continue usando pessoas como você para abençoar seu povo.

    • Oi, Cleiton,
      .
      fico feliz que Deus abriu teus olhos, mano. Oro a ele que meus livros te edifiquem e abençoem.
      .
      Obrigado pela dica, fica aqui o registro.
      .
      Um abraço carinhoso, na paz de Deus,
      mz

  84. Kéllen Müller disse:

    Gostaria de deixar aqui minha contribuição, é o livro O Peregrino, A Viagem do Cristão da Cidade da Destruição para a Jerusalém Celestial, de John Bunyan. Depois da Bíblia, é o próximo livro que todo cristão deveria ler. A Editora Mundo Cristão tem uma versão completa como o livro original escrito no século 17.

    Graça e paz,

    Kéllen Müller

  85. Pedro Henrique disse:

    Gostaria de deixar um unico livro que li chamado “John Hyde” O homem que orava.
    excelente livro.

    abraço

  86. Dênis disse:

    Olá Mauricio, muito bom este blog, creio que Deus tem te usado para abençoar a muitos, venho te pedir uma opinião sobre o livro “Cave mais fundo” Joshua Harris e queria uma indicação sua de algum livro do Piper e do Jonathan Edwards. Obrigado. Deus te abençõe.

    • Oi, Dênis,
      .
      obrigado pelo carinho, mano.
      .
      Não posso opinar sobre o livro do Joshua porque nao o li, desculpe.
      .
      O mais conhecido texto do Edwards embora nao seja livro é indispensável por sua importância histórica: “Pecadores nas mãos de um Deus irado”. É um sermão. Procure no Google e vc acha fácil na web, de graça.
      .
      Do Piper o livro que mais me impactos foi “O sorriso escondido de Deus”, uma lição de cristianismo vivido na pratica. Se nao me engano é da editora Fiel.
      .
      Espero ter ajudado, mano. Boas leituras!
      .
      Na paz do alto,
      mz

  87. Oi Maurício!
    Só leio os posts mas nunca comento rs

    Peguei várias indicações aqui pra ler! :D
    Eu comprei e já li A Verdadeira Vitória do Cristão e gostei MUITO! Dá vontade de comprar vários pra sair distribuindo por aí kkk
    Os livros do Walter McAlister estão na minha lista de desejados hahaha
    Nos meus livros preferidos que li este ano estão A Cruz de Cristo do Stott, Maravilhosa Graça do Yancey e Estudos no Sermão do Monte, do Lloyd-Jones (que estou lendo ainda e já virou um favorito rs)

    Agora fico de verdade na espera do Top 100 livros, heim?
    Um abração!

    • Oi, Rosane!
      .
      Que bom ter notícias suas!
      .
      Fico feliz que as indicações foram úteis a você. Espero que siga lendo e crescendo no conhecimento da graça de Deus.
      .
      Beijo carinhoso, no amor de Deus,
      mz

  88. PATRICIA disse:

    Bom dia irmão Mauricio!
    Eu gostaria de uma indicação de livro para uma amiga que não é evangélica, mais tem interesse de aprender sobre a bíblia. a religião dela é mesa branca, mais devido eu falar tanto de Deus, ela tem se mostrado interessada no conhecimento da palavra, porém ela se recusa a ir visitar uma igreja, como posso ajudá-la? Desde já agradeço. Patricia Ribeiro

    • Olá, Patrícia,
      .
      creio que, mais do que confrontar a fé dela, o que precisamos é lhe apresentar a beleza do cristianismo. Para um começo eu recomendaria “Cristianismo puro e simples”, de C. S. Lewis.
      .
      Depois me diz o que ela achou.
      .
      Abraço pra ti, na paz de Deus,
      mz

  89. Aline disse:

    Boa tarde irmão Mauricio!
    Gostaria de saber sua opinião sobre o livro Heróis da Fé de Orlando Boyer.
    Desde já agradeço a resposta,
    Fica na Paz!!

  90. franklin disse:

    bom dia ;o livro o espinho na carne de t.l osbon e bom ?

    • Franklin, olá,
      .
      T.L. Osborn segue a linha da confissão positiva e da teologia da prosperidade. Nesse sentido, eu, pessoalmente, não recomendo nenhum livro dele. Mas há igrejas que acreditam nessas doutrinas, que, a meu ver, são heréticas. Não é leitura que recomendaria para ninguém.
      .
      Abraço, na paz de Cristo,
      mz

  91. franklin disse:

    Livro Irresistível a Deus
    Gênero Vida Cristã
    Marca Graça Editorial
    Autor Steve Gallagher e bom mesmo como falam?

  92. franklin disse:

    obrigado,na sua opiniao qual menhor livro sobre batanha espiritual?

    • Sem nenhuma dúvida, “A Grande Batalha Espiritual”, que está disponível para download gratuito aqui no blog. É um livro escrito por cinco pastores com experiência na área e tem como finalidade exclusiva edificar a Igreja, por isso é gratuito. Basta você ir na barra à esquerda do blog e descer até encontrar a capa do livro. Clique nela e poderá fazer um download do texto em formato PDF, totalmente sem custo. É um presente.
      .
      Espero que te abençoe. Na paz de Cristo,
      mz

  93. franklin disse:

    e esse; Regiões de Cativeiro
    Autor: Ferrell, Ana Mendez
    Editora: Proposito Eterno

  94. franklin disse:

    obrigado;e esse irmao
    Livro Eu Quero Viver para Cristo como Paulo- Graça Editorial

  95. franklin disse:

    a paz do senhor JESUS ; FALA-ME SOBRE ESTE LIVRO; O Fim de Uma Era DO Bispo Walter McAlister,vç acredita que sonhei que estava comprando este livro,vi na internet algumas criticas e fiquei em cima do muro.

    • Oi, Franklin,
      .
      fui o editor de “O fim de uma era”, então só posso recomendar. É um bom livro e merece ser lido. Está na minha lista dos 10.
      .
      Deus te abençoe,
      mz

  96. franklin disse:

    “O fim de uma era; onde posso encontrar em sao paulo por um preço bom

  97. franklin disse:

    MAURÍCIO ZÁGARI vç conhece uma biblia ingles-portugues boa para ler custo beneficio

  98. cecilia brunni disse:

    Maurício você indicaria algum sobre criação de filhos?

  99. bernardo disse:

    A Paz a todos, estou lendo o livro A Verdadeira Vitória do Cristão, achei muito edificante e que Deus te abençoe Maurício por esta maravilhosa obra.
    Gostaria de indicar: O Mártires do Coliseu, de A.J.O’Reilly.
    Em breve lerei Em Busca de Deus, de John Piper.
    Gostaria de saber sua opinião sobre o livro Ele Veio Para Libertar Os Cativos, de Rebecca Brown, achei um bom livro, embora tenha ficado meio encucado com algumas coisas, porém maravilhado com outras.
    Então é isso, rs
    Abraço e que Deus abençoe a todos.

    • Olá, Bernardo,
      .
      fico feliz que esteja sendo edificado pelo “A verdadeira vitória do cristão”.
      .
      Rebecca Brown é pura ficção. Recomendo que você leia livros sérios, mano.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Deus,
      mz

  100. Daniel Brand disse:

    Filho do Hamas; eis um livro que li recentemente que enriqueceu meu conhecimento acerca dos conflitos na faixa de gaza e, conta de forma tão emocionante a conversão de um integrante da grupo terrorista Hamas.

  101. P. Victor disse:

    Mano MZ,

    Queria sua opinião sobre o livro Nada a Perder – Edir Macedo, ed. Planeta do Brasil. Peguei um dia meu pai fazendo um comentário desse livro, apesar de ainda não tê-lo. Como estou pensando em dar a ele um livro, então lembrei desse fato. Não é um pré-julgamento, mas sempre analiso com bastante cuidado tudo que advém dos grupos que enfatizam prosperidade.
    Sabe dizer alguma coisa?

    • Paulo, olá,
      .
      não li o livro. Mas a teologia defendida pela organização do sr. Macedo a meu ver é herética e profundamente perniciosa. Eu não recomendaria uma obra que defenda o que eles pregam. Mas como disse, não li o livro, portanto não é um comentário sobre o mesmo.
      .
      Abraço, Deus o abençoe,
      mz

  102. Henrique Andrade disse:

    Olá Maurício,
    há alguns meses atrás tive vontade de comprar o livro do Phillip Yancey, “Graça Maravilhosa”, porém numa busca pela internet sobre a vida do autor descobri que ele não é pastor, parece que não é membro de nenhuma denominação, e para piorar ele tem declarado certo “apoio a igrejas Gay Evangélica. Por isso fiquei com receio de comprar um livro dele. Gostaria de saber quais as suas impressões e conclusões sobre esta obra e sobre o autor.

    Abraços.

    • Olá, Henrique,
      .
      já tive a oportunidade de passar alguns dias com Yancey e a esposa dele. Em nossas conversas vi um homem correto e biblicamente adequado. “Graça Maravilhosa” é uma linda obra, leia sem medo.
      .
      Abraço, na paz de Deus,
      mz

      • Henrique Andrade disse:

        Maurício, fico muito grato pela resposta. Em breve vou adquirir este livro. Sempre que vou comprar algum livro eu busco saber sobre a vida do autor, pois sabemos que no meio do povo evangélico há muitos “lobos” infiltrados, e a falta de um conhecimento pleno da Bíblia pode nos expor a severos danos. Ainda sou novo no conhecimento da palavra do Senhor e por isto tenho este cuidado. Três livros que li e me edificaram bastante foram: A jornada (Billy Graham), Kathryn Kuhlman – Uma Biografia Autorizada (Jamie Buckingham) e Campo de Batalha da Mente (Joyce Meyer). “A Verdadeira Vitória do Cristão”, de sua autoria, também está na minha lista de compra.

        Deus te abençoe.

      • Oi, Henrique,
        .
        fico feliz por poder ajudar. Espero que “A Verdadeira Vitória do Cristão” te traga boas reflexões.
        .
        Um abraço carinhoso, no amor de Deus,
        mz

  103. PV disse:

    Olá brother mz,
    Uma das suas sugestões foi Agostinho de Hipona. Casualmente ouço algumas pessoas na igreja referenciando Agostinho. Alguns citam como santo Agostinho e sempre fico meio perplexo.
    Por que tanto a igreja a católica quanto a evangélica cita tanto o autor? Podemos dizer que ele foi católico ou protestante? Ou pelo menos dizer pra qual lado ele tende mais? Não que isso seja essencial, porque entendo que católicos que podem ser salvos tanto quanto evangélicos. Eu li que ele sempre foi padre. Então ele cria em todos os ensinamentos católicos? Que Maria sempre foi virgem, no purgatório, sobre a autoridade de Pedro como sucessor, sobre a missa ser um sacrifício?

    Desculpe-me, mas fiquei com muitas dúvidas e entendo se aqui não for o lugar ideal para tirá-las.

    Forte abço, mano.

    • Oi, PV, tudo bem?
      .
      Problema nenhum em perguntar, mano. É uma duvida comum.
      .
      Agostinho, bispo africano da cidade de Hipona, viveu entre 354 e 430. O catolicismo como instituição só surgiu com Gregório, bispo de Roma, na virada do ano 500. Antes de Gregório não se pode chamar ninguém de “católico” no sentido como conhecemos hoje. Eram cristãos.
      .
      Agostinho foi um bom cristão e o maior teólogo do primeiro milênio de cristianismo pós-apostólico. Se você ler as “Confissões” vai entender toda a trajetória dele.
      .
      Por isso, qualquer cristão o reverência como um bom homem de Deus e um teólogo maravilhoso. Para nós ele foi o irmão Agostinho. Para os membros da ICAR, ele foi um santo. Como os romanistas acreditam que a instituição ICAR surgiu com Pedro, para eles todos os que vieram depois são católicos. Só que basta estudar história aprazando que não foi assim.
      .
      A igreja de Roma tinha quase nenhuma influência até Gregório. Antes eram as de Antioquia e a de Constantinopla que influenciavam. Gregório era um administrador secular muito bom e quando se tornou bispo aplicou seus conhecimentos na vida eclesiástica, o que o tornou uma referência e alguém a quem os demais bispos recorriam, por isso essa coisa toda com Roma. Mas nos primeiros 500 anos não foi assim.
      .
      Leia Agostinho sem medo. Foi um bom irmão em Cristo e que tem muito o que ensinar. Na época dele a ICAR não existia, o que havia era a Igreja de Cristo.
      .
      Espero ter esclarecido.
      .
      Um abraço grande, no amor de Deus,
      mz

      • PV disse:

        Caro mz,

        Depois que se acende a luz, posso ver, rs. Não sabia dessa linha do tempo, que define muitas coisas. Nossa… tenho tanto a aprender.

        Obrigado, irmão.

  104. Mariana Estevão disse:

    Gostei muito de Cristianismo Puro e Simples! Muito bom, mereceu estar em primeiro lugar mesmo! Obrigada pelas dicas!

  105. paulo disse:

    a paz irmão, já leu ou ouviu falar do livro filho do fogo de daniel mastral? se sim gostaria de saber a opinião do irmão… abraço ;)

    • Olá, Paulo,
      .
      sim, já li os dois livros da série “Filhos do fogo” e os dois da “Guerreiros da luz”. São ficção, eu não perderia meu tempo lendo aquilo.
      .
      Se o tema “guerra espiritual” te interessa, recomendo que leia “A Grande Batalha Espiritual”, livro que você pode baixar gratuitamente aqui no blog. Veja na coluna da esquerda como fazer, você pode baixar o PDF sem pagar nada. É a literatura mais séria e bíblica que já li sobre o assunto.
      .
      Um abraço e Deus o abençoe,
      mz

  106. Adriano disse:

    Bela lista irmão………….
    O irmão poderia me indicar um livro pra eu dar de presente a uma jovem de família evangélica mais que tem tendências suicidas. sei que ela ama livros e queria presenteá-la. Obrigado

    • Olá, Adriano,
      .
      sem duvida o livro indicado a ela seria a Bíblia. Ali tem tudo o que ela precisa para a vida e paz. Mas se você quiser um livro de autor comum, recomendo “Maravilhosa graça”, só Philip Yancey.
      .
      Deus abençoe muito você é essa jovem,
      mz

  107. RONALD TEIXEIRA disse:

    boa tarde Mauricio,
    estou precisando de um livro/estudo que conte o livro da bíblia com característica, cultura dos povos, ligações do texto bíblicos com outros texto, Varao poderia indicar algo nesse sentido!

    procurei na net e encontrei esse: Livro – Estudo Panorâmico Da Bíblia Autor: Henrietta Mears

    • Olá, Ronald,
      .
      perdoe-me a demora em responder, estou em viagem de férias e com acesso precário à web.
      .
      Eu recomendaria uma boa Bíblia de estudo, como a NVI ou a de Genebra. Não sei exatamente o foco do que você procura, mas essas duas são muito completas. Se não sanar suas necessidades, procure no site da SBB, eles têm muito via literatura sobre assuntos como esse.
      .
      Espero ter ajudado. Deus te abençoe muito,
      mz

  108. Phetter disse:

    Olá Mauricio como vai?
    Estou à procura de um livro que conte a historia do cristianismo. Encontrei dois bem conceituados pelos vendedores, porem gostaria de uma opinião de fora.
    – O Cristianismo Através dos Séculos – Earle E Cairns.
    – A História do Cristianismo – Bruce L Shelley.

    Você conhece algum desses? Poderia indicar algum livro para que eu possa conhecer sobre nossa história cristã?

    Desde já fico grato.

    Phetter

    • Olá, Phetter,
      .
      sim, O Cristianismo Através dos Séculos em minha opinião é o melhor livro sobre História da Igreja que há no Brasil atualmente. Compre sem medo.
      .
      Um abraço e que Deus o abençoe,
      mz

      • Phetter disse:

        Muito obrigado.
        Excelente 2014.
        Abraço

      • franklin disse:

        BOMDIA!Mauricio tudo bem!PRIMEIRAMENTE bom ano novo para vç e toda a sua familia!QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO! Mauricio estou procurando um livro bom sobre arqueologia biblica,ou seja ,o menhor que aborda este assunto GERAL ,desde de ja grato.

      • Olá, Franklin,
        .
        obrigado pelos votos, te desejo o mesmo. Confesso que arqueologia bíblica não é um de meus interesses imediatos, por isso não teria um livro específico para indicar. Sugiro que você procure junto à SBB, que costuma ter uma literatura muito boa sobre a área, ok?
        .
        Um abraço e Deus te abençoe,
        mz

  109. Camila Araujo disse:

    Boa tarde Maurício!

    Não conhecia o seu blog e cheguei até aqui através de uma pesquisa exaustiva no Google, sobre livros que todo cristão deveria ler ou algo parecido.
    Parabéns pelo blog! É fantástico! Já aumentei minha listinha de livros que quero ler e gostaria de fazer uma sugestão: ao invés de um top10, por que não fazer uma lista de todos os livros que os cristãos deveriam ler, no seu ponto de vista? Não importa a quantidade… Sou bibliotecária e neste ano quero me dedicar a boas leituras… Bom, deixo a dica!

    Abraço fraterno!

    • Oi, Camila,
      .
      obrigado pelo carinho com o blog, com certeza sua sugestão é excelente. Vou pensar sobre o assunto e, querendo Deus, publicar algo nessa linha. Obrigado!
      .
      Um abraço, Deus te abençoe,
      mz

  110. Rafael disse:

    Oi, Maurício! Obrigado pela matéria,

    Sou novo convertido e estou começando a me engajar nos estudos teológicos, porém não conheço os livros e acadêmicos mais conceituados na área. Vc poderia me dar algumas dicas de autores e livros, em relação a assuntos sobre doutrina, teologia sistemática, etc..

    Vlw, abraço!

    • Oi, Rafael,
      .
      se você começar pelos dez livros que indiquei já terá uma excelente base. Eu recomendaria que começasse por eles. Aí estão obras do que há de melhor em termos de pensadores cristãos, como C.S.Lewis, Alister McGrath e outros. Tem muita gente boa, mas se você se converteu há pouco tempo tem que começar mesmo pelo básico. E essa lista vai te dar uma bela base, ok?
      .
      Abraço fraterno, Deus te abençoe,
      mz

      • Rafael disse:

        Entendi, muito obrigado pelas dicas!!

        Vale ressaltar que também estou lendo a bíblia sistematicamente junto com os livros extra-bíblicos para ajudar no entendimento..

        Abç irmão, que a paz seja contigo!

  111. André disse:

    Li vários posts seu. E queria te perguntar, você é calvinista?

    • Oi, André,
      .
      sou cristão, mano, e isso acredito que basta. Leia um post que escrevi há algum tempo chamado “Calvinismo X Arminianismo”, penso que será interessante.
      .
      Um abraço carinhoso, na paz de Deus,
      mz

  112. juliano cesar de oliveira disse:

    Adorei esses livros, mas senti falta do livro “reverso” esse deveria estar no topo da lista, recomendo a todos esse é o link.. http://www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html‎

    Abraços….

    • Obrigado pela contribuição, Julio. Não conheço esse livro e o link que você indicou informa que o livro não está disponível para venda.
      .
      Um abraço, Deus o abençoe,
      mz

  113. Wilmar Cunha disse:

    Amei teus livros! Amei tanto a trilogia que estou aguardando ansioso o lançamento do 4º livro da serie O RITUAL. Pra falar a verdade estou aguardando o 5º, 6º, 7º….etc…Que o Eterno continue abençoando e inspirando. Adolescentes e jovens necessitam deste tipo de abordagem.
    Abraço

    • Oi, Wilmar,
      .
      muito obrigado pelo teu carinho, mano, fico feliz que os livros te abençoaram. Infelizmente, a editora decidiu não mais publicar a série, por isso há uma grande possibilidade de O RITUAL não ser publicado.
      .
      Mas agradeço demais tuas palavras generosas.
      .
      Deus o abençoe muito,
      mz

  114. Thiago disse:

    Dessa lista somente li o Livro do Mártires. Já procurei várias livrarias Cristianismo Puro e Simples e em nenhuma delas encontrei. Estou com dificuldade de encontrar também A Vida de David Brainerd.

    adiciono a lista:

    Estudos no Sermão do monte – D. Martyn Llood Jones
    O Evangelho Segundo Jesus – John MacArthur
    Graça Abundante – John Bunyan

    Apologética:
    Não tenho fé suficiente pra ser ateu – Norman Geisler & Frank Turek
    Em Guarda – William Lane Criag

    Abraços

  115. Vitória LIMA disse:

    ~Gostaria muito que divulgassem o livro: Na Força de Um Punho (Vitória LIma), da missionária Eugenia Silva.
    Meu marido foi embora e agora?” foi tirado do livro” Na Força de Um

    Punho” da Autora, Vitória Lima

    “—Arrumei um canto para esconder meus fragalhos, uma gaveta, para guardar o que restou dos meus escritos! Eles são na verdade, escritos mil, e em papéis as interpretações eram diversas, que lá estavam guardadas à sete chaves, muitas reações estavam alí.

    —A interpretação do beijo, do sorriso, das lágrimas constantes, do grande amigo, do significado mãe, do abraço singelo, e muitos outros escritos mais, que somados, dá o resultado: Dulçor, esplendor, fulgor, encantador, acasalador e amor…

    —dizia Alyssie num murmúrio, enquanto se levantava. Com um esforço começou a ajuntar os cacos em que se tornara sua vida, e arrumou-os num cantinho dentro de seu coração, depois disse: ‘

    —Não é por causa dessa assolação que abateu em minha vida que eu não vou acreditar mais no amor, muito pelo contrário, eu consertarei meu mundo de novo, e eu vou construir outra história real pra mim, que será melhor do que a primeira. Porque para mim a interpretação do beijo continuará sendo como o mel, pois ele é a soma total de uma vida feliz, independentemente de lágrimas!

    —Do grande amigo, fiel e camarada, sempre haverá a verdadeira amizade e nela não encontrarei falsidade! Do significado mãe, eu farei passar pela peneira todas as decepções e ficará o Amor. Do abraço singelo, eu tirarei conforto e alento que somados, me encherá de confiança para um futuro melhor.

    —Pois já me fiz de menina, já cansei de ninar, já perdi a conta de histórias contar; Já passei na porta, já me fiz lembrar, que o passado não volta, mas vale a pena lembrar; Já corri sem contas; Já parei para olhar, alguém que de

    alguém me fez lembrar.

    —E quando a velhice chegar, eu vou me lembrar que o que se fez está feito, e o verdadeiro sábio é o que vive com sabedoria. Não temerei mais o amanhã, nem que tenha sido sombrio, nem o passado escuro, pois ele ficou para tráz.’’ E o mesmo pode ser adquirido pelo Link: http://www.naforcadeumpunho.com.

  116. rodolfo almeida disse:

    Brother abri uma congregação em um povoado próximo a minha cidade, lá não existe nenhum evangelico o povo totalmente idolólatra, mas como gosto de desafios lá estou…

    me indica alguns livros bons para evangelismo…

    um abraço a todos!!!

    • Oi, Rodolfo,
      .
      Bravo pela sua iniciativa, oro a Deus que o abençoe muito nessa empreitada.
      .
      Mano, mais do que livros para evangelismo, acredito que será mais útil indicar livros que preparem você a evangelizar. Nesse sentido, recomendo duas obras extraordinárias: “O impacto do reino”, de David Wraight (editora Palavra) e “Plantador de igrejas”, de Darrin Patrick (editora Vida Nova). Tenho certeza que esses dois livros serão enormemente úteis pra ti naquilo que Deus te chamou para fazer.
      .
      Um abraço, na paz de Deus,
      mz

  117. Alexandre disse:

    Olá, Mauricio.
    Já li alguns bons livros, mas pegando seu gancho gostaria de indicar um, que marcou minha vida e pra mim foi o melhor.
    O vinho novo é melhor, narra a linda historia do Irmão Tom, não sei se leu mais eu amei.
    Um grande abraço.
    Alexandre

  118. rodrigo nunes disse:

    Gostaria de Indicar o livro Quando os Anjos Silenciaram, de Max Lucado. Recentemente tive a oportunidade de lê-lo e encontrei nele muitas explicações, a partir da ultima semana da vida de Cristo, que são bastante esclarecedoras quanto ao nosso agir cristão. A propósito, seu artigo está muito bom e fiquei muito interessado no seu livro, a Verdadeira História do Cristão, provavelmente irei adquiri-lo para leitura. Abraços .

    • Olá, Rodrigo,
      .
      obrigado pela contribuição, gosto muito do Lucado.
      .
      Só uma observação: o nome do livro é A Verdadeira Vitória do Cristão, ok? rs Se for ler, peço a Deus que o edifique.
      .
      Um abraço, na paz de Deus,
      mz

  119. Kelvia disse:

    Olá!
    Gostei das sugestões. E gostaria que me dissesse o que acha do Livro O Poder do Espirito Santo de Billy Graham. Me indicaram mais nunca vi nada sobre. Ou se tiver alguma outra indicação!

    Obrigada,

    Deus abençoe

  120. Gabriel M. Oliver disse:

    Ola Mauricio, a paz ? Então irmão, gostaria da sua critica sobre o livro “A Divina revelação do inferno” , abraços fica com Deus

  121. rodolfo almeida disse:

    Irmão olha eu novamente por aqui… rs.

    Conhece algum livro que seja voltado para ganhar almas, conquistar pessoas para o reino, assuntos a serem abordados no início do evangelismo ???

    Estou com o livro “Esforça-te para ganhar almas” Orlando Boyer

    Mas se puder me indicar outros…

    • Olá, Rodolfo, tudo bem?
      .
      Mano, peço desculpas, mas não sei muito bem o que seria um livro voltado para ganhar almas. Entendo que o evangelismo é simplesmente compartilhar o amor de Deus e expor o plano de salvação. Fora disso, não entendo muito bem o que seria um livro com essa finalidade além da Bíblia. Peço desculpas, mas, nesse sentido, não sei se eu seria muito útil.
      .
      Espero que você encontre o que procura.
      .
      A paz de Deus seja contigo,
      mz

  122. raphael disse:

    Olá Maurício.

    Muito boa sua lista. Me identifiquei bastante com a sua lista, pois dela já li 4. Gostaria de indicar um livro: O Fator Melquisedeque. Ele foi um divisor de águas no meu processo cognitivo cristão, assim como alguns outros poucos livros.

    abs!

  123. Deyvd disse:

    Olá meu irmão adorei a lista do top 10 e os outros que foram adicionados. Também poderia adicionar o livro Este Mundo Tenebroso 1 e 2, realmente um livro otimo.

    Fiquem com Deus…

    • Oi, Deyvd, fico feliz que gostou. Obrigado pela contribuição, ficção cristã é um gênero que certamente precisa ser valorizado em nosso país.
      .
      Abraço pra ti, na paz de Deus,
      mz

  124. franklin disse:

    1-QUAL O MENHOR LIVRO DE HERMENÊUTICA PARA ESTUDAR NA SUA OPINIÃO?
    2-VÇ DISSE A CIMA QUE Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica (Alister McGrath) E UM DOS MENHORES DE TEOLOGIA SISTEMATICA,PORQUE?
    3-TEM ALGUMA COISA EM MENTE QUE POSSA ME AJUDAR COM OUTROS LIVROS?
    OBRIGADO, DEUS ABENÇOE SUA VIDA;

  125. franklin disse:

    O QUE ACHA DESSE:Teologia Sistemática De Strong – Ed. Hagnos

  126. Camilla disse:

    mauricio max lucado seria um bom autor ?? já ouvi falar mt dele e queria saber o q acha dos livros dele e se tem algum que vc gosta .

    • Olá, Camila,
      .
      sim, Max Lucado é um ótimo autor. A literatura dele é bem prática, de aplicação cotidiana. É leve, bíblica e pode ajudar muito na nossa caminhada de fé. Não é leitura, porém, para quem busca profundezas teológicas, mas sim do tipo que fala ao coração. Leia sem medo.
      .
      Abraço pra ti, no amor de Deus,
      mz

  127. Vanessa disse:

    Vou dar uma olhada nesses livros!!! Sempre muito bom ter indicação.

    Tenho um post sobre alguns livros q também indico! Abraçoss, Deus abencoe.

    http://vanbragamendes.blogspot.com.br/2014/07/livros-que-indico-parte-i-livros.html

  128. Renata disse:

    Graça e Paz
    Também gosto ler livros, estou lendo “Porque tarda o Pleno Avivamento? Leonard Ravenhill, eu ameiiiiiiiiiiiii iótimo, quem ler não irá se arrepender,
    Irma Renata, cidade de Sumaré-SP.

  129. Valquiria Gomes disse:

    A paz Mauricio, pode me ajudar? Gostaria de dar um presente de dias dos pais e pensei que ele gostaria de ganhar um excelente livro de estudo bíblico…mais queria que fosse o livro, que fosse bem abrangente, para estudo profundo mesmo, tem algum para indicar? preciso da resposta com urgência.

    • Oi, Valquiria,
      .
      sua pergunta é bem ampla, pois um livro de estudos pode significar muitas coisas. Se é para ter uma visão mais profunda da teologia cristã, eu recomendaria o “Teologia sistematica, histórica e filosófica”, do Alister McGrath. É uma obra polpuda, muito rica e escrita em linguagem simples. Você o encontra aqui: http://www.vidanova.com.br/produtos.asp?codigo=402
      .
      Espero ter ajudado. Abraços no papai por mim.
      .
      Deus a abençoe muito,
      mz

  130. Victor disse:

    Gostei dessa lista. Cristianismo Puro e simples é realmente um alento de eficácia na hora de explicar o básico de ser cristão. Dallas Willard realmente renovou vários conceitos no cristianismo moderno, que tinham sido perdidos, mas O Livro dos Mártires eu não recomendaria pra todo mundo, devido à descrição de algumas torturas.

    Acrescentaria “Segredos do Lugar Secreto”, de Bob Sorge, que revolucionou minha vida de oração e intimidade com Deus; “Louco Amor” de Francis Chan; “O Evangelho do Reino”, de George Ladd (esse é essencial); “O Homem do Céu” do Irmão Yun, que é um testemunho magnífico do que Deus tem feito na igreja da China, que, atualmente, é a mais missionária do mundo; e o conhecido “Por que tarda o Pleno Avivamento” de Leonard Ravenhill, que solidificou minha vida de oração.

  131. Nonato Costa disse:

    Paz e Graça! Encontrei hoje este site e o achei maravilhoso. Vi as recomendações e os seus comentários que apontam restrições. Suas palavras são muito confiáveis. Vi um dos leitores sugerir A CABANA e A TRAVESSIA, mas não foi comentado. Você poderia deixar a sua análise? Achei estes livros duvidosos quando os li, uma vez que apresentam comunicação com os mortos (os dois), embora o segundo seja algo mais explícito. Se possível, comente-os, acho que suas palavras vão me ajudar a compreender melhor alguns questionamentos que fiz enquanto lia.. Agradeço muito. A paz do Senhor.

    • Olá, Nonato,
      .
      agradeço pelo apreço e o carinho de suas palavras. Na verdade não teria o que falar sobre esses dois livros porque não os li. Tudo o que sei foi o que comentou-se pela mídia. Por isso não teria como emitir uma opinião, ok?
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

  132. Priscilla disse:

    Meu repertório de leituras evangélicas complementares à Bíblia é pequeno, entrei nesse blog justamente para obter algumas indicações. Mas dentre os livros que li há duas pérolas: “Deuses Falsos” (de Timothy Keller), que mostra com exemplos bíblicos e da vida contemporânea como Deus é tantas vezes substituído por dinheiro, família, poder e outros tantos elementos da vida que, mesmo sendo bênçãos de Deus pra nós, corremos o risco de tornar em falsos deuses. A propósito, esse livro está esgotado… a meu ver, deveria ser reeditado urgentemente!

    A outra indicação é “O Coração do Artista” (Rory Noland), que trata da relação do artista cristão com questões relacionadas a seu ofício e à condição de adorador. Aborda em especial algumas questões voltadas para o artista em função de liderança e também as questões que surgem ao lidar com outros artistas. Esta semana comprei “O Artista Adorador”, do mesmo autor, mas ainda não o li.

    Boas leituras!

    Abraços,
    Priscilla

  133. Michel T. Silveira disse:

    Ótimas indicações. Também tenho indicações de alguns livros que li, dos quais me ajudaram muito: “E agora, como viveremos? (Charles Colson e Nancy Pearsey) da CPAD e “Universo ao lado” (James W. Sire), da Editora Hagnos que falam sobre as cosmovisões existentes no mundo atual, e principalmente sobre a cosmovisão cristã. Tem o livro “Os caçadores de Deus” de Tommy Tenney, um ótimo livro que fala sobre nossa busca incessante em conhecer a Deus.

  134. Bruno de Castro disse:

    muito bom o post . Agora fiquei martelando … pq a CPAD não foi mencionada como uma das editoras de confiança ? Já li que ela é umas das mais cautelosas quanto ao seu conteúdo publicado… o irmão tem alguma visão sobre a CPAD ? pode me ajudar a ser mais vigilante … obrigado desde já , a Paz

  135. Fernando Galhango disse:

    A Paz irmão Mauricio! Glória a Deus por sua vida e por tudo que Ele tem feito através dela, gostei muito do seu blog e do livro “O Enigma da Bíblia de Gutemberg” que foi o único que eu li de sua autoria até agora (pretendo ler o resto dessa série e outro seus tbm). Eu gostaria de saber o que você acha sobre a série “Deixados para Trás”.

    Deus te abençoe!!

    • Oi, Fernando,
      .
      obrigado pelo carinho de suas palavras. Eu não gosto muito dessa série, mas por uma questão pessoal: não gosto de escatologia. Há milhões de teorias sobre como será o final dos tempos e muito é mera especulação. Prefiro me ater a temas mais importantes, como o perdão, o amor, a graça, a caridade e a misericórdia. Se você tem pouco tempo para leitura, eu priorizaria muitos outros livros aos dessa série.
      .
      Grande abraço, na paz de Deus,
      mz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s